Notícias de Bonito MS
De olho nos turistas norte-americanos, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul encaminhou duas técnicas para Nova York a fim de apresentar os atrativos turísticos de Pantanal e Bonito no New York Times Travel Show, que vai acontecer entre os dias 25 e 27, no Jacob K. Javits Convention Center, em Manhattan, Nova Iorque.
Organizado pelo jornal “The New York Times”, o evento que está na oitava edição, é aberto ao público final e tem como foco estratégico incentivar os consumidores a viajarem nas férias do verão norte-americano, que tem início no mês de junho, os pacotes serão comercializados no evento. Está prevista a realização de uma série de seminários e cursos para os profissionais do setor, incentivando a profissionalização, o estabelecimento de novos contatos e a promoção internacional dos destinos.
O Estado de Mato Grosso do Sul é co-expositor no estande Brasil da Embratur. Participam do evento 500 exibidores de mais de 150 países.
Turismo, aventura, consciência ambiental e esporte. Essa é a mistura proposta pela Caravana Binacional Pantaneira 2011, prevista para acontecer pela primeira vez no Brasil em outubro.
Os diretores da Caravana da Bolívia, realizadores do evento há 14 anos, irão apresentar o projeto da Primeira Caravana Binacional Pantaneira 2011 na próxima segunda-feira (28), às 8h, na sala de reuniões da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. O evento será aberto para a imprensa.
Na ocasião estarão presentes, a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brun, o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros; representantes da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte); Secretaria de Meio Ambiente (Semac); diretores da Caravana Pantaneira; o presidente da Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul Firmo Henrique Alves; as diretoras da Buennas Agência de Design parceira do evento, Mary Saldanha e Paula Bueno; a diretora da Bonito Way Operadora de Turismo e parceira do evento Adriana Merjann e o diretor da Trip Tur (Santa Catarina), Carlos Adalberto Faria.
Caravana Binacional Pantaneira
O esporte convida quadriciclistas e motociclistas a se embrenharem na cultura sul-mato-grossense resgatando a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas por este imenso Pantanal, trazendo ao conhecimento de todos os métodos utilizados pelos peões para locomoverem-se, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região.
Essa ideia surgiu em 1997, na Bolívia, com o nome de Caravana Andino- Amazônica e contou com a participação de oito aventureiros praticantes do motociclismo de duas e quatro rodas, que tinham como objetivo resgatar as belezas turísticas localizadas em lugares distantes e de difícil acesso em território boliviano. O roteiro chamou a atenção e, no ano seguinte, já havia 60 quadriciclistas e motociclistas bolivianos e estrangeiros participando. Destacava-se entre eles um jornalista, editor da revista “4 Wheel ATV Action” e de outras reportagens nacionais.
A participação da imprensa tornou o evento um sucesso internacional, levando os organizadores – chamados atualmente de Caravana Ecoturística ATV Bolívia – a criarem uma logística profissional para o evento, com itens como: alimentação, hospedagem, abastecimento dos veículos, comunicação via satélite, atendimento médico e segurança para todos os participantes.
A primeira Caravana de Turismo e Aventura brasileira, denominada Binacional Pantaneira, acontecerá em outubro de 2011 e já vem com a assinatura e experiência dos empresários da Caravana Andino Amazônica, da Bolívia, realizadora do evento há 14 anos, e contará com participantes de várias nacionalidades.
O itinerário escolhido para a internacionalização da Caravana é a histórica travessia do Pantanal sul-mato-grossense conhecida como “Comitiva”, meio pelo qual os peões pantaneiros retiravam o gado das propriedades rurais alagadas pelas enchentes que, anualmente, invadem este território.
O ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira 2011 – Comitiva Pantaneira será a cidade de Corumbá, fronteira com a Bolívia, seguindo pelo local chamado Lampião Aceso, Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque e, saindo das áreas alagadas do Pantanal, seguirá rumo aos caminhos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana, sempre seguindo por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A reta de chegada será a cidade de Campo Grande.
A rota terá como moldura a exuberante natureza e a farta fauna pantaneira, enriquecida por atrações culturais, pousadas tipicamente pantaneiras, culinária regional, apresentações de violeiros, trovadores e poetas, revivendo as noites de pouso das comitivas.
Outras informações podem ser obtidas no site www.caravan-atv.com.br.
Das duas mil famílias entrevistadas, 35,8% querem viajar pelo país ou para o exterior nos próximos seis meses
A Sondagem do Consumidor em Intenção de Viagem, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) em janeiro deste ano, revelou que o desejo de viajar cresceu nos brasileiros. Das duas mil famílias entrevistadas, 35,8% querem viajar pelo Brasil ou para o exterior nos próximos seis meses. O percentual é 12,5% maior ao registrado no mesmo período de 2010. A divulgação do resultado da pesquisa foi feita pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, durante a solenidade do 17º Workshop e Trade Show CVC, hoje (23/02), em São Paulo (SP).
O meio de transporte preferido para essas viagens é o avião. Na avaliação do ministro, isso ajuda a explicar os sucessivos recordes batidos na movimentação aeroportuária nacional. De 2009 a 2010, o crescimento foi de 20,82%. Foram registrados 67,6 milhões de desembarques domésticos no ano passado.
“O governo federal está empenhado em criar as condições ideais para receber visitantes nos principais destinos turísticos brasileiros. Temos certeza de que o mercado se adaptará às novas realidades criadas pela entrada de milhões de brasileiros na classe média”, afirmou o ministro.
Novais acredita que o setor produtivo irá criar novos produtos adequados aos novos consumidores. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), só entre 2008 e 2010, 29 milhões de brasileiros ascenderam para a Classe C. Nos próximos 10 anos, o número deve ultrapassar os 40 milhões.
O presidente da CVC, Valter Patriani, revelou que a operadora pretende conquistar a nova classe média do país. De acordo com Patriani, até junho, a CVC lançará 20 novos destinos turísticos, formatados em pacotes rodoviários. “Vai haver muito turismo regional. Pessoas que moram em Fortaleza, por exemplo, e querem conhecer as belezas naturais do seu estado e do Nordeste”, complementou. De acordo com Valter Patriani, atualmente, 60% do faturamento da operadora advém do turismo interno.
Entrevista do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, ao Jornal Impresso Bonito para Todos, onde o mesmo fala sobre o movimento recorde de turistas durante a atual temporada.
Jornalista Boni: Bonito tem quebrado recordes sucessivos quanto ao número de turistas, como nas festas de final de ano, enquanto informações. Por outro lado informações do Ministério do Turismo mostram que o número de visitantes cresceu 68,79% entre 2009 e 2010. Até que ponto a cidade está preparada para um aumento expressivo do movimento sem perder a qualidade dos serviços prestados, já que existe falta cada vez maior de mão de obra especializada?
Augusto Mariano: Fechamos os números de 2010, que havia sido o melhor ano da história do turismo de Bonito, e comparativamente com 2009 crescemos 4,06% em número de visitações, isto representa pelo menos 175.000 turistas visitantes e demonstra que os trabalhos de divulgação, marketing e comercialização têm dado certo, que os investimentos são bem direcionados. As parcerias do poder público, iniciativa privada e comunidade, associada ao apoio, articulação e entrosamento que temos com o governo do Estado, através da Fundação de Turismo e Governo Federal, através do Ministério do Turismo, faz com que tenhamos sucesso em nossas ações. Com referência ao aumento expressivo de visitantes em nossa cidade, principal-mente no período do Revellion passado, como expliquei, fruto do trabalho coletivo, onde tivemos problemas pontuais de abastecimento na área comercial, isto acontece em todas as cidades, em determinadas épocas, em função da concentração de visitantes e com Bonito não é diferente, na área de serviços. Frisamos que os serviços públicos de abastecimento de água, energia, saúde, limpeza, segurança, coleta de lixo, etc., foram eficientes e funcionaram bem. Reportando a parte de mão de obra especializada, as deficiências existentes, atualmente, ocorrem em todo o Brasil, mas no ano de 2010, dentro das diretrizes da administração do prefeito Zé Arthur, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, através de cursos de qualificação, profissionalização, treinamento e reciclagem, atendeu mais de 700 pessoas de nossa comunidade e a meta para 2011 é passar de 1000, portanto, estamos atentos a esta necessidade que é constante e ininterrupta.
Jornalista Boni: O aumento do número de turistas aumenta também os gastos públicos com Saúde, Coleta de Lixo e Segurança, entre outros. De que maneira (s) é possível assegurar que a arrecadação do município aumente na mesma proporção?
Augusto Mariano: Com o aumento do número de turistas que nos visitam toda a cidade ganha: o trade turístico, que é quem mais trabalha juntamente com a Secretaria de Turismo na captação, o comércio em geral e toda a população, com o aumento da oferta de vagas de emprego e da média salarial. A riqueza que os turistas aqui deixam é amplamente socializada. As despesas com os serviços públicos aumentam muito e a administração municipal tem fechado o cerco aos clandestinos, incrementando a fiscalização, orientando os consumidores a prestigiarem os negócios formais e estimulando o comércio a emitir nota fiscal, consequentemente aumentando a arrecadação. Isso reflete na qualidade dos serviços e nos investimentos em qualificação profissional e em obras de infraestrutura, tais como asfalto, drenagem, praças, postos de saúde, escolas, e outras, que vêm melhorar a vida de todos os munícipes. A matemática é muito simples, quanto mais se arrecada mais se investe na melhoria da cidade, como um todo, refletindo positivamente na população em geral.
Jornalista Boni: Entre os fatores capazes de contribuir para o crescimento do turismo nacional e de Bonito estão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil. Como os empresários e a população em geral podem beneficiar-se desses eventos?
Augusto Mariano: Antes da copa de 2014 teremos a copa das confederações em 2013, em 2016 as olimpíadas e depois as paraolimpíadas, portanto o Brasil durante os próximos 6 anos será a vitrine do mundo. Esperamos para a copa de 2014, pelo menos 30 mil jornalistas estrangeiros e 600 mil turistas de outros países, muitos dos quais virão conhecer Bonito, pois somos referência nacional e mundial em gestão turístico ambiental e o melhor destino de ecoturismo do Brasil.
O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, nosso grande parceiro, tem investido fortemente em 65 municípios do Brasil, que são os destinos indutores do Turismo, do qual Bonito faz parte, principalmente nas áreas de qualificação profissional e infraestrutura turística. Nós temos recebido muito desses recursos, tanto é que atualmente nossa cidade tem mais de 20 milhões de reais do Ministério do Turismo em investimentos. Vamos continuar elaborando bons projetos, como fazemos hoje e captar mais recursos para investir em nossa região que é denominada Bonito-Serra da Bodoquena.
Outra idéia é que após o sorteio dos grupos da copa, em parceria com o Governo do estado, convidemos uma seleção de futebol para se concentrar em Bonito e se conseguirmos esse objetivo estaremos na mídia mundial, gratuitamente, por mais de 40 dias, durante todo o período da Copa do Mundo e desejamos fazer o mesmo com relação ás Olimpíadas de 2016. Com certeza, caso este objetivo seja atingido toda a população e a cadeia empresarial de Bonito auferirá benefícios decorrentes do aumento dos investimentos na cidade e do número de turistas visitantes.
Jornalista Boni: O papel de destaque nacional e internacional de Bonito implica na necessidade da cidade inovar juntamente com o setor e atender às exigências do Decreto 7.381, que regulamenta a Lei do Turismo. A Secretaria acompanhará ou exigirá essas adequações?
Augusto Mariano: A Lei Geral do Turismo foi sancionada pelo presidente Lula e gradativamente tem sido implantada, foi uma conquista do turismo do Brasil, pois hoje somos respeitados e considerados como uma atividade comercial. O turismo é o 5º produto da pauta de exportações brasileiras, superando a indústria automobilística, somos o 1º na área de serviços, representamos 10,1% do PIB mundial e 2,7% do PIB do Brasil e 1 de cada 10 empregos gerados no mundo está na atividade turística. Em Bonito a atividade turística é a maior investidora, a segunda maior arrecadadora, atrás apenas da agropecuária, geramos mais de 2.800 empregos diretos formais, com carteira assinada, isto representa 51% do total da mão de obra do município e mais de 2.000 informais, portanto, somos a mola mestra do desenvolvimento de Bonito, juntamente com o agronegócio.
A administração atual, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e em parceria com as demais, acompanha as adequações que estão sendo implementadas pelos empresários locais, em consonância com LGT e exige que toda a atividade relacionada á cadeia produtiva do turismo e que se enquadre na Lei Geral cumpra as formalidades legais para se instalarem em nosso município.
No primeiro mês do ano, os turistas estrangeiros deixaram US$ 595 milhões no país
O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (23/02) levantamento que revela um aumento de 5% das despesas de turistas estrangeiros no Brasil em janeiro de 2011. A comparação é feita com o mesmo período de 2010. No primeiro mês do ano, os turistas estrangeiros deixaram US$ 595 milhões no país. Em janeiro do ano anterior, foram gastos US$ 566 milhões.
“O total alcançado em 2011 mantém o crescimento já verificado em janeiro do ano passado, quando as despesas dos turistas passaram de US$ 495 milhões para US$ 566 milhões”, afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés. O aumento foi significativo e representou um crescimento de 14% em relação a 2009.
O cálculo feito pelo Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.
Será lançado em março o guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado”, criado para atender apaixonados pela observação de aves. O livro reúne uma rica ilustração de todas as espécies que habitam o Pantanal e Cerrado brasileiro. Com 336 páginas e 740 espécies de pássaros, o guia é um produto inédito, fruto do envolvimento dos maiores especialistas sobre a fauna da região e de alguns dos melhores ilustradores de pássaros do mundo, auxiliados por cartógrafos de renomada experiência.
O guia será oficialmente lançado no workshop da Wildelife Conservation Society (WCS) de New York, que acontece de 28 a 31 de março, na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal, no município de Miranda.
Aves do Brasil
Para facilitar o uso em campo, o guia é compacto e cabe em bolsas e daypacks. As primeiras 50 páginas apresentam dados de conservação dos biomas Pantanal e Cerrado, e a importância que as aves têm nessa proteção. O restante do Guia tem seções para identificar as aves de cada espécie. Praticamente todas as espécies de aves do Pantanal e Cerrado, além das migratórias regulares, estão ilustradas em cores e com textos individuais ao lado, para facilitar a consulta. As espécies ameaçadas ou importantes para a conservação ganham destaque.
Ilustrado com mapas de última geração, com descrições de ambientes típicos da região, relação das áreas de alta importância para o meio ambiente e propostas de ação efetiva, o guia Aves do Brasil não tem apenas um valor descritivo ou informativo, mas também propostas concretas para a conservação de áreas relevantes da biodiversidade da região. Os autores do livro são: John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. Produzido dentro do "Projeto Aves do Brasil”, este é o primeiro volume de uma série de guias regionais produzidos pela WCS Brasil.
A Marinha do Brasil inaugurou ontem a Rádio Marinha FM, na frequência 105,9 MHz, um meio de comunicação importante para reforçar as ações da instituição militar no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A solenidade aconteceu no Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário, por meio de vídeoconferência presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e marcou o início das atividades também da emissora de São Pedro da Aldeia (RJ), na frequência 99,1 MHz, e do estúdio central em Brasília (DF).
Em Ladário, o ato foi dirigido pelo comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Sávio de Almeida Nogueira. Contou com as presenças dos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira (PT), de Corumbá, e de José Antônio Assad e Faria (PT) de Ladário; do comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, além de vereadores das duas cidades pantaneiras, e de autoridades militares e civis da região. Todos tiveram a oportunidade de assistir à videoconferência que permitiu interação com os estúdios em Corumbá/Ladário e São Pedro da Aldeia.
O prefeito Ruiter Cunha definiu a nova emissora como "um instrumento de comunicação importante que consolida a presença da Marinha em nossa região". Para ele, a Rádio Marinha FM vai permitir uma maior integração entre os militares e a população, levando principalmente "informações para as comunidades mais distantes, principalmente ribeirinhas, sobre os serviços prestados por esta importante instituição militar". Já José Antônio acentuou que a emissora representa um "avanço das comunicações em Corumbá e Ladário", e que era "necessário esse elo entre a força militar com a população".
E é justamente esta aproximação que pretende o Contra-Almirante Domingos Sávio. "A emissora complementa a comunicação social da Marinha do Brasil, transmitindo mensagens, informações, auxiliando também no recrutamento naval", afirmou. Segundo ele, por meio da Rádio FM, o jovem pantaneiro terá maiores conhecimentos sobre as ações e o trabalho desenvolvido pela instituição. "É uma forma de darmos oportunidade ao jovem de ter acesso a estas informações, preparando-os para a carreira militar na Marinha", complementou.
A nova emissora pode ser sintonizada também pela Internet, por meio da página oficial da Marinha (www.mar.mil.br). A solenidade de inauguração contou também com as presenças do senador Rodrigo Rollemberg; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça; do Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; do Presidente da Fundação Habitacional do Exército e da Poupex, General-de-Exército Eron Carlos Marques; e de demais autoridades militares e civis.
Durante a cerimônia, a editora-chefe e locutora da Voz do Brasil, Kátia Sartório, proferiu uma breve explanação sobre a Rádio Marinha, um novo veículo de comunicação que passa a oferecer na região uma programação diversificada, que inclui músicas e notícias. Entre os principais propósitos da rádio estão: difundir, junto à sociedade brasileira, o sentimento de patriotismo e a mentalidade em assuntos de defesa, além de ampliar a divulgação das atividades do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, evidenciando, junto aos seus públicos interno e externo, a importância dessas instituições.