imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul bateu novos recordes de visitantes e visitações e fechou 2023 como o melhor público desde 2015, conforme relatório do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau. No ano, 313.316 turistas passaram pela cidade, contabilizando 909.605 visitações aos atrativos públicos.

Conforme o relatório, janeiro e julho seguem sendo o meses mais procurados pelos visitantes, devido principalmente as férias escolares. Mais de 20% do público total do ano foram registrados nestes períodos. Outubro neste ano surpreendeu, registrando o mesmo público de julho, com 29.569 visitantes e ficando a frente até de dezembro, que ocupou o quarto lugar no ranking anual, mesmo com as festividades de final do ano.

Para a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, os números são bastante expressivos e reforçam o trabalho de promoção e divulgação de Bonito, tanto em feiras nacionais, como em eventos pelo mundo. “Em 2021 desenvolvemos o Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito, em parceria com o Sebrae, Fundtur e Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com apoio do trade, no qual definimos metas e estratégias para o setor para os quatro anos seguintes e um dos objetivos, é claro, era trazer mais visitantes para nossa cidade, visto que em 2020 havíamos passado por período complicado de pandemia, no qual a cidade ficou três meses fechada, sem receber nenhum turista e graças a este trabalho, registramos uma sequencia de recordes nas visitações”, disse.

Ainda segundo a secretária, a cidade contou com uma agenda intensa de eventos turísticos em 2023, alguns de alcance internacional, como o Brasil Ride e X-Terra, bem como os festivais. “Além disso nós trabalhos muito forte no digital, temos os canais de divulgação da nossa cidade em praticamente todas as plataformas, sem falar no trabalho realizado pelo trade, hotéis, agências, atrativos, guias, restaurantes, transportadoras, que também fazem a divulgação continua da cidade. Tudo isso reflete no melhor ano que tivemos no turismo de Bonito até hoje”, finaliza.

O relatório apresenta ainda, informações sobre a quantidade de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Regional de Bonito, sendo 60.220 em 2023. Desde 2018 o Aeroporto de Bonito é administrado pelo Governo do Estado, que realizou diversos investimentos, com adequações operacionais para a mudança de classificação do aeródromo, permitindo o pouso de grandes aeronaves. No total, foram investidos mais de R$ 6,5 milhões na aquisição de equipamentos do Papi (sigla em inglês que significa Indicador de Percurso de Aproximação); readequações da faixa preparada e faixa de pista, bem como reforma Terminal de Passageiros e Seção Contra Incêndios (SCI).

A partir das melhorias, o Aeroporto de Bonito agora recebe duas empresa: Azul Linhas Aéreas, na rota Viracopos/Bonito e a Gol, na rota Congonhas/Bonito (CGH-BYO-CGH). As adequações também permitiram que, em julho deste ano, o Aeroporto passasse da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento), evitando cancelamento de voos em dias chuvosos, ou com condições climáticas adversas.

Bonito também recebeu uma série de obras estruturantes por parte do Governo do Estado, que refletem diretamente na qualidade do turismo, como pavimentação da Rodovia do Turismo, que é rota de acesso para diversos atrativos; da MS-345, que liga Bonito ao distrito Águas do Miranda, fortalecendo o turismo de pesca esportiva e diminuindo a distância até Campo Grande em até 70 km (ida e volta) e da MS-382, facilitando o deslocamento até a Gruta do Lago Azul e Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Também foram realizadas melhorias nas estradas vicinais, com levantamento da pista, abertura de caixas de contenção e diversas ações de manejo do solo, visando à qualidade das águas.

Balneário Municipal

Os balneários foram os atrativos que contabilizaram o maior número de visitações, sendo 49.200 só em dezembro. A cidade conta hoje com cerca de oito atrativos nessa categoria, entre eles o Balneário Municipal, que é administrado pela Secretaria de Administração e Finanças e é o único gratuito para os moradores. Conforme levantamento apresentado pela portaria do atrativo, entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024, o local já recebeu 10.080 visitantes.

Destaque

 No início de 2024, a Azul e a Gol surpreenderam ao revelar um incremento significativo em suas operações de voo com destino a Bonito. O objetivo primordial por trás dessa iniciativa ousada é fazer frente à explosiva procura turística durante este mês inicial, impulsionada predominantemente pelo período de férias escolares.

A Gol, que tradicionalmente disponibiliza voos nas quintas-feiras e domingos, agora ousadamente expandirá suas operações, incluindo voos adicionais às terças-feiras, especialmente no trecho Congonhas-Bonito.

Essa mudança estratégica visa não apenas atender à crescente demanda, mas também proporcionar aos viajantes uma flexibilidade ainda maior em suas escolhas de itinerários.

Este movimento audacioso reafirma o compromisso das companhias aéreas em se adaptarem dinamicamente às necessidades dinâmicas do mercado e em proporcionar experiências de viagem excepcionais.

Já a Azul, que opera regularmente às segundas, quartas, sextas e domingos na rota Viracopos-Bonito, terá voos extras em dias específicos.

Nos últimos anos, o Aeroporto Regional de Bonito recebeu uma série de investimentos do Governo do Estado com instalação de novos equipamentos e reformas nas áreas internas e externas para atender normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Com a instalação de novos equipamentos de operação, o aeródromo passou da categoria 3C VFR (Visual) para 3C IFR (Instrumento) para receber grandes aeronaves e voos noturnos, ampliando a capacidade de voos para um dos maiores destinos do ecoturismo mundial.

Destaque

 Durante as férias, a Capital do Ecoturismo, Bonito/MS, é um dos destinos mais procurados do país e do mundo. As atrações são variadas em meio à natureza, oferecendo muito espaço verde, múltiplas atividades de lazer em águas cristalinas e estruturas para todas as idades.

Os balneários são um dos atrativos favoritos do público que visita. Espaços ideais para a família ou grupo de amigos, localizam-se próximos ao centro da cidade e operam no sistema day-use.

Entretanto, é preciso ficar atento para quem optar passear pela região. Nesta estação do ano, principalmente em janeiro, pela presença de um El Nino haverá volumes de chuva acima das médias no Centro, Sul, Sudoeste (localização de Bonito) e Sudeste do estado, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Ainda segundo o meteorologista, isso significa enchentes e transbordamentos em rios e lagos nessas regiões. Serão dias muito quentes, até três graus ou mais, acima das médias. Os raios solares estarão muito verticais e agressivos, com raios UV extremos. O que exige cuidados com o câncer de pele.

A umidade relativa do ar muitas vezes ficará acima dos 45% nos valores mínimos, com sensação de mormaço. Serão raros valores abaixo dos 25%.

As chuvas surgem em pancadas. Algumas de forte intensidade e curta duração, trovoadas raios e rajadas de ventos acima dos 60 km/h, principalmente à tarde e começo da noite, gerando enchentes, inundações e transbordamentos.

A região poderá ter maior acumulado de chuva com valores médios próximos e até superiores a 200mm a cada mês.

Mesmo com previsão de temporada de chuvas, para janeiro e fevereiro de 2024, a estimativa é de crescimento de 10% nas visitações aos Balneários de Bonito, quando comparados ao mesmo período de 2023.

Segundo assessoria da Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), mesmo com períodos de chuva, até o momento as visitas estão dentro da normalidade. Os passeios mais impactados com as fortes chuvas são os balneários, porém, ainda seguem todos operando.

"Bonito/Serra da Bodoquena tem uma diversidade muito grande de passeios que mesmo com ocorrência das chuvas se mantem em operação", comenta a assessoria.

Visitações nos Balneários em 2023

Em 2023, os nove balneários de Bonito receberam 255 mil visitações de janeiro a novembro. O maior fluxo foi no primeiro mês do ano: 63 mil visitações, segundo a Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito.

Margeando os principais rios da região da Serra da Bodoquena, os atrativos conectam o visitante à natureza exuberante e preservada, com suas matas, variedade de pássaros e animais: como os cardumes de peixes (piraputangas e dourados). Além da infraestrutura: restaurante com comidas típicas, quadra de esportes, salão de jogos, parque infantil, bangalôs, redário e passeios diversos, como flutuação.

A BCVB é a associação responsável pelo fomento e promoção do turismo nos balneários: do Sol, Refúgio da Barra, Praia da Figueira, Estrela do Formoso e o Municipal. Segundo a associação, as visitações nos balneários no mês de dezembro de 2023, quando comparadas ao mesmo período de 2022, tiveram um aumento de aproximadamente 12%.

Em janeiro de 2023, o destino recebeu 34.800 turistas, e em fevereiro, 21.883, segundo levantamentos do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo BCVB.

Destaque

 De janeiro a dezembro de 2023, foram mais de 205 mil visitações a um dos passeios preferidos de brasileiros e estrangeiros em Bonito, a Capital do Ecoturismo. O destino tem mais de 40 atrativos e múltiplas atividades ao ar livre para todas as idades, no entanto a flutuação nas nascentes e rios cristalinos deve fazer parte da programação do visitante. É o momento de maior emoção e impacto que a natureza local com sua beleza exuberante proporciona.

Quem já teve esse privilégio sabe muito bem: é uma experiência única, que fica guardada na lembrança por toda a vida! O contato direto traz a sensação de fazer parte daquele mundo aquático encantado diante de seus olhos, entre peixes multicoloridos, plantas, paredões de pedras e formações rochosas. O visitante se sente literalmente voando sobre as águas transparentes, se deixando levar pelo curso lento e tranquilo da correnteza enquanto explora toda a riqueza do lugar.

A flutuação é um dos diferenciais que Bonito-Serra da Bodoquena oferece, ao longo de todo o ano, com três opções de passeio guiado por profissionais capacitados: conhecer as nascentes, em leito de rio ou em cavernas. A atividade é realizada por pequenos grupos e cada atrativo tem uma capacidade limitada. O preço da visita comercializada pelas agências de turismo inclui o aluguel dos acessórios, como roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas, máscara e snorkel.

Os atrativos que operam com flutuação têm outras atividades para o visitante desfrutar e passar o dia, com receptivo, áreas de descanso e restaurantes com comidas típicas. Aqui, você encontrará algumas dicas de como aproveitar ao máximo desse passeio imperdível, que aparece em segundo lugar no ranking dos mais visitados na região:

Rio da Prata

O mergulho ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros e tem duração de 40 minutos. O passeio inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar dos rios Olho d'Água e Prata. Esta trilha interpretativa é protegida por uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Na descia do rio, a suave correnteza leva os visitantes calmamente por cerca de 1,7 km até o encontro dos rios. A partir deste trecho, a flutuação segue pelo Rio da Prata, por mais 600m. O atrativo fica em Jardim, distante 46 km de Bonito.

Rio Sucuri

A flutuação tem aproximadamente 1.800m, sempre acompanhados de um guia de turismo local e barco de apoio durante toda a atividade, por meio período. Uma leve trilha o levará ao encontro das exuberantes nascentes do rio em águas tranquilas e de beleza incomum, com a opção de fazer um passeio de barco. A transparência das águas e seu azul surreal é tão intensa que se tem a impressão de estar flutuando no ar, a sensação é indescritível.* Distância do centro de Bonito: 19 km

Aquário Natural

O passeio inicia com uma breve caminhada até a nascente do rio chamado Baía Bonita, que dá o nome à reserva, por onde o visitante flutua numas das águas mais cristalinas do mundo, durante um percurso de 900m. Após cerca de 40 minutos de flutuação, uma pequena trilha leva até o Rio Formoso, onde o grupo pode brincar na carretilha (tirolesa). De volta ao receptivo, é possível saborear uma boa comida, ou deliciar-se com uma hidromassagem na piscina aquecida. Este passeio dura, em média, duas horas e meia. Distância de Bonito: 7 km.

Lagoa Misteriosa

Localizado em Jardim, a 46 km de Bonito, o passeio fica no Recanto Ecológico Rio da Prata. Com águas cristalinas, profundidade desconhecida e visibilidade de mais de 40m, a atração inicia-se com uma trilha interpretativa que conduz a um mirante, de onde se contempla a Lagoa Misteriosa. A visão dos dois abismos azuis no fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, as galhadas com folhas douradas e os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a lagoa em um ambiente único.

Nascente Azul

A parte mais exuberante do passeio é a Nascente Azul, colorida com os mais incríveis tons de azul turquesa e com aproximadamente 7m de profundidade, onde se inicia a flutuação e se pode realizar apneia, mergulhando fundo para conhecer onde nasce suas águas. Da sala de equipamento, há uma linda vista da Serra da Bodoquena. Os turistas são direcionados para a contemplação da nascente, onde ocorre um fenômeno natural chamado espelhamento, e a flutuação em divertida descida pelo rio é uma experiência intensa. Distância de Bonito: 33 km.

Gruta do Mimoso

É uma caverna parcialmente submersa, considerada uma das mais lindas do mundo devido à presença de formações rochosas únicas em seu interior. Com três grandes salões, os destaques são as estalactites e cones de formações calcárias com quase oito metros de altura. Após uma trilha de 300m, o visitante desce uma escadaria com 78 degraus, seguindo para a área interna da caverna para iniciar a flutuação. O passeio tem duração média de 1h30 e no lago são 45 minutos, realizado em um percurso circular. Distância de Bonito: 29 km.

Destaque

 Na edição do dia 05 de janeiro, o Diário Oficial da União publicizou a formalização de um contrato de repasse do Governo Federal para o município de Bonito, conhecido destino turístico em Mato Grosso do Sul.

O repasse, inserido no âmbito do Programa Desenvolvimento Regional, totaliza a quantia de R$ 742.732,00 (setecentos e quarenta e dois mil e setecentos e trinta e dois reais). Deste montante, R$ 735.304,68 serão provenientes dos cofres da União, enquanto R$ 7.427,32 serão destinados como contrapartida do município.

A parceria estabelecida entre o Governo Federal e o Ministério das Cidades tem como finalidade a revitalização e ampliação da pista de caminhada que conecta Bonito ao Balneário Municipal.

Destaque

 O maior aquário de água doce do mundo está em festa com a chegada dos primeiros bebês do ano, filhos de uma única mãe. A famosa arraia Jussara, que faz a alegria dos visitantes no tanque Neotrópico, agora é mãe de 14 filhotes que nasceram dia 1° de janeiro de 2024.

Da espécie Potamotrygon falkneri, os novos moradores do Bioparque foram encaminhados para a quarentena, no local eles receberão todos os cuidados necessários da equipe de manejo. “Ficarão em um tanque em quarentena até se adaptarem ao alimento produzido pelo setor de nutrição”, explicou o biólogo curador do empreendimento, Heriberto Gimenez Junior.

Conforme explica a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a reprodução é fruto do trabalho de conservação, um dos pilares que sustentam o empreendimento.

“No Bioparque Pantanal os animais são protagonistas de um trabalho técnico científico de excelência, que contribui para que as presentes e futuras gerações possam desfrutar das riquezas da nossa biodiversidade. O pulsar de novas vidas acontece diariamente em nossos tanques e aos olhos dos milhares de visitantes que passam por aqui”.

Ainda segundo a Diretora algo muito positivo sobre a reprodução é que ela não acontece por acaso, a reprodução ocorre quando presentes três critérios muito bem alinhados, condições do ambiente, nutrição adequada e bem-estar animal.

Atualmente o Bioparque conta com 380 espécies de água doce e mais de 250 reproduções, de 49 espécies distintas, com 12 registros inéditos no mundo e 12 registros inéditos no Brasil.

Destaque

 O artista escolheu fugir dos grandes centros e curtir as festas de fim de ano no estado em que a esposa, Karen Brustolin, nasceu. Antes de Bonito, Nero conheceu uma vinícola no Pantanal e tomou café da manhã ao estilo de peão.

Ecoturismo foi a aposta do ator Alexandre Nero para curtir a folga de fim de ano com a família, longe do tumulto dos grandes centros. Curtindo o Pantanal de Mato Grosso do Sul desde o Natal, o artista posou com a esposa, Karen Brustolin, e os dois filhos em frente aos rios de águas cristalinas em Bonito (MS).

O passeio escolhido pela família foi a flutuação na nascente do Rio Bonito, no balneário Nascente Azul. A atração começa com uma caminhada leve de cerca de 50 minutos, onde é possível contemplar a mata nativa. Em seguida, os turistas recebem roupas de mergulho e um breve treinamento.
Ao todo, são cerca de 2h30 de passeio e pode ser feito por crianças a partir dos 4 anos, assim como idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

O Natal, a família Nero escolheu passar na região de Aquidauana (MS), onde foram gravadas algumas cenas da novela Pantanal. Nas redes sociais, o global compartilhou idas a chácaras e passeios turísticos na cidade.

"Chegamos! Para continuar criando e recriando memórias das pequenas grandes coisas. Dos privilégios de terem avós incríveis, fruta no pé, pé na lama e mente nas nuvens", escreveu Nero.

Durante os passeios pela região de Aquidauana, Nero e a família conheceram o distrito de Camisão. Por lá, o global experimentou um café da manhã típico de peão pantaneiro. Na mesa tinha sopa paraguaia, quebra torto e chipa.

Nero também aproveitou para curtir as belezas naturais da região. Ao fundo do café da manhã, o eterno "Comendador" teve grandes morros e formações rochosas como vista.

Na terça-feira (26), após o café da manhã, Nero foi convidado para conhecer uma vinícola em desenvolvimento em Aquidauana. Por lá, o ator pôde se conectar com a natureza e experimentar as delícias sul-mato-grossenses.

"Quem me segue, sabe que quando dá, a família da minha mulher é de Mato Grosso do Sul, eu costumo passar o fim de ano aqui. Fui convidado para conhecer Bonito e pediram para eu fazer um outro caminho para Bonito, que é por Aquidauana. Conheci o Morro do Paxixi e vi o apoio aos empreendedores e ao comércio local"
, expressou o ator.