imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Mais um espaço inédito, que contribuirá para o segmento turístico de Mato Grosso do Sul e valorização da vida no planeta, foi inaugurado na última quinta-feira (21), em Campo Grande. Trata-se do MiBio (Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal), que passa a funcionar dentro das instalações do Bioparque Pantanal. O novo equipamento oferece uma aula de Ciências e deve se tornar em breve referência nas áreas de educação, museologia e atrativo turístico no Brasil.

O “MiBio” é uma obra conjunta da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), pensada desde o ano de 2014.

Com 450 m² quadrados construídos e 312 m² de projeção mapeada, além 46 projetores, 56 computadores, 43 televisores e 500 pontos de interação, o Museu é um espaço tecnológico que apresentará o tema da Biodiversidade, desde a sua formação na terra.

Na cerimônia de inauguração, o governador Eduardo Riedel afirmou ter ficado impactado pelo equipamento e orgulhoso de Mato Grosso do Sul. “É um show de tecnologia e aprendizado, com interação e ferramenta para crianças e jovens. E a partir de agora, todos poderão conhecer este espaço”, disse o governador.

O museu propõe um ambiente de conhecimento dos processos ecológicos que ocorrem na maior planície inundável do mundo, o Pantanal. O local ainda possui 16 estações interativas Cada uma terá um tema específico, onde o público terá o conhecimento na ponta do dedo. Os painéis digitais estão também disponíveis em inglês e espanhol.

Mibio

O conceito do MiBio (Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal), de apresentar a biodiversidade de maneira interativa, foi pensado a partir de ideias e do trabalho do museógrafo Nivaldo Vitorino. Ele era de São Paulo, mas foi em Mato Grosso do Sul que faleceu, em agosto de 2018, quando idealizava um dos seus trabalhos mais apaixonantes: a concepção do Centro Histórico-Geográfico da cidade de Costa Rica. Em reconhecimento a todo o legado deixado, o museógrafo, que também atuava como pesquisador, urbanista, arquiteto e ambientalista, será homenageado com uma placa, instalada na entrada do MiBio.

Outra informação curiosa diz respeito ao conteúdo científico ligado à biodiversidade que será apresentado no museu. O material faz parte do trabalho de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do próprio Mato Grosso do Sul, que pertencem ao grupo Biota MS - programa estadual de ciência, tecnologia e inovação.

Grande parte da captação das imagens exibidas nas telas interativas, são de autoria do cineasta sul-mato-grossense Mauricio Copetti.

Destaque

 Pesquisadores do maior aquário de água doce do mundo realizaram uma expedição pelo bioma Pantanal a bordo do navio Agência Escola Flutuante (AgEFlut) “Esperança do Pantanal”, da Marinha do Brasil. A parceria entre as Forças Armadas e o Bioparque oportunizou o grupo de estudiosos do Bioparque Pantanal, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade de Brasília (UNB) desbravarem locais de difícil acesso no Rio Paraguai e Paraguai-Mirim.

Foram cinco dias conhecendo um bioma único e fascinante, com várias características que o distinguem de outros ecossistemas, toda essa riqueza de detalhes possibilitou a coleta de animais e plantas que serão objetos de pesquisa e povoamento dos tanques do Bioparque.

O Bioparque Pantanal tem como um dos pilares a pesquisa, em razão disso a pesquisa científica no Pantanal desempenha um papel crucial na compreensão e preservação desse ecossistema único. Diversas disciplinas científicas estão envolvidas, como por exemplo a biologia e os estudos de vida no Pantanal, incluindo levantamento de espécies de fauna e flora, identificação de novas espécies e monitoramento de populações.

Uma das novidades foi a coleta da piranha-queixuda, uma espécie que ainda não existe no complexo, o animal ficará em quarentena até ser inserida no circuito de aquários para contemplação. Conforme explicou o biólogo curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenzes o local pouco explorado foi um laboratório de estudos de comportamento de espécies, além da oportunidade da coleta.

“Nós viemos em busca de algumas espécies pra incorporar no plantel do bioparque, espécies que não se encontram nos aquários ainda, coletar material pra fazer estudos sobre a parte genética, sobre a parte de nutrição e incorporar material em coleção zoológica. Nós estamos num ambiente de águas cristalinas, muito preservado, então nós conseguimos fazer nossas pesquisas e estudar o comportamento dos peixes num ambiente natural”.

As águas cristalinas em algumas áreas do Rio Paraguai-Mirim foi um espetáculo à parte. Peixes poucos avistados pela maioria das pessoas, como as arraias, mergulhavam de forma incrível, deixando a vista cada detalhe de seu corpo. O animal parecia não se importar com a presença humana, fazendo questão de ficar intacta ao ser fotógrafa.

A grande quantidade de vegetação aquática do local também foi alvos dos pesquisadores, bem como a água que visivelmente apresentava baixa concentração de sedimentos e impurezas.

Diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca a importância de ter o apoio de uma instituição de tamanha relevância, como a Marinha do Brasil, sendo a primeira expedição, o início de uma jornada de intercâmbio técnico científica.

“A expedição foi um marco para impulsionar a pesquisa científica, desempenhando um papel crucial na ampliação do entendimento da pesquisa local. Agradecemos a Marinha por ter proporcionado uma abertura para a exploração e compreensão mais profundada do funcionamento do bioma Pantanal”, frisa.

Quem também comenta a expedição é a comandante do 6º Distrito Naval, vice-almirante Iunis Távora Said. “Para nós do Comando do 6º Distrito Naval, é uma honra apoiar o bioparque no desenvolvimento de pesquisas científicas em prol da preservação do Pantanal, ao mesmo tempo em que cumprimos nossa missão de cooperar para a proteção das águas interiores do nosso Brasil”.

Parceria de cooperação técnico-científico

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), firmou em setembro deste ano um acordo de cooperação visando intercâmbio técnico-científico e cultura entre o Bioparque Pantanal e a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 6° Distrito Naval acordo de cooperação técnico-científico.

A finalidade é incrementar o conhecimento científico, intercâmbio técnico entre as partes, desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa e fomento das mentalidades marítima e fluvial, das águas interiores e da biodiversidade local e nacional.

O acordo busca ainda a colaboração entre as partes com a finalidade de fomentar a realização de ações e projetos de pesquisa com pesquisadores vinculados ao Bioparque e a Marinha do Brasil, apoiados em três pilares: econômico, social e ambiental.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, o termo de cooperação reforça ainda mais o propósito do Bioparque de ser mais do que um empreendimento de turismo, mas também ser um centro de conhecimento e de pesquisa. “Esse é o grande foco do Bioparque e essas parcerias e os números alcançados demonstram que o caminho está correto”.

Destaque

 Com quatro iniciativas, Mato Grosso do Sul foi o estado com mais conquistas no Prêmio Nacional do Turismo 2023, entregue durante o Salão Nacional do Turismo, realizado recentemente em Brasília. Na categoria Governança e Gestão do Turismo, a Fundação de Turismo (Fundtur/MS) conquistou o primeiro lugar com o projeto de apoio e profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGRs), do qual faz parte a Rota Pantanal Bonito.

Na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, Bonito conquistou o segundo lugar como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. Em terceiro lugar, ficou a Estância Mimosa, de Bonito, primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber certificação Climate Positive. Na categoria “Valorização do Patrimônio Natural do Turismo”, o Buraco das Araras, de Jardim, classificou-se em terceiro lugar.

Gestão inovadora

Por meio de convênio com a Fundtur, a associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pela iniciativa privada, promoveu em 2023 o gerenciamento da IGR da Rota Pantanal Bonito, que integra os destinos turísticos de duas regiões consolidadas em ecoturismo: Pantanal e Serra da Bodoquena. Com repasse de recursos da fundação, o BCVB impulsionou a promoção da rota com o plano estratégico de marketing e divulgação.

O prêmio, segundo o presidente do BCVB, Rodrigo Coinete, reflete o excelente trabalho que a Fundtur vem desenvolvendo na gestão descentralizada e inovadora do turismo de Mato Grosso do Sul, que hoje se posiciona com grande destaque no mercado nacional e internacional. O dirigente citou a consolidação das IGRs em quatro regiões do Estado e destacou a importância da ação público-privada para impulsionar um turismo sustentável e de alto nível.

Referência nacional

“Com a liderança visionária do diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, o planejamento estratégico e a profissionalização das regiões contribuíram para o sucesso do setor em governança e gestão do turismo”, disse Rodrigo Coinete. Além do BCVB, ao logo do ano a fundação formalizou as IGRs por meio de parcerias com as entidades privadas Campo Grande Destination (Rota Campo Grande dos Ipês) e Acepan (Rota Cerrado-Pantanal).

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, exaltou o trabalho reconhecido. “Estamos muito felizes com os prêmios que Mato Grosso do Sul ganhou no Prêmio Nacional do Turismo. É o reconhecimento da política pública do turismo de MS, que hoje, de fato, é referência para o turismo nacional. Isso concretiza um trabalho de quase sete anos, de muita consistência, responsabilidade, inovação e, claro, de muita entrega para o Estado”, disse ele.

Destaque

 Considerada a capital brasileira do ecoturismo, a cidade de Bonito (MS) é um destino que combina perfeitamente com as altas temperaturas do verão, já que conta com inúmeros atrativos para se refrescar ao ar livre, de flutuações em rios cristalinos a cachoeiras com piscinas naturais. Nesse sentido, a Nascente Azul é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro. Complexo de lazer e ecoturismo em meio a uma natureza preservada, a Nascente Azul é, não à toa, o atrativo mais visitado de Bonito.

Entre dezembro e março, os termômetros durante o dia em Bonito costumam passar dos 30ºC. Por isso, nada melhor do que aproveitar as atividades aquáticas da Nascente Azul. A principal delas é a flutuação, considerada a de maior beleza em Bonito graças à biodiversidade e às águas cristalinas. Esta é uma flutuação na qual você pode nadar sobre uma nascente, realizando de maneira opcional o mergulho em apneia onde a profundidade chega aos 7 metros.

Em seguida, começa a tranquila e divertida descida pelo rio, cujo cenário é um verdadeiro espetáculo natural, repleto de peixes de diferentes espécies e um colorido jardim subaquático. Aliás, vale ressaltar aqui que a beleza desse passeio continua igual mesmo em dias chuvosos. Outra vantagem da flutuação na Nascente Azul é que você pode entrar na água com suas roupas de banho próprias, sem a obrigação do traje em neoprene. É uma sensação única ter esse contato mais direto da sua pele com a natureza, ainda mais em dias de calor.

Também faz parte da Nascente Azul o Museu Subaquático de Bonito, atração pioneira no Brasil. Único do mundo em um ambiente de água doce, o museu reúne um circuito de esculturas submersas em um grande lago e tem a proposta de integrar arte e natureza. Para conferir de perto as esculturas do Museu Subaquático de Bonito é necessário realizar o mergulho com cilindro, que é o único do país certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT. Por ser feito em um ambiente controlado, não requer cursos ou certificados prévios.

Na Nascente Azul, você pode aproveitar o restante de um dia ensolarado de verão nas atrações do Balneário, que oferece circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago, tirolesas aquáticas, piscina ecológica e cascata, além de praia de água doce com faixa de areia, quiosques, espreguiçadeiras e serviço de garçom.

Aliás, o complexo conta com mais de 20 atividades diferentes, a maioria delas já inclusa no ingresso da flutuação. Mas, se você quiser mais adrenalina no seu passeio, pode adicionar, por um valor à parte, as atrações de aventura, como a tirolesa e o pêndulo humano, ou então o mergulho no Museu Subaquático de Bonito.

Destaque

 Com quatro iniciativas, Mato Grosso do Sul foi o Estado com mais conquistas no Prêmio Nacional do Turismo 2023. A entrega dos prêmios aconteceu no último sábado (16/12), durante o Salão Nacional do Turismo, em Brasília.

O ‘Prêmio Nacional do Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas’ é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS, exalta o trabalho reconhecido. “Estamos muito felizes com os prêmios que Mato Grosso do Sul ganhou no Prêmio Nacional do Turismo. Fomos o Estado mais premiado, só a Fundação de Turismo levou dois prêmios e isso representa o reconhecimento do nosso trabalho dos últimos anos. É o reconhecimento da política pública do turismo de MS que hoje, de fato, é referência para o turismo nacional. Fiquei muito feliz com os prêmios de governança, de ‘Bonito Carbono Neutro’, pois são parte das nossas políticas de sustentabilidade que começamos no ano passado e com elas já ganhamos prêmios importantes. Isso concretiza um trabalho de quase sete anos, de muita consistência, responsabilidade, inovação e, claro, de muita entrega para o Estado”.

Confira as quatro iniciativas premiadas de Mato Grosso do Sul, em três categorias:

“Governança e Gestão do Turismo” - O 1º lugar ficou com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, responsável pelo projeto “Apoio e Profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGRs) do Estado”. Por meio da ação, relacionada ao Programa de Regionalização do Turismo do MTur, houve a contratação de consultoria para consolidar e formalizar as IGRs sul-mato-grossenses.

“Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” - O 2º lugar foi alcançado pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, com o projeto “Bonito-MS: 1º destino de Ecoturismo Carbono Neutro do Mundo”, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto o 3º ficou com a Estância Mimosa, também de Bonito, 1º atrativo turístico do planeta a receber a certificação Climate Positive da organização internacional Green Iniciative.

“Valorização do Patrimônio Natural no Turismo” - O “Empreendimentos Turísticos Buraco das Araras”, por sua vez, conquistou o 3º lugar, por proporcionar trilhas para a contemplação da fauna e da flora locais em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sirvam de inspiração para que outros atores do setor adotem ações para melhorar as condições do turismo em seus territórios.

Destaque

 Aconteceu neste fim de semana no Balneário Municipal de Bonito o evento Reis e Rainhas do Beach Tennis 2023, o evento organizado pela BT67 de Campo Grande contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria de Esportes.

Participaram mais de 120 atletas de todo Estado que disputaram a premiação de 21 mil reais em três categorias, classe A pró, classe B e classe C, o torneio foi realizados por equipes formadas por 2 atletas masculino e 2 atletas no feminino, que se enfrentaram cada um em seu gênero e em caso de empate era decidido em uma partida na categoria Mista.

O evento movimentou o Balneário Municipal e a economia local pois 90% dos Participantes se deslocaram de outros municípios, sendo a maior parte deles da capital Campo Grande, muitos atletas trouxeram seus familiares e amigos, o que fomenta ainda mais a economia do município.

“Finalizamos o ano com mais um grande evento de sucesso no Balneário Municipal, o Beach Tennis é um esporte que engaja toda a família e proporcionou neste fim de semana a oportunidade dos praticantes de fora de jogaram e desfrutarem de nosso maravilhoso Balneário Municipal, as quadras de areia do Balneário já receberam este ano desde março na inauguração 7 eventos deste porte o que demonstra o sucesso que tem sido alinhar o turismo a atividades esportivas, sou grato a secretaria de turismo Juliane pela parceria e ao nosso Prefeito Josmail Rodrigues pela credibilidade na gestão do Esporte em nosso município” afirmou o Secretário de Esportes Marcelo de Souza

Além do apoio da Prefeitura Municipal o evento também contou com o Patrocínio da SKECHERS TENNIS, SESI ESPORTES E BT67 EVENTOS.

Destaque

 Aconteceu neste fim de semana no Balneário Municipal de Bonito o evento Reis e Rainhas do Beach Tennis 2023, o evento organizado pela BT67 de Campo Grande contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria de Esportes.

Participaram mais de 120 atletas de todo Estado que disputaram a premiação de 21 mil reais em três categorias, classe A pró, classe B e classe C, o torneio foi realizados por equipes formadas por 2 atletas masculino e 2 atletas no feminino, que se enfrentaram cada um em seu gênero e em caso de empate era decidido em uma partida na categoria Mista.

O evento movimentou o Balneário Municipal e a economia local pois 90% dos Participantes se deslocaram de outros municípios, sendo a maior parte deles da capital Campo Grande, muitos atletas trouxeram seus familiares e amigos, o que fomenta ainda mais a economia do município.

“Finalizamos o ano com mais um grande evento de sucesso no Balneário Municipal, o Beach Tennis é um esporte que engaja toda a família e proporcionou neste fim de semana a oportunidade dos praticantes de fora de jogaram e desfrutarem de nosso maravilhoso Balneário Municipal, as quadras de areia do Balneário já receberam este ano desde março na inauguração 7 eventos deste porte o que demonstra o sucesso que tem sido alinhar o turismo a atividades esportivas, sou grato a secretaria de turismo Juliane pela parceria e ao nosso Prefeito Josmail Rodrigues pela credibilidade na gestão do Esporte em nosso município” afirmou o Secretário de Esportes Marcelo de Souza

Além do apoio da Prefeitura Municipal o evento também contou com o Patrocínio da SKECHERS TENNIS, SESI ESPORTES E BT67 EVENTOS.