Notícias de Bonito MS
O município de Bonito, localizado há 300 quilômetros de Campo Grande, foi escolhido para sediar a primeira Assembleia da ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) de 2012. O Estado será o anfitrião da 39ª Assembleia Geral de Associados, em março.
O evento vai reunir os diretores presidentes de todas as distribuidoras de gás natural, associados a ABEGÁS.
A presidente da MSGÁS e do conselho fiscal da ABEGÁS Matias Gonsales, revela que os associados sempre escolhem uma cidade turística do Estado onde a assembléia irá acontecer, com a finalidade de conhecer e divulgar a região por todo o país.
A 39ª Assembleia esta prevista para acontecer no dia 09 de março e a programação está sendo fechada pelos organizadores do evento, MSGÁS E ABEGÁS.
A Fazenda San Francisco localizada no Pantanal, em Miranda (MS), divulgou algumas novidades. Entre as novidades está uma programação especial para os hóspedes nesta semana e saídas regulares partindo de Bonito (MS).
Nos dias 09 e 10 de fevereiro, a Fazenda San Francisco terá um Lual para os clientes, que contará com um churrasco pantaneiro e apresentação cultural do Chamamé. Uma boa opção para conhecer o Pantanal, observar os animais e interagir com os homens pantaneiros.
Outra novidade é que o atrativo agora conta com 3 saídas regulares partindo de Bonito, às terças-feiras com a EK Locadora de Veículo, às quintas-feiras com a Translocar e aos sábados com a Transbonito.
Campo Grande (MS) - A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Prefeitura Municipal de Bonito, a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) convidam 42 candidatos interessados em participar do processo seletivo do Curso Técnico de Guia de Turismo. O curso será realizado na cidade de Bonito. As inscrições estão abertas até o dia 8 de março.
O curso visa à formação de recursos humanos especializados na área de Turismo. Oportuniza a qualificação e requalificação de profissionais de Mato Grosso do Sul e contribui para o desenvolvimento com vistas à atuação dos profissionais de turismo em Bonito e região do Geopark Bodoquena-Pantanal. O curso terá duração de, no máximo, 24 meses com carga horária de 1.140 horas e será ministrado no Campus da UFMS em Bonito.
As 11 viagens previstas como conteúdo obrigatório do curso de Guia de Turismo serão de responsabilidade financeira dos estudantes e serão realizadas nos finais de semana, conforme calendário a ser divulgado pela coordenação do curso.
Confira o cronograma para participar do processo seletivo do Curso Técnico de Guia de Turismo:
- Divulgação das inscrições habilitadas para a entrevista no portal da FUNDECT: até 16/03/2012
- Período de recurso sobre a homologação das inscrições: 19 a 21/03/2012
- Data da Entrevista: 28 a 30/03/2012
- Divulgação dos candidatos selecionados: até 05/04/2012
- Apresentação de recurso: 09 e 10/04/2012
- Início do curso em Bonito/MS: 16/04/2012
Mais informações sobre o procedimento geral para inscrição no portal da Fundect - www.fundect.ms.gov.br.
No município de Bonito localizado a 300 quilômetros de Campo Grande os Policiais Militares Ambientais um homem que transportava 140 kg de filé de peixe da espécie pintado e cachara. A quantidade foi capturada durante a piracema.
Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, quando eles sobem os rios até suas nascentes para desovar. Cada estado determina a data início da piracema, que geralmente é definida por meio de estudo científico.
Em Nato Grosso do Sul a piracema teve início do dia 05 de novembro e segue ate o dia 28 de fevereiro, neste período é proibida a pesca em toda a região da bacia do rio Paraguay e Paraná.
De acordo com o Major da PMA Freitas ainda não é possível obter um número exato de apreensões, o que se sabe é que estão sendo constantes. “No início do mês poderemos avaliar com maior precisão os dados”, completa.
Neste período ficam proibidas as pescas, inclusive a esportiva. De acordo com o Major Freitas, apenas as pescas científica e de subsistência – Quando a pessoa depende deste alimento para sobreviver. Mesmo assim é vedado transporte e comercialização do pescado, a cota diária é de 3kg.
O homem foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.020,00, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Bonito.
Ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (FUNDECT), Prefeitura Municipal, UFMS e Fundação de Turismo do MS (FUNDTUR/MS) abriram nesta quinta-feira (02), conforme Edital, as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico de Guia de Turismo que será realizado em Bonito a partir de abril deste ano.
Estão sendo oferecidas 42 vagas para o curso que será ministrado no campus da UFMS e terá duração de 1.140 horas distribuídas num período máximo de 24 meses.
Conforme as informações da Secretaria Municipal de Turismo, o objetivo é formar recursos humanos especializados na área de Turismo. Além de aprender toda a teoria sobre o assunto, as aulas práticas são parte integrante e obrigatória do conteúdo, estando previstas no cronograma 11 viagens como laboratório na região.
De acordo com a publicação, o prazo para a realização das inscrições, que serão feitas exclusivamente via internet, segue até o próximo dia 08 de março. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio. O candidato deve cadastrar-se no SIGFUNDECT, através do endereço www.fundect.ms.gov.br.
Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Mariano, essa é uma oportunidade de qualificação e de requalificação profissional para todo o Estado.
“A abertura dessa nova turma contribui para o desenvolvimento do turismo em Bonito, e também é significativa para o Estado, porque vai permitir que o mercado receba profissionais absolutamente preparados para atender essa região de Bonito e do Geopark Bodoquena Pantanal, os nossos grandes indutores do turismo, tudo isso num momento excelente, quando o Brasil se prepara para a consolidação como palco de grandes eventos esportivos mundiais”.
Compromisso
O pedido de abertura de um novo curso para guias de turismo em Bonito estava entre uma das principais solicitações da AGTB, Associação de Guias de Turismo de Bonito. Em reunião realizada entre o prefeito José Arthur Figueiredo e o atual presidente da entidade, Ronaldo Queiroz no início da semana, o chefe do Executivo havia assumido o compromisso com a abertura de novas vagas.
Na ocasião foram definidas as bases para a renovação do convênio que a AGTB mantém com a Prefeitura de Bonito.
José Arthur reafirmou que uma das principais plataformas de sua administração é a qualificação profissional.
“Bonito recebe turistas do Brasil e do mundo e nós temos que estar bem preparados para recebê-los”. concluiu
A Agência Nacional de Águas (ANA) participará da 6ª edição Fórum Mundial da Água através de um colegiado brasileiro que estará no evento. A chamada Seção Brasil foi criada com o objetivo de agregar segmentos e instituições envolvidas com o tema água.
A sua composição atual, com vinte e dois membros efetivos do Conselho Mundial da Água e 20 instituições convidadas, coloca o País na condição de quinta nação do mundo em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial da Água. O encontro será de 12 a 17 de março, em Marselha, na França.
O 6º Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo voltado para as questões em torno desse recurso natural, terá como tema “Tempo para Soluções”.
O objetivo será um só: o de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar as discussões e trocas sobre as soluções para os atuais desafios e formular propostas concretas, chamando a atenção mundial para o uso racional e sustentável deste recurso. Estima-se que 20 mil pessoas de 140 países estarão reunidas na cidade francesa para debater a questão.
Organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, o Fórum ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 celebra-se o "Dia Mundial da Água".
Já no processo preparatório para o evento, os participantes das Américas, incluindo-se o Brasil, decidiram priorizar a abordagem de seis temas: Água e Saneamento; Água e Adaptação às Mudanças Climáticas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Água para Alimento; Água para Energia; e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.
Desse processo irá resultar a edição de um “Documento Regional” onde será expressa a visão das Américas para os temas prioritários, apresentando soluções efetivas para que metas preestabelecidas sejam alcançadas.
Caberá ainda à Seção Brasil a composição de um documento brasileiro, em articulação com os demais parceiros, fundamentado nas contribuições dos seis temas regionais, como registro do esforço empreendido e para distribuição entre os parceiros brasileiros que participarão do evento.
Além disso, encontra-se em fase de concepção o Pavilhão Brasil, espaço dentro do Fórum que incluirá um auditório, estandes, Media Center e um Espaço Rio+20 com intuito de apresentar soluções exitosas e boas práticas do Brasil.
Outras informações e inscrições no site: http://www.worldwaterforum6.org/en/registration/.
Alguns motoristas não estão preocupados com a preservação das espécies silvestres e não respeitam os limites de velocidade impostos, o que acaba no atropelamento e morte de diversos animais e aves de nossa fauna, inclusive alguns deles estão na lista dos bichos ameaçados de extinção.
O problema de atropelamento de animais silvestres parece fazer parte de todas as rodovias do país. Um estudo feito na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, constatou que a BR-262, entre as cidades de Campo Grande e Corumbá, é a recordista em atropelamento de fauna silvestre no Brasil. Em um ano foram mortos mais de 1400 animais de 88 espécies diferentes. É uma cifra impressionante de quatro atropelamentos por dia e mais de três por quilômetro. As vítimas são tamanduás, tatus, capivaras, jacarés cervos, animais raros ou em extinção, como a onça-pintada e o lobo-guará. Até aves são atropeladas!
Em novembro de 2011, muitos ficaram comovidos ao ver a tentativa de um quati de resgatar seu filhotinho atropelado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, as fotos feitas por um morador ganharam grande repercussão e chamaram atenção para o grave problema que é o atropelamento de animais em rodovias.
A fatalidade ocorrida no Parque dos Poderes não é um caso isolado. Vários animais silvestres têm sido vítimas de atropelamentos nas rodovias brasileiras, tornando-se uma realidade constante. Nas estradas do MS é comum ver animais silvestres caminhando próximos à pista e é quase impossível não observar atropelamentos na rodovia, principalmente em rodovias da rota Bonito-Pantanal.
A causa primaria desse problema é que os projetos das rodovias são traçados de maneira improvisada, sem nenhuma preocupação com a fauna silvestre. Não há cercas de proteção nem túneis para facilitar o tráfego de animais de um lado para outro. A sinalização é precária e ninguém respeita os limites de velocidade. Essas estradas cortam rotas naturais de deslocamento das espécies, e para os animais não existe outra opção além de atravessá-la.
Algo que também contribui para o alto índice de atropelamentos é a existência de alimentos ao longo da rodovia, motoristas inconscientes jogam restos alimentos e lixo, o que acaba atraindo os animais. Houve casos de famílias inteiras de animais sendo atropeladas, e em outros casos, filhotinhos vagando porque a mãe foi atropelada. E os próprios animas atropelados que ficam na estrada atraem outros animais, principalmente os carniceiros, o que provoca mais atropelamentos.
O atropelamento dos animais é uma das grandes causas de extinção das espécies, pois tanto no exterior como no Brasil, anualmente são sacrificados milhares de animais nas estradas e rodovias.
Portanto motorista, seja consciente, lembre-se de que o planeta não é só dos humanos, também é habitado por diversas espécies que precisam ter sua liberdade e espaço respeitados. Ao transitar por uma rodovia fique atento, obedeça às sinalizações e não abuse da velocidade, uma vida vale mais do que seu tempo!