imagem do onda

quinta, 09 de fevereiro de 2012

Pescadores desafiam fiscalização durante piracema

Capital News

No município de Bonito localizado a 300 quilômetros de Campo Grande os Policiais Militares Ambientais um homem que transportava 140 kg de filé de peixe da espécie pintado e cachara. A quantidade foi capturada durante a piracema.

Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, quando eles sobem os rios até suas nascentes para desovar. Cada estado determina a data início da piracema, que geralmente é definida por meio de estudo científico.

Em Nato Grosso do Sul a piracema teve início do dia 05 de novembro e segue ate o dia 28 de fevereiro, neste período é proibida a pesca em toda a região da bacia do rio Paraguay e Paraná.

De acordo com o Major da PMA Freitas ainda não é possível obter um número exato de apreensões, o que se sabe é que estão sendo constantes. “No início do mês poderemos avaliar com maior precisão os dados”, completa.

Neste período ficam proibidas as pescas, inclusive a esportiva. De acordo com o Major Freitas, apenas as pescas científica e de subsistência – Quando a pessoa depende deste alimento para sobreviver. Mesmo assim é vedado transporte e comercialização do pescado, a cota diária é de 3kg.

O homem foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.020,00, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Bonito.
Ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: