imagem do onda

Notícias de Bonito MS

“É muito importante que o debate considere que estamos vivendo um modelo insustentável de produzir e de consumir”, ressaltou Marina. Por isso, ela acredita que também é necessário mostrar que já existe tecnologia e inovação que ajudam a produzir mais, utilizando cada vez menos os recursos naturais.

“Fazer o uso sustentável dos recursos hídricos, o uso sustentável da nossa biodiversidade, das nossas florestas, é o grande desafio desse início de século”, afirmou Marina, enfatizando que o aumento da produção deve ocorrer por ganho de produtividade. “É fundamental para isso ter um olhar abrangente para a produção do conhecimento, da tecnologia, da inovação, que nos levará à criação de novos produtos, de novos materiais, novas respostas para essa realidade complexa que estamos vivendo.” Ela elogiou o esforço de integração entre os governos municipais, estaduais e federal e com diferentes países representados no evento, para a promoção do debate conjunto.

O apoio estratégico das pesquisas em tecnologia da informação e das geotecnologias para o desenvolvimento da agropecuária foi destacado pela chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Silvia Massruhá. O pesquisador João Vila, coordenador técnico do simpósio, falou sobre a contribuição dos estudos nessa área para a preservação do Pantanal, que aliam informações sobre a biodiversidade e permitem a geração de conhecimento e de produtos para auxiliar na conscientização e conservação ambiental.

Para o professor Ronaldo Neves, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), as parcerias das universidades e instituições públicas têm permitido o desenvolvimento da ciência no interior do País, principalmente na região do Pantanal, que é uma área muito sensível às questões ambientais. São necessários pesquisadores de ponta para atuar na região e a colaboração interinstitucional vem viabilizando a formação de recursos humanos especializados nessa temática, segundo ele.

Apesar da intensa atividade turística, ainda há uma carência grande de conhecimento científico sobre a região de Bonito, na visão do professor Noslin de Paula Almeida, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O campus de Bonito, com seus cursos de graduação e pós-graduação, está buscando construir uma base de pesquisa que atraia mais estudiosos, além de agregar conhecimento de outras instituições, fortalecendo o desenvolvimento da comunidade científica local, disse o professor.

O sensoriamento remoto tem um papel essencial para a compreensão do bioma, de acordo com a professora Elisabete Caria Moraes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ela explica que as imagens de satélite possibilitam mapear todo o Pantanal, incluindo seus microbiomas e as universidades regionais têm ampliado o uso dessas geotecnologias nas pesquisas ambientais, também em função do simpósio. Além disso, a cada ano, a qualidade dos trabalhos apresentados tem melhorado de forma significativa.

O evento reúne pesquisadores, profissionais e estudantes nacionais e internacionais interessados em estudos de geotecnologias aplicadas ao bioma Pantanal. O programa inclui mesa-redonda, painéis e exposições de pôsteres e fotografias. As atividades se iniciaram no sábado (20), com capacitação de 80 alunos em cursos sobre sensoriamento remoto, geoprocessamento, uso do GPS para georeferenciamento de imóveis rurais, introdução ao software Spring e análise espacial de dados geográficos.

A revista Viagem E Turismo anuncia no dia 25 de outubro, os vencedores da 12º edição do prêmio "O Melhor de Viagem".

A iniciativa, em parceria com o Ibope, reconhece os preferidos do público em 32 categorias como cruzeiros, praias, destinos de inverno, destinos de ecoturismo, hotéis-fazenda, hotéis, pousadas, resorts, parques temáticos, grandes cidades e museus, entre outras.

A escolha é feita por usuários e leitores do site e revista em duas etapas. Na primeira, indicam seus favoritos e, na segunda fase – que encerrou na primeira semana de agosto –, apontam o melhor entre os finalistas, com critérios específicos de ponderação e votação qualificada.

A cidade de Bonito concorre pela décima primeira vez ao título de Melhor Destino de Ecoturismo, ao lado de Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA), Fernando de Noronha (PE) e Foz do Iguaçu (PR).

A Nova Schin leva para a web a continuação da publicidade “Caveirinhas”, onde os personagens passam o resto de suas vidas na praia. O concurso cultural “Onde você iria e não sairia NUNCA MAIS?”, via Facebook (https://www.facebook.com/novaschin), vai premiar um internauta mais acompanhante com uma viagem para Bonito (MS) ou Costa do Sauípe (BA) ou Florianópolis (SC), conforme escolha do participante.

Para participar, os interessados deverão curtir a página da marca, clicar na aba da ação e aceitar o aplicativo. Após preencher o formulário com os dados pessoais, deverão postar uma foto que retrate um lugar do qual não sairia nunca mais e, para finalizar, escrever uma defesa. Após a foto aprovada, os internautas poderão compartilhar a imagem e história, com objetivo de conquistar o maior número de votos e vencer o concurso.

A promoção encerra no dia 22 de outubro, às 15h. O resultado será divulgado na própria página da Nova Schin, no mesmo dia, às 18h.

Será o 1º torneio aberto de Karate Kyokushin em Bonito, haverá premiações em dinheiro e troféus.

O evento esportivo também contará com apresentações de Muay Thai, M.M.A (Artes Marcias Mistas) e Karate.

Karate quer dizer "mãos vazias" e o estilo Kyokushin busca a verdade e a realidade. Fundamentado em técnicas compactas e eficazes visa nocautear o indivíduo com um único golpe, aplicado com força espetacular.

Serviço: 1º Open de Karate - Bonito (MS)
Dia e Hora: Domingo, (21) de outubro à partir da 8h
Local: Ginásio Municipal de Esportes

Encontro de motos, shows, cinema e teatro. O que não falta são opções para aproveitar o melhor de Bonito neste fim de semana, confira.

Bonito Motorcycle: Encontro de motociclistas, que acontecerá entre os dias (19) a (21) de outubro na Praça do Festival em Bonito, local oficial do evento onde acontecerão os shows, exposição de carros antigos, praça de alimentação com bares e restaurantes, exposição de artigos do segmento e artesanatos e souvenirs.
Mais informações no endereço: www.bonitomotorcycle.com.br/.

Cinearte Sarau: Acontece hoje (19) na Praça da Marambaia à partir das 18 horas e 30 minutos o público desfruta de exibições de filmes ao ar livre, apresentações de grupos teatrais e circenses. Serão apresentados os filmes Rio e O Menino da Porteira e a pipoca é grátis.

Teatro: Será no sábado (20) no salão da Acácia Branca às 20 horas. Com um enredo surpreendente e rico em informações espiritualistas, o Grupo de Teatro “Arte Boa Nova” e o Centro Espírita Caminho de Luz apresentam em Bonito a peça AMAI-VOS. A concepção de texto e direção é de Nelson Peixoto, dramaturgo e diretor sul mato-grossense.
Informações e Vendas de Ingressos pelo telefone (67) 3255-1357, Tânia - Livraria Multiflores.

Cancelado: O stand up comedy com o grupo Loucos & Cômicos que estava previsto para acontecer no sábado (20) no Oca Bar e Restaurante foi cancelado e será marcada nova data para a apresentação.

Qualquer mulher do município poderá comparecer na unidade, das 8h às 17h, porém é necessário apresentar RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar o exame.

O exame é muito importante para a saúde da mulher e ajuda a prevenir possíveis doenças, permitindo o tratamento antes que elas se desenvolvam, como o câncer de colo de útero.

O papanicolau deve ser feito anualmente, inclusive por mulheres que ainda não tiveram a primeira relação sexual.

Serviço

Mutirão de Exame Preventivo

Endereço: Rua Nossa Senhora da Penha, 694 - Centro - Bonito (MS)
Data: 20 de Outubro, das 8h às 17h.

A Fundação de Turismo de MS participa como integrante do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) que reúne os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esta junção foi decidida e aprovada pelo Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul, a estratégia é consolidar o turismo sul-mato-grossense como destino de ecoturismo, lazer, eventos e turismo de negócios.

Conforme a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun a ABAV (www.feiradasamericas.com.br) possibilita o fortalecimento da imagem do turismo sul-mato-grossense e permite o contato direto com os novos ou potenciais clientes, clientes habituais, concorrentes, fornecedores, potenciais, representantes e distribuidores.

Conheça as dez Regiões turísticas de Mato Grosso do Sul:

Caminho dos Ipês: Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;

Atrativos: prédios históricos, parques urbanos, reservas naturais, pousadas, pousadas rurais, pesqueiros e balneários.

Bonito - Serra da Bodoquena: Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol e Porto Murtinho;

Atrativos: Balneários públicos e privados, Rio Formoso, Rio da Prata, dolinas, lagoas, grutas, abismos, flutuação e mergulho em águas cristalinas, circuito de arvorismo, trilhas, rapel, cachoeiras, cavernas, Rio Paraguai, torneios de Laço Comprido e pontos históricos da Retirada da Laguna (maior epopéia bélica do Exército Brasileiro).

Caminhos da fronteira: Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;

Atrativos: Contexto histórico ligado à Guerra da Tríplice Aliança, magníficas quedas d’água, rios de águas, rios de águas cristalinas, trilhas, grande diversidade da fauna e flora, formando um exuberante cenário ecológico.

7 Caminhos da Natureza/Cone Sul: Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;

Atrativos: Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parques naturais municipais, bosques, cachoeiras, praias de água doce, museu e festas.

Grande Dourados: Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;

Atrativos: Exposições agropecuárias, eventos, pesqueiros, aldeia indígena, parques urbanos, prédios históricos e balneários.

Vale das Águas: Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;

Atrativos: Unidades de conservação, áreas rurais, rios piscosos, pesqueiros, sol e praias de água doce.

Costa Leste: Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;

Atrativos: Sol praias do Rio Sucuriú e Paraná, pesca nos rios Paraná, Verde, Sucuriú, Pardo e nos grande lagos balneários, públicos e privados, Usinas hidroelétricas, marinas, áreas rurais e industriais.

Rota Norte: Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica;

Atrativos: Nos Rios Coxim, Correntes, Piquiri, Sucuriú e Taquari, belas cachoeiras intactas e preservadas, riachos, córregos, ribeirões e piscinas naturais, rochas de milhões de anos lapidadas pelo vento, sítios arqueológicas, grutas com inscrições rupestres, serras, morros, cânions e cupins luminosos.

Pantanal: Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;

Atrativos: Observação da fauna e flora, safári, fotográfico, cavalgadas, culinária, pantaneira, passeios a cavalo, passeios de barco, pesca e pousadas pantaneiras.

Vale do Aporé: Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.

Atrativos: Fazendas agrotecnológicas, eventos regionais e culturais, bóia-cross, balneários, pesqueiros, cachoeiras, praia de água doce, trilhas, prédios histórios e museus.