Notícias de Bonito MS
De acordo com informações do site da Naui Mercosul, estiveram presentes o Instrutor CAVE NAUIEC "Jornada" TR#19845, assistido pelo instrutor e mergulhador CAVE Rafael Marin #52035 formaram os seguintes novos mergulhadores: Felipe Rigoni, Michel Luidge Alves, Luciana Maldonado e Fabio Jacon.
A escola de mergulho Caiman Scuba Dive, localizada em Bonito e Facility NAUI (empresa que oferece serviços dentro dos padrões da NAUI) apoiou a operação através dos instrutores João Gomes e Rudimar Guerini. Assim como os atrativos que oferecem a atividade de mergulho, Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizados em Jardim (MS).
Mergulho em cavernas
A equipe NAUITEC de mergulho em caverna já realizou através do Projeto Cavernas Alagadas de Bodoquena, 10 expedições pela região, descobrindo e explorando cavernas alagadas e formando novos mergulhadores especializados.
Vale ressaltar que a realização do mergulho em cavernas só é possível mediante autorização especial e prévia do IBAMA/CECAV, emitida apenas para fins científicos e de pesquisa.
Mais informações e fotos da expedição podem ser vistas no site www.naui.com.br.
O SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural de Bonito está oferecendo mais um curso gratuito de qualificação profissional para trabalhadores, produtores rurais e suas famílias.
O curso é de casqueamento e manutenção de cascos de equídeos que acontece de (31) de outubro a (1º) de novembro das 8h as 17h em uma fazenda próxima da cidade de Bonito com direito a almoço e lanche nos dois dias de treinamento.
O mobilizador do curso na cidade de Bonito é o Jairo de Oliveira Bávalo.
Inscrições
Para efetuar as inscrições é necessário comparecer ao Sindicato Rural de Bonito com documentos pessoais.
Endereço: Rodovia do Turismo Km 01/ Pq de Exposições Leôncio de Souza Brito
Telefone: (67) 3255 1615
Com o objetivo integrar a comunidade escolar, a Escola Estadual Luiz da Costa Falcão de Bonito promoveu a 8ª Festa da Primavera no último dia (27).
A festa teve início as 19 horas e 30 minutos no pátio da própria escola, estudantes do ensino fundamental e médio participaram do evento através de apresentações de dança e do concurso “Garoto e Garota Primavera”.
As categorias do concurso foram infantil, infanto-juvenil e juvenil com desfiles em trajes de passeio e banho. Entre os quesitos mais importantes analisados pelos jurados estavam simpatia, desenvoltura e beleza.
A Festa da Primavera que normalmente acontece no mês de setembro, tem um caráter de integração dos alunos, professores e familiares para comemorar a chegada da estação.
O SEBRAE (MS) está organizando mais uma caravana para os empreendedor interessado em se manter atualizado e saber como aliar serviço e tecnologia.
O Fórum de Inovação e Sustentabilidade, que acontece nos dias (30) e (31) de outubro, em Dourados, faz parte da programação das "Três Semanas e meia de Inovação e Tecnologia" que o SEBRAE preparou e está acontecendo no mês inteiro de outubro com atividades em Campo Grande e Dourados.
O evento traz algumas ideias e oportunidades aos empresários do setor de comércio e serviços da região. Das 14 às 20 horas, os participantes poderão assistir palestras e oficinas que mostram como utilizar a internet como aliada no crescimento da empresa e na conquista de novos clientes.
Serão 24 palestras e quatro oficinas tratando assuntos sobre como preparar a vitrine de sua loja para o Natal, práticas e teorias para reduzir o prejuízo no varejo, além do gerenciamento de uma loja através da categoria de produtos.
Nos dois dias de Fórum a cidade de Bonito terá saída da caravana em frente o SEBRAE, ambos às 9 horas da manhã .
Confira a programação completa no endereço: www.ms.agenciasebrae.com.br/.
As vagas são limitadas e a inscrição gratuita através do fone (67) 3255 1710.
Realizado em Bonito atraiu cerca 800 participantes entre pesquisadores, profissionais de ciências da terra e estudantes universitários que vieram de vários estados do Brasil e também do exterior, onde acompanharam a apresentação e discussão de mais de 80 temas que abordaram o presente e o futuro do Brasil em relação ao desenvolvimento que tem como protagonista a água subterrânea. A próxima edição do CABAS será realizada em 2014, Belo Horizonte e Campinas estão na disputa para sediar o congresso.
Economia – o impacto positivo do evento não se restringe apenas a aspectos socioambientais e de legislação, a economia de Mato Grosso do Sul e, sobretudo, a de Bonito recebeu um aporte de cerca de R$ 1 milhão durante os quatro dias de evento, distribuídos entre mais de quatro mil diárias de hotéis e pousadas, cerca de 10 mil refeições, além de 2,5 mil vouchers de passeios turísticos. O Evento também prestigiou fornecedores locais que representaram 80% dos serviços prestados e gerou 280 de empregos diretos.
Balanço – para o organizador do evento e conselheiro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Gustavo Alves Silva, o Congresso em Bonito foi marcado pelo avanço na diversidade de assuntos abordados. O uso sustentável e responsável das águas subterrâneas foi o tema com o maior número de trabalhos técnicos apresentados. “Temos que ressaltar também que trazer o evento para um local onde a água é o arcabouço do desenvolvimento, a partir do turismo, mostra para todo o Brasil o quão indutor esse recurso é para o desenvolvimento”, completou.
O evento que simultaneamente agregou a VII Feira Nacional de Água – FENÁGUA e o XVIII Encontro de Perfuradores de Poços ocupou uma área de 4,5 mil metros quadrados do Centro de Convenções de Bonitos, com mais de 50 estandes que apresentaram as novidades em produtos e serviços para o setor.
O casal de estudantes de engenharia ambiental Jéssica Linhares e Fábio Federico enfrentou 18 horas de viagem de Ji-Paraná, onde moram, para chegar em Bonito e participar do evento. Mesmo com o cansaço e o custo, para eles valeu a pena participar do evento.
“A gente se surpreendeu com a organização do evento e o conteúdo científico serviu para abrir nossos horizontes em relação à própria profissão. Para nós, universitários, é muito importante conhecer e descobrir novas áreas, por isso, sempre procuramos participar de eventos como este”, declara Jéssica endossada por Fábio.
Inovação – Desenvolvida na Índia, testada nos desertos da Arábia e bem recebida no nordeste brasileiro a bomba de poço movida a energia solar é uma solução eficiente para levar água subterrânea até a superfície, em propriedades rurais onde não há concessão de energia elétrica.
A tecnologia é da empresa C.R.I Bombas que foi desenvolvida para sanar um problema local na índia e hoje é exportada para 80 países, incluindo o Brasil. “Lá temos poucos rios e a disponibilidade de água superficial potável é menor ainda, por isso, criamos esse produto que se adapta a qualquer lugar e qualquer necessidade, uma vez que com a composição de painéis fotovoltaicos é possível bombear água para abastecer desde uma casa, até fazer irrigação de plantação”, explica o gerente de filial, Vijay.
O custo pode chegar a até quatro vezes mais em relação a bomba movida a energia elétrica, porém, a proposta não é competir, mas sim propor viabilidade de água em situações específicas. Já a longo prazo, o custo pode ser amortizado, uma vez que com essa tecnologia não haverá consumo de energia como outras bombas que utilizam diesel ou mesmo energia elétrica.
A empresa esteve presente em todas as sete edições da Feira Nacional de Águas – FENÁGUA. O mercado está tão aquecido para o setor que Vijay já confirmou presença da empresa na próxima edição do evento que será realizado em 2014.
O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, recebeu na tarde desta quinta-feira (25), o Ministro do Turismo, Gastão Vieira no stand do Mato Grosso do Sul.
O Ministro confirmou a liberação de recursos federais para finalizar as obras de melhorias na rodovia MS-178, para ligar a cidade de Bonito com o Pantanal.
Augusto Mariano também comentou sobre outra novidade fechada durante a Feira da Abav.
“Definimos junto com a CVC um novo voo fretado de Guarulhos (SP) direto para Bonito. Já tínhamos um voo fretado pela CVC, direto para Bonito aos domingos, agora teremos mais opções. De 1º de janeiro até o dia 30 de setembro tivemos um aumento de 21% no fluxo de turistas para Bonito. Esse número é maior que a média nacional”, afirmou o secretário.
A cidade de Bonito também foi escolhida pela Barcelona Medley, prestadora de serviço para o Sebrae, para a comercialização do destino no exterior. Bonito e o Pantanal serão apresentados em campanhas fora do país.
O XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas que foi aberto terça-feira (23) no Centro de Convenções de Bonito (MS) com a presença de autoridades, técnicos, cientistas e estudantes que discutem o potencial hídrico subterrâneo do País.
“Não existe desenvolvimento sem água”. Com essa frase, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto, iniciou sua fala.
Não por acaso Bonito, o epicentro do ecoturismo aquático do Brasil acolhe o evento. As belezas do município são o cenário para o evento que reúne cerca de 800 participantes.
“A luta pela equação em prol da água e dos recursos hídricos em sua dimensão é o grande desafio que nós temos”, afirmou Paulo.
“O Brasil tem esse diferencial positivo, pois a fartura de água é indutora de desenvolvimento. Temos um potencial enorme para avançar e crescer”.
Ele explicou que o Brasil detém 54% da água potável mundial, e sua riqueza hídrica será o grande protagonista no desenvolvimento no qual o Brasil se insere.
Paralelo ao Congresso, o Centro de Convenções de Bonito abriga também outros dois eventos.
A VII Feira Nacional de Água – FENÁGUA, que congrega expositores de todo o País apresentando as novidades em equipamentos e projetos que envolvem a água. A visitação é gratuita a partir das 14h. O terceiro evento é o XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.