imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A portaria estadual que restringe a pesca é aguardada pelos ribeirinhos que vivem da atividade e também pelo setor de turismo. Os barcos-hotéis já retornaram das últimas viagens e mais da metade da tripulação tem que ser dispensada na piracema.

Os barcos dos pescadores deverão parados até o dia 28 de fevereiro de 2013. Neste período, só é permitido pescar a cota definida pela lei como de subsistência para as famílias.

A principal fonte de renda passa a ser o seguro defeso pago pelo Governo Federal no valor de um salário mínimo por mês em cada um dos quatro meses de piracema.

Seriam quatro meses de descanso para reprodução dos cardumes, se não fosse a estiagem acima da média nos 10 meses do ano.

O nível do Rio Paraguai está um metro abaixo do que é considerado normal. Os campos alagáveis do Pantanal, quase não inundaram, situação que pode ter impacto negativo para a reprodução de espécies nobres da região, como os peixes pintado e o pacu.

A 1ª Rodada de Agro Alimentos, promovida pelo Sebrae no Centro de Convenções de Bonito-MS, acontece nesta quinta-feira (8) com o objetivo de aproximar agricultores e empresas da cadeia do turismo da região – hotéis, bares, restaurantes e passeios.

“Queremos que esses produtores percebam que existem no local canais de comercialização, formados por empresas que têm interesse no produto do agronegócio”, afirma Tetis Maria Gonçalves, assistente técnica do Sebrae no MS.

São esperados 50 participantes – 30 empresas compradoras e 20 ofertantes do projeto “Territórios da Cidadania – Região da Reforma”, que leva às famílias que vivem em assentamentos capacitação para produzir de forma sustentável e planejada, até a comercialização.

Oferta e demanda

O Sebrae atende atualmente cerca de 60 produtores da agricultura familiar na região, além de pequenas agroindústrias; todos localizados nos municípios de Bodoquena, Bonito, Nioaque e Porto Murtinho. A maioria trabalha com hortifruti e realiza a venda por meio de programas governamentais de aquisição de alimentos (PAA/PNAE), em feiras e, em alguns casos, de porta em porta.

A 1ª Rodada de Negócios de Agro Alimentos surgiu para atender a uma demanda identificada após pesquisa da entidade no ano passado, que apontou grande interesse dos empresários em comprar produtos de fornecedores locais – 94,3% dos entrevistados.

Hoje, pouco mais da metade adquire com agricultores da região, enquanto 41,5% compram de outras localidades do Mato Grosso do Sul e outros 7,3% importam de outros Estados.

Serviço

Evento: 1ª Rodada de Negócios de Agro Alimentos

Data/Hora: 08 de novembro, das 09h às 16h

Local: Centro de Convenções de Bonito-MS

Mais informações: 0800 570 0800 / www.ms.sebrae.com.br

Não se trata apenas de bom gosto e aparência. “O design traduz a visão de mundo das coisas, do mercado e daquilo que as pessoas querem e precisam, pensando sempre na serventia que as criações terão para os dias de hoje, seja decorativa, utilitária, lúdica”, expõe a designer e consultora do Sebrae no MS, Patrícia Caldas.

Neste dia 5 de novembro – data em que se comemora em todo o País o Dia do Design – o Sebrae no MS inicia na cidade de Bonito uma oficina de uma semana com as bordadeiras do grupo “Bonito feito à mão” para desenvolvimento de novos produtos.

Valorizar a matéria prima, o bordado, buscando na natureza as soluções para dar o diferencial. Assim Patrícia resume o trabalho que está sendo realizado. “Quanto mais conseguirmos falar daquele povo, através da cultura, forma, cor, mais opções de inovação e singularidade teremos para agregar valor às peças”.

A atividade está sendo realizada durante todo o dia na própria loja do grupo. “Há cinco anos, o Sebrae realizou consultoria para desenvolver a atual coleção, de bordados com os peixes da região, mas agora elas precisam de novidades”, esclarece o técnico da instituição, Adelino Marques. 

Patrícia ressalta que o foco desta oficina será na criação de pequenos souvenirs com custos mais reduzidos e maior apelo comercial. “São produtos fáceis de transportar na mala e de venda fácil, as lembranças variam de R$ 1 a R$ 20”, diz.

A coordenadora do grupo, Albertina Gesser Orben, conta que o bordado à mão tem sido motivo de orgulho para as mulheres bonitenses. As sacolas, almofadas, panos de prato e toalhas de mesa bordadas garantem o sustento da maioria delas. “Apenas duas de nós não depende exclusivamente do bordado”, diz.

A nova coleção do grupo deverá também atender à demanda das empresas por brindes corporativos para presentear seus clientes com o artesanato e para o turista de grandes eventos, como a Copa do Mundo. “Vamos utilizar muito as cores do Brasil, fazer referência à brasilidade e às características dos bichos, das cores, da natureza e dos ícones da cultura sul-mato-grossense”, afirma Patrícia.

O resultado deste trabalho será, em breve, mais opções para lembrar-se de um dos destinos de ecoturismo mais conhecidos no mundo. “O design valorizou muito o nosso trabalho, e tem levado nosso mundo para outras partes do mundo”, conclui Albertina.

Dia do Design

A data foi instituída em 1998, por um decreto do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao designer recifense Aloísio Magalhães que comemorava seu aniversário neste dia. Ele criou, entre outras, o símbolo da Petrobras e desenhou a cédula do Cruzeiro Novo em 1964.

Apesar de Aloísio ter se formado em Direito, sempre teve vocação para as artes plásticas. Foi o fundador da primeira escola de desenho industrial do Brasil, a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), e também presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele morreu na Itália, em 1982.

Com o slogan "A Natureza da Recuperação" a cidade de Bonito em Mato Grosso do Sul foi a escolhida para receber a 18ª Convenção Regional de Narcóticos Anônimos.

O evento começa nesta quinta-feira (1º) e termina no domingo dia (4) de novembro no Zagaia Eco Resort, durante os quarto dia haverá reuniões, entretenimentos, atividades de lazer e passeios na região.

Segundo o coordenador de informações da 18ª CRNA, Jonas, os organizadores estimam que cerca de 600 pessoas de todo o Brasil e também de outros países irão participar da convenção.

"Por se tratar de um evento tradicional no Brasil é previsto a presença de membros de todos os estados e o nosso convite se estendeu para o mundo todo com forte divulgação nos países da América do Sul. Companheiros da Bolívia estão confirmados".

Jonas também explicou sobre a importância das convenções.

"As convenções de Narcóticos Anônimos são realizadas visando promover a unidade dos membros de nossa irmandade através da celebração de nossas recuperações. Encontros, reuniões e outras atividades são agendadas para incentivar a unidade e companheirismo entre nossos membros, esta é a 18ª edição deste evento, a primeira convenção foi realizada em 1990".

A última edição da CRNA aconteceu em 2010 na cidade de Caldas Novas (GO).

Quem quiser saber a programação completa acesse o endereço www.18crna.com.br.

Os estilos das duplas são bem diferentes, mas a música sertaneja deve ditar o ritmo das duas festas nesse sábado (3) na cidade de Bonito.

A dupla de Dourados que mescla pop rock com sertanejo, Léo Verão e Daniel Freitas irão se apresentar a partir da 23 horas no Espaço Madeiral.

Já a dupla de violeiros de Bodoquena, Alex e Yvan com o estilo mais tradicional da música caipira irão fazer o show no Clube do Laço Nabileque.

Os ingressos dos shows já estão sendo vendidos.

O texto cita alguns atrativos turísticos da região como: a flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, visita à Gruta do Lago Azul, passeio de bote no Rio Formoso e ainda ressalta outras atividades como banhos de cachoeiras e o mergulho com cilindro.

Veja trecho da reportagem:

"A capital brasileira do ecoturismo, encravada entre as montanhas do Mato Grosso do Sul, oferece um cardápio de paisagens e passeios que não existem em nenhum outro lugar do Brasil. São cachoeiras, cavernas de calcário e rios que mais parecem aquários construídos pela natureza, cheios de peixes e com águas cristalinas. Difícil dizer qual dos passeios é o melhor - e há dezenas deles".

Porém, ressalta ainda uma questão muito importante: reservar com antecedência os passeios na região, já que durante a alta temporada, o destino costuma atrair turistas do mundo inteiro e há um limite de visitas na maioria dos atrativos.

Como dica de empresa, cita a Venturas & Aventuras que oferece um pacote com saída no dia 28 de dezembro, com quatro noites, com direito à aéreo, traslado desde Campo Grande, hospedagem e passeios diários.

Além de Bonito, outros destinos nacionais foram citados na matéria. São eles: Rio de Janeiro, Florianópolis, Búzios, Natal, Salvador, Morro de São Paulo, Jericoacoara, Maceió, Península de Maraú, Itacaré, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, João Pessoa, Fortaleza, Ilhabela, Chapada Diamantina, Rio Quente, Foz do Iguaçu, Gramado e o Pantanal.

A cidade de Bonito está pegando fogo, com certeza esta é a frase mais ouvida entre os moradores do município.

Devido ao forte calor que está fazendo na região, a melhor maneira de se refrescar é um banho de rio nas águas mais cristalinas do país e isso Bonito tem de sobra.

Talvez seja essa a razão do movimento acima do comum de moradores e turistas em plena tarde de terça-feira no balneário municipal de Bonito.

Localizado a sete quilômetros do centro de Bonito, o balneário é famoso pela transparência das águas do rio formoso e a quantidade exorbitante de peixes.

O Estado de Mato Grosso do Sul vem tendo dias muito quentes desde semana passada.

O calor intenso é comum nesta época, mas nesta terça-feira às 15 horas da tarde, os termômetros em Bonito, marcavam 40ºC com índice de raios ultravioletas em condições muito altas segundo o site do ClimaTempo.

Para evitar problemas causados pelos raios ultravioletas as pessoas devem evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, além disso, use protetor solar e beba muita água.