imagem do onda

segunda, 05 de novembro de 2012

Bordadeiras de Bonito preparam nova coleção para encantar turistas da Copa

No dia Nacional do Design, elas iniciam oficina para elaboração de novos produtos.

Sebrae/MS

Não se trata apenas de bom gosto e aparência. “O design traduz a visão de mundo das coisas, do mercado e daquilo que as pessoas querem e precisam, pensando sempre na serventia que as criações terão para os dias de hoje, seja decorativa, utilitária, lúdica”, expõe a designer e consultora do Sebrae no MS, Patrícia Caldas.

Neste dia 5 de novembro – data em que se comemora em todo o País o Dia do Design – o Sebrae no MS inicia na cidade de Bonito uma oficina de uma semana com as bordadeiras do grupo “Bonito feito à mão” para desenvolvimento de novos produtos.

Valorizar a matéria prima, o bordado, buscando na natureza as soluções para dar o diferencial. Assim Patrícia resume o trabalho que está sendo realizado. “Quanto mais conseguirmos falar daquele povo, através da cultura, forma, cor, mais opções de inovação e singularidade teremos para agregar valor às peças”.

A atividade está sendo realizada durante todo o dia na própria loja do grupo. “Há cinco anos, o Sebrae realizou consultoria para desenvolver a atual coleção, de bordados com os peixes da região, mas agora elas precisam de novidades”, esclarece o técnico da instituição, Adelino Marques. 

Patrícia ressalta que o foco desta oficina será na criação de pequenos souvenirs com custos mais reduzidos e maior apelo comercial. “São produtos fáceis de transportar na mala e de venda fácil, as lembranças variam de R$ 1 a R$ 20”, diz.

A coordenadora do grupo, Albertina Gesser Orben, conta que o bordado à mão tem sido motivo de orgulho para as mulheres bonitenses. As sacolas, almofadas, panos de prato e toalhas de mesa bordadas garantem o sustento da maioria delas. “Apenas duas de nós não depende exclusivamente do bordado”, diz.

A nova coleção do grupo deverá também atender à demanda das empresas por brindes corporativos para presentear seus clientes com o artesanato e para o turista de grandes eventos, como a Copa do Mundo. “Vamos utilizar muito as cores do Brasil, fazer referência à brasilidade e às características dos bichos, das cores, da natureza e dos ícones da cultura sul-mato-grossense”, afirma Patrícia.

O resultado deste trabalho será, em breve, mais opções para lembrar-se de um dos destinos de ecoturismo mais conhecidos no mundo. “O design valorizou muito o nosso trabalho, e tem levado nosso mundo para outras partes do mundo”, conclui Albertina.

Dia do Design

A data foi instituída em 1998, por um decreto do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao designer recifense Aloísio Magalhães que comemorava seu aniversário neste dia. Ele criou, entre outras, o símbolo da Petrobras e desenhou a cédula do Cruzeiro Novo em 1964.

Apesar de Aloísio ter se formado em Direito, sempre teve vocação para as artes plásticas. Foi o fundador da primeira escola de desenho industrial do Brasil, a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), e também presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele morreu na Itália, em 1982.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: