Notícias de Bonito MS
Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Bonito assinou o termo de cooperação para Gestão do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida, um dos principais atrativos do município.
A assinatura foi realizada no Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), na presença do diretor-presidente Carlos Alberto Negreiros Said.
Segundo a assessoria da prefeitura, Bonito não tinha nenhum documento que autorizava a gestão da Gruta do Lago. Com assinatura do termo, o município passa a ter a responsabilidade, agora oficialmente, pela administração local.
A Gruta do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida fica em uma área de propriedade do estado. Em 2001, entorno da área foi criada a Unidade de Conservação Estadual, por isso a necessidade de um termo de cooperação por parte do município.
A Secretaria de Turismo de Bonito em parceria com a Fundação de Turismo do Estado de MS, SEBRAE, FECOMERCIO, Convention Bureau de Ponta Porã e Prefeitura de Ponta Porã e Bela Vista, participaram de uma audiência com a Ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, e a equipe da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur).
Na audiência, realizada na última semana, foram tratados assuntos referente aos roteiros integrados e criação de um plano de ação entre as fronteiras, com objetivo de fortalecer o turismo enquanto atividade econômica.
A equipe ainda fará reunião na Embaixada do Brasil em Assunção e participará de reunião com Setor de Aviação do Paraguai.
Segundo dados da FUNDTUR/MS o Paraguai é o principal país emissivo de turistas para Mato Grosso do Sul e para Bonito, e segundo dados do Convention Bureau de Ponta Porã, cerca de 1.4 milhões de pessoas visitam a fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Cabaleiro por ano.
Autoridades, biólogos, representantes de entidades de classe, ambientalistas e empresários reuniram-se, nesta quinta-feira (14), na audiência pública "Discussão acerca dos instrumentos legais de proteção aos rios de águas cristalinas" no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Bonito.
O evento foi proposto pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa (PR).
A discussão teve por base o Projeto de Lei nº 126/14, apresentado pelo parlamentar, em tramitação na Casa de Leis. O projeto institui área de proteção ambiental nas nascentes, áreas úmidas, brejos ou veredas dos rios da Prata, Formoso, Peixe, Aquidaban e afluentes e também estabelece outras normas para o uso e a proteção destas microbacias.
Para o promotor de justiça do município Luciano Loubet, este é um momento de preocupação da população com rios de Bonito. "Temos que buscar soluções para garantir a preservação, o projeto vem ao encontro do desejo do Conselho de Meio Ambiente de Bonito que busca a preservação e o planejamento para que o meio ambiente não seja prejudicado", disse.
O presidente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (ISB), Eduardo Coelho, reforçou a importância de proteger as áreas úmidas e brejos, pois "são os pulmões dos rios e devem ser cuidados com muita atenção".
O deputado Paulo Corrêa concluiu os trabalhos avaliando o êxito da audiência. "Saio daqui fortalecido pelo debate com vocês para continuar lutando pela aprovação deste projeto de lei, porque eu não estou contra o produtor rural, estou em benefício do meio ambiente", afirmou.
Com as informações coletadas da audiência, o deputado destacou que não será necessária nenhuma alteração no Projeto de Lei e que houve consenso da população presente no evento. Foram acatadas as sugestões de premiar as pessoas que cuidam e preservam o meio ambiente; a possibilidade de monitoramento da qualidade da água e o desenvolvimento de novo projeto visando a conservação do solo.
Na próxima terça-feira (19), a partir das 19h, o Sindicato Rural de Bonito realiza um encontro na sede com o tema a Regularização Fundiária do Parque da Bodoquena, com ênfase na Compensação de Reserva Legal.
A iniciativa tem como objetivo negociar o imóvel com os proprietários rurais no entorno do Parque Nacional, além de orientar donos de RPPNs ou áreas com excedente de vegetação, que tenham interesse em compensar a reserva legal.
O evento contará com a presente de especialistas da Bolsa de Valores Ambientais BVRio, representantes do ICMBio, representantes do Ministério Público Estadual, representantes do INCRA, e sindicatos da área, além dos próprios produtores rurais.
Entre os dias 28 a 31 de agosto, a cidade de Bonito (MS) recebe o III Encontro Mercosul da Maturidade, Maturishow, no Zagaia Eco Resort.
O objetivo do evento é promover a reunião e a integração de centros de convivência do idoso, grupos e associações de terceira idade, além de estimular iniciativas e atitudes de mudança para a valorização da vida.
Entre as atrações noturnas do evento estão as apresentações musicais de Juci Albanez e banda e a Banda de Ontem.
A primeira fará parte da abertura do Maturishow, no dia 28 de agosto. Juci é considerada a única sambista de Mato Grosso do Sul e conta com 25 anos de carreria. Os estilos da cantora misturam bossa-nova, samba, rock brasileiro.
Já a Banda de Ontem se apresenta no dia 30 de agosto e traz repertório de músicas retrôs, com vários hits que marcaram época.
A Funasa, por meio da Superintendência Estadual em Mato Grosso do Sul (suest/MS) recebeu no dia 14 de julho representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Bonito para apresentação e entrega do projeto “Pescando Saúde nas Águas do Rio Miranda”.
O objetivo do projeto é desenvolver ações de gestão e educativas nas questões ambientais para melhoria na saúde pública no Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro Noé. Também visa assegurar o serviço público prestado pelo município com ênfase na coleta, transbordo e transporte de maneira eficaz, possibilitando a reutilização ou reciclagem pela Associação Recicla Bonito.
O projeto ainda visa capacitar moradores das comunidades a produzirem produtos reutilizando resíduos sólidos por meio da reciclagem para comercialização, além da formação de uma comissão consultiva e deliberativa composta por membros da administração pública, privada e moradores para elaboração do plano de gestão dos resíduos sólidos.
Ainda de acordo com o projeto, serão realizadas oficinas e intervenções teatrais com visitas em locais de relevância ambiental, como Aterro Controlado do Município de Bonito, Usina de Processamento de Resíduos ou “Lixo” (UPL) e visita guiada em parceria com o escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena (ICMBio).
Nesta quinta-feira (14), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus Bonito, sedia a audiência pública "Discussão acerca dos instrumentos legais de proteção aos rios de água cristalina”, às 19h.
O evento, promovido pelo deputado estadual Paulo Corrêa, pretende reunir especialistas, parlamentares e demais autoridades para abordar o assunto que abrange a Serra da Bodoquena.
Os rios de Bonito e Jardim, no interior de Mato Grosso do Sul, são conhecidos internacionalmente por suas águas cristalinas. Turistas de diversas regiões se encantam com a transparência das águas, variedades de peixes e beleza única.
O projeto de lei apresentado pelo deputado prevê a suspensão de atividades nas nascentes que compõem as microbacias dos rios da Prata, Formoso, Peixe e Aquidaban, além das áreas úmidas de brejo, varjão e veredas que existem no local.
Recentemente, um pedido de apoio foi encaminhado à Força Aérea Brasileira para sobrevoar a região e identificar plantações irregulares às margens dos rios, onde estão ocorrendo invasões.