imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 O site especializado em viagens, Por Aí de Mochila, publicou uma seleção com os "Lugares de Belezas e Mistérios Pouco Conhecidos no Brasil que Você Tem que Ir".

Entre as opções citadas estão Cachoeira Santa Bárbara, em Goiás; Cachoeira da Capivara, em Goiás, Vale da Lua, em Goiás; Monte Roraima, em Roraima; Fervedouro, em Jalapão; Poço Azul, Chapada das Mesas; Alter do Chão, Santarém; Cachoeira das Andorinhas, no Rio de Janeiro; Abismo Anhumas e Lagoa Misteriosa, em Bonito.

"Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a lagoa misteriosa fica a 50 km do centro de Bonito, Mato Grosso do Sul, no município vizinho, Jardim – MS. Mergulhar nesse paraíso é sair do mundo real e vivenciar uma experiência que desafia todos os sentidos. São mais de 200 metros de profundidade com uma visibilidade de 50 metros em uma água cristalina, um ambiente totalmente único e praticamente inacreditável", ressalta a publicação.

Já sobre o Abismo Anhumas o site destacou o lugar como uma viagem ao centro da terra, já que é considerada a maior caverna submersa do mundo: "É possível acessá-lo por uma fenda de 72 metros de descida vertical em rapel que leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver belezas subaquáticas indescritíveis".

Confira a matéria na íntegra!

 Nesta quinta-feira (11), a Livraria Leparole, em Campo Grande, será palco do lançamento do livro Pantanal & Llanos (The World's Largest Wetlands).

Dos autores Jan Dungel, que é naturalista, pintor e fotógrafo da República Tcheca, e sua esposa Radana Dungelova, a obra também conta com participação de Lucas Leuzinger e Rafael Hoogesteijn.

O livro traz cenários da região como flora, onça-pintada, aves, cobras, jacarés, boiadas, homens pantaneiros e fazendas.

O evento será realizado entre às 19h e 21 horas, no endereço Rua Euclides da Cunha, 1,126, Jardim dos Estados.

 No último sábado (6), a Prefeitura de Bonito, em parceria com a Secretaria de Turismo, Ind. e Comércio , o Setor de Tributação - ISSQn, DEMTRAT e a Guarda Municipal, realizaram neste uma fiscalização na Gruta do Lago Azul.

A iniciativa tinha como objetivo avaliar e regularizar diversos tipos de serviços prestados no atrativo turístico, gerido pelo município, como transporte, loja, lanchonete, guias de turismo, serviços de fotos e os vouchers emitidos pelas agências para o atrativo.

Algumas irregularidades foram constatadas e notificadas e o serviço de fotos foi suspenso. Recentemente, a Prefeitura de Bonito assinou o termo de cooperação para Gestão do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida, um dos principais atrativos do município.

A Gruta do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida fica em uma área de propriedade do estado. Em 2001, entorno da área foi criada a Unidade de Conservação Estadual, por isso a necessidade de um termo de cooperação por parte do município.

A Revista Virtual Encontro com Fátima lançou nessa edição uma matéria sobre destinos de viagem para dar uma escapada da rotina em grande estilo e usou a foto da Gruta do Lago Azul como imagem de abertura da matéria.

Não é a primeira vez que uma imagem de Bonito é usada como inspiração para matérias de viagens, bem ao contrário, isso tem ocorrido com muita frequência.

Para ler a matéria acesse: http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/revista-virtual-2/

 Entre os dias 9 e 12 de novembro, o Centro de Convenções de Bonito será palco do VIII Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Com o tema Transições evolutivas - crustáceos no mar, na água doce e na terra -, a programação do evento conta com conferências, simpósios, apresentações orais, sessão de posters, programação social e workshops.

De acordo com o site oficial do congresso, o objetivo do evento é propriciar a reflexão sobre os Crustáceos que inicialmente em ambientes marinhos foram chegar a terras tão distantes no interior do Pantanal. " É uma oportunidade ímpar de empresas, comunidade científica, política e sociedade civil organizada mostrarem e conhecerem as ações nesta questão, trocarem ideias e direcionar planejamentos futuros de conservação e sustentabilidade no Brasil e, particularmente, no Centro Oeste".

As inscrições podem ser feitas no site oficial (cbc.evento2014.com.br) ou no local do evento.

Entre os parceiros do evento estão: Fundação de Apoio ao Densenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq), Sociedade Brasileira de Carcinologia.

 Na última semana, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) lançou o projeto Amigos do Rio da Prata, que tem como objetivo os recursos naturais de forma participativa e sustentável.

O Amigos do Rio da Prata é um projeto que visa melhorar a qualidade e quantidade de água do Rio da Prata, um importante rio que divide os municípios de Bonito e Jardim, em Mato Grosso do Sul.

As principais ações deste projeto serão voltadas à restauração florestal das matas ciliares, medidas para correção e conservação de estradas, sensibilização da comunidade, entre outras.

Trata-se de um projeto democrático que envolve diversas instituições públicas e privadas, proprietários rurais, além do setor empresarial da região em prol da conservação da região da Serra da Bodoquena e melhora na qualidade de vida.

 Acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, no Sindicato Rural de Bonito, o curso de Fabricação Caseira de Derivados do Leite, oferecido pelo SENAR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O objetivo das aulas é produzir derivados de leite com qualidade nutricional. Serão ofertadas 12 vagas, com carga horário de 24 horas.

O curso repassa aos alunos informações como: Leite e suas características; Cuidados na obtenção do leite; Processamento do leite; Soro e seu aproveitamento; Técnica de produção de ricota; Técnica de produção de bebida láctea achocolatada; Técnica de produção de suco de soro; Técnica de produção de queijo minas frescal e minas frescal temperado; Técnica de produção de queijo minas padrão; Técnica de produção de queijo tipo mussarela; Técnica de produção de requeijão cremoso; Técnica de produção de iogurte; Técnica de produção de doce de leite cremoso e em barra; Temas Transversais: Medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.