imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Na próxima sexta-feira (14), Bonito será um dos 25 municípios de Mato Grosso a receber kits literários com 400 exemplares de livros doados da Biblioteca Nacional, do acervo do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), além de autores do estado que receberam recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

No total, dez mil publicações, entre livros e revistas em quadrinhos, serão entregues pelo Programa de Incentivo à Leitura - Força da Cidadania sob coordenação da Fundação de Cultura.

De acordo com a assessoria da FCMS, os kits literários contêm grande variedade de obras, como “Grandes Sertões Veredas”, de João Guimarães Rosa, “Os últimos dias de Immanuel Kant”, de Thomas De Quincey e a “Trilogia de Nova Iorque”, do escritor contemporâneo Paul Auter. Já “Chico Buarque do Brasil” apresenta textos sobre as canções, o teatro e a ficção do grande artista brasileiro.

O Programa distribuiu nos últimos sete anos mais de 20 mil livros para escolas, bibliotecas e entidades culturais de todos os 79 municípios sul-mato-grossenses. O projeto consiste na entrega anual de cestas compostas por livros que enriquecem o acervo das entidades culturais e se revertem na ampliação e no reforço da paixão pela leitura.

 Na segunda-feira (10), as Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Fundação Neotrópica do Brasil, promovem uma reunião para discutir sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais de Bonito (PSA).

O evento, aberto para toda a população, será realizado no Auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), das 18h às 20h. Participam do debate o engenheiro florestal Miguel Serediuk Milano e o advogado Antonio Ludovino Lipes.

De acordo com a SEMA, o pagamento por serviços ambientais é um mecanismo que busca reconhecer as ações de conservação realizados pelos proprietários rurais, que garantem a manutenção da biodiversidade local.

Mais informações pelo telefone (67) 3255-3316.

 Teve início oficialmente nesta sexta-feira (7) a edição 2014 do Avistar MS - Encontro de Observações de Aves. O evento, que será realizado em Campo Grande, terá como palco o Parque das Nações Indígenas, um dos cartões postais da cidade.

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) está entre os expositores deste ano. Além da exposição de materiais e distribuição de marca-páginas de aves, haverá durante todo o dia, no sábado (8) e domingo (9), a Oficina Passarinhada, com confeccção de fantoches de dedos no formato de aves.

Palestra

Luiza Spengler Coelho, diretora de sustentabilidade dos atrativos Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata, e Roosevelt Sampaio, proprietário do Buraco das Araras, participam do congresso Destinos de Birding em MS.

O evento será realizado no sábado (8), entre às 14h30 e 15h30.

Avistar MS


Diversas atividades serão desenvolvidas durante o evento, em ambiente interno (auditório) e externo (ao ar livre), com palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, paneis de apresentação, exposição e concurso de fotografias, contação de estórias, lançamento e exposição de livros, exposição de arte e atrações culturais (música, teatro, dança), tudo com foco na diversidade de aves do Mato Grosso do Sul.

 No dia 20 de novembro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) vai leiloar mais de 580 toneladas de ferro triturado de sucatas e materiais inservíveis provenientes de veículos apreendidos em Mato Grosso do Sul.

O leilão tem como objetivo a retirada de veículos do pátio da órgão, tendo em vista seu estado de conservação após acidentes ou muito tempo de apreensão.

Além de Bonito, as apreensões foram realizadas em outros 20 municípios - Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Brasilândia, Bodoquena, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

De acordo com o portal Campo Grande News, O lance inicial será de R$ 200/tonelada. Essa modalidade de leilão é permitida somente a pessoas jurídicas, que deverão fazer o credenciamento entre os dias 10 e 13 de novembro na sede do Detran, bloco 14, Setor de Comissão de Leilão.

 A cidade de Bonito (MS) recebe entre os dias 3 a 14 de novembro a Oficina artesanal "Cabaça, bonecas e objetos decorativos", do projeto “Mãos que fazem a história de MS” promovida através do patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado.

A capacitação é gratuita e abordarão técnicas de cerâmica, fibra, mosaico, tecelagem e material reciclado e serão ministradas em aulas teóricas e práticas embasadas por apostilas que descrevem as etapas de produção, materiais, design e a formação do preço final.

As aulas serão ministradas por professores capacitados em diferentes técnicas artesanais.

As oficinas abordarão técnicas de cerâmica, fibra, mosaico, tecelagem e material reciclado e serão ministradas em aulas teóricas e práticas embasadas por apostilas que descrevem as etapas de produção, materiais, design e a formação do preço final.

Confira a relação de oficinas realizadas em novembro:

Bonito – Cabaça, bonecas e objetos decorativos
De 3 a 14 de novembro
Local: Associação Bonito Feito à Mão, na Rua Pilad Rebuá, 1956, Centro.

Aquidauana – Cerâmica e bonecas índias
De 10 a 24 de novembro
Local: Fundação de Cultura - Aquidauana, Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 703

Sete Quedas – Cerâmica / Peças decorativas e utilitárias
De 10 a 24 de novembro
Local: Prefeitura Municipal, na Rua Monteiro Lobato, 675, Centro.

Informações podem ser obtidas com Indiana Marques pelo telefone (67) 8126-6458 ou pelo e-mail indianamarques@bol.com.br.

 Foi lançado nesta semana em Corumbá (MS) a primeira edição do mapa turístico da região do Pantanal.

O material foi elaborado em parceria entre o Fórum Regional de Turismo do Pantanal, junto à Fundação de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul, Prefeituras e Conselhos Municipais de Turismo pantaneiros, e traz as principais informações sobre a região do Pantanal Sul.

O mapa traz breves informações sobre as cidades pantaneiras, informações sobre as estradas de acesso e rios que cortam o Pantanal sul-mato-grossense.

Apresenta também serviços de apoio ao turista, que vão desde a localização de postos de gasolina até alimentação, além da localização dos polos, pousadas e hotéis turísticos pantaneiros; estradas-parques entre outros elementos.

As atividades turísticas e serviços disponíveis de cada município estão sinalizados no material numa linguagem de pictogramas de padrão internacional, facilitando a chegada e permanência do turista no Pantanal de Mato Grosso do Sul, orientando a sua locomoção nos 70 mil km² do território pantaneiro.

 Será realizado no dia 30 de outubro, em Bonito (MS), uma audiência pública para debater a instalação de um resort no destino de ecoturismo.

O evento, realizado idealizado pela Companhia Comercial, Industrial e Agrícola de São Paulo, tem como objetjvo apresentar à sociedade o Estudo Ambiental Preliminar (EAP) do empreendimento, expor os graus de impacto, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais.

Clique aqui e veja o EAP na íntegra!

A apresentação será mediada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL.

Será uma oportunidade mpara recolher opiniões, críticas e sugestões da população.

A audiência pública será realizada no Espaço Madeiral, na rua 15 de novembro, 675, a partir das 19 horas.

Participe!