imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 A foto de uma ariranha no rio Olho D´Água, situado no Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim (MS) foi a grande vencedora do Prêmio Luiz Claudio Marigo, do 1º. Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura – Associação dos Fotógrafos de Natureza.

Além de receber o prêmio máximo, a imagem, clicada pelo biólogo e fotógrafo de natureza de Bonito, Daniel De Granville, venceu a categoria Subaquática e o fotógrafo ainda recebeu uma menção honrosa por uma foto com diversos peixes, também de sua autoria. O concurso contou com as categorias Paisagem Brasileira; Fauna; Flora, Fungos e Pequeno Mundo; Subaquática e O Homem e a Natureza.

Segundo o corpo de jurados, composto pelos fotógrafos Zig Koch (presidente da AFNatura), Fabio Colombini e João Marcos Rosa, pelo jornalista Sérgio Branco (diretor de redação da revista Fotografe Melhor) e pela designer Cristina Veit (ex-diretora de arte da revista National Geographic Brasil), a imagem foi eleita a melhor de todo o concurso por dois motivos: por sua qualidade e pela grande dificuldade que envolve fazer tal registro.

O clique foi feito recentemente pelo fotógrafo, após algumas tentativas iniciadas em 2011. “Passado um longo período sem notícias concretas de sua aparição, há alguns meses os relatos voltaram – e eram cada vez mais frequentes. Sempre dividido entre as obrigações do escritório e a vontade de registrar uma espécie que muito raramente é vista em águas tão claras, há algumas semanas decidi que era hora de fazer mais uma tentativa. Deixei as pendências para o dia seguinte e parti para tentar novas imagens, sendo a foto que ilustra esta postagem o meu registro favorito do dia. Cabe ressaltar que trata-se de uma fêmea, ou seja, não é o mesmo indivíduo que fotografei quatro anos antes”, contou Daniel.

Os demais vencedores da premiação podem ser conhecidos na versão online da revista Fotografe Melhor. A versão impressa será divulgada em janeiro.

 Com o aumento da incidência da luz solar nos meses de dezembro e início de janeiro no Abismo Anhumas, atrativo de Bonito (MS), as belezas do lugar se tornam ainda mais indescritíveis.

Durante essa época, a luz do sol entra diretamente pelo buraco no chão formando um feixe de luz dentro da caverna, revelando aos turistas as formações rochosas e a beleza subaquática de um atrativo que possui cones de até 17m de altura.

O passeio pelo Abismo Anhumas dura de 3 a 4 horas, tempo necessário para observar os belos cones, resultados do gotejamento de água calcária, formados há milhares de anos no lago.

O atrativo pode ser acessado por um rapel de 72 m que começa na fenda de uma rocha que leva o visitante a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas que atinge 80m de profundidade.

 O governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, irá ceder um dos caminhões disponíveis no aeroporto de Bonito para atender às demandas da cidade.

A decisão veio após a solicitação do prefeito em exercício do município, Josmail Rodrigues, ao Diretor Presidente da FUNDTUR (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Nelson Cintra, que, por fim, entrou em contato com o governador para marcar uma reunião.

Durante a reunião, que aconteceu na quarta-feira (23), Josmail solicitou a utilização de um dos caminhões do Corpo de Bombeiros que está cedido para o aeroporto e será substituído por outro veículo.

Conforme resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os caminhões que estão no aeroporto só pode circular dentro do raio de oito quilômetros do local.

O veículo deve estar disponível para o uso dentro de dez dias, informou Josmail Rodrigues.

 A fazenda de Álvaro Boeira, localizada no município de Bonito (MS), próxima à rodovia MS 178, realizou em dezembro a construção de cinco aguadas.

A obra tem como objetivo reter as águas pluviais que iam diretamente para o Rio da Prata, que faz divisa entre os municípios de Jardim e Bonito, turvando, assim, suas águas.

Essas aguadas também são usadas para dessedentação de bovinos, evitando assim que o gado faça trieiros para beber a água do rio.

Essas aguadas são construídas em baixios naturais, onde se acumula a água durante o período chuvoso e é necessário que o ladrão seja bem feito para que durante as chuvas intensas ele não se rompa, aumentando assim o problema.

O trabalho foi realizado em parceria com o proprietário da Fazenda, Álvaro Boeira, o Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo turístico localizado em Jardim, e também com o Projeto Amigos do Prata, idealizado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB).

 O site Adventure Travel News divulgou nesta terça-feira (15) uma matéria sobre a primeira Adventure Week, que será realizada em Bonito e no Pantanal de 02 a 11 de abril de 2016 pela Adventure Travel Trade Association (ATTA).

”Tanto Bonito quanto o Pantanal apresentam paisagens e ecossistemas únicos com a oportunidade de encontrar animais selvagens típicos do Pantanal como lontras de rio gigantes, capivaras e onças, e experimentar a cultura caipira local. As atividades incluídas serão mergulho com snorkel, rapel, espeleologia, passeio à cavalo, escalada e ciclismo. A porção que compreende o Pantanal no itinerário será baseada em uma expedição em um pequeno barco pelo rio”, diz um trecho da publicação.

Foram convidados a participar do evento consultores de viagem, jornalistas, meios de comunicação especialistas em viagens de turismo de aventura de toda a Europa e América do Norte.

O site Adventure Travel News é de propriedade da ATTA e conta com publicações semanais que são distribuídas a mais de 20.000 profissionais da indústria do turismo.

A Adventure Week Brazil é uma parceria entre a ATTA, Embratur, Prefeitura de Bonito, Prefeitura de Corumbá e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Confira a matéria na íntegra:

http:// www.adventuretravelnews.com/adventureweek-brazil-in-bonito-pantanal-creates-new-tours-in-worlds-largest-wetland

 O Restaurante Aipim, Cozinha de Raízes irá oferecer um cardápio especial para a Ceia de Natal de 2015. Preparado pela Chef Magda Moraes, o jantar vai contar com opções de antepastos, terrines, saladas, estação quente com cinco pratos e cinco sobremesas.

O evento terá início às 21h e término às 23h. O custo do jantar é de R$ 120,00 por adulto/ R$ 50,00 6 à 11 anos.

Estão inclusos no valor bebidas não alcoólicas, como água e sucos. Bebidas alcóolicas, serão cobradas à parte. Será comissionado 10% cada Ceia de Natal vendida.

Interessados podem fazer sua reservas, com sinal de 30% do valor, pelo telefone (67)32551430 ou pelo endereço eletrônico reservas@pousadaolhodagua.com.br.

O Aipim, Cozinha de Raízes é um restaurante artesanal que apresenta sabores e saberes dos ingredientes brasileiros. O restaurante atende os hóspedes e não hóspedes da Pousada Olho D'Água, localizada na Rodovia Bonito Três Morros, km 01 . O café da manhã é servido todos os dias das 06h30 às 09h30. Já o bar e restaurante funciona das 10h00 às 22 horas, em todos os dias da semana.

Confira o cardápio:


BOCADINHO

Cuzcuz de sardinha , feijão andu, palmito guariroba e coentro
Terrine de foie gras caboclo e mango chutney
Terrine de ricota com geléia de pimenta
Tiras de focaccia de terere crocante
Salada de bacalhau , batatas, cebola caramelizada e azeitona roxa
Salada de peito de peru defumado, abacaxi, uva rubi e maçã

CEIA

Peru natalino com farofa úmida de miúdos, azeitona verde, pimenta bodinha e pessêgo
Tender caramelizado melado e mostarda em grão, canela, ameixa
Arroz dos anjos dourado com castanha Pará e aletria
Farofa crocante com farinha de mandioca, castanha de caju, banana da terra e bacon
Rondelle de abóbora ao molho de queijo e crocante de parmesão e castanha de bocaiúva

SOBREMESA

Frutas da estação
Rabanada
Torta de goiabada cascão e requeijão cremoso
Mousse de chocolate meio amargo, doce de leite e nozes
Sopa gelada de capim santo com esferas de mamão

 De 10 a 12 de dezembro, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, representantes do Bonito Convention & Visitors Bureau participaram do 1º UNECONGRESSO, evento promovido e realizado pela Unedestinos – formado por Convention & Visitors Bureaux de todo o Brasil.

Durante o evento, o Presidente do Bonito CVB Rodrigo Coinete apresentou os resultados do Observatório do Turismo de Bonito, uma ferramenta que fornece dados sobre a evolução do setor a cada mês e colabora com as empresas e o poder público no planejamento de suas ações.

O UNECONGRESSO teve como meta a troca de conhecimento entre os destinos nacionais, possibilitando oportunidades para o trade turístico interagir de forma dinâmica e discutir temas relevantes e atuais sobre a área do Turismo de Eventos.

O Unedestinos é uma associação nacional sem fins lucrativos, formada por entidades mistas, pública e privada, que atuam na captação e apoio a eventos e na divulgação do destino. Tem como objetivo promover eventos e encontros regional, nacional e internacional, melhorar a competitividade dos destinos brasileiros, envidar esforços para o enriquecimento e crescimento do setor de eventos e turismo e formalizar parcerias, se destacam a promoção de cursos, conteúdo e webseminars, desenvolvimento dos profissionais e o compartilhamento do conhecimento.