imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Postos de combustíveis e supermercados de Bonito receberam na última semana a visita de técnicos da Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e de um delegado do Inmetro.

O objetivo da visita foi orientar e tirar dúvidas dos empresários de Bonito. “Na AEM-MS já estamos promovendo ações preventivas e de orientação aos comerciantes, em Campo Grande e em algumas cidades do interior, percorrendo postos de combustíveis e supermercados, verificando bombas e balanças, por exemplo”, ressalta o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues.

A ação foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e pelo presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues. Os técnicos Ricardo Borges e Alberto do Amaral visitaram diversos estabelecimentos em Bonito, dentre eles o Posto Aroeira.

O proprietário do posto de combustível, Roger Rodrigo Cuzinato Bernardo, aprovou a iniciativa. “É muito importante ter esse contato direto com os órgãos competentes, principalmente os fiscalizadores, para que nós possamos nos orientar”, disse o empresário.

 A importância da criação das três Unidades de Conservação em Bonito foi apresentada durante a Rota do Desenvolvimento, que aconteceu de 26 a 28 de abril no Centro de Convenções de Bonito.

Na ocasião, o doutor em Engenharia Florestal e representante da Fundação Neotrópica do Brasil, Nicholas Kaminski, exibiu um vídeo com os aspectos relevantes das propostas e explicou a relevância do projeto como meio de garantir a proteção dos mananciais hídricos do município.

Entenda o caso

As propostas são para criação do Parque Natural Municipal (PNM) da Guavira (60,90 ha); Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Banhado Rio Formoso (2275,41 ha) e Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Rio da Prata (3273,43 ha). Das três unidades, duas foram a razão do conflito: o Refúgio da Vida Silvestre do Banhado do Rio da Prata e o Refúgio da Vida Silvestre do Banhado do Rio Formoso.

O que provocou conflito com relação às áreas é que as novas UCs ficam dentro de terras privadas, aliás, como quase todas as atrações de Bonito.

Em virtude de um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato Rural, a Consulta Pública para discutir a criação das unidades foi suspensa.

"É fundamental para Bonito a consulta pública, nós já notificamos alguns proprietários das áreas das UCs, estamos realizando diversas campanhas publicitárias, vamos informar à juíza para que ela autorize judicialmente, sendo assim iremos marcar uma nova data para a consulta pública", finalizou o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito.

Clique aqui e confira o vídeo.

 O destino do ecoturismo brasileiro sedia de 26 a 28 de abril a 6ª edição da Rota do Desenvolvimento. O evento, que será realizado no Bonito Convention & Visitors Bureau, encerra o cronograma da Rota no ano de 2016.

Dentre os temas da Rota do Desenvolvimento estão a inovação, o turismo e o meio ambiente. O evento contará com palestras, workshops, reuniões, oficinas gratuitas e soluções para pequenos negócios da Região Sudoeste do MS.

Uma das palestras de destaque será ministrada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, com o tema “A Importância do Turismo”.

A Rota do Desenvolvimento é um programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e integra o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ).

Clique aqui e confira a programação do evento.

 O município de Bonito sediará em maio o curso “Consultores de Turismo para o Destino Bonito – Serra da Bodoquena”.

A oportunidade é voltada para pessoas que atuam ou pretendem atuar como consultores de turismo. O curso contará com 2 turmas, uma matutino e outra noturna. As aulas da turma da manhã serão de 30 de maio a 3 de junho. Já as aulas da turma da noite serão realizadas de 13 a 17 de junho.

Interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril pelo email cursos@bionúcleo.com.br ou telefones (67) 3255-2923/ 9125-9903.

Confira o conteúdo programático:

Capítulo I - Qualidade e Profissionalismo
- Comportamento profissional
- Atitudes e posturas
- Habilidades
- Situações especiais

Capítulo II - Vendas no Turismo
- Paradigmas de vendas no turismo
- Perfil do turista
- O perfil dos produtos
- O processo de vendas

Capítulo III - Atendente, agente ou consultor?
- Conhecimento, habilidade e atitudes
- Foco
- Desafios e tendências

 O Boletim Anual do Observatório do Turismo de Bonito (MS) mostra que a crise econômica não atingiu o destino do ecoturismo brasileiro. Além do recorde no recebimento de visitantes, que chegou a 204.339, o turismo gerou uma receita de 322.792.420 milhões para a economia do município.

Dos turistas que visitaram a Gruta do Lago Azul, principal atrativo da cidade, a maioria é jovem.“A faixa etária entre 25 a 34 anos é a que predomina entre os turistas que visitaram a Gruta do Lago Azul em 2015”, conta Janaína Mainchein, secretária executiva do Bonito Convention & Visitors Bureau, responsável pelo levantamento dos dados.

Segundo os dados coletados em 2015, a taxa de ocupação de hotéis chegou a 52%. Turistas de São Paulo lideraram as visitas (32,30%), seguidos pelo Rio de Janeiro (12,77%), Mato Grosso do Sul (7,47%), Paraná (7,43%) e Rio Grande do Sul (7,16%).

Quanto aos turistas internacionais, os cinco principais países emissores foram Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, França e Holanda.

Em 2015, a Gruta do Lago Azul registrou taxa de ocupação de 70%. Segundo o levantamento, 53,33% dos visitantes foram mulheres.

O Observatório do Turismo de Bonito é um centro de pesquisas do município de Bonito coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau com apoio da Prefeitura e da Fecomércio. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.bcvb.com.br, ou pelo telefone (67) 3255-2207.

 A Prefeitura de Bonito inaugurou na última quinta-feira (15) durante o “Seminário de Promoção Internacional do Ecoturismo e Turismo de Aventura” o “Bonito Zap”. A novidade consiste em dois canais, um voltado para o turista e outro para o cidadão bonitense, sobre gastronomia, passeios turísticos, hospedagem, transportes, serviços ao turista, educação, saúde, dentre outros.

“Até o momento temos um técnico responsável pelo aplicativo e vamos cadastrar um banco de respostas remotas”, contou o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito.

Para usar o canal é necessário cadastrar o número 67 8469 8932 na agenda do celular e enviar a mensagem #bonitozap pelo aplicativo WhatsApp.

O atendimento é feito em dois idiomas, português e inglês, e é necessário cadastrá-lo mediante mensagem.

 Shannon Stowell, presidente da Adventure Travel Trade Association, chega a Bonito nesta quinta-feira (14) para participar do “Seminário de Promoção Internacional do Ecoturismo e Turismo de Aventura”.

O seminário, que acontece paralelamente a Adventure Week Pantanal & Bonito, tem como objetivo a divulgação das políticas de fomento ao turismo do governo federal, apresentação das boas práticas em ecoturismo e turismo de aventura e comercialização de destinos turísticos para o mercado internacional.

Além do presidente da ATTA, participam do seminário o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), o presidente da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra e representantes do Sebrae/MS, Embratur e Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

Durante sua passagem por Bonito, o presidente da ATTA também participará de uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da Adventure Week.