Notícias de Bonito MS
Dezesseis agentes e operadores de turismo de Bonito visitaram na última semana o Pantanal de Corumbá. A passagem pelo destino é resultado do Famtour, viagem de familiarização com agências de turismo para promoção de locais turísticos no mercado.
Os visitantes conheceram as novas instalações do Pantanal Jungle Lodge, hotel que recentemente foi adquirido pelos proprietários do Lontra Pantanal Hotel, localizado na Estrada Parque Pantanal.
Foram disponibilizados para os participantes da Famtour diversos passeios turísticos oferecidos no hotel como trekking no Morro do Azeite, flutuação nas águas dos rios da região, passeios de barco, canoagem e cavalgada.
Além do Famtour, os agentes e operadores participaram do Workshop “Corumbá Incrível”, com o objetivo de atualizar as informações gerais e ampliar a apresentação dos atrativos, combinações de roteiros e conectividade entre os dois destinos.
Participaram do Workshop e Famtour as empresas turísticas: Agência Sucuri, Bonito Way, H2O, Che Lagarto, Águas de Bonito, Agência Crisval, Viva Bonito e a Bonito é o bicho.
O setor turístico promete manter seus bons resultados neste ano em Bonito. O município, que receberá em abril operadores da Europa e Estados Unidos, continua investindo na divulgação do destino para o Brasil e para o mundo.
Prova disso é a agenda de atividades para o ano de 2016, que contará com cursos, palestras, e consultorias para funcionários e proprietários de empresas associadas ao Bonito Convention & Visitors Bureau.
“Poderemos proporcionar um melhor atendimento aos visitantes, para que os mesmos se sintam acolhidos e divulguem positivamente o destino aos amigos e parentes, podendo retornar futuramente”, afirma a secretaria-executiva do Bonito CVB, Janaina Mainchein, sobre a parceria com o Sebrae em 2016.
Já foram confirmadas para este ano a realização do Curso de Gestão de Pessoas e Equipes, com turmas em maio e setembro; Consultoria Individual para auxiliar na condução de equipes; cursos sobre como encantar o turista, com duas turmas, em junho e setembro; curso de Finanças Pessoais, com uma turma em outubro; e palestras com temas atuais sobre o turismo, previstas para novembro e dezembro.
Destino do ecoturismo brasileiro, Bonito (MS) aparece em uma lista de sete destinos que praticam o turismo ecológico, elaborada pela Raízes Desenvolvimento Sustentável.
A promoção de uma competição saudável e equilibrada entre os empreendimentos e o controle de visitantes nos atrativos são elogiados pela lista e mostram o comprometimento de moradores e turistas na preservação dos recursos naturais em Bonito e região.
Para os turistas interessados, é recomendada na publicação a operadora Gondwana Brasil, conhecida por divulgar roteiros de turismo ecológico.
Além de Bonito, aparecem na lista a Rede Tucum,no litoral do Ceará, e o Campo dos Sonhos em Socorro (SP).
A Raízes Desenvolvimento Sustentável foi finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro de 2012 e integra a Rede Filha de Empreendedores Socioambientais.
Clique aqui e confira a lista na íntegra.
Opção dos turistas que visitam Mato Grosso do Sul, a Rota Pantanal-Bonito mostra o que há de melhor na fauna e flora do estado. Para quem gosta de turismo ecológico, não há escolha melhor do que os rios e cavernas de Bonito e passeios de barco e observação de animais do Pantanal.
Destino do ecoturismo brasileiro, eleito pela revista Viagem e Turismo, Bonito recebeu mais de 204 mil turistas e manteve em 2015 uma taxa média de ocupação da rede hoteleira em 52%, atingindo 81% na alta temporada.
O estado de São Paulo liderou a lista de turistas nacionais (39,13%), seguido pelo Paraná (10,95%), Mato Grosso do Sul (9,30%) e Rio de Janeiro (7,4%). Além dos mencionados, foi registrada a presença de visitantes de todos os estados do país. Quanto aos turistas internacionais, o Paraguai lidera a lista (1,23%), seguido pelos Estados Unidos (0,95%) e Canadá (0,67%).
Já a capital do Pantanal, como é conhecida a cidade de Corumbá, recebeu 281 mil visitantes em 2015. O impacto que esse número gerou na economia foi de 318 milhões, variação positiva de 3% em relação a 2014. Quanto aos aspectos sociais, o turismo contribuiu com a geração de 2.800 empregos sendo 1.304 diretos e 1.580 indiretos.
As atividades mais buscadas pelos turistas foram o passeio de barco (48%); a prática da pesca esportiva (43,8%); o city Tour (24,9%); visita à Estrada Parque (20,9%); compras na Bolívia (41,5%) e visitação ao balneário (0,7%).
Bonito e Corumbá se preparam para receber em abril a Adventure Week Brazil, evento que tem como objetivo a divulgação dos destinos do estado para o mercado internacional. Participam da semana operadores, agentes de turismo e jornalistas especializados da Europa e dos Estados Unidos.
Bonito e Corumbá sediam em abril a 1ª Adventure Week Brazil. O evento, que é voltado para operadores, agentes de turismo e jornalistas especializados da Europa de Estados Unidos, tem como objetivo divulgar os destinos sul-mato-grossenses para o turista internacional.
Para ajudar na promoção do estado para o exterior, o governador Reinaldo Azambuja assinou nesta segunda-feira um convênio para a realização do evento e destinou R$156.000,00 para a Adventure Week.
“Promover e apoiar a comercialização e a divulgação do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Pantanal e Bonito são os principais objetivos desta ação. Durante o evento, nossos destinos e produtos serão apresentados a profissionais especializados no segmento Ecoturismo e Turismo de Aventura. Momento fundamental para o fortalecimento da imagem no exterior”, afirmou Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, que esteve presente na assinatura.
O evento é organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), além das prefeituras de Corumbá e Bonito.
Destinos turísticos conhecidos pelos praticantes do ecoturismo, os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, ambos situados na Fazenda Cabeceira do Prata em Jardim (MS), foram tema de uma reportagem da Revista Cavalo Crioulo, publicação da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
“Eleito por dois anos consecutivos como “A Melhor Atração Turística do Brasil” pelo Guia 4 Rodas, conceituado como o melhor guia de viagens do país, o Recanto Ecológico Rio da Prata atrai curiosos do mundo inteiro que se aventuram em suas suaves correntezas", traz o texto intitulado "Um mergulho no ecoturismo brasileiro" de autoria de Yéssica Lopes. As fotos são assinadas por Fagner Almeida.
As águas de azul profundo da Lagoa Misteriosa também foram recomendadas pela publicação. "O cenário límpido e vivo, levita os visitantes e alça voos no imaginário do turista. Ao fundo de uma dolina, uma depressão no solo, o mistério revela-se um tipo de formação geológica similar a um buraco e 75 metros de profundidade e transparência.”
A publicação ainda contém dicas referentes a como reservar passeios, condições climáticas e outras recomendações.
Confira nos links a reportagem:
https://drive.google.com/file/d/0B3COmihjEMM0VzNzcDU5eHVBbU0/view
https://drive.google.com/file/d/0B3COmihjEMM0T3R1UkEzVHl4LWM/view
https://drive.google.com/file/d/0B3COmihjEMM0c0FkVmZWS3N2TWs/view
https://drive.google.com/file/d/0B3COmihjEMM0eFZaWWJfa2tmcDg/view?usp=sharing
Nos dias 22 e 23 de fevereiro, atrativos turísticos de Bonito e Jardim receberam a visita da equipe da Expedição Fartura Gastronomia.
O grupo realizou filmagens do almoço na Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito, visitou as cachoeiras e a horta orgânica. Em sua passagem pelo Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, a equipe conheceu o preparo do tradicional doce de leite.
Participaram da expedição Rafael Tonon (jornalista), Rusty Marcellini (Curador do projeto FARTURA), Gustavo Caram (Gerente de Marketing), Leandro Miranda (Cinegrafista projeto Fartura) e Adriana Benevenuto (Produtora do Projeto Fartura).
“A importância da visita da expedição Fartura ao Estado foi fundamental para consolidarmos o conhecimento e a divulgação de nossa gastronomia e ingredientes”, afirmou o Chef Paulo Machado que acompanhou a expedição nos atrativos.
Sobre a Expedição:
Em quatro anos de pesquisa a Expedição Fartura rodou quase 60 mil quilômetros, em 21 estados mais o Distrito Federal, passando por 145 cidades e entrevistando 400 personagens da gastronomia brasileira.
Além do Mato Grosso do Sul, a expedição irá passar neste ano por mais 4 estados brasileiros. São eles: Acre, Rondônia, Paraíba e Santa Catarina.