imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 No último sábado (30), paralelamente ao Festival de Inverno, a cidade de Bonito recebeu ações de educação ambiental voltadas para alunos do Instituto Mirim e integrantes do grupo Desbravadores Formiga de Corumbá (MS).

O objetivo do evento foi demonstrar a importância da preservação do meio ambiente para a geração atual e a futura, por meio de palestras e plantio de mudas nativas doadas pela empresa agropecuária 2F.

Ao todo, 25 alunos do Instituto Mirim e 46 integrantes do grupo dos Desbravadores, além de adultos da cidade e de ambos os grupos participaram das atividades. Dentre os temas abordados estavam questões referentes a pesca predatória, incêndios, atropelamento de animais e recursos hídricos.

Para finalizar as atividades, todos os participantes realizaram uma Blitz educativa na avenida principal da cidade.

"Nosso propósito é compartilhar informações com os motoristas não apenas no dia da Blitz, mas que ele leve essas informações para seu dia a dia, a fim de evitar atropelamentos e contribuir com a redução de número de mortes de animais silvestres", diz Liliane Lacerda, do IASB.

 Começou às 8h deste domingo (31) a primeira Corrida de Inverno da TV MS Record em Bonito, destino de ecoturismo no estado de Mato Grosso do Sul.

A corrida de rua conta com percursos de 5 km e 10 km para homens e mulheres, com largada na Praça da Liberdade, no centro de Bonito.

Somando todas as categorias, aproximadamente 360 atletas participam da prova.“A maioria dos atletas é do estado. Nós temos pessoas de Dourados, Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá, de Bonito entre outros”, explica Lúcio Brandão, que participa da organização do evento.

Todos os participantes ganharão uma entrada para o Balneário Municipal e terão a chance de concorrer ao sorteio de uma motocicleta Honda CG 170 Start ES e 10 bicicletas.

A 1ª Corrida de Inverno é uma realização da TV MS Record, rádio Bonito FM e do Diário Digital. A Corrida deverá ser incorporada no calendário do festival nos próximos anos.

 Um dos principais eventos culturais do ano em Mato Grosso do Sul trouxe à Praça da Liberdade, em Bonito, uma variedade de atrações regionais e nacionais. No sábado (30), tendas de artesanato, apresentações de circo, teatro, cinema e música atraíram uma multidão ao centro da cidade.

A banda Curimba, de Campo Grande, abriu as apresentações da noite com um retorno aos palcos do Festival recheado de sucessos, como “Samba Loco”, “Contra as Dores” e “Serve um Téra”.

“A gente sente a mesma vibração da primeira vez que tocamos aqui. Eu acho que agora mais ainda do que o primeiro show, porque marca essa coisa da volta, carimba nossa intenção como artistas, mais fôlego, mais gás pra gente investir nisso. Colhemos mais, carpimos mais”, contou André Stábile, vocalista da banda.

Logo após a apresentação da Curimba, Elza Soares subiu ao palco com o show “A Mulher do Fim do Mundo”. O disco que leva o mesmo nome foi eleito o melhor lançamento de 2016 pela APCA e melhor álbum no Prêmio da Música Brasileira. Música que promovem importantes causas sociais como feminismo e rechaçam o racismo e a homofobia mostraram a importância da cantora para a Música Popular Brasileira.

Embora fisicamente frágil e sentada em um trono metálico, Elza entoou todos os seus sucessos com voz firme e pediu gritos do público durante a apresentação.

“Mato Grosso do Sul merece. Se aqui é Bonito, vamos fazer Bonito. Saibam que eu abraço vocês”, disse Elza Soares.

Além de apresentações de artistas renomados, o terceiro dia de festival foi marcado por protestos políticos. Durante as duas apresentações, o público se juntou para entoar o grito “Fora Temer”.

 Índios das etnias Atikum, Guató, Guarani, Kaiuá, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena participam da 17ª edição do Festival de Inverno de Bonito com a Tenda dos Saberes Indígenas.

Pela segunda vez no evento, a tenda reúne 21 participantes das oito etnias que expõem e comercializam peças únicas, como bolsas, cerâmicas e até ervas medicinais para a cura de enfermidades.

Neste ano, a novidade fica por conta do planetário, montado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que mostra o modo como os índios guarani veem as constelações.

“Até o sábado tivemos aproximadamente 500 visitantes no planetário. Quem tem a oportunidade de passar pelo local pode verificar as constelações do “Homem Velho”, “Ema”, “Anta” e “Cervo do Pantanal” ”, explica o professor de Física da UEMS, Paulo Souza da Silva.

O espaço é um contraponto para a globalização e mostra que as diferenças culturais nos fazem mais humanos.

“A tenda é a prova cabal que os índios podem se autodeterminar e serem donos do seu próprio destino”, afirma Ângela Maria Silva, da equipe de coordenação do Núcleo Indígena de Gerência do Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

 A Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizado em Jardim, no Mato Grosso do Sul, celebra seu quinto aniversário no dia 29 de julho. Durante esse período as águas cristalinas e a profundidade desconhecida atraíram pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo que visitaram o local para realizar o passeio de flutuação e o mergulho com cilindro.

Considerada uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil e a sétima maior caverna em extensão no país, a Lagoa Misteriosa desperta diversas emoções em quem a visita.

Alguns a denominam de "Surreal", "Indescritível", "Sensacional" ao compartilharem suas experiências no TripAdvisor, maior portal de turismo do mundo.

Ruana T. do Rio de Janeiro, realizou o mergulho batismo, e revelou que "não dá para imaginar o tamanho de amor que é esse lugar, o tamanho do sonho que esse lugar tem. É inacreditável e não cabe em palavras. Fiz mergulho de cilindro e foram os 30 minutos mais lindos da vida! Instrutores extremamente atenciosos, pacientes, cuidadosos e dedicados".

Já Alexandre P. disse que visitar a Lagoa Misteriosa é uma "experiência fantástica! Cenário encantador e misterioso mesmo. A sensação de estar flutuando no espaço é mágica! Estrutura do lugar ótima, inclusive para portadores de necessidades especiais, os guias e estrutura são preparados para atender. Uma experiência mágica que recomendo muito!".

Atividades

A Lagoa Misteriosa oferece aos visitantes os passeios de flutuação, mergulho com cilindro nas categorias batismo (8m), básico (18m), avançado (25m) e técnico (60), sendo as três últimas específicas para visitantes que possuem curso de mergulho de acordo com cada modalidade.

 A Serra da Bodoquena, ecossistema formado pelos municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho, abriga uma variedade de atrativos naturais com beleza admirável.

Grutas, cavernas, cachoeiras e rios de águas cristalinas são cenários para aventuras imperdíveis para quem visita a região, principalmente durante o Festival de Inverno de Bonito.

Listamos para nossos leitores alguns dos principais atrativos da região. Verifique a disponibilidade dos passeios e agende sua visita nas agências de turismo locais! Confira:

Balneário Municipal de Bonito: localizado no Rio Formoso, com águas cristalinas e peixes de várias cores e tamanhos. É um dos poucos passeios que não exigem acompanhamento de guia local. O receptivo possui bares, lanchonetes, churrasqueiras disponíveis para os turistas, além de duas quadras de areia para vôlei e futebol. Distância de Bonito: 07 Km.

Recanto Ecológico Rio da Prata: Trilha e flutuação, observação de aves, passeio a cavalo e mergulho com cilindro são atividades oferecidas pelo atrativo que fica em Jardim, a 50 km de Bonito. Existe também a opção de delicioso almoço típico sul-mato-grossense.

Grutas de São Miguel: Situadas na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas, as Grutas de São Miguel oferecem aventura em um mundo subterrâneo. Ao visitar o local, os turistas encontram um verdadeiro marco arquitetônico, que conta com um bem aparelhado bar e um mirante estrategicamente construído para que se possa obter uma visão geral de toda a região.

Estância Mimosa Ecoturismo: Fazenda a 24 km de Bonito que oferece cachoeiras e piscinas naturais ideais para banho. Há também pequenas grutas, mirantes, e uma plataforma de seis metros de altura de onde se pode saltar em um poço natural. Aproveite para adicionar um passeio a cavalo em durante sua visita!

Arborismo Ybirá Pê: é o primeiro circuito de arvorismo do MS, localizado a 8 km da Praça das Piraputangas em Bonito. Durante o passeio, o visitante desloca entre as copas de árvores nativas através de travessias em cabo de aço, madeira, bambu e corda. Ao final, relaxe e refresque-se nas águas cristalinas do rio Formoso.

 A dica do Bonito Notícias para quem está pensando em viajar para prestigiar o Festival de Inverno deste ano é incluir na programação uma visita à Estância Mimosa Ecoturismo.

A fazenda, típica do Mato Grosso do Sul, localiza-se apenas 24 km de distância do centro de Bonito.

O local possui belezas naturais pouco comuns em outras regiões. Oferece oito quedas d'água de diferentes formas, sendo que várias cachoeiras e piscinas naturais são ótimos locais para banho. Há também pequenas grutas, mirantes, e uma plataforma de seis metros de altura de onde se pode saltar em um poço natural.

Depoimentos de visitantes compartilhados no TripAdvisor, considerado o maior portal de turismo do mundo, ressaltam essas características do atrativo:

"O passeio é muito agradável, as cachoeiras são lindas e a caminhada pela mata é bem legal! A cada parada, um banho de cachoeira para refrescar....", escreve Patricia, de São Paulo.

Já Drica, de Campo Grande, disse que "a Estância Mimosa tem lindas cachoeiras, água cristalina, a cachoeira do salto é pra se superar...".

Porém além do passeio de trilha e cachoeiras a Estância Mimosa Ecoturismo oferece também passeios opcionais como: Observação de Aves e Passeio a Cavalo.

As reservas para os passeios oferecido pela Estância Mimosa são feitas pelas agências de turismo da região. Mais informações podem ser obtidas no site:

http://estanciamimosa.com.br/onde-comprar