Tenda dos Saberes Indígenas reúne oito etnias no Festin Bonito 2016
Maior tenda do Festival de Inverno trouxe pela primeira vez no evento a observação astronômica segundo os índios guarani.
Bonito Notícias
Tenda dos Saberes Indígenas(Foto: Natani Ferreira)
Índios das etnias Atikum, Guató, Guarani, Kaiuá, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena participam da 17ª edição do Festival de Inverno de Bonito com a Tenda dos Saberes Indígenas.
Pela segunda vez no evento, a tenda reúne 21 participantes das oito etnias que expõem e comercializam peças únicas, como bolsas, cerâmicas e até ervas medicinais para a cura de enfermidades.
Neste ano, a novidade fica por conta do planetário, montado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que mostra o modo como os índios guarani veem as constelações.
“Até o sábado tivemos aproximadamente 500 visitantes no planetário. Quem tem a oportunidade de passar pelo local pode verificar as constelações do “Homem Velho”, “Ema”, “Anta” e “Cervo do Pantanal” ”, explica o professor de Física da UEMS, Paulo Souza da Silva.
O espaço é um contraponto para a globalização e mostra que as diferenças culturais nos fazem mais humanos.
“A tenda é a prova cabal que os índios podem se autodeterminar e serem donos do seu próprio destino”, afirma Ângela Maria Silva, da equipe de coordenação do Núcleo Indígena de Gerência do Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.