imagem do onda

domingo, 31 de julho de 2016

Tenda dos Saberes Indígenas reúne oito etnias no Festin Bonito 2016

Maior tenda do Festival de Inverno trouxe pela primeira vez no evento a observação astronômica segundo os índios guarani.

Bonito Notícias

Tenda dos Saberes Indígenas(Foto: Natani Ferreira)

 Índios das etnias Atikum, Guató, Guarani, Kaiuá, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena participam da 17ª edição do Festival de Inverno de Bonito com a Tenda dos Saberes Indígenas.

Pela segunda vez no evento, a tenda reúne 21 participantes das oito etnias que expõem e comercializam peças únicas, como bolsas, cerâmicas e até ervas medicinais para a cura de enfermidades.

Neste ano, a novidade fica por conta do planetário, montado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que mostra o modo como os índios guarani veem as constelações.

“Até o sábado tivemos aproximadamente 500 visitantes no planetário. Quem tem a oportunidade de passar pelo local pode verificar as constelações do “Homem Velho”, “Ema”, “Anta” e “Cervo do Pantanal” ”, explica o professor de Física da UEMS, Paulo Souza da Silva.

O espaço é um contraponto para a globalização e mostra que as diferenças culturais nos fazem mais humanos.

“A tenda é a prova cabal que os índios podem se autodeterminar e serem donos do seu próprio destino”, afirma Ângela Maria Silva, da equipe de coordenação do Núcleo Indígena de Gerência do Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: