imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 O Senac vai realizar oficinas de gastronomia, que serão apresentadas na Cozinha Show, montada especialmente para proporcionar aos visitantes o acompanhamento da produção passo a passo das receitas.

Serão quatro oficinas nos dois dias de participação. Na sexta (26), uma receita com pintado e farofa de pilão, além de um cupim de sol grelhado com mandioca e vinagrete. No sábado (27), os docentes vão ensinar a preparar uma receita com a carne de Jacaré e uma sobremesa com guavira, fruto do Cerrado muito apreciada no Estado, banana da terra e jabuticaba.

“Nas oficinas, os docentes do Senac vão utilizar os ingredientes regionais, que são encontrados com facilidade no Estado. Uma oportunidade de divulgar nossa terra, nossa gastronomia aos turistas que participam do evento e também para o nosso povo, que muitas vezes não conhece os produtos regionais. Também queremos mostrar um pouco do nosso conhecimento técnico, que faz do Senac um referencial de ensino no Estado”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Confira a programação:


26/07 – Sexta-feira

17h: Dadinho de pintado com farofa de pilão e dip de melado com hortelã e cachaça – Oficina ministrada pelo docente Rodrigo Baston.
18h: Cupim de sol grelhado com mandioca e vinagrete verde – Oficina ministrada pelo docente Adriano Torres.

27/07 – Sábado

17h: Jacaré com maionese de limão cravo – Oficina ministrada pelo docente Rodrigo Baston.
18h: Parfait de guavira com crocante de banana da terra e culis de jabuticaba – Oficina ministrada pelo docente Adriano Torres.

Mais informações sobre o evento no site: www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br.

 A Bionúcleo Gestão e Desenvolvimento promoveu no dia 18 de julho, em Bonito (MS), a palestra ministrada por Hamilton Fernandes e Ana Trevelin, juntos com o psicólogo Igor Cabrera, sobre "Desafios da liderança e seus impactos na saúde emocional de líderes e liderados".

O objetivo foi apresentar o quanto lideranças despreparadas podem ser tóxicas e caras para a gestão de uma empresa e mais do que isso podem causar o adoecimento de muitas pessoas (inclusive do(a) próprio(a) líder).

Estiveram presentes no evento os colaboradores do Grupo Rio da Pata (Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa Ecoturismo): Teódison Gonçalves, Bruno Rocha, Manoel Cruz, Nádia Pisetta, Thyago Sabino e Isana Martins.

Teódison Mano, gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata, revelou que o evento foi muito positivo. "A equipe da Bionúcleo tem uma maneira tranquila de transmitir a mensagem e isso faz com que as pessoas realmente absorvem o que estão repassando. O tema abordado foi perfeito para ser aplicado no dia a dia das empresas".

Já Thyago Sabino, gerente da Estância Mimosa, acrescentou que o tema abordado foi apresentado com total embasamento técnico e boa didática dos palestrantes. "Um tema de extrema importância que devemos trabalhar mais pois consequentemente irá influenciar em uma melhora de desempenho".

Nádia Pisetta, colaboradora dos atrativo, revelou que durante a palestra foi demonstrado que "cada vez mais os pedidos de demissões estão relacionados desmotivação e o surgimento de transtornos emocionais desencadeados por líderes tóxico ou despreparados que tem atitudes como: não manisfestar confiança e permitir autonomia, ignorar excessos de trabalho, não estabelecer recompensas financeiras por conquistas, contratar e promover pessoas erradas, bem como má gestão das mudanças organizacionais.
A busca do autoconhecimento, bem como a sensibilidade para entender as pessoas que estão subordinadas é a chave para uma relação saudável e duradoura de trabalho".

O evento foi realizado na sede do Sebrae em Bonito.

 O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentará 40 trabalhos durante a sétima edição da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire), que acontecerá em Campo Grande (MS), de 28 de outubro a 1 de novembro.

O material é fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos do ICMBio, que tem usado o fogo como técnica de prevenção aos incêndios florestais nas unidades de conservação.

É a primeira vez que a conferência acontece no Brasil, e o tema da sétima edição será “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”.

O evento contará com a presença de profissionais de todas as nacionalidades, com o objetivo de trocar conhecimentos ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais. As inscrições para participar da Conferência continuam abertas.

Mais informações: https://www.ibama.gov.br/wildfire2019

 Na última quinta-feira (18) João Gomes, proprietário da operadora de mergulho JardimSub, e Mário Ortiz, colaborador do Grupo Rio da Prata realizaram uma ação de limpeza, na qual desceram o rio da Prata, em Jardim (MS), a partir do ponte do Curê finalizando no deque de pedra no Recanto Ecológico Rio da Prata.

O resultado, de poucas horas de ação, impressiona pela quantidade de lixo retirado ao longo do rio. Até partes de uma geladeira foram encontradas e removidas.

"Chegamos no deque de pedra no Recanto Ecológico Rio da Prata e essa é a quantidade de lixo que encontramos durante a descida no rio, interessante que encontramos até parte de geladeira. Vamos preservar, vamos cuidar. Continuaremos com essa ação de limpeza do rio", revelou João.

 Na última quinta-feira (18), no restaurante Dinho’s em São Paulo, aconteceu o Roadshow de promoção do Mato Grosso do Sul. O encontro focado nos agentes de viagens, além de divulgar o destino proporcionou network.

A ação é resultado do trabalho do programa Investe Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae Nacional. A participação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul contribuiu na formatação da rota Bonito/ Serra da Bodoquena – Pantanal.

Sob a chamada “Isto é Mato Grosso do Sul”, nas apresentações tanto do Sebrae, quanto dos representantes dos atrativos, o destaque foi a infraestrutura, o perfil do turista, a cultura e suas atividades. Os agentes receberam instruções de como abordar os turistas oferecendo roteiros que atendam suas necessidades.

A iniciativa é uma forma de movimentar o mercado, promovendo a competição e a receptividade das agências para as novidades. “Aqui só vieram os interessados no Mato Grosso do Sul, então temos certeza que eles querem saber sobre o destino. Nós oferecemos capacitação, workshop e proporcionando contato com os fornecedores”, afirma Karla Cavalcanti, Gerente de Mercado na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

A ação coloca em evidência a prática da pesca, cavalgada, mergulho, flutuação e a contemplação da fauna e flora.

Um centro comercial e atividades noturnas foram destacados pensando em atingir o público da terceira idade, crianças e jovens. A segurança é uma das preocupações do destino, o qual requer obrigatoriamente o acompanhamento de uma guia de turismo e a posse do voucher na entrada dos aparelhos turísticos.

Com lotação máxima, a edição São Paulo entra para a sequência de eventos bem-sucedidos da tour. “A capacidade do evento era 100 pessoa, mas deu overbooking e nós atendemos o quanto pudemos. Acredito que aqui tenham cerca de 130 participantes. Esse é um evento que o nosso trade gosta e pede bastante”, afirma a executiva.

Segundo a executiva, o Sebrae compreende que para fomentar um destino são necessárias várias ações de promoção e um período de seis meses até o retorno surgir.

Estima-se que o Roadshow atingiu cerca de 500 agentes até o momento. “Cada evento estava agendado para 100 lugares, mas todos excederam, inclusive o de amanhã”, afirma a executiva. O encontro desta sexta-feira (19), marca o fim da série de capacitações realizadas pelo Sebrae para promover o MS.

 Na lua cheia de agosto, o crescente segmento do turismo de aventura brasileiro estará em festa. A homenageada é a ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, entidade representativa que há 15 anos está pautando os rumos da vida ao ar livre no país. A comemoração não poderia ser em maior estilo, já que ocorrerá durante sua mais ampla congregação anual, o ABETA Summit, neste ano sediado na paradisíaca Ilhabela (SP) de 14 a 18 de agosto.

Com inscrições online e aberto ao público geral, o XVI ABETA Summit - Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura - reflete as tendências do mercado brasileiro, cujo amadurecimento é reflexo do corpo associativo que desde 2003 empunha a bandeira de que o potencial turístico do Brasil vai bem além de verão e praia, até então dominantes nas estratégias de desenvolvimento do setor. Fortalecendo essa ideia, a trajetória da ABETA registra uma incidência que vai da Normalização das atividades com foco prioritário na segurança, até o debate qualificado sobre uso público de unidades de conservação, entre o leque de temas que balizam e engajam tanto o trade quanto o público final.

Durante o evento, convidados de peso vão compartilhar suas experiências em uma programação que envolve painéis, debates, palestras, oficinas e mostras culturais. E como não poderia ser diferente, um dia inteiro será dedicado a vivências práticas da vida ao ar livre, com uma lista de atividades ofertadas aos participantes. Vale destacar que a Ilhabela, além de uma costa deslumbrante, tem 80% de seu território coberto por unidades de conservação. Um deleite a ser celebrado no Summit através de caminhadas, pedaladas ou experiências de navegação à vela, que vão dialogar com iniciativas de turismo de base comunitária ativas no município.

São aguardados cerca de 400 participantes nesta 16ª edição do Abeta Summit, entre congressistas, palestrantes, expositores, convidados e equipe de produção. Aguardado como a maior celebração à cultura da vida ao ar livre no país, o evento é um espaço de construção de pontes e relacionamentos entre o trade, qualificação de público, geração de conhecimentos e oportunidades de negócios. Imperdível a todos os que apostam na atividade sustentável do turismo de aventura como vetor de desenvolvimento social e econômico.

Serviço: XVI Abeta Summit - Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Quando: de 14 a 18/08/2019
Destino anfitrião: Ilhabela (SP)
Informações e inscrições: www.abetasummit.com.br
Contato: info@abeta.tur.br

 A edição 74 (Junho/2019) da Azul Magazine traz em suas páginas uma reportagem especial sobre o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito no Mato Grosso do Sul. O destaque das belezas naturais da região pode ser observada já na capa da publicação, com uma imagem da Gruta do Lago Azul, considerada cartão postal da cidade.

Intitulada "50 Tons de Azul", a reportagem de Manu Sombra, ilustrada por André Dib, ressalta a exuberância da natureza, a transparência das águas cristalinas e a diversidade de atrações e atividades a serem realizadas no passeio.

"Na região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, as definições de beleza e aventura são atualizadas a cada instante. Águas cristalinas, grutas pré-históricas e uma fauna exuberante convidam o viajante para um mergulho neste paraíso natural", revela o texto.

A Lagoa Misteriosa, Recanto Ecológico Rio da Prata e o Buraco das Araras, em Jardim, foram citados na matéria, assim como a Gruta do Lago Azul, Rio Sucuri, Estância Mimosa Ecoturismo, Ceita Corê, Aquário Natural, Nascente Azul, localizados em Bonito.

Veja abaixo alguns trechos da reportagem:

"Entrar na Lagoa Misteriosa é mergulhar em um poço límpido cravado por feixes de sol que tornam a experiência fascinante. Desprender-se do colete para alguns segundos de apneia é se deixar levar por um estado profundo de encantamento..."

"Cortada pelo Rio Mimosa, a Estância Mimosa também nos presenteia com cachoeiras, passeios de barco e uma água verde-turquesa..."

"No rio Olho D'Água, que faz parte da flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, a sensação é de nadar com a mesma desenvoltura dos dourados e piraputangas, que parecem nos encarar curiosas...a extensão (do rio) é um pouco maior, com direito a mergulho em ressurgências de água que lembram erupções vulcânicas e chacoalham a areia do leito, fazendo o barulho de uma pastilha efervescente..."


A reportagem cita ainda dicas de como ir; onde comer (Casa do João, Restaurante Tapera e Juanita); onde ficar (Marruá Hotel, Pousada do Peralta e Zagaia Eco Resort) e a agência de turismo, Bonito Way.