imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Trailer convida telespectador a assistir minidocumentário “Observando Rios”, criado pela seguradora para apresentar projeto apoiado que traz um retrato da qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings, deu início à veiculação em âmbito nacional de um filme para ampliar o alcance e conhecimento sobre o minidocumentário “Observando os Rios”, produzido numa parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica com o compromisso de apresentar o projeto apoiado pela seguradora e trazer a público o debate sobre a relevância da qualidade da água e preservação do meio ambiente.

A peça, um trailer de 15” (http://bit.ly/SOSMAORTR), convida o telespectador a visitar o site https://www.nossasaguas.com.br/, no qual é possível assistir ao filme completo e obter mais informações sobre o tema.

Programada para até o dia 31 de agosto, a veiculação vai contemplar mais de cinco mil inserções em canais de Pay TV, a exemplo de Animal Planet, Discovery Channel, National Geographic, CNN, Paramount, MTV, Space, TBS e Comedy Central.

O documentário, que contou com criação da agência REF+ e com produção da Black Door Filmes, mostra a realidade dos rios brasileiros e os problemas causados pela falta de preservação. Para Ricardo Calfat, sócio e COO (Chief Operating Officer) da REF+, o projeto, filmado em 3 locações diferentes: represa de Guarapiranga, Pirapora do Bom Jesus (SP) e Bonito (MS) e que contou com mais de 50 profissionais, traz uma mensagem importante e urgente para o país. “Nós genuinamente acreditamos que é preciso alertar as pessoas sobre a poluição das águas, os danos potenciais e a necessidade de preservação e atenção para com o meio ambiente”, afirma.

O minidocumentário faz parte da parceria entre a Sompo e a SOS Mata Atlântica, no âmbito do projeto Observando Rios, presente em 103 municípios. Por meio de aproximadamente 250 grupos, que contam com a mobilização de 3,5 mil voluntários, é feito o monitoramento da qualidade da água em cerca de 300 pontos em rios e mananciais nas bacias e sub-bacias hidrográficas da Mata Atlântica. “Nossos rios estão por um triz, pois a qualidade da água deles está no limite do que as leis exigem e do que a sociedade espera. É isso que nosso projeto realiza: identifica a situação da água nos rios da Mata Atlântica e disponibilizar as informações à sociedade”, afirma Romilda Roncatti, coordenadora do projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Para assistir ao minidocumentário, clique em http://bit.ly/SOSMAO

 Bonito é um município localizado na região do Centro-Oeste em Mato Grosso do Sul e é conhecido como polo do ecoturismo por conta de suas paisagens naturais, como cachoeiras, grutas, cavernas e mergulhos em águas transparentes. Juntamente com Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna, é a principal cidade que integra o turismo no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande importância turística para a região.


Por conta desse potencial, a região oferece várias opções de passeios para conhecer as riquezas naturais e aproveitar ainda mais a visita pela cidade. Desde a Gruta do Lago Azul e o Abismo Anhumas até a flutuação no Recanto Ecológico do Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, os turistas têm amplas opções para aproveitar a estadia em Bonito.

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é considerada um monumento natural de Bonito e está listada como área protegida desde 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante os mergulhos exploratórios pela Gruta, foram encontrados ossos fósseis de grandes mamíferos que habitaram a região por mais de 12.000 anos, incluindo preguiças-gigantes, tatus e tigres-dentes-de-sabre. Atualmente, o mergulho não é permitido no local.

A Gruta conta com um salão principal com um piso que se inclina para um lago subterrâneo com mais de 50 metros de comprimento. A entrada é circular, com cerca de 40 metros de diâmetro, que ilumina o lago com luz solar. Entre os meses de setembro e fevereiro, as águas assumem uma cor azul intensa, o que levou ao nome do lago.

O passeio conta com trilha até a entrada da gruta onde o caminho é lapidado em rocha. Ao descer na Gruta do Lago Azul, encontra-se uma escadaria íngreme de 300 degraus aproximadamente que equivale a 150m de altura até o lago de águas azuis. Durante o passeio, é possível tirar fotos e contemplar as águas azul turquesa.

Buraco das Araras


O Buraco das Araras é uma enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas que criam essa enorme cavidade de cerca de 500 m de circunferência e 100 m de profundidade localizada no meio do cerrado no estado do Mato Grosso do Sul. É a casa de uma longa variedade de pássaros, especialmente os tucanos araçari e as araras vermelhas que dão o nome a caverna. Está localizado há 53km de Bonito e há 27km de Jardim, bem no meio do cerrado sul-mato-grossense.

No Buraco das Araras, o visitante terá a oportunidade de desfrutar da observação de aves, especialmente das araras vermelhas, dentro e nas proximidades de uma das maiores dolinas da América do Sul.

Cachoeira Boca da Onça

A Cachoeira Boca da Onça é a maior cachoeira do estado e do país com 156 metros de altura, localizada no cânion do Rio Salobra, em uma fazenda no município de Bodoquena, Mato Grosso do Sul, há 55km de Bonito. Suas águas são cristalinas e despencam num rio de águas verdes, o rio Salobra, usado por ecoturistas para flutuação. Seu nome é por conta de uma formação rochosa em formato de onça bem no meio da cachoeira.

Oferece passeios com trilhas, descidas de rapel, banhos na cachoeira e no rio Salobra, os visitantes podem admirar a vista descansando na praia bem à frente da cachoeira, durante o caminho até a cachoeira Boca da Onça é possível conhecer outras cachoeiras da região.

As reservas para os passeios em Bonito e região são feitas pelas agências de turismo. Clique aqui e veja algumas opções.

 A Gastronomia é considerada uma das principais atrações do Festival de Inverno de Bonito (FIB) e a 20ª edição apresentou a Cozinha Show, local onde chefes ensinam receitas diferentes reunindo o melhor da regionalidade sul-mato-grossense. O evento seguiu até o dia 28 de julho no Lounge Gastronômico na Praça da Liberdade.


Para esta edição, a oficina reuniu os sabores que fazem parte da cultura do Estado e que estão no dia-a-dia. Segundo o docente da Senac e chefe de cozinha, Adriano Torres, “os pratos têm ingredientes tradicionais em MS, como o pintado, jacaré, guavira e jabuticaba, para integrar os ingredientes que existem no nosso dia-a-dia, garantindo a facilidade de comprar produtos baratos, que encontramos com produtores familiares em Bonito”.

A chefe Ericka Coelho, do restaurante Turquesa Árabe e Natural, localizado em Bonito, escolheu ensinar uma receita de ceviche vegano de melancia com especiaria de guavira. O prato, típico do Peru, ganhou contornos regionais com o fruto encontrado no Cerrado do Centro-Oeste brasileiro, despertando o interesse dos participantes. “É uma receita econômica, prática, com uma referência mais saudável. Nosso diferencial é introduzir cozinha vegana dentro da cozinha árabe, então é uma cozinha contemporânea com uma variedade de opções para quem não come carne”.

A Cozinha Show é resultado de uma parceria entre Sebrae, Senac, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), para promover a gastronomia local.

O Lounge Gastronômico “Cozinha Show” aconteceu das 16hrs às 19hrs, na Praça da Liberdade, em Bonito. Por dia, foram realizadas três oficinas com espaço para 80 pessoas.

 O conjunto de ações integra o projeto MS Investe Turismo, e é um desdobramento do programa lançado no início de julho em Bonito.

O convênio assinado entre as instituições compreende linhas de ações, como a captação de novos voos e a promoção e comercialização dos destinos, levando empresários de MS para eventos estratégicos, por exemplo. Somente neste mês, um road show impactou diretamente mais de 500 agentes em São Paulo.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, reforça que as ações são resultado de um trabalho integrado para o desenvolvimento. “Os parceiros, o Sebrae, Senai, Senac e Senar, estão neste processo ajudando a Fundação de Turismo na qualificação deste empreendimento para quem receber o nosso turista, e divulgando para fora, e o Estado fazendo toda a parte de infraestrutura, como reforma de aeroportos e rodovias”, afirma.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o novo aporte vem dar continuidade a uma série de ações iniciadas em 2017 para fortalecer o setor no Estado. “O convênio potencializa ações que as instituições já vêm trabalhando. O Turismo é o que pode trazer uma nova fonte de renda, 99% das empresas do Turismo são pequenos negócios, ou seja, o dinheiro fica no local”.

O convênio tem duração de 12 meses, mas, segundo as autoridades, representa uma formalidade. Os trabalhos pelo setor vão continuar por pelo menos, mais três anos. Isto acontece porque para desenvolver a cadeia são necessárias ações de longo prazo. “Não é à toa o que ocorre em Bonito, a primeira reunião para consolidar o Turismo ocorreu em 1992”, citou Claudio Mendonça.

Apesar disto, a gestão integrada já começa a dar os primeiros resultados. Em Bonito, 2019 foi o melhor ano dos últimos três de ocupação de hotéis, conforme o Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul. Além disto, segundo a Fundtur, a previsão é de crescimento de 5% de entrada de turistas no Estado.

Mais de 50 setores são beneficiados diretamente pelo Turismo. Hoje, a instituição de apoio aos pequenos negócios atende 150 clientes do setor, capacitando os empresários em diversas áreas. “Um conjunto de capacitações de gestão de negócios, acesso ao mercado, marketing, inovação tecnológica, preparamos também as empresas para estarem presentes em uma rodada de negócios”, finaliza o gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia.

 Começa nesta quinta-feira (25) a 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito, um dos principais eventos culturais de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de abertura será realizada na Praça da Liberdade, a partir das 19, e contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

O Festival ainda vai exibir entre os dias 25 e 28 de julho atrações de circo, artes visuais, gastronomia, literatura e astronomia. Todas as atrações são gratuitas.

O grande show musical desta noite será da dupla Chrystian e Ralf.

Participe!

 O Roadshow visa fomentar o comércio entre os países e o foco está nos setores dos supermercadistas, turismo, hospitalidade, indústria automotiva, borracha, pneus, látex, partes de computadores e máquinas, indústria química/petroquímica, soja, algodão, milho e sorgo.

Durante encontro como governador Reinaldo Azambuja, na última segunda-feira (22), o embaixador aproveitou para apresentar o projeto de um grupo de hotelaria do País asiático que tem interesse em expandir o turismo em Mato Grosso do Sul, especialmente em Bonito. Surasak Suparat vai ao destino de ecoturismo para conhecer os pontos turísticos.

“É um grande grupo tailandês que tem mais de 700 hotéis pelo mundo. Eles têm interesse de investir aqui e vamos apresentar um portfólio de dados do Estado para que eles vejam que é viável o investimento”, falou o presidente da Fundtur, Bruno Wendling, que participou do encontro.

 A proposta aprovada tem por objetivo divulgar Bonito para 10 milhões de pessoas por mês somente nas mídias sociais, fazendo o direcionamento para o seu portal (https://visitbonito.com.br/) no qual traz informações sobre os atrativos turísticos, meios de hospedagem, agências de turismo, transportes, entre outras informações.

A ferramenta irá promover também diversas ações com influencers. No início do mês de julho artistas da rede Globo deram início à essa ação e conheceram diversos locais na região. A próxima ação com artistas já está marcada para o início de setembro.

Breno Teixeira, autor do perfil, revela que "além do trabalho nas mídias sociais, portal e ações com influencers, o VisitBonito entrega ao destino, pela primeira vez, um posicionamento de mercado, seguindo a nova linha de promoção turística adotada por diversos destinos e instituições como o VisitMS da FUNDTUR para promoção do Mato Grosso do Sul e o VisitBrasil com o Ministério do Turismo e Embratur como posicionamento de mercado em ações de promoção do Brasil no exterior".

Acrescenta também que o VisitBonito estará presente em feiras de turismo, apresentando ao público conteúdo atualizado do destino, bem como imagens, vídeo promocional e realidade virtual - uma das atrações no Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu realizado em junho deste ano.