imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Com base em estudos realizados desde 1999, o Ministério do Turismo, Sebrae e Sindicatos dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, lançaram o Programa Tour da Experiência, que consiste em revelar que as as experiências vividas pelos turistas de cada região do Brasil tenham um maior valor econômico. Pois bem, a resposta para esta questão passa fundamentalmente pela consideração de que "experiências são sonhos que necessitam ser materializados", ou seja, "histórias que necessitam ser vividas, proporcionando ao turista conhecimento, lazer e conforto espiritual de forma concreta" e nisso as agências de turismo possuem papel principal, desde o início da viagem de seus clientes.

A primeira Agência de Turismo do Brasil à receber este selo de conformidade e inspeção do grupo avaliador foi a Agência Ar, o selo certifica que a empresa dentro do projeto do Ministério do Turismo "Economia da Experiência" esta apta à atender os clientes gerando uma experiência de vida e de sentidos ao comprarem seus pacotes de viagens nesta empresa.

Qualidade exemplar no atendimento, produtos que visam a satisfação plena dos clientes como o pré-pós-venda, o marketing popular e irreverente do ator de rua - que veste um enorme peixe ou um mergulhador, a obra Piracema no Ar - que faz a porta da Agência ficar embaixo de uma cachoeira, o fato da empresa emitir zero de carbono plantando arvores e também de estar aberta 24hrs potencializaram este selo e a Agência Ar passa a ser a Primeira Agência de turismo do Brasil a receber este selo de qualidade - que atesta a participação efetiva no Projeto Economia da Experiência como uma das empresas pioneiras no País.

O Selo foi entregue na Agência Ar em Bonito para o diretor da empresa Alex Furtado, por Cristina Arakaki do Ministério do Turismo, Marcela Saad do Instituto Marca Brasil e Adelino Marques do SEBRAE.

O logotipo do selo é uma representação gráfica dos sentimentos que fazem parte dos roteiros dentro do conceito de Tour da Experiência: emoção, satisfação, inspiração e prazer.

O campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Bonito receberá os novos estudantes dos cursos de Administração e Turismo e Meio Ambiente de 2010 com um trote cultural, a ser realizado no dia 8 de março com a participação dos alunos e professores.

De acordo com o diretor Noslin de Paula Almeida o trote tem como objetivo incentivar a responsabilidade social e a cidadania e arrecadará leite e alimentos não perecíveis, que serão doados à Pastoral da Criança.

Serviço:

Outras informações pelos telefones 3255-4815 e 3255-4816 (Campus de Bonito).

Ao visitar os polos e extensões escolares da Rede Municipal de Ensino nas Fazendas Pantaneiras, na última quarta-feira (24), o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e o vice Vanildo Neves foram recebidos pelo músico e pecuarista Almir Sater.

Na oportunidade, além de assuntos referentes a Educação, o prefeito discutiu a realização do Festival Pantaneiro de 2010. "Conversamos com o Almir e ele nos sugeriu possíveis atrações para o Festival. Está nos auxiliando muito, ajudando no formato deste ano, com muita atratividade para que a gente consiga projetar cada vez mais, Aquidauana, o Pantanal e o Estado de Mato Grosso do Sul para o Brasil", afirma.

Cotado para ser o embaixador do evento, o músico disse ao prefeito que faz questão de participar da edição deste ano. "Ele disse que neste ano virá para curtir o festival, para participar como um aquidauanense", conclui Fauzi.

O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste realizará no dia 10 de março próximo a partir de 14h00, em Bonito, uma reunião para apresentação e discussão do Programa de Governo Eletrônico brasileiro - aberta a todos os interessados.

Bonito será a primeira cidade da região Centro-Oeste beneficiada com o programa. Na primeira etapa - chamada Infovia Bonito Digital - a rede vai abranger prédios e órgãos da administração pública municipal na área urbana, permitindo sua integração e reduzindo custos administrativos (com serviços de telefonia, por exemplo). Permitirá também acesso gratuito à Internet pela população a partir de cinco pontos de retransmissão, incluindo a prefeitura municipal, a praça central da cidade (Praça da Liberdade) e o Balneário Municipal.

O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos - com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

O Programa de Governo Eletrônico brasileiro pretende transformar as relações dos três níveis de Governo (municipal, estadual e federal) com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados promovendo a interação com empresas e indústrias e fortalecendo a participação.

O encontro contará também com participação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Diretoria de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e do Governo do Estado MS, através da SUCITEC/SEMAC.

Serviço:

Outras informações podem ser obtidas com Boni (Assessor de Comunicação Social) da Prefeitura Municipal de Bonito (9237-6506) e Frederico Valente/Diretor de Promoção de Investimento da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional (061) 3414 0122.

A Polícia Militar Ambiental lança em parceria com a empresa EDP - Energias do Brasil, uma campanha de informação ao pescador amador e profissional sobre a legislação de pesca na bacia do rio Paraná e Paraguai. As informações estão contidas em um livreto de bolso, contendo 24 páginas, denominado MANUAL DO PESCADOR. Nele, tanto o pescador esportivo, como o pescador profissional terão acesso a todas as penalidades previstas na legislação e todas as normas para a Pesca em Mato Grosso do Sul. São às seguintes informações: Tamanhos mínimos de captura para as espécies, com figuras de identificação de cada uma, para as quais a legislação traz restrições.

Vale ressaltar, que aparecem no manual as restrições de medidas previstas na Instrução Portaria 03, de 28 de janeiro de 2008 do IBAMA, para a bacia do rio Paraguai, que prevê tamanhos mínimos de captura para a "jurupoca" (40 cm), o "jurumpensem" (35 cm), a "piapara" (25 cm), a "corvina" (30 cm), o "piau-verdadeiro" (30 cm), o "pati" (65 cm) e o "armado, ou armao" (35 cm). Como os turistas e pescadores de Mato Grosso do Sul não conheciam esta Legislação, poderia ocorrer de efetuarem a captura destes peixes fora da medida, o que é um crime ambiental punível com pena de 01 a 03 anos de detenção.

Além das medidas, são também descritos todos os petrechos de pesca proibidos e permitidos para as duas bacias, bem como a cota de captura, os locais proibidos para a pesca, informações sobre captura de iscas vivas, sobre o transporte e o lacre de pescado nos postos da Polícia Militar Ambiental e sobre o que é a "piracema" e suas peculiaridades.

Outra informação de extrema importância é a que trata dos rios onde a pesca é proibida, onde só é permitida pesca na modalidade pesque-solte e, ainda, os rios onde há restrições sobre a navegação, como no rio Salobra, onde a pesca é proibida e só se pode navegar nele com motor de 15 HP, de 04 tempos.

O manual ainda informa sobre os preços de licenças de pesca para todas as modalidades e ensina os locais, onde podem ser obtidas e um passo a passo sobre como obtê-las pela internet.

A Polícia Militar Ambiental distribuirá o Manual do Pescador em todos os Postos e Subunidades, em especial, naqueles localizados nas entradas do Estado, como Três Lagoas, Bataguassu, Mundo Novo, Cassilândia, além dos existentes nas rodovias, como o de Aquidauana, de Miranda e Buraco das Piranhas.

Policiais de Campo Grande também farão na manhã de segunda feira (dia 1º), a partir da 09h00min, barreira educativa no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Terenos, para distribuir o Manual aos pescadores que estarão adentrando o Pantanal para exercer a pesca no primeiro dia de abertura.

O Manual também será disponibilizado no site da PMA (www.pma.ms.gov.br). Com isso, o Comando da PMA espera que os pescadores tendo acesso à toda a legislação, evitem cometerem pesca predatória, evitando dessa forma, de serem presos e perderem todos os matérias de pesca, barcos, motores de popa, além de terem os veículos apreendidos e poderem, ao final do processo, pegar pena de 01 a 03 anos de detenção e multa administrativa que pode passar de R$ 100.000,00.

A Campanha será desenvolvida durante todo o ano e sempre que houver alterações na legislação, elas serão lançadas no Manual e informadas no site.

O Manual traz os municípios onde estão as Subunidades da PMA e os respectivos telefones, além do e-mail da sede do batalhão em Campo Grande, disponível para receber denúncias.

Durante essa semana , a cidade de Bonito (MS) recebeu a visita de equipe técnica de representantes do Ministério do Turismo, Sebrae e Instituto Marca Brasil (IMB) com a finalidade de verificar se os produtos e serviços elaborados ou adaptados durante a participação da cidade no Projeto Economia da Experiência estão de acordo como conceito da que visa inspirar, satisfazer e supreender o turista.

Dos 20 estabelecimentos visitados 17 deles demonstraram que podem oferecer ao turista uma experiência diferenciada.

O primeiro Encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais, além de transformar Campo Grande no centro da discussão cultural do País durante o evento, teve mais um resultado produtivo. Mesmo não estando previsto no cronograma inicial, a grande quantidade de representantes da área cultural do interior do estado de Mato Grosso do Sul se uniu e criou, na manhã de ontem (24) o Fórum Permanente dos Gestores Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Representantes de 14 municípios do Estado entre eles Naviraí, Iguatemi, Nova Alvorada do Sul, Aral Moreira, Paranaíba, Amambai, Cassilândia, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Bonito, Bodoquena e Campo Grande se uniram em um objetivo comum: buscar projetos de forma coletiva para o Estado. Na ocasião, foi eleita uma comissão provisória com um representante legal de cada um dos municípios presentes. O objetivo é estender a participação a todos os municípios do Estado.

Os prefeitos de cada uma das cidades receberão um ofício solicitando a liberação dos representantes para a próxima reunião, marcada para o dia 19 de março. O objetivo é discutir, em um dia inteiro de reunião o regimento do Fórum, eleger a diretoria definitiva e estabelecer as diretrizes gerais do trabalho.

O diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac) Athayde Nery acredita que, a partir desse momento, a cultura no Estado "deixa de ser um leão sem dentes". "A constituição do Fórum dos Gestores Municipais de Mato Grosso do Sul é um sinal de maturidade e consciência coletiva em apresentar projetos e desenvolver uma política cultural que respeite a especificidade de cada cidade", frisa.

"O grande passo foi a junção dos municípios para que os recursos sejam buscados de maneira coletiva. Existem cidades que estavam com uma demanda pequena. Precisamos juntar as necessidades dos municípios para que o custo da busca de recursos junto ao Ministério da Cultura (Minc) seja menor", explica Athayde.

O primeiro objetivo do Fórum é a discussão da demanda da cultura em Mato Grosso do Sul e identificar os problemas em cada cidade e região. Em seguida parte- se para a construção do intercâmbio cultural entre os municípios. "O passo final é construir um consórcio entre as cidades, visando a busca de recursos em Brasília. O mais importante é não ter medo de ser democrático. Precisamos compartilhar problemas e resolver coletivamente", finaliza.