imagem do onda

Notícias de Bonito MS

<P>O Aquário do Pantanal, empreendimento do governo do Estado previsto para entrar em operação no final de 2011, deve aumentar significativamente o fluxo de turistas para Campo Grande, beneficiando também o setor hoteleiro, transportes aéreos e afins.</P>
<P>Três propósitos estão sendo levados em conta na concretização do Aquário, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Menezes. "São propósitos contemplativos e turísticos, educacionais e científicos", destacou o secretário. Carlos Alberto afirmou que o empreendimento será um local de pesquisas científicas internacionais, um fórum de discussões de projetos ambientais e de programas educacionais.</P>
<P>"Com o Aquário do Pantanal aproximaremos contatos com universidades internacionais, por meio de pesquisas científicas", afirmou Carlos Alberto. O Aquário do Pantanal contará com 20 tanques, sendo 16 com espécies do Pantanal e 4 com a espécies da biodiversidade do Brasil.</P>
<P>"A edificação abrangerá a acessibilidade para todos os setores. A construção será uma manutenção para os aspectos da sustentabilidade, como o reuso adequado da água, redução do consumo de energia, além de outros requisitos" afirma o arquiteto Rui Ohtake, responsável pelo projeto.</P>
<P>O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes.</P>
<P>Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos 20 tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.</P>

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove no período de 28 de julho a 1º de agosto a 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito. Animam os shows: Paula Fernandes (28), Gal Costa (29), Lulu Santos (30) e Maria Gadu (31).

Considerado o maior festival da região Centro Oeste, serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão no evento, que deverá movimentar nos cinco dias, valor três vezes maior. O dinheiro aplicado para a realização do festival é em sua maioria da iniciativa privada.

O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, ressalta que o evento é realizado há quatro anos ao custo de R$ 1,5 milhão, pago pela iniciativa privada. "Quando precisa, o governo complementa", explica.

Um dos principais ícones da Tropicália - movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968, estará presente no palco principal da 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito. A baiana arretada Gal Costa chega a Bonito com seu cristal (voz única) assim considerada pela imprensa brasileira. O ritmo baiano tem data e hora marcada. Os repertórios que marcaram época, traduzidos na voz de Gal, incendeiam o palco da grande tenda da 2° noite do evento (29).

Em seu histórico, Gal apresenta nada menos do que 36 discos e três DVD's, cujas canções interpretadas com sua voz aguda, são de compositores de peso como: João Gilberto, Caetano Veloso, Ângela Maria e Dalva de Oliveira. Sua trajetória é dividida em sucessos e movimentos que marcaram época no Brasil. Além de fazer parte da Tropicália cantando o sucesso "Divino Maravilhoso", Gal gravou "Baby", música de autoria de Caetano Veloso que foi feita e dedicada especialmente pra ela.

Depois da trajetória de movimento e revoluções na década de 60, Gal passou pela década de 80, como absoluta no rol das estrelas de primeira grandeza da música popular brasileira, chegando a ser considerada por alguns como a maior cantora do Brasil. Com repertório eclético, gravou Jorge Ben Jor, Cole Porter e compositores então iniciantes, como Carlinhos Brown. Com o sucesso na década de 90, Gal continuou se consagrando como uma das cantoras que mais vendem do Brasil.

Gal ficou conhecida por gravar canções de grande sucesso nacional e internacional, dentre eles "Vapor Barato" (Jards Macalé/ Waly Salomão), "Meu Nome é Gal" (Roberto/Erasmo Carlos), "London London" (Caetano Veloso), "Deixa Sangrar" (Caetano), "Folhetim" (Chico Buarque), "Balancê" (J. de Barro/A. Ribeiro), "Índia" (J. Flores/ M. Guerrero), "Festa do Interior" (Moraes Moreira) e "Vaca Profana" (Caetano Veloso).

Em seus mais de 35 anos de carreira, Gal chega a Bonito acompanhada por Luis Meira, no violão, Jacaré, na percussão e Dudinha, no baixo. No palco do FestinBonito deste ano, Gal promete misturar igredientes como arte e alegria. No repertório, canções que fizeram história e grande sucesso como "Eu vim da Bahia", "Meu bem Meu mal", "Folhetim", "Vatapá", "Você não entende nada", "Festa do interior", "O Balancê", entre outras.

Com voz doce e olhar cativante Paula Fernandes abre na próxima quarta-feira, dia 28, o 11° Festival de Inverno de Bonito. Esta é a primeira vez que a artista se apresenta no Estado. Apesar da maioria das músicas de seu último disco serem baladas românticas a cantora diz que o público pode esperar uma apresentação bem animada. "É um show dançante", diz Paula. "Estou preparando um repertório especial", finaliza sem contar detalhes sobre as músicas que serão interpretadas. A estreia na Grande Tenda será gratuita e acontece às 22 horas. Os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria no dia do show.

No palco, além de cantar a artista toca violão e guitarra. Seu trabalho mais recente, "Pássaro de Fogo", reúne 15 canções com composições da artista e inclui sucessos como "Jeito de Mato", gravada com participação especial do cantor Sul-Matogrossense Almir Sater. Quanto à parceria Paula resume: "Foi só essa (música), mas já valeu por muitas". No mesmo CD está incluída a faixa "Espaço Sideral", com participação da dupla mineira Cesar Menotti e Fabiano e "Meu eu em você", composta em parceria com Victor Chaves, da dupla Victor e Leo, que interpretou a canção. A música também fez grande sucesso na voz de Bruno e Marrone.

A cantora e compositora mineira de 25 anos nasceu em Sete Lagoas, município distante 65 quilômetros de Belo Horizonte capital de Minas Gerais, e começou a cantar ainda criança, aos oito anos. Quando completou 10 anos lançou seu primeiro disco independente. Aos 12 anos lançou o segundo CD "Ana Rayo", com repertório pop sertanejo, inspirado na novela "Ana raio e Zé Trovão". Mais tarde gravou a canção "Ave Maria Natureza", uma versão da "Ave Maria" de Schubert, incluída na trilha da novela "América". O terceiro trabalho "Canções do Vento Sul", teve participação do cantor Sérgio Reis.

Inspiração

Amor e paixão são temas constantes nas letras que compõe. Segundo a artista a sugestão para uma canção pode vir de um grande encontro ou de uma música. "A inspiração vem de dentro e a gente tem que acatar", diz a cantora, que define seu ritmo como pop rural. "A cominação das notas pode ser infalível", completa Paula Fernandes, que afirma ser bastante influenciada pela música sertaneja de raiz e por elementos da vida no campo, onde foi criada.

Seu mais novo projeto é a gravação do primeiro DVD, no dia 31 de agosto, em Belo horizonte.

O Conselho Superior da Magistratura autoriza a criação do Projeto Padrinho na Comarca de Bonito (cidade distante 258 quilômetros a sudoeste de Campo Grande). A solicitação é da juíza titular da 2ª Vara da Comarca, Paulinne Simões de Souza Arruda.

Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), a coordenadora do Projeto Padrinho em Campo Grande, Rosa Pires Aquino, e uma psicóloga do Fórum da Capital, visitarão em breve a comarca para prestar orientações.

O Projeto Padrinho tem 10 anos e está presente em 50 cidades brasileiras. No Estado, o projeto, além da Capital, existe em Amambai, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Rio Brilhante e Três Lagoas. Maracaju tem seu pedido de implantação sendo apurado.

Cerca de 150 crianças acolhidas em 11 abrigos são beneficiadas em Campo Grande. Os apadrinhamentos são: afetivo; voluntário; prestador de serviço e família acolhedora.

Em 2007, o Projeto Padrinho foi premiado como melhor projeto na área de infância e juventude pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Três grupos teatral e de dança já reconhecidos no Estado marcam presença durante o 11º Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 28 de julho a 1º de agosto.

A Companhia Dançar Bonito (Bonito/MS), Estúdio Blance Torres (Dourados) e CTG Chama Crioula (São Gabriel do Oeste) são as atrações de dança do Palco das Águas, instalado na Praça da Liberdade.

O público infantil também terá espaço na 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito. Na sexta-feira (30), no Ecoespaço, haverá a discussão sobre Cinema Infantil com a presença do coordenador de produção da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Guto Lima, e logo após, às 18 horas, haverá a exibição dos principais filmes infantis realizados pela Mostra de Cinema de Florianópolis.

Fazendo parte do núcleo Pensando Cinema do FestinBonito, Guto Lima, produtor da Mostra de Cinema Infantil, estará discutindo sobre as principais características do cinema feito especialmente para o público infantil. Guto Lima é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e trabalha há dez anos no audiovisual. Em sua trajetória, o produtor cultural traz na bagagem produção de programas de TV, documentários e a coordenação de mostras de vídeos catarinenses.

Guto Lima foi, durante dois anos, membro do Conselho Estadual de Cultura, representando a Associação Cultural Cinemateca Catarinense. Atualmente, Guto é o coordenador dos produtores dos curtas da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Após as discussões que terá com o mediador, o jornalista Renato Heimbach, haverá a exibição dos principais filmes que ganharam prêmios na última Mostra de Cinema Infantil que aconteceu de 19 de junho à 4 de julho, em Florianópolis.

Mostra de Cinema Infantil

A Mostra de Cinema Infantil é um projeto que exibe filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil. O evento, que já está na sua 9º edição, reúne centenas de crianças e estudantes da Rede Pública e Privada de Florianópolis, que se encantam com a magia e a criatividade dos filmes produzidos por cineastas de todo o Brasil, que têm como foco principal assuntos relacionados ao público infantil.

A amostra de cinema tem a entrada franca e transporte gratuito para escolas públicas. No último evento foram somados 22.571 espectadores , sendo 99% crianças. "Durante todos esses anos, trabalhamos muito para ajudar a construir um cenário, incentivando a produção através de debates, palestras e muitas discussões e propostas. Os resultados estão aí," ressalta a diretora da mostra, Luisa Lins. "Em 2010, são mais de 70 filmes de curta-metragem brasileiros dirigidos ao público infantil. É um grande avanço, mas ainda há muito para ser feito", conclui.