imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O turismo de Mato Grosso do Sul está promovendo uma grande ação promocional em países estratégicos da Europa. O governo do Estado, através da Fundação de Turismo e com o apoio do Ministério do Turismo, estará presente na Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, juntamente com o Gopan (Grupo de Operadoras de Turismo de Mato Grosso do Sul), Apan (Associação de Pousadas Pantaneiras), Abav/MS (Associação das Agências de Viagens), Atratur (Associação dos Atrativos turísticos de Bonito), Senac (parceiro na gastronomia), Sebrae (rodada de negócios) e ainda as operadoras Águas do Pantanal, Impacto Ecoturismo, Open Door Operadora, Pioneiro Turismo e ainda a operadora de São Paulo Venturas e Aventuras Operadora. É a primeira vez que o Estado promove, divulga e comercializa o destino Mato Grosso do Sul em mercados internacionais, com recursos próprios.

O Estado fará um Road Show nos quatro países, que começou dia 13 de maio, na cidade de Munique, Alemanha. A equipe do turismo sul-mato-grossense fez uma apresentação sobre Mato Grosso do Sul, mostrando roteiros turísticos, estrutura, gastronomia, com o objetivo de fomentar e consolidar a venda do destino no mercado internacional. O Road Show na cidade alemã contou com a presença de 50 operadoras convidadas, da representante do Consulado Geral do Brasil na Alemanha, Junia Sonntag, e também da gerente da TAP em Munique, Katja Kimmig.

Durante o evento foi mostrado um vídeo institucional do turismo do Estado de MS e uma apresentação cultural, além de um coquetel e degustação de comida típica. Além disso, como será em cada Road Show, foram sorteados um livro sobre pássaros do Pantanal, uma cachaça produzida na região de Campo Grande e dois pacotes turísticos para que os operadores europeus convidados possam conhecer in loco as belezas do destino Pantanal/Bonito.

A apresentação cultural dos Road Shows leva a sonoridade do Pantanal, retratada pela música do compositor e instrumentista Gabriel Sater, que traz no repertório a variada música sul-mato-grossense. Os convidados têm a oportunidade de ouvir do chamamé ao choro, do tango às guarânias, de valsas a polcas paraguaias, de baladas a temas mais modernos, todos com os tons de Mato Grosso do Sul. A música popular brasileira, o folclore e o erudito também se fundem neste caldeirão de sonoridades inusitadas e o resultado é uma arte extremamente agradável e marcante.

Depois de Munique (13) e Milão (15) a equipe segue para Barcelona (17), Espanha. Finalmente, dia 19 em Lisboa, os representantes do turismo de Mato Grosso do Sul terminam a ação na Europa juntamente com o governador do Estado, André Puccinelli. Estarão presentes também, a secretaria de Produção e Turismo, Tereza Cristina e a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun. Após a abertura do Road Show na capital de Portugal, o governador segue para o Japão aonde vai em busca de atração de investidores e parceiros para empreendimentos em Mato Grosso do Sul.

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, essa nova ferramenta de divulgação é uma boa alternativa. "Será uma maneira de estreitarmos relacionamento com o trade dos países presentes, com a finalidade de promover e divulgar as riquezas do Mato Grosso do Sul, como Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande, incentivando a comercialização de seus produtos turísticos para a promoção do desenvolvimento sustentável. É uma excelente oportunidade de promoção, divulgação institucional, comercialização e reforço de contatos empresariais", finaliza Nilde.

A Embrapa prepara ações para a Semana dos Alimentos Orgânicos, que começa no dia 26 de maio. As ações são coordenadas pela Superintendência Federal da Agricultura do MS.

No primeiro dia haverá um café da manhã orgânico no Sebrae de Campo Grande e um painel discutindo as Políticas Públicas para Apoio à Produção de Orgânicos nos Municípios do Mato Grosso do Sul. Quem vai abordar o assunto é o superintendente estadual da Agricultura, Orlando Baez.

Outras palestras serão realizadas, focando a legislação federal para orgânicos e a política de agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Terça-feira haverá um seminário sobre pecuária orgânica na Embrapa Gado de Corte, também em Campo Grande.

No dia 28 acontece em Bonito uma reunião entre produtores orgânicos e o setor de turismo, articulada pelo projeto GEF Rio Formoso. Na quinta-feira, dia 29, às 8h30, em Corumbá, haverá o seminário Importância da Agricultura Orgânica na Produção Agrícola. No dia 30, sexta-feira, o pesquisador Milton Padovan, da Embrapa Agropecuária Oeste, fará palestra e atividade de campo na Unigran Dourados. Na véspera, dia 29, ele fará uma palestra na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) em Glória de Dourados.

Na semana seguinte - de 2 a 6 de junho - Padovan fará um curso básico de agroecologia na Efait (Escola Familiar Agrícola de Itaquiraí).

No último dia 28 de Abril os guias de turismo de Bonito (MS) comemoraram os 15 anos de formatura da primeira turma desses profissionais no Município.

O ano de 1993 foi um marco para Bonito (MS), pois se pode dizer que o turismo nessa encantadora Cidade passou a ter um atendimento especial aos visitantes, passando a ser profissional. Vale lembrar que nesse mesmo ano, a profissão foi regulamentada pelo Governo Federal.

Novos guias de turismo se formaram nesses últimos anos e integraram aos pioneiros, merecedores de prestígio, pelo próprio pioneirismo, influenciando a formação de um sistema turístico, moldado no profissionalismo e na hospitalidade.

Na comemoração, além de um típico churrasco sul-matogrossense, preparado pelo próprio Presidente da Associação de Guias de Turismo de Bonito, Amândio Pazetto, foi temperada com nostalgia e emoções.

A festa foi também prestigiada pelo Prefeito de Bonito Zé Arthur, o qual também ocupava o cargo de Prefeito na gestão 1993-1996, sendo um personagem importante no convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o SEBRAE e a própria Prefeitura Municipal de Bonito, que resultou no primeiro curso de formação de guias de turismo do Município.

Será realizado, de 11 até 13 de julho, em Bonito, o "II Nó de Corda" evento que, em sua segunda edição, pretende mobilizar capoeiristas de MS e convidados de outros Estados com o objetivo de promover o esporte, principalmente como fator de inclusão sócio-cultural.

De âmbito nacional, a realização terá apresentações, cursos, "batizados" e trocas de graduação. Suas metas específicas são a divulgação, o intercâmbio e a integração da capoeira na comunidade, especialmente na comunidade escolar.

De acordo com um dos coordenadores do II Nó de Corda, Sabino Jan Job (mestre Cipó) o evento é organizado pela Associação Cultural Capoeira Camaleão, fundada em 1996 e que tem sede própria em Curitiba, mas desenvolve atividades em municípios de vários Estados, incluindo Bonito, onde trabalha com diversas entidades.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou ontem (14/05) de café da manhã com integrantes das Comissões de Turismo do Senado, da Câmara dos Deputados e representantes do setor turístico para destacar a importância da Lei do Turismo, que está sob apreciação do Legislativo. O texto, um marco regulatório para o setor, consolida um ambiente ideal para o desenvolvimento do turismo. São propostas medidas que visam condições favoráveis ao investimento e à expansão da iniciativa privada e, ao mesmo tempo, promovem o turismo como fator de inclusão social, meio que gera trabalho e renda.

"Precisamos ter uma linguagem comum e também indicadores confiáveis sobre a atividade turística no Brasil. Esses indicadores nós teremos a partir da aplicação da Lei do Turismo. O primeiro passo para qualquer ação que o Ministério do Turismo possa fazer é contar com diagnóstico. E, para ter isso, precisamos de uma lei que ofereça condições adequadas ao planejamento", disse a ministra. Ela destacou ainda que todos os envolvidos na cadeia produtiva do turismo foram ouvidos na elaboração do texto da lei. "O nosso esforço, agora, é para a lei ser aprovada ainda este ano".

Após o café, Marta Suplicy e os parlamentares reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o líder de governo na Câmara, Henrique Fontana PT (RS). A ministra argumentou que já é possível ao Legislativo apreciar o projeto, que passou por diversas discussões e tem uma redação considerada consenso entre os vários segmentos que atuam na cadeia turística.

O deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) explicou que apresentou requerimento de constituição de Comissão Especial para apreciação da projeto. "Sabendo como o texto foi formulado, as chances de consenso são boas e, por isso, podemos trabalhar com mais celeridade em sua apreciação", disse Cadoca. Arlindo Chinaglia deferiu o requerimento e considerou que, "se houver condições regimentais, o projeto será levado ao plenário".

Formar uma rede de troca de informações com a participação de entidades governamentais e civis é o objetivo dos governos federal e estadual com o Observatório da Sustentabilidade do Pantanal. O projeto, encabeçado pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, orgão ligado ao Ministério da Integração Nacional (SCO/MI), foi detalhado às 14h de ontem, no auditório do Imasul, no Parque dos Poderes.

"Queremos formar uma rede de atores como pesquisadores, turistas, pousadas e fazendeiros para trocar informações periódicas sobre pesquisas, exploração social e controle ambiental", disse o diretor de promoção de investimentos da SCO/MI, Frederico Valente, em entrevista ao Primeira Notícia da quarta-feira (14).

Segundo o diretor, o estudo foi dividido em três etapas. "Primeiro, a elaboração de uma forma de estudo no observatório; depois o levantamento de todos os atores que atuam no Pantanal do Paraguai, Bolívia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por último, estudamos o formato; como vai funcionar o observatório", explicou.

Antes de tornar o projeto realidade, a SCO/MI ainda vai realizar outras duas reuniões em Mato Grosso do Sul. Depois de Campo Grande, o público de Corumbá e da Bolívia vai ter a oportunidade de conhecer a proposta. Por último, a explanação será feita em Ponta Porã - com a participação dos paraguaios.

Participaram do evento de ontem à tarde representantes de órgãos estaduais, Embrapa-MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, entre outros.

A próxima edição do Salão de Turismo - Roteiros do Brasil terá participação de 41 operadoras de turismo de oito países da América Latina. Segundo José Freitas Ornelas, coordenador do projeto Caravana Brasil Internacional, estão confirmadas as presenças de operadoras da Aregentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia.

Eles chegarão dia 18 em São Paulo para participarem do Salão no dia 20 e no dia 21 iniciarão um tour por cidades como Salvador, Maceió, Recife e Natal. O dirigente confirmou que para o encontro Braztoa, em novembro, em São Paulo, deve vir um grupo de 70 a 80 operadores.