Notícias de Bonito MS
A área de Saúde Bucal pública de Bonito foi contemplada com o 1º lugar entre as cidades de Mato Grosso do Sul com menos de 100 mil habitantes em concurso promovido pelo Conselho Nacional de Odontologia, através dos conselhos regionais.
A informação, confirmada pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Silvano Silvestre, foi publicada juntamente com a notícia de que a capital, Campo Grande, venceu o Prêmio Nacional Sorriso Brasil
O concurso apresentou duas categorias: com menos e com mais de 100 mil habitantes. Em MS, no grupo dos municípios com menos de 100 mil, Bonito, em 1º, foi seguido por Aquidauana (2º) e Taquarussu (3º).
Os critérios para as escolhas levaram em conta o número de habitantes com relação ao de dentistas, a relação entre equipes da saúde bucal e equipes dos programas saúde da família e cobertura populacional alcançada pelo município, maior número de policlínicas em funcionamento (de acordo com o plano diretor regional), menor índice epidemiológico de cárie dentária em idade escolar e sobre o atendimento na Saúde Pública.
Ainda de acordo com o presidente do CRO foram levadas em conta atividades de promoção da saúde bucal para pacientes com necessidades especiais, idosos e gestantes, além do diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento de câncer bucal.
Silvano afirmou também terem sido considerados os municípios que realizaram concursos públicos com vagas para cirurgiões dentistas e apresentaram melhores salários para a categoria com relação aos outros profissionais.
O Trem do Pantanal, que deve entrar em funcionamento novamente em maio de 2009, vai ser operado pela empresa paranaense Serra Verde Express, criada em 1996 para administrar o transporte de pessoas no trecho ferroviário entre Curitiba e Paranaguá, no Paraná.
A primeira viagem de trem da Serra Verde Express aconteceu em 1º de maio de 1997, com 18 vagões em operação. Em 10 anos de atividades, o roteiro é o segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Atualmente, o sistema transporta - por ano - quase 140 mil pessoas, sendo 20% dos passageiros estrangeiros.
A Serra Verde ainda lançou - este ano - o primeiro trem de luxo do País, o Great Brazil Express. O percurso vai de Castro (PR), passando por Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e Cascavel, com dois dias de duração em 500 quilômetros de extensão. Segundo o presidente da empresa, Adonai Aires de Arruda, apenas em julho a Serra Verde Express transportou 15.600 passageiros em seus trens.
O Grupo de Trabalho Interministerial criado pela Presidência da República para estudar e promover a recuperação do rio Taquari vai se reunir em Corumbá no dia 20 de setembro, a fim de definir estratégias financeiras que permitam implementar ações para reverter o assoreamento do rio. A reunião acontece na sede do Sindicato Rural e contará com a presença do senador Delcídio do Amaral (PT). "A fase de estudos está praticamente encerrada. Agora vamos partir para a ação", afirmou o senador, que atuou para a criação do GTI, em 2006.
O grupo é formado por representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios dos Transportes, Agricultura, Meio Ambiente, e Integração Nacional, e da ANA (Agência Nacional de Águas). Duas ações já foram definidas: o replantio das matas ciliares nas cabeceiras do rio, sobretudo em Coxim, e a realização de pequenas dragagens nos pontos mais assoreados.
Para a reunião do dia 20 serão convidados produtores rurais das áreas atingidas pelo assoreamento, autoridades municipais e estaduais da área de meio ambiente.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, anunciou ontem (11/09) aos integrantes do Conselho Nacional do Turismo (CNT) que a Lei Geral do Turismo será sancionada na semana que vem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Barreto também lembrou que a lei será fundamental para a organização da Copa de 2014, já que garantirá segurança jurídica aos investimentos privados que serão feitos no Brasil para a realização do evento.
Integrantes da diretoria da ABAV Nacional participam no dia 12 de setembro da Reunião de Diretoria da entidade, na Aldeia Centro de Convenções, em Bonito (MS). O encontro tem o objetivo de discutir assuntos da atualidade do setor, como Código de Ética e a implantação da Tabela de Valores Referenciais de Serviços prestados pelas Agências de Viagens.
"Estamos muito agradecidos com o convite e com o engajamento do presidente da ABAV/MS, Ney Gonçalves, assim como de todo o trade local, que se mobilizaram para viabilizar a realização dessa reunião", destaca o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
A viagem começa amanhã (11/09) quando a diretoria embarca para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A reunião será realizada no dia 12 e no dia 13 a a diretoria terá a oportunidade de explorar a região com um programa planejado pelo presidente da ABAV/MS. No final do dia, a diretoria da ABAV Nacional e membros da ABAV/MS receberão autoridades do trade local para um jantar.
A ABAV 2008 contará com a participação de diversos empreendimentos hoteleiros. A grande adesão é devido ao reconhecimento da feira de turismo pelo setor tanto no Brasil quanto no exterior.
"Devido à grande importância da ABAV, que reúne os principais players do trade turístico do Brasil, faz-se essencial a presença no evento, pois através dele mantemos relações com as principais empresas do segmento", argumenta a gerente de vendas do Grupo Posadas, Carolina Massocato.
A feira será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo www.feiradasamericas.com.br.
O filme "Cabeça a Prêmio", dirigido por Marco Ricca, Marcelo Aquino e Felipe Braga e que terá uma parte rodada em Corumbá, já está em fase de pré-produção.
A produtora de elenco local, Carol Araújo, esteve em Corumbá no último fim de semana realizando testes para elenco secundário e figurações especial e geral. "Uma coisa que o Marco sempre desejou, é compor uma figuração que mostre a miscigenação do nosso Estado. Temos imigrantes japoneses, libaneses, espanhóis, aqui em Corumbá a relação com Bolívia é muito forte, fator que enriquece ainda mais nossa cultura", explicou Carol.
A pré-produção iniciou em Campo Grande no mês de agosto e a previsão é o filme comece a ser rodado ainda este mês. Além de Corumbá, cenas serão gravadas na Bolívia, Campo Grande, Bonito, Sidrolândia, e Paulínia (SP).
"Corumbá provavelmente vai servir de locação para o filme durante a fuga do casal. Vão ser retratadas as famílias ribeirinhas, a relação com o país vizinho, a Bolívia, e a miscigenação das raças", explicou Ricca em sua primeira visita a Corumbá, no início de março. Devem compor o elenco principal do filme a atriz Alice Braga e o ator Eduardo Moscovis.
"Assim como nos outros municípios, a Prefeitura de Corumbá foi absolutamente receptiva em relação ao projeto desde o primeiro momento. Recebemos apoio de infra-estrutura e logística desde a fase de visitas para avaliar possíveis locações, são atitudes como essa que possibilitaram a gravação do filme no Estado", disse a produtora executiva, Camila Groch.
Sinopse
A trama de "Cabeça a Prêmio" se desenrola a partir do núcleo familiar formado pelos irmãos Menezes - Mirão e Abílio -, prósperos pecuaristas do Centro-Oeste brasileiro e chefões de negócios ilícitos. O bonachão e obeso Mirão é um homem de hábitos simples, porém ambicioso e com um apetite especial pelo poder.
Busca manter uma estrutura familiar sólida e não dissimula o amor possessivo e doentio que nutre pela filha Elaine. "Cabeça a Prêmio" narra a tentativa desesperada de Mirão em resistir às pressões em um momento em que elas parecem vir de todos os lados. Abílio Menezes, o caçula, sempre foi hostilizado pelos irmãos por não esconder as suas preferências homossexuais num ambiente em que o machismo impera.
Alvo constante de chacotas, Abílio cozinha em fogo lento todo seu ressentimento. Ele participa dos negócios representando o caminho da radicalização, da violência, e assim entra em conflito com Mirão, defensor de uma reação mais pensada e cautelosa aos ataques que eles vêm sofrendo.
Em meio a isso, Elaine, filha de Mirão, burla a vigilância paterna e inicia uma aventura amorosa com Denis, o piloto de avião que trabalha para os Menezes - caso que o pai nunca aceitaria. Ao descobrir o romance, Abílio passa a assediar o piloto em busca de satisfação sexual, ameaçando-o de forma quase sádica.
A situação de Denis e Elaine torna-se definitivamente insustentável quando ela descobre que está grávida. Acuados, Denis e Elaine fogem, ele com um monomotor carregado de muamba. Denis tem assim a sua cabeça posta a prêmio por Mirão, que ainda desconhece que sua filha fugiu com o piloto.
Perseguido por Brito e Albano, pistoleiros e empregados da fazenda dos Menezes, Denis executa o único movimento capaz de livrá-lo das garras de Mirão: ele se entrega à Polícia com Elaine. Em um acordo de delação premiada, Denis expõe o esquema dos Menezes aos policiais. Com isso, Mirão e Abílio saem temporariamente de cena para escapar da Justiça.