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Notícias de Bonito MS

A ALL (América Latina Logística) já deflagrou as ações para divulgar o novo atrativo turístico de Mato Grosso do Sul, o "Trem do Pantanal", que terá sua primeira viagem ao público no dia 16 de maio.

A viagem oficial de inauguração será na sexta-feira, com participação confirmada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A passagem do Trem do Pantanal vai custar de R$ 39 a R$ 126. O trem terá nove vagões.

Para projetar o atrativo, a ALL lançou esta semana a campanha que leva o mote "Proporcionar este retorno é acreditar na força desta terra". Os investimentos necessários para reativação do trem de passageiros foram de R$ 18 milhões.

Ele será operado pela Serra Verde Express. A campanha inclui front-light na saída do aeroporto e outdoors em algumas das principais saídas da cidade.

O governador André Puccinelli, por intermédio da lei de número 3.660/2009, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (5), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, o Festival da Guavira, realizado tradicionalmente na última semana do mês de novembro de cada ano, no Município de Bonito (MS). A lei entrou em vigor a partir de ontem (5).

A referida lei visa atender o Projeto de Lei (PL), 202/08, do deputado estadual, Antônio Carlos Arroyo, que inclui a Festa da Guavira, em Bonito, no Calendário Oficial. O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa, no dia 22 de abril de 2009.

Técnicos do governo do Estado vistoriaram na tarde de terça-feira(5) as estações de Aquidauana, Taunay e Palmeiras, que farão parte do cenário da viagem inaugural do Trem do Pantanal, marcada para esta sexta-feira, 8 de maio. A viagem contará com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, do governador André Puccinelli e demais autoridades do Estado.

Inicialmente, o Trem do Pantanal irá circular com cinco vagões de passageiros, todos com ar condicionado, um vagão destinado ao restaurante e outro destinado a serviços gerais, incluindo a cozinha. É nesse vagão que estará acoplada a locomotiva.

O governo realizou investimentos em 5 estações ferroviárias que integrarão o trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Taunay, Miranda, Aquidauna e Indubrasil. Somente nesta estação, foram investidos R$ 1,6 milhões.

A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. "Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul", explicou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo.

A primeira viagem comercial acontece no dia 16 de maio, sendo que dezenas de passagens já foram comercializadas. Inicialmente o Trem do Pantanal irá operar com capacidade para transportar 280 passageiros. Um vagão envolve a classe econômica, cuja passagem até Miranda custa R$ 39,00. Outros dois vagões serão turísticos (R$ 77,00). Os vagões executivos e camarotes custarão R$ 126, contando com serviço de bordo com lanche, água, refrigerante, cerveja e comissário bilíngüe.

As saídas de Campo Grande a Miranda acontecerão sempre aos sábados, às 7h30, com previsão de chegada às 18h. Já o retorno será sempre aos domingos, saindo 8h30, chegando em Campo Grande por volta das 19h15.

A empresa que administra o passeio garante que até final do próximo ano irá concluir a manutenção da estrada de ferro entre Miranda e Porto Esperança, dando condições que o Trem do Pantanal chegue finalmente a Corumbá. Quando estiver operando nesse trecho, serão disponibilizados sete vagões para passageiros, dando condições de transportar 400 pessoas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar por mais de uma hora no novo Trem do Pantanal na sexta-feira (8). Ontem, a equipe precursora do Palácio do Planalto, fez o trajeto de Aquidauana até Palmeira e definiu o esquema de segurança e cerimonial.

Acompanharam a equipe de Brasília (DF) no trajeto o secretário de Governo Osmar Jerônnymo, a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun e o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

O projeto do Trem do Pantanal foi idealizado no primeiro mandato do presidente Lula.

Agenda

Na próxima sexta-feira, ele desembarca pela manhã na Base Aérea de Campo Grande, de onde segue de helicóptero até o 9ª Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana. De lá, segue de carro até a estação de Aquidauana, no Pantanal. O percurso é de 500 metros.

Lula embarca com a comitiva presidencial em Aquidauana e viaja 40 quilômetros até Palmeiras, segundo informações prévias sobre a agenda dele em Mato Grosso do Sul.

Trem do Pantanal

O Trem do Pantanal foi desativado em 1992, quando houve a privatização da rede ferroviária, uma das principais criticas de Lula quando foi eleito presidente.

Agora, 17 anos depois, parte do trajeto será retomado em trem de passageiro.

Os sete vagões sairam na semana passada de Sorocaba (SP), com destino a Campo Grande. O nome, novo Pantanal Express. Com velocidade de 20 quilômetros por hora, em Sorocaba os sete vagões passaram por ampla reforma interna e externa, bem como na parte mecânica.

Os trabalhos demoraram 45 dias. Além da lataria, foram revistos e trocadas peças envolvendo freios, eixos, engates, equipamentos de suspensão, rolamento, entre outros acessórios. Inicialmente, o Trem do Pantanal terá cinco vagões de passageiros, todos com ar condicionado, um vagão destinado ao restaurante e outro destinado a serviços gerais, incluindo a cozinha. É nesse vagão que estará acoplada a locomotiva.

A empresa Serra Verde Express investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão para reativar o trem, obedecendo todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A viagem inaugural do Trem do Pantanal acontece nesta sexta-feira (8). O governador André Puccinelli e demais autoridades do Estado participam da cerimônia.

Eles moram no campo aberto, longe da aglomeração. Têm tempo livre para passear pelas planícies naturais e só se alimentam de vegetais sem agrotóxicos, jamais plantados em áreas desmatadas. Para a saúde, fazem prevenção com ervas medicinais e homeopatia, como em comunidades hippies.

Não consta, porém, que haja muitas delas no Mato Grosso do Sul, onde esse estilo de vida, na verdade, é o dos bois \"orgânicos\", criados desde 2004.

Uma associação de pecuaristas do Pantanal começou o negócio da estaca zero naquele ano. Hoje, somada a um grupo de produtores do Mato Grosso, na região do Cerrado, encaminha para abate 1.000 animais por mês. Cerca de 400 deles saem do Pantanal, e o resto do Cerrado da bacia do Alto Paraguai, onde nascem os rios da região.

Ainda é uma produção pequena. A pecuária convencional sul-matogrossense é cerca de 500 vezes maior que a de produção ecologicamente correta. O nome orgânico não significa que bois convencionais sejam \"inorgânicos\". A expressão vem da política para agricultura dessa classe de alimentos, que proíbe uso de pesticidas inorgânicos.

Toda a carne bovina orgânica certificada brasileira sai hoje da bacia pantaneira e é distribuída pelo grupo JBS-Friboi, maior frigorífico do mundo. Para cada boi orgânico abatido pela empresa, porém, ela vende 570 animais criados de modo convencional.

Os números pequenos, contudo, não intimidam fazendeiros que adotaram esse modo de produção. \"O orgânico tem avançado muito rápido, até porque tinha pouco mercado\", diz Leonardo Leite de Barros, presidente da ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica). A entidade já certificou dez fazendas para criar gado orgânico no Mato Grosso do Sul e tem mais 12 em processo de avaliação. \"Quem tem pouco avança sempre mais rápido.\"

Barros administra com seu irmão Luciano a Fazenda Rancharia, em Corumbá (MS), onde bois pastam em campos alagáveis dividindo espaço com emas, capivaras e veados. Segundo ele outros produtores ainda têm receio de abandonar a pecuária intensiva, que requer desmate de áreas secas. \"Eles acham a gente completamente maluco\", diz. \"Acham que nos unimos ao inimigo.\"

O \"inimigo\", no caso, é a ONG ambientalista WWF Brasil, na verdade uma parceira nas negociações que consolidaram a cadeia produtiva do boi orgânico no país. Não foi algo fácil, já que boa parte da demanda por alimentos orgânicos é criada por pessoas vegetarianas.

\"A maioria dos nossos consumidores que a gente encontra nos pontos de venda são ex-vegetarianos, que não compravam carne por conta da questão do bem estar animal\", diz Josiane Stringhini, coordenadora de marketing do JBS-Friboi. O abate dos animais que chegam lá também segue procedimentos \"humanitários\", afirma.

\"O boi fica um período dentro do curral, para que possa descansar, e recebe uma ducha de água morna. Depois, recebe um êmbolo de ar certeiro, próximo à testa\", diz. \"Assim, ele não fica estressado e não percebe que vai ser abatido.\"

A ABPO e o WWF lançaram na última terça-feira um protocolo prometendo adotar práticas socioambientais que vão além das exigidas para certificação orgânica. Para entrar na associação, criadores terão de dar às famílias de peões acesso a escola e médicos, além de tentar criar um corredor de áreas protegidas na região. Segundo Barros, a ideia é vincular o Pantanal à carne orgânica, hoje ainda vendida sem selo de origem.

Hotel Zagaia cercado de mistério, dia de passeio suspenso no Rio da Prata, movimentação e muita gente curiosa em Bonito indicam que gente famosa está na cidade. O nome o astro foi confirmado pelo diretor de turismo da cidade, Clayton Castilho.

Segundo ele, o ator Brad Pitt passou a tarde em Bonito e seguiria ainda hoje para o Pantanal - só não se sabe se o de Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso.

Durante todo o dia, ele conheceu atrativos naturais da região de Bonito e Jardim, garante o secretário. Entre turismólogos, a informação é que um passeio no Rio da Prata foi fechado para duas pessoas, mas com a condição de que os 18 lugares restantes não fossem vendidos.

Nesta segunda-feira o que não faltou foi boato sobre a "ilustre presença".

Até o nome de de Sylvester Stallone foi cogitado como o turista famoso de passagem por um dos pontos naturais mais cobiçados pelos turistas internacionais. O eterno "Rambo" filma no Rio de Janeiro, mas deixou a cidade para viagem ao interior do Brasil, o que aqueceu a boataria local.

Apesar de não haver uma confirmação certeira, profissionais que lidam com o turismo sabem que mistério é uma das exigências de quem quer passar pelo local sem ser percebido.

"O boato é que é o Brad Pitt", diz a funcionária de uma agência do município, que pediu para não ser identificada. Ela conta que, muitas vezes, nem os funcionários do hotel em que astros e estrelas se hospedam, ficam sabendo da presença deles no local.

No hotel Zagaia, ninguém confirma a presença de um dos mais famosos atores de Hollywood da atualidade. Funcionários também dizem que "souberam" de um jantar marcado para esta noite, mas não se tem notícia de alguém que tenha visto Brad Pitt pessoalmente.

Uma das empresas de turismo justificou a movimentação na cidade informando que um empresário russo seria o motivo de tanta movimentação. Algumas pessoas relataram que o passeio foi fechado pelo milionário da Rússia, na companhia de cinco mulheres.

Mais uma vez, o público sul-mato-grossense está convidado a despertar os sentidos para vivenciar uma experiência inesquecível: conhecer todo o Estado de Mato Grosso do Sul em um só espaço. É a Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que acontece de 27 a 31 de maio, no Pavilhão Albano Franco, na capital sul-mato-grossense, com uma programação gratuita cheia de atrações.

Assim como na primeira edição do evento, em outubro de 2007, que recebeu um público de 15 mil pessoas, e terminou com estimativa de negócios de R$ 6,8 milhões, sendo contemplada com o selo Prêmio Top de Turismo da ADMB, este ano a programação é voltada tanto para o público interno (sul-mato-grossenses), quanto aos turistas nacionais e estrangeiros.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e também presidente do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brun, explica que a Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul é muito mais que um evento: é uma estratégia de desenvolvimento e fortalecimento do Destino Mato Grosso do Sul.

"É um momento ímpar, em que o governo estadual, o trade turístico e os gestores municipais estão empenhados em promover a diversificação da matriz econômica do Estado, incluindo o turismo como uma dessas vertentes, divulgando o Estado em âmbito nacional e internacional, e isso faz do evento um dos grandes méritos desse processo."

Salão

As 10 regiões turísticas do Estado - Caminho dos Ipês; Bonito - Serra da Bodoquena; Caminhos da Fronteira; Cone Sul; Grande Dourados; Vale das Águas; Costa Leste; Rota Norte; Pantanal; e Vale do Aporé - estarão representadas em amplos estandes, decorados especialmente com imagens, sons e cores, onde será distribuído material de divulgação de cada região.

Os países da América do Sul e os Estados que compõem a CTI SUL - Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul - e o Brasil Central - Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal - também terão espaço garantido para difundir seus destinos turísticos mais relevantes.

Vitrine MS

Uma grande vitrine de produtos regionais estrá exposta no evento com peças de artesanato e artes plásticas das regiões; além de produtos da agricultura familiar, no Espaço Saber Fazer. Estão programadas também manifestações culturais regionais de música e dança no palco principal do evento e a realização de oficinas e palestras sobre temas relacionados ao turismo.

Outro ponto forte será a praça de alimentação, onde serão comercializados, a preços populares, os pratos típicos, salgados e doces, de cada região turística do Estado. O Festival Gastronômico vai demonstrar que a nossa gastronomia é um diferencial competitivo para o turismo no Estado.

Feira

Os negócios são outra atração do evento, tanto para o trade turístico, quanto para o consumidor final, já que no Balcão de Comercialização, as agências de viagens filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), em parceria com o Grupo de Operadoras de Turismo de MS (GOPAN), estarão disponibilizando aos visitantes pacotes de viagens para destinos turísticos de Mato Grosso do Sul com preços bastante atrativos, diretamente ao consumidor.

Paralelamente, haverá a rodada de Negócios entre agências e operadoras e a comercialização dos roteiros de MS com operadoras nacionais e internacionais. Operadores de turismo e jornalistas do segmento nacionais e internacionais estarão participando de missões promocionais, conhecendo in loco os roteiros turísticos do Estado.

O evento é realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).