Notícias de Bonito MS
Acontece em Bonito, entre os dias 4 e 9 de agosto, a Expobonito 2009. A feira agropecuária contará com leilões de gado de corte, bezerras PO, equinos reprodutores e prenhezes, entre outros animais.
O evento acontece no Parque de Exposições Leôncio Brito e também irá oferecer palestras, cursos na área de gestão e empreendedorismo rural, além de diversão com rodeios e parque. Mais informações serão divulgadas até a segunda quinzena do mês de julho pela organização do evento.
A gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)--, ainda não prejudicou o turismo no Brasil, segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, que esteve nesta quarta-feira em São Paulo.
"O turismo brasileiro não foi afetado. Evidentemente, nunca é bom um evento como esse. México, Argentina e outros países estão sofrendo muito mais que o Brasil. A gente espera superar esses problemas. Eu confio nas autoridades sanitárias brasileiras", disse o ministro durante a abertura do 4º Salão do Turismo.
Segundo o ministro, o turismo doméstico, que tem crescido no Brasil, é um dos fatores que está compensando os problemas provocados pela gripe. E apostou que o turismo de inverno no país pode ganhar impulso com a fuga de turistas de destinos como a Argentina e o Chile.
"Evidentemente, acho que alguns destinos brasileiros de serra, já tradicionais e que fazem uma competição salutar com os destinos argentinos e chilenos, vão ter incremento. Estou falando de Campos do Jordão [SP], Monte Verde [MG], Petrópolis [RJ], Gramado [RS] e Canela [RS]", afirmou.
No informe divulgado no fim da tarde de ontem (30), o Ministério da Saúde confirmou o registro de 680 casos de influenza A (H1N1) no Brasil.
A Agência Ar iniciou suas atividades no aeroporto de Bonito neste domingo 27/06/2009. Todos os dias aberta das 8h ás 17h os atendentes da Ar no aeroporto recebem vôos comercias e particulares, além de visitantes.
No aeroporto, a Agência Ar dá as boas vindas aos turistas em nome de Bonito e Pantanal, um cartão postal de presente e, assessora o turista e os visitantes do aeroporto com informações turísticas atualizadas.
A Agência Ar também recebe os clientes dos parceiros Hotel Arizona, Rio Sucuri, Fazenda San Francisco, Boca da Onça, Bote Iberê e Praia da Figueira - parceiros neste projeto.
A loja ficou localizada no melhor ponto deste aeroporto em área VIP.
O Aeroporto de Bonito é uma obra de sucesso com arquitetura moderna, iluminação inovadora e temos uma pista modelo no Estado. Recebemos todos os dias vários vôos particulares e a Trip já esta voando com seu jato Embraer, temos vôos diretos do Rio de Janeiro, São Jose do Rio Preto e Campo Grande; Em breve a Azul estará também voando para Bonito direto de Campinas e São Paulo.
Agradeço a todos os parceiros que incentivam a Agência Ar a conquistar novos espaços em busca da qualidade de atendimento ao turista e a propagação de nosso destino.
A Agência Ar com mais de 20 agentes especialistas em Bonito e Pantanal, em processo final de certificação ISO 9001 e 14001, hoje conta com quatro lojas próprias e é a única Agencia Especialista em um destino com filial em São Paulo e matriz no interior.
24 horas aberta e inovando a cada dia, com agentes em Bonito, Miranda, São Paulo capital, Mogi Mirim e em Curitiba só vendem os destinos do MS e hoje é a empresa do mundo que mais vende e mais propaga Bonito e Pantanal.
Este sucesso em vendas e em marketing se dá graças a clientes, fornecedores e amigos da Agência Ar como você.
A Agência Ar Aeroporto está á disposição de todos e agradece novamente aos parceiros deste projeto Hotel Arizona, Rio Sucuri, Fazenda San Francisco, Boca da Onça, Bote Iberê e Praia da Figueira.
O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), participa a partir hoje, até o dia 5, do 4º Salão Nacional do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, em São Paulo-SP.
Um grupo de 21 empresários sul-mato-grossenses do segmento do turismo, dentre proprietários e representantes de atrativos, equipamentos, agências e operadoras de turismo, participam do evento apresentando o potenciais, roteiros, equipamentos e atrativos turísticos do Estado.
A caravana, formada por dois ônibus em parceria com o Sebrae e a Viação Andorinha, partiu ontem às 14h e às 15h da sede do Sebrae na Capital, levando terá ainda representantes de municípios participantes, técnicos da gastronomia e da Fundtur.
O grupo vai municiado com material publicitário institucional sobre o turismo de MS, que foi todo reformulado desde a última edição da Feira Internacional e 2º Salão de Turismo, o qual será distribuído no Salão Nacional.
Resultados do Salão de MS
A Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, evento que aconteceu de 27 a 31 de maio, no Pavilhão Albano Franco, na capital sul-mato-grossense, teve ótimos resultados para todos os segmentos envolvidos.
Foram 26 mil visitantes ao longo dos cinco dias de evento. O Núcleo de Conhecimento ofereceu palestras e oficinas para um público de 350 pessoas. A Rodada Internacional de Negócios Turísticos fechou com uma estimativa de aproximadamente R$ 12 milhões em negócios. A comercialização de produtos da agricultura familiar movimentou R$ 23 mil. A mostra da produção artesanal do Estado movimentou R$ 15 mil.
O concurso com grupos de música e dança das regiões turísticas do Estado elegeu, na categoria Música, a dupla Bruno e Thiago (região Cone Sul), em 1º lugar; e Carlos Fábio e Pacito (região Grande Dourados) em 2º lugar. Na categoria Dança, foram eleitos Catira do Taboado (região Costa Leste) em 1º lugar; e Touro Candil (região Bonito - Serra da Bodoquena) em 2º lugar.
No concurso de Gastronomia foram degustadas 13.057 porções. Os vencedores foram, na categoria Prato Salgado: Bacalhau Pantaneiro (região Pantanal) em 1º lugar; e Tilápia a Cocais (região Vale das Águas), em 2º lugar. Na categoria Prato Doce foram eleitos Doce Sorriso de Mandioca (região Vale do Aporé) em 1º lugar; Segredos do Cerrado (região Bonito - Serra da Bodoquena) em 2º lugar.
Os primeiros colocados representam Mato Grosso do Sul no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo (SP). Os segundos colocados representarão o Estado no mesmo evento em 2010.
MS no Salão Nacional
Bruno e Thiago e o grupo Catira do Taboado realizarão várias apresentações para o grande público ao longo do evento. No estande de Mato Grosso do Sul do Salão Nacional (que fica localizado no espaço da Macro Região Brasil Central - DF, MT e GO), haverá degustação da paçoca de carne seca, chipa e refrigerante Mate Chimarrão. Na sexta-feira (03) será lançado o mais novo roteiro integrado Brasília - Pantanal - Bonito.
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a partir de hoje, leva o artesanato sul-mato-grossense para o IV Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece até o próximo dia 5, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo. Esta iniciativa integra o projeto de participações em Feiras de Artesanato Nacionais, realizado pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da instituição, que desde o início da atual gestão, tem promovido o intercâmbio, a divulgação e a comercialização do artesanato regional.
No IV Salão do Turismo - Roteiros do Brasil as entidades ligadas ao setor artesanal, entre elas a Artems, Fenart, Sinart e Uneart, representarão os artesãos do Estado e farão a comercialização do artesanato durante o evento. Grande parte dos núcleos de produção artesanal dos municípios de Mato Grosso do Sul enviarão peças para venda, como Ponta Porã, Bataguassu, Coxim, Caarapó, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Ivinhema, Nioaque, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Bonito, Rio Verde, Mundo Novo, entre outros. Desta iniciativa participam cerca 20 núcleos de produção integrados por cerca de 400 artesãos.
Para o evento estima-se que as vendas do artesanato sul-mato-grossense ultrapassem a casa dos R$ 20.000, além dos contatos de negócios que trazem novas oportunidades ao artesanato sul-mato-grossense, consolidando assim a promoção cultural do Estado por meio do artesanato.
Espaço Saber Fazer com Vivências
O IV Salão do Turismo - Roteiros do Brasil traz o "Espaço SABER FAZER com Vivências", criado especialmente para promover a cultura local, a troca de experiências e agregar valor aos roteiros turísticos e seus destinos através da produção associada ao turismo. Em eventos esta é uma das estratégias adotadas pelo Ministério do Turismo para incrementar e diversificar as formas de se comercializar destinos/roteiros turísticos e toda a sua oferta de atrativos culturais.
O espaço tem o objetivo de promover a interatividade, o intercâmbio de experiências e o repasse de conhecimentos tradicionais dos modos de fazer artesanato no Brasil. A partir da demonstração das técnicas e dos processos produtivos mais expressivos da cultura local e das oficinas que serão oferecidas, o público visitante do Salão do Turismo, tem a oportunidade de conhecer mais de perto como é produzido o artesanato de tradição de mestres e artesãos com renome internacional.
Dentre os 27 mestres brasileiros que farão demonstração no espaço, destaca-se o artesão Denílson Pinto de Oliveira, de Corumbá, que mostrará como são produzidas as imagens de São Francisco do Pantanal e de Nossa Senhora do Pantanal, feitas com argila.
Promoção do artesanato sul-mato-grossense
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul têm investido em diversos projetos para promover a valorização do artesanato do Estado. As Exposições Temporárias da Casa do Artesão de Campo Grande divulgam, valorizam e comercializam o artesanato regional em exposições rotativas mensais na galeria Abílio Antunes. De 2007 a junho de 2009, foram realizadas 24 edições com a participação de mais de 30 municípios. Foram comercializados cerca de R$ 18.000,00 em produtos artesanais no local.
A FCMS também faz o atendimento das demandas de apoio técnico solicitados pelos municípios promovendo palestras, realizando diagnósticos e cadastro dos artesãos de cada localidade. Desde de 2007, mais de 42 municípios já receberam essa assessoria técnica.
O projeto Artesania MS têm auxiliado na implantação de núcleos de produção artesanal no interior de Mato Grosso do Sul, segundo o potencial de matéria-prima de cada município, resgatando os ofícios tradicionais e transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades. Desde 2007 já foram realizadas 21 oficinas que capacitaram mais de 400 artesãos.
A FCMS também já realizou sete Oficinas Técnica de Design de Produto que visam à qualificação e desenvolvimento de novos produtos para o mercado. O artesanato estadual também é comercializado anualmente no Festival América do Sul e no Festival de Inverno de Bonito.
Artesãos do Estado já participaram de 15 Feiras de Artesanato nacionais e regionais, entre elas, no Salão do Turismo (São Paulo - 2007, 2008), Art Mund (São Paulo - 2007), Mãos de Minas (Belo Horizonte - MG - 2007, 2008), ABAV (Rio de Janeiro, 2007), Finnar (Brasília - DF - 2008, 2009), Festival do Folclore de Três Lagoas (2007, 2008) e Festival de Pesca de Porto Murtinho de 2008. Participaram também da Feira do Empreendedor de 2008 onde comercializaram R$16.000 e do Salão do Turismo de Mato Grosso do Sul 2009, onde comercializaram cerca de R$13.500.
Nesta semana na Band, o "No Coração do Brasil" embarca em uma aventura inesquecível pelo Mato Grosso do Sul para explorar as belezas do Pantanal.
No meio de muito verde e de belíssimas paisagens, a equipe do programa entra em um safári radical na busca pela majestosa onça pintada. Além do encontro com os animais silvestres, o programa mostra como é feito o ecoturismo com responsabilidade na região.
E ainda: em um bate papo com os pantaneiros, o repórter Joel Datena desvenda todas as curiosidades sobre a rica cultura do centro-oeste brasileiro.
Nossos guias nativos te esperam para mostrar o jardim de sua casa: o Pantanal Sul.
Sexta-feira dia 03 de Julho às 23:15 - horário do Pantanal Sul.
Sábado dia 04 de Julho, às 00h15 - horário de Brasília.
Reprise dia 11 de Julho as 13h30 - horário de Brasília.
Foi assinado na manhã de segunda-feira (29), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, convênio assegurando 30% de desconto aos servidores públicos estaduais para viajar no Trem do Pantanal.
O convênio foi assinado pelo governador, André Puccinelli e presidente da empresa que opera o trecho, Serra Verde, Adonae Alves de Arruda.
Questionado se é uma forma de garantir público para viajar no trem, já que há mais de 60 mil servidores no Estado, Puccinelli foi evasivo: "Ninguém obriga ninguém a viajar no Trem do Pantanal".
Procura baixa - O passeio foi lançado em maio, mas as viagens não tiveram a procura esperada. Os passageiros reclamam da lentidão e falta de atrativos no percurso que começa em Campo Grande e vai até Miranda.
O trem sai às 7h30 de Indubrasil e chega às 18 horas em Miranda, passando antes por estações de Piraputanga e Aquidauana. De Campo Grande a Miranda o valor da passagem vai de R$ 39,00 (vagão econômico) a R$ 77,00 (classe turística). Há também camarotes com quatro e oito lugares, de R$ 400,00 e R$ 800,00, respectivamente.
Em passeio especial do Dia dos Namorados, nem 30% das passagens foram vendidas.
Nas demais saídas a lotação não ultrapassou os 130 pagantes.
Já na primeira viagem comercial, em maio, a composição com um vagão camarote e dois classe executiva deixou a estação de Indubrasil na manhã de hoje com apenas 110 passageiros, pouco menos de 40% da capacidade total, que é de 280 pessoas.
Para quem aposta no Trem, a baixa procura ainda é decorrente do período de adapatação. Com a divulgação do passeio, a expectativa é de que o público aumente gradativamente.
Atualmente, no mesmo tipo de passeio operado pela BWT em Curitiba, a taxa de ocupação chega a ser de mil pessoas (em alta temporada), nesta época do ano fica em torno de cem, porém as viagens para se conhecer a Serra Verde são diárias e demoram três horas.