imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A Polícia Militar Ambiental de São Paulo encontrou 22 jacarés mortos e 112 quilos de carne de peixe no bagageiro de um ônibus fretado, que saiu da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A apreensão aconteceu no sábado na cidade de Bebedouro, e foi a maior apreensão de produtos de caça e pesca ilegal ocorrida na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, nesta década.

A carne estava cortada e armazenada em caixas com gelo no bagageiro do ônibus. A polícia autuou 27 homens que estavam no veículo. Cada um foi multado em R$ 17 mil e autuado por abate de animais silvestres, crime que pode acarretar prisão de seis meses a um ano.

Segundo a polícia, provavelmente as carnes seriam vendidas em comércio clandestino. "Sempre ouvimos falar de tráfico de animais silvestres naquela região [Pantanal], mas nunca conseguimos apreender. Uma quantidade dessas não é para consumo próprio", disse o tenente Adriano Azevedo, comandante da Polícia Ambiental em Barretos, responsável pela operação.

O material foi pesado e incinerado. Parte foi enviada para a Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São José do Rio Preto para identificação das espécies mortas.

O cantor e compositor Caetano Veloso vai se hospedar no mesmo hotel onde Brad Pitt teria ficado, em Bonito, Mato Grosso do Sul. Caetano vai apresentar o festivel de inverno da cidade, por onde supostamente o ator americano passou em maio deste ano. A informação é da coluna "Direto da fonte" do "Estadão".

A pequena e jovem cidade, Jardim, se esconde entre Campo Grande e Bonito. Está a apenas 66km de Bonito, um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros, mas não fica atrás no quesito belezas naturais.

O local deve receber vários turistas durante o Festival de Inverno de Bonito, um dos eventos que mais movimentam a região. O Festin Bonito tem início no próximo dia 29 e deve lotar os hotéis e pousadas da cidade. Uma boa opção de hospedagem e passeio durante o evento é a cidade de Jardim, cujos preços de passeio e hospedagem podem ser encontrados mais baixos do que os de Bonito, nessa temporada.

Belezas naturais

Alguns atrativos já são conhecidos pelos turistas. O Buraco das Araras, por exemplo, está nos limites da cidade, mas figura há anos nos roteiros que levam até Bonito. O Recanto Ecológico Rio da Prata, outro local muito conhecido internacionalmente, tem capacidade de receber até 130 pessoas por dia, nos diversos passeios que oferece.

Os passeios mais procurados são o mergulho, cavalgada, entre tantos outros disponíveis. A ajuda do guia especializado é indispensável para tornar o passeio ainda mais interessante. A cidade de Jardim ainda oferece bons restaurantes, com gastronomia simples, local, mas saborosa.

A infraestrutura hoteleira da cidade está em desenvolvimento e tem preços convidativos. Vale a pena conhecer Jardim durante o Festin Bonito!

Uma das atrações do EcoEspaço, durante o 10º Festival de Inverno de Bonito, é o Projeto Ecologia Cooperativista Orientadora de Serviços Seletivo, o Ecoss, dos artistas plásticos Eduardo e Rudi Webster. O casal vai mostrar, em exposições e oficinas, as técnicas criadas por ele para transformar garrafas PET de refrigerante em peças decorativas ou práticos objetos de uso. A pirogravura (arte de gravar utilizando material com ponta aquecida) e um novo meio de atrelar as garrafas plásticas são as bases do trabalho.

Eduardo e Rudi criaram o Ecoss há nove anos, para fazer da técnica que desenvolveram uma forma de educação ambiental e, ao mesmo tempo, criar uma forma de geração de renda para comunidades em geral. O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é o mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para produtos como refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis. A vantagem na hora do consumo se transforma em grande impacto para o ambiente na hora de descartar as embalagens, o que torna tão importante os projetos de reciclagem.

A técnica de pirografia em PET foi criada em 1995 pela artista plástica Rudi Webster e desenvolvida até os dias de hoje. Ela já criou mais de 150 peças diferentes.

Eduardo modificou o jeito de fazer pufes (espécie de assento baixo, geralmente de forma circular e acolchoado) em PET, criando o modo de parafusar as peças de encaixe. Desde que desenvolveu a técnica, em 2005, criou cadeiras, poltronas, camas, paredes e outras peças parafusadas dando uma nova visão ao reaproveitamento das garrafas.

Os artistas plásticos mantêm parcerias com organizações não-governamentais e com empresas do setor de bebidas, para realização de exposições, oficinas, trabalhos educativos e divulgação de projetos de reciclagem.

Veja o quanto de material é reciclado para confeccionar algumas das peças elaboradas pelos artesãos:

Rede: 1.212 peças pirografadas e pintadas; tempo de produção 10 dias; 180 garrafas utilizadas.

Abajur: 6 peças duplas pirografadas, com bordados e pintadas; 12 garrafas.

Cortina: 144 fundos de garrafas pirografados e pintados; 144 garrafas.

Pufe: 48 garrafas e 48 parafusos.

Poltrona: 218 garrafas e 462 parafusos.

Para quem quiser conhecer ou aprender um pouco da técnica de Eduardo e Rudi Webster, o EcoEspaço abre as exposições no dia 29 de julho, às 20 horas. Duas oficinas serão ministradas no dia 30: móveis em PET (10h às 12h) e (pirografia em PET (14h às 16h).

O EcoEspaço será instalado à Rua Senador Filinto Muller, no centro de Bonito.

Após três anos se adequando a exigências governamentais, a Lagoa Misteriosa, em Jardim, na estrada para Bonito, deve ser reaberta em breve. Em agosto, os proprietários entrarão com pedido de licenciamento ambiental no Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul e, a partir dai´, esperam o aval do órgão.

Famosa pelo azul de sua água e pela visibilidade de 40m, a lagoa devolverá à região um espaço aberto para mergulho com cilindro. No local, as paredes calcárias refletem a luz do sol e a água parada leva vantagem em relação à dos rios.

Passeio

Para o público, as alternativas de exploração vão começar com o básico, a flutuação. Snorkel e pés de pato são a primeira opção para os turistas conhecerem o local. O atrativo não são os peixes - há apenas três espécies - mas as plantas aquáticas, macrófitas e briófitas, que parecem dançar sobre as paredes.

As sessões de mergulho serão divididas pelos níveis de formação dos participantes. A partir dos 21 m, por exemplo, será exigida a instrução de mergulho em cavernas. O passeio mais profundo irá até os 60 m, e expedições profissionais devem ser negociadas com a administração do local, que diz não ter interesse em mergulho de alto risco em relação à dos rios.

As noites da 1ª Expobonito também estarão marcadas por fortes emoções, a partir do dia 6 de agosto, pois é quando começam os rodeios que acontecerão diariamente até o domingo (09), a partir das 21h, na arena montada no Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito.

No Brasil o rodeio está regulamentado pelas leis nº 10.220/2001 que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional e a lei nº 10.359/1999 que dispõe sobre normas a serem observadas na promoção e fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de tais eventos.

Segundo Romildo Silva organizador do evento e no ramo há seis anos "Essa é uma grande oportunidade que a Expobonito está dando pra gente, por que poderemos mostrar o que realmente gostamos de fazer o que era muito difícil nessa região, pois não tínhamos uma feira agropecuária"

Para os rodeios da Expobonito estão inscritos 40 peões e os interessados ainda podem se inscrever entrando em contato com o organizador da prova Romildo Souza da Silva pelo telefone 67 8116-6688 e o custo é de R$40,00 (quarenta Reais). A premiação para os primeiros lugares será em dinheiro e a final acontece no dia 09 de agosto.

A edição nº 13 de julho da Revista Voe Trip Linhas Aéreas preparou uma surpresa para o estado de Mato Grosso do Sul.

A cidade de Bonito é destaque de capa. A jornalista Aline Alves pôde comprovar se todas as informações que lhe haviam sido passadas eram verdadeiras.

Durante alguns dias ela pôde conhecer as águas cristalinas através da flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, as cachoeiras e trilhas da Estância Mimosa Ecoturismo, a gruta do Lago Azul, entre outros atrativos da região.

Com certeza mais uma forma de divulgar as belezas naturais da região sul-mato-grossense.