imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A exposição "Isso aqui é muito Bonito" será trazida a Campo Grande na próxima semana. A mostra, composta por fotografias com as paisagens da cidade de Bonito, ficará na Capital de 02 de setembro a 4 de outubro, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A inauguração da exposição será às 19h30 de 02 de setembro. Integram a exposição os fotógrafos da cidade de Bonito Alê Teixeira, Daniel De Granville, Catia Arantes, Fabiano Lucas, Orlando Jaques e Kiko Azevedo.

"Nem todos os participantes da exposição são fotógrafos profissionais, alguns são guias de turismo e outros fotografam por hobby. Mas a ideia da exposição é apresentar a relação dos moradores de Bonito com a paisagem em que estão inseridos, às vezes com uma representação da paisagem de caráter mais publicitária, ou também com um olhar mais histórico na representação da memória da cidade além de alguns aspectos sociais", explica Rafael Maldonado, curador da galeria Wega Nery.

A exposição permanece até 4 de outubro, de terça-feira a sábado das 8 às 22 horas e domingo das 14 às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.

Um dos autores do inesquecível Trem do Pantanal, Paulo Simões participa do 5° CD do violeiro João Ormond, Muito Longe Rio Acima. Ele assina quatro parcerias com o violeiro mato-grossense.

O lançamento do CD foi em shows ontem (27) e hoje (28), às 20 horas, no Sesc Arsenal, em Cuiabá (MT), com a participação especial de Paulo Simões.

João Ormond foi criado nos arredores da nascente do Rio Paraguai ouvindo polkas, toadas e modinhas cantadas pelos ribeirinhos. Bacharel em História, ele é de uma família de músicos, alguns com formação erudita, como o avô Seu Dorico.

Já Paulo Simões é carioca de nascença, mas optou por morar em Campo Grande (MS) - onde construiu parcerias com Geraldo Roca e Almir Sater. Definitivamente (e ele não tenta esconder isso), a carreira de Paulo Simões é marcada pelo sucesso Trem do Pantanal - música que ele fez com Geraldo Roca.

Trem, trilhos, estações e o movimento do trem estão em todos os lugares quando se fala de Paulo Simões: nas capas e nos nomes dos discos, pelo site oficial do cantor e até mesmo no e-mail do artista.

E o sucesso continua tão vivo que Paulo Simões foi passageiro ilustre do Trem do Pantanal durante a reinauguração, em maio deste ano, e cantou a música para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no camarote vip.

Com base em pesquisas que apontam o interesse da população da Suíça, Suécia e Holanda em visitar o Brasil, dando preferência a destinos de natureza, ecoturismo e aventuras, a TAM Linhas Aéreas está realizando até 4 de setembro work shops nos três países para apresentar às operadoras de turismo as atrações turísticas nacionais. O evento começou ontem.

Os organizadores reservaram para Bonito, representado na delegação pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, quarenta minutos - em cada evento - para que apresente o município.

De acordo a secretaria a TAM é responsável pela locação dos espaços, coffe break, divulgação e convites, disponibilizando também, sem custos, os bilhetes aéreos de ida e volta a partir de Campo Grande. O município de Bonito, através do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), fica responsável pelo transporte aéreo entre as cidades européias escolhidas e pela alimentação, hospedagem e deslocamento do secretário.

De acordo com o prefeito municipal José Arthur (PMDB) a participação do município em eventos dessa natureza é importante na medida em que integra os 65 municípios tidos pelo Ministério do Turismo como indutores do turismo no país, os quais devem estar preparados até 2010 para serem comercializados no exterior.

A cidade de Bonito (MS) sediará entre os dias 25 a 28 de outubro o III Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, e o I Encontro Internacional de Saúde Pública Veterinária.

O objetivo do evento é congregar médicos veterinários de saúde pública, estejam eles ligados aos serviços (públicos e privados), ensino ou pesquisa, e outros profissionais de saúde que atuem na área.

Os congressos abrangerão os mais diversos campos da saúde pública veterinária, tais como: prevenção, vigilância, controle e erradicação de zoonoses e agravos produzidos por animais; controle, higiene e tecnologia de alimentos; inspeção e fiscalização de produtos de origem animal; biotério; laboratório de saúde pública; planejamento, gestão e educação em saúde; ensino em saúde pública de um modo geral, quem atua nos mais diversos segmentos das vigilâncias ambiental, epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador.

Aproveite, também, para conhecer as belezas naturais de Bonito!

Os ferroviários da ALL (América Latina Logística) decidiram, em assembléia geral, iniciar paralisação por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 31 de agosto. A greve põe em risco o abastecimento de combustível em Mato Grosso do Sul e o Trem do Pantanal.

Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Ferroviários de Bauru e Mato Grosso do Sul, Hudson Gonzaga Alves, a paralisação deve ter adesão de 90% a 95% dos maquinistas na Capital e em Três Lagoas. Eles representam 70% dos cerca de 600 ferroviários no Estado.

A eventual greve deve suspender o trem de passageiros, realizado com caráter turístico entre a Capital e Miranda, nos finais de semana e feriados. A paralisação poderá alcançar o feriadão da Independência.

Além disto, a suspensão do transporte ferroviário deverá comprometer o transporte de grãos, de combustíveis, de celulose (da VCP em Três Lagoas) e de minério (Corumbá). De acordo com Alves, 45% do combustível chega a Campo Grande por meio da ferrovia.

Negociação - Os trabalhadores começaram a negociar reajuste salarial há quase um ano, em outubro do ano passado. Na época, eles pediram aumento de 12,48% nos salários, incluindo-se a reposição da inflação de 6,48% e ganho real de 6%.

Neste ano, eles reduziram a reivindicação para apenas 6,48%, mas a empresa não concordou. Segundo a assessoria do sindicato, a ALL só aceita conceder reajuste de 28% aos maquinistas, mas com a condição de elevar a jornada de trabalho de seis para oito horas diárias.

Os demais servidores teriam aumento de 2% a 3%, segundo o sindicato dos ferroviários.

Uma campanha para incentivar o turismo doméstico nos feriados deste semestre e no verão será lançada em outubro pelo Ministério do Turismo. A ideia é repetir o que foi feito no primeiro semestre, para atrair turistas para diversos destinos brasileiros nos feriadões.

Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, não foi possível iniciar a campanha em setembro por falta de recursos. Por isso, o foco será nos feriados de outubro e novembro e nas férias de fim de ano. "Nosso foco agora é o verão. Terminamos agora a alta temporada do inverno e vamos trabalhar fortemente as campanhas para o nosso verão", disse ele.

O Ministério do Turismo deverá investir cerca de R$ 20 milhões em campanhas publicitárias em todos os veículos de comunicação, inclusive na televisão.

"No mercado interno, são quase 100 milhões de consumidores que ainda não estão consumindo turismo. Mas eu espero que eles possam colocar na sua 'prateleira' de consumo, o mais rápido possível, o tema do turismo", afirmou Barretto, ao participar de evento no Rio de Janeiro.

"Não tenho a intenção de fazer um filme científico, tampouco dentro dos clichês de proteção à natureza ou algo do gênero. Mas não posso prescindir de tomar como base a visão que os pesquisadores da Embrapa têm do Pantanal". Essa é a opinião do cineasta gaúcho radicado no Pantanal, Maurício Copetti. Na última semana, ele visitou a Embrapa Pantanal, sediada em Corumbá, para conversar com diversos pesquisadores. O objetivo é coletar informações iniciais sobre as linhas de pesquisa, as peculiaridades socioambientais da região e a própria visão dos cientistas sobre um dos mais importantes biomas do mundo. Tudo servirá de suporte para um documentário sobre o Pantanal, que ele começará a produzir em setembro.
Em conversas filmadas com pesquisadores de diversas linhas, como fauna, pesca, vegetação, mudanças climáticas e sociologia rural, Copetti procurou construir uma visão ampla da região, mais voltada para a sua relação com o homem pantaneiro do que com os limites políticos e geográficos. "A ideia é mostrar, com uma forte narrativa visual, a evolução da região desde suas primeiras eras geológicas até a ocupação pelo homem. A visão dos pesquisadores é muito importante para construir esse 'todo'", disse Maurício. Ele é diretor, entre outros, do premiado curta-metragem "Nanquim", que tem no elenco a atriz Bianca Machado.

Perguntado pelo cineasta sobre o que o Pantanal representa para ele, o pesquisador Ivan Bergier, especializado em mudanças climáticas, respondeu: "Muito mais que um objeto de estudo, o Pantanal é para mim uma grande fonte de inspiração." Com informações da assessoria de imprensa da Embrapa Pantanal.