Notícias de Bonito MS
Policiais Militares Ambientais de Corumbá prenderam Marco Antonio Pereira Mendes, durante uma fiscalização na região do distrito de Albuquerque em Corumbá.
Ele foi preso quando portava uma arma de fogo não autorizada ao caçar jacarés no Pantanal. Os animais mortos e a arma estavam escondidos no interior de um barco que era conduzido pelo autor.
Os policiais apreenderam uma espingarda calibre 22 com nove munições intactas, um barco de alumínio de seis metros, um motor de popa, sete unidades de pescado da espécie piranha e uma cauda de jacaré pesando três quilos.
Marco foi multado administrativamente em R$ 500 e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Corumbá para responder pelo crime ambiental.
Se condenado, poderá pegar pena de detenção de seis meses até um ano.
Os passeios Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS) e a Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS) lançam seu novo projeto de apoio aos estudantes, o Programa 1º Emprego.
O objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada registrada em carteira aos recém formados na área de Turismo e Biologia com a finalidade de inserir no mercado de trabalho jovens formandos, incentivando o seu aperfeiçoamento profissional.
Caso você tenha interesse em participar da seleção envie seu currículo atualizado para o e-mail vendas@bonitoweb.com.br informando a data disponível para início e uma foto.
Venha aprimorar seus conhecimentos junto aos nossos passeios!
Mato Grosso do Sul sedia, de 12 a 15 de novembro, o XXVII Encontro Anual de Etologia e I Simpósio Latino-Americano de Etologia em Bonito (MS). A organização do encontro é da Universidade Anhanguera/Uniderp e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP; do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS; e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac). A abertura do evento vai ser na quinta-feira (12), às 8 horas, no Centro de Convenções na cidade de Bonito.
O XXVII EAE tem como objetivo geral reunir participantes oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, acadêmicos, pesquisadores, estudantes das áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Psicologia interessados no tema Comportamento Animal e Evolução, para um amplo debate que estimule a reflexão e amplitude do conceito fundador da Biologia Moderna. Pelo fato de o evento ser em Bonito, há potencial de atração de empresários e profissionais da área de turismo, além de jornalistas com interesse nos conceitos aplicados da Etologia.
E tem como objetivos específicos: debater e disseminar conceitos atuais de Etologia; difundir a ampliar o debate sobre a Teoria da Evolução; congregar a comunidade científica do Estado de Mato Grosso do Sul, do Brasil e da América do Sul em torno dos temas Evolução e Etologia; apresentar a Exposição "A Revolução de Darwin", que será aberta para a população do Estado. E ainda, difundir para além dos limites do evento a Teoria da Evolução, auxiliando nas políticas científicas e educacionais sobre o tema.
A Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), instituição proponente do evento, foi fundada em 1994. Anualmente, realiza um grande fórum de amplitude nacional com sessões técnicas, conferências, minicursos e mesas-redondas sobre estudos, pesquisas, educação e políticas de ciência em Etologia, com seus desdobramentos em conservação da biodiversidade e técnicas etológicas aplicadas, tais como bem-estar animal e interface com o ensino. Os encontros reúnem em geral público entre 800 e 1200 pessoas. Segundo os organizadores do encontro, os últimos eventos, da numerosa série de 26 encontro anuais, que antecedem ao que ocorrerá em Bonito foram em Poços de Caldas (2008), São José do Rio Preto (2007) e Brasília (2006).
Além de colaboradores brasileiros de grande expressão, como César Ades, Vanner Boere, Cleber Alho, Neiva Guedes e Eleonora Trajano, haverá também palestrantes de diferentes países. John Alcock (Universidade do Arizona, EUA) fará a conferência de abertura, enquanto o tema Comunicação Animal será debatido por especialistas do Brasil, França e Bélgica.
Leslie Knapp (Cambridge, UK) virá falar sobre MHC (major hormones components) e sua importância em comportamento de grandes primatas. Etologia de peixes recifais e de água doce, bem-estar animal e etologia e conservação de fauna serão temas de mini-simpósios.
De acordo com José Sabino, coordenador do evento, em 2009 completam 150 anos do lançamento da 1ª edição do livro "A origem das espécies" de Charles Darwin. "Coincidentemente, este também é o ano do bicentenário do nascimento do naturalista britânico. Trata-se, portanto, de uma data altamente relevante para as Ciências Biológicas e, de modo específico, também para a Etologia, considerando a profunda afinidade de Darwin com as espécies animais. Por estas razões e para homenagear a memória de Charles Darwin e a teoria sobre a qual toda a Biologia Moderna se ergueu, o tema escolhido para o XXVII EAE é Evolução e Comportamento Animal", explica Sabino.
Ele diz ainda que o programa científico do XXVII EAE está sendo preparado com extrema dedicação, no sentido de proporcionar uma visão ampla, profunda e crítica do estudo do comportamento animal sob a perspectiva evolucionista. Paralelamente ao encontro, haverá a Exposição Revolução de Darwin, promovida aqui em parceria com a PUC-RS. Está sendo realizado com a participação de integrantes da: Uniderp, Unemat, Secretaria Executiva (ECO DMC Operadora de Turismo), Secretaria Executiva (Centro de Convenções de Bonito) e outros. O Comitê Científico é formado por membros das UFGD, Uniderp, UFMS, USP, UnB, UFU, ISPA (Portugal), University of Alberta (Canadá) e UFMT.
Confira a programação completa do XXVII EAE e garanta sua participação através do website www.xxviieae.com.br.
Mais informações com José Sabino, coordenador do XXVII, no Tel: (67) 8155-8155.
O Ministério do Turismo (MTur) divulgou no dia 30 de outubro, o resultado do processo seletivo de Projetos de Apoio à Comercialização de Destinos Turísticos no mercado interno.
O projeto Promoção do Destino Bonito - Serra da Bodoquena no Mercado Nacional, da Associação de Atrativos Turísticos de Bonito Região - ATRATUR- foi um dos 10 contemplados, entre 181 inscritos.
Neste último sábado (31), o programa Terra da Gente exibiu as aventuras dos 4 escolhidos na promoção Terra da Gente Adventure IV em Bonito, no Mato Gosso do Sul.
De carona com os aventureiros, o telespectador, sem sair de casa, vive os desafios e as emoções dos quatro felizardos num dos locais mais bonitos e de mais alta biodiversidade do Brasil.
Foi uma semana de mergulho na natureza e emoções sem fim para o engenheiro Izaias Miranda Jr., de São José dos Campos, SP; a sitiante Maria Zilda de Oliveira, de Leme, SP; a técnica ambiental Jane Cavalcante Rodrigues, de São Luis, MA, e o advogado Messias de Oliveira, de Ribeirão Preto, SP.
Todos encararam todos os desafios: flutuação no rio Formoso em rios de água cristalina no meio dos cardumes, boiacross em corredeiras e cachoeiras, trilhas pela mata, rapel num precipício a 90 metros, visitação à Gruta do Lago Azul, observação de aves e um aula para se livrar do preconceito e do medo de cobra. Foi uma experiência que mexeu com a vida dos quatro aventureiros.
Izaías, um observador e criador de aves, realizou o sonho de ver ao vivo - e em muitas cores - o que só tinha visto em livros e pela televisão, como a ave-símbolo de Bonito, o udu-de-coroa-azul.
Messias, pescador acostumado aos grandes bagres, se emocionou ao nadar lado a lado com os grandes dourados.
Jane vai levar para a terra dela a experiência de fazer do turismo sustentável uma fonte de emprego e renda.
Zilda, de 61 anos, diz, em lágrimas, que depois dessa experiência morreria feliz, mas quer viver muito para ajudar a natureza que tanto ama.
Bonito conquistou pela oitava vez o prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo no Brasil, realizado pela revista Viagem e Turismo - Prêmio Viagem e Turismo 2009/2010, da Editora Abril. O octacampeonato foi anunciado dia 23 de setembro de 2009, no Rio de Janeiro.
Com atrativos naturais que fazem jus ao nome, a cidade de Bonito desbancou concorrentes como Fernando de Noronha, Brotas, Chapada Diamantina, Amazônia e Chapada dos Veadeiros.
O Pantanal também estava no páreo e obteve a quarta classificação. O prêmio tem 13 categorias e os vencedores são escolhidos pelo voto dos leitores.
"Bonito se preocupa muito com qualidade e sustentabilidade. Temos que explorar a natureza de forma harmônica e racional", afirma o secretário municipal de Turismo, Augusto Barbosa Mariano.
Na cidade, os passeios têm número de visitantes limitados, atendendo regras de conservação ambiental.
A atividade turística também repercute na economia do município. "Ainda não é a maior atividade econômica, porque fica atrás de comércio e agropecuária, mas é a que tem o maior alcance", salienta.
Para conhecer todos os finalistas do prêmio: http://viajeaqui.abril.com.br/especiais/premiovt-2009/
Para mais dados sobre Bonito no Guia 4 Rodas: http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/destinos/index.php?destino=1098
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Mato Grosso do Sul no início do próximo ano, segundo informou esta manhã o senador Delcídio do Amaral (PT).
O senador disse que recentemente conversou sobre o assunto com o assessor do presidente, César Alvarez.
Segundo ele, há três agendas passíveis de participação do presidente, uma delas a inauguração da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), da escola agrícola de Nova Andradina e das obras de saneamento em Bonito.
Como a obra é emblemática - Bonito é a primeira cidade do Estado a ter 100% de ligações com o sistema de esgoto - há forte indicativo de que o presidente deve participar desta inauguração. As obras foram executadas com recursos da Petrobras.
Segundo Delcídio, o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, estaria insistindo em que a inauguração ocorra com a presença do presidente. Datas ainda não foram definidas.