Notícias de Bonito MS
A Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza a partir de hoje (11) até o dia 17, a Operação Carnaval. Ontem (10) às 9h30, na sede da PMA, aconteceu uma reunião com todos os comandantes das subunidades do interior para discutir e aprimorar a Operação Piracema e montar a estratégia para a Operação Carnaval.
De acordo com a PMA, o comando irá reforçar o policiamento em Corumbá e Porto Murtinho, onde está liberada a modalidade peque-solte na calha do Rio Paraguai. Também irá reforçar a fiscalização nas outras cidades com tradição carnavalesca como Bonito, Jardim, Coxim, Aquidauana e Miranda, que estarão recebendo efetivo da sede na Capital e de outras unidades situadas em cidades que não receberão muitos turistas durante o carnaval.
Bonito está entre as cidades sul-mato-grossenses que mais recebem turistas durante o período de carnaval. Por conta disso, a Polícia Militar do Estado está preparando uma operação especial na cidade que começa na quinta-feira (11). Conforme a PM, a Operação Carnaval em Bonito vai promover a intensificação das ações preventivas, principalmente nos locais de aglomeração de pessoas.
Para que a operação tenha êxito, a Polícia Militar pede a colaboração de toda a população da cidade e dos turistas no sentido de manter a ordem e a disciplina, respeitando as regras de trânsito e de boa conduta.
Com o objetivo de orientar os condutores a respeito das normas de segurança no trânsito, buscando prevenir a ocorrência de acidentes, a PM vai atuar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nas rodovias que ligam Bonito aos outros municípios.
Dicas
Cuidados pessoais também previnem que a pessoa seja vítima de delitos. Por isso, a Polícia Militar orienta para que se evite andar em lugares desertos ou pouco iluminados, principalmente se estiver sozinho. Outra dica é não deixar residências e veículos abertos ou se descuidar de objetos pessoais como bolsas, carteira e joias.
Crianças devem ganhar atenção redobrada, principalmente em áreas próximas a rios, piscinas, ruas e locais de grande aglomeração de pessoas. A PM reforça ainda que a ingestão de bebida alcoólica é incompatível com a condução de veículos.
Natureza exuberante, cachoeiras de água cristalina e espécies raras de peixes, aves e mamíferos fazem de Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos paraísos ecológicos mais procurados por visitantes do mundo todo (veja pacotes para Bonito).
O entorno da cidade, que curiosamente tem nome derivado de Fazenda Rincão Bonito, guarda santuários como o Aquário Natural, a gruta do Lago Azul e rios como o da Prata. Por ali, o Carnaval costuma se resumir à apresentação de algumas bandas no centrinho de Bonito. A melhor pedida é mesmo curtir a natureza.
Quem gosta de esportes radicais pode fazer rapel na cachoeira Boca da Onça, com cerca de 156 m de altura. Outra boa opção para os aventureiros é flutuar no rio Sucuri, cujas águas estão entre as mais claras da região. A sensação de nadar entre cardumes coloridos e a vegetação aquática é única.
As piscinas naturais, que se formam à beira do rio Formoso, guardam piraputangas, curimbas e dourados, além de muitas cachoeiras. Imperdível.
Antes de visitar cavernas e cachoeiras, atenção: é preciso fazer reservas e respeitar os horários de visita. Bonito tem turismo controlado para evitar danos às riquezas locais.
Foi divulgada nesta quinta-feira, dia 04 de fevereiro, durante coletiva com a imprensa local, a segunda previsão de cheia do rio Paraguai para o ano de 2010. O pesquisador em Mudanças Climáticas da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier, se reuniu com um grupo de jornalistas para apresentar os resultados de janeiro, obtidos com o Modelo Estatístico de Previsão Modelad - programa de monitoramento das cheias e vazantes do rio Paraguai, com base na régua de Ladário (MS).
De acordo com a primeira previsão, divulgada no dia 15 de Dezembro de 2009, se no mês de janeiro o nível do rio subisse em média 2 centímetros ao dia, as chances da máxima atingir 5 metros, entre os meses de maio a julho, aumentariam. No dia 31 de Janeiro a altura do rio registrada foi de 2 metros e 36 centímetros, confirmando as previsões.
Segundo o pesquisador, até o momento só é possível ter certeza de que a cheia deverá superar os 4 metros, podendo variar até 5 metros. No entanto, caso as chuvas em fevereiro e março sejam significativas no Pantanal, a máxima poderá superar os 6 metros.
Historicamente, as cheias acima de 6 metros ocorrem antecipadamente no mês de abril. O monitoramento realizado pela Embrapa pantanal, utilizando informações fornecidas diariamente pelo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, da Marinha do Brasil, é de fundamental importância para que os ribeirinhos e autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias em caso de uma cheia significativa.
Durante a coletiva, os jornalistas puderam conhecer mais sobre o modelo utilizado e sobre os diversos fatores que influenciam a precipitação de água na bacia do Prata e na América do Sul. Segundo o pesquisador, a quantidade de chuvas na cabeceira dos rios pantaneiros, os fenômenos climáticos - como o "El Niño" - e até o transporte de umidade da Amazônia oriental, interferem na intensidade da inundação na planície.
Em Março a Embrapa Pantanal divulgará a terceira previsão de cheia para 2010.
Com a montagem de palco, tendas e sonorização para as apresentações musicais, poda de árvores e recuperação do asfalto da rua Coronel Pilad Rebuá (a principal da cidade), Bonito se prepara em ritmo acelerado para o início das festividades de Carnaval que terão início na próxima sexta-feira.
De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, o Carnaval de Bonito 2010 contará com a animação da banda paranaense Ponto Com e acontecerá na Praça do Festival, de sexta (12) à terça-feira (16), a partir das 23h00.
O evento terá também a animação de uma banda que tocará marchinhas junto ao público até 23h00, além de duas matinées para crianças, no domingo e na terça-feira, a partir das 17h00.
Serviço:
Outras informações podem ser obtidas com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio - Augusto Mariano - pelo telefone 9986-4360.
Foram divulgados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) os artistas selecionados no edital do 11º Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre 28 de julho e 1º de agosto.
Ao todo, 48 grupos e artistas do Estado participaram da seleção. As apresentações de artes cênicas, que envolvem dança, teatro e circo, tiveram 28 inscritos. Para as apresentações musicais, participaram 20 concorrentes.
Foram selecionados para as artes cênicas o Ginga Companhia de Dança, que apresenta o espetáculo "Amor Líquido", O Teatro Imaginário Maracangalha, com a peça "Conto da Cantuária" e o duo Flor e Espinho Teatro, que apresenta o espetáculo "Sob Controle".
Se apresentam na agenda musical os grupos Studio 89, que apresenta o show "Dez Anos de Studio 89", Louva Dub, com o espetáculo "Novos Caminhos", Alma Riograndense, com "Coração Sulino", Orlando Bonzi e grupo, com "Recurso Natural e Instrumental" e Chris Haicai e a banda Dombrás, com o show "No Escritório".
Reinaugurado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criticado na época por causa da lentidão e oscilações de energia nos vagões, o Trem do Pantanal virou tema de samba-enredo da Mocidade Independente do Guanandy.
A escola campeã de 2005 e vice em 2009 vai colocar cerca de 200 pessoas, divididas em oito alas, cantando e sambando "Trem do Pantanal - do Sonho a Realidade".
Ela será a segunda escola a se apresentar no próximo domingo, durante o desfile das escolas de samba na avenida Pantaneta, em Aquidauana (138 km de Campo Grande).
O vice-presidente da escola, Ramão Alonso Gonçalves, diz que o desfile promete muitas surpresas. "Vamos falar do trem de Bauru a Corumbá, como já tem até Miranda, uma parte desse sonho já foi realizado", diz.