Notícias de Bonito MS
A Associação de Guias de Turismo de Bonito (MS), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo estão na tentativa de angariar patrocínio junto ao SEBRAE para a realização do curso de guia de turismo no município.
O Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Bonito- garantiu patrocínio de 25%. Pela proposta do conselho e a possível ajuda do Sebrae e de empresários da cidade, a estimativa é de que o aluno pague R$ 100 de mensalidade, mais materiais e viagens.
O prefeito José Arthur (PMDB) e o secretário municipal de Turismo, Augusto Barbosa Mariano, estiveram em Campo Grande na semana passada para tentar agilizar pelo menos mais 25% do valor do curso.
O diretor de turismo Clayton Castilho explica que já foi enviado ao Ministério do Turismo um projeto para patrocínio integral do curso.
A abertura do curso visa estimular principalmente os jovens a entrar para o mercado turístico da cidade.
O governo do Estado, em parceria com a Abril Educação, vai realizar entre os dias 7 e 9 de abril, no Centro de Convenções da cidade de Bonito, o "MS em Letras - Encontro Regional do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul". O evento, que deve atrair público de 1,4 mil pessoas, integra o programa "O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios", lançado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e pelo Instituto Pro-Livro.
Lançado em 2006, o Plano Nacional do Livro e Leitura é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no País, empreendidos pelos governos em âmbito federal, estadual e municipal e pela sociedade. Mato Grosso do Sul poderá ser o pioneiro na produção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).
O Encontro em Bonito tem como um objetivo específico a colaboração para construção do PELL e dos Planos Municipais de Livro e Leitura. Como meta geral, o encontro pretende ser a base para criar um evento de calendário nacional para troca de informações a respeito de experiências de sucesso sobre políticas públicas do livro e leitura. Assim como Bonito, mais três cidades brasileiras com apelo turístico realizarão encontros regionais - Florianópolis (SC), Búzios (RJ) e Tiradentes (MG) - e uma delas deverá ser escolhida para sediar esse futuro evento permanente de abrangência nacional.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizará uma capacitação para secretários e secretárias das unidades da rede estadual de ensino em Sistema de Protocolo Integrado (SPI). Este sistema é utilizado nas secretarias das escolas para o repasse de informações administrativas e pedagógicas.
Em Bonito, a capacitação acontece nos dias 16 e 17, na Sala de Tecnologia da EE. Bonifácio Camargo Gomes, em período integral. Participam o secretariado das Escolas Estaduais Bonifácio Camargo Gomes e Luiz da Costa Falcão.
Em Bodoquena, a capacitação será realizada no dia 18, na Sala de Tecnologia da EE. Joaquim Mário Bonfim, em período integral. Participam os secretários das Escolas Estaduais Joaquim Mário Bonfim e João Pedro Pedrossian.
Em Miranda, a capacitação acontece no dia 19, na Sala de Tecnologia da EE. Dona Rosa Pedrossian, também em período integral. Participam os secretários das Escolas Estaduais Caetano Pinto, Carmelita Canale Rebuá, Dona Rosa Pedrossian e Indígena Cacique Timóteo.
Objetivo é dotar os destinos de infraestrutura para que o turista seja recebido de uma melhor forma e tenha condições de passar mais tempo no destino, gerando emprego e renda para a região.
Aeroportos regionais, pavimentação de estradas, urbanização de orlas e sinalização turística estão entre os principais investimentos realizados pelo Ministério do Turismo (MTur) nos últimos sete anos. Obras que totalizam R$ 6 bilhões, investidos por meio de parcerias com estados e municípios.
"Nosso objetivo é dotar os destinos de infraestrutura para que o turista seja recebido de uma melhor forma e tenha condições de passar mais tempo no destino, gerando emprego e renda para a região", afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante a abertura do 8º Fórum Panrotas, que teve início na manhã de ontem (15), em São Paulo (SP). Ele citou como exemplo dos investimentos feitos pelo MTur a urbanização da orla do Rio Guamá, em Belém (PA); a construção do aeroporto de São Raimundo Nonato (PI); e a estrada Bonito-Bodoquena (MS).
Segundo Barretto, tantos investimentos, somados aos bons resultados da economia interna, permitiram que, mesmo durante a crise econômica de 2009, o Brasil tivesse registrado recordes de viagens. Os desembarques domésticos no ano passado foram de 55,9 milhões, superando em quase 15% o recorde anterior, registrado em 2007. No acumulado de 12 meses, de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010, o total de desembarques domésticos foi superior a 57 milhões. Os dados internacionais de janeiro passado também são positivos. "Tivemos 734.636 desembarques internacionais, o que corresponde a 12,23% em relação a janeiro de 2009. É o novo recorde histórico", comemorou Barretto.
Barretto também afirmou que "vivemos um momento especial. Depois de um ano difícil, o otimismo no setor turístico é evidente. Além das boas perspectivas com base nos números acima, também temos a avaliação feita pela 6ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo". Segundo a pesquisa, comparativamente a 2009, a expectativa dos empresários é de aumento de 14,6% no faturamento para 2010.
O ministro também destacou os investimentos feitos em qualificação, que somam R$ 248,8 milhões nos últimos sete anos, e projetou investir mais R$ 440 milhões nos próximos anos na preparação da mão de obra para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Além da qualificação, para os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016 o Ministério do Turismo investirá em infraestrutura turística, promoção e em hotelaria.
Prestes a completar um ano de operação, o Trem do Pantanal - ícone do turismo do Mato Grosso do Sul - registra sucesso nas operações. O balanço dos dez primeiros meses de atuação - maio de 2009 a fevereiro de 2010 - mostra a movimentação de mais de 4,5 mil passageiros no trem, sendo a maioria proveniente de São Paulo. Ou seja, uma média de quase 500 passageiros por mês.
Segundo o presidente do Grupo Serra Verde Express (empresa que administra o Trem do Pantanal), Adonai Aires de Arruda, "o período de maturação de um projeto dessa magnitude é de cerca de três anos, sendo assim, estamos caminhando positivamente no planejamento traçado". Para o executivo, "o aumento de público é gradativo".
Inicialmente, a Serra Verde Express investiu, aproximadamente, R$ 2 milhões para implantação desse projeto, entre revitalização de vagões, transportes de equipamentos, a contratação de mão-de-obra, qualificação e promoções nacional e, também, internacional. Diante disso, a expectativa para 2010 é que o Trem do Pantanal encerre o ano tendo transportado cerca de 1.200 passageiros por mês.
O diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, ressalta que esse nicho turístico tem muitas particularidades e que no Brasil ainda está em crescimento. "Estamos aos poucos retomando a força dessa vertente do turismo e expondo ao mundo que sabemos atender bem os amantes de passeios ferroviários". Porém, ainda há um grande caminho a percorrer. Em 2009 o setor cresceu 9%, conforme dados da Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos Culturais (Abottc).
Para este ano, estão previstas as participações da equipe promocional da empresa em 26 eventos de turismo nacionais, além de dez internacionais e dez roadshows (encontros comerciais). No ano passado, houve participação em 23 feiras nacionais, 12 internacionais e oito roadshows. Esses esforços são adicionados às ações dos governos federal e estadual, que têm colaborado efetivamente nesse processo.
"A força desse produto turístico vem crescendo diariamente", ressalta Adonai Filho. Exemplo disso é o número de parcerias firmadas a fim de expandir a comercialização do Trem do Pantanal. Já há acertos comerciais com empresas de turismo, como TT Operadora (Lufthansa), CVC, Visual, Luxtravel, MGM, New Line Operadora, Venturas e Aventuras. Os principais destinos nacionais emissores são: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Geração de renda
Na avaliação da operadora do Trem do Pantanal, esse equipamento é um dos principais vetores do turismo do Mato Grosso do Sul que geram renda para o Estado. De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), um turista de lazer gasta em torno de R$ 150, por dia, no destino escolhido, com hospedagem, alimentação e transporte. Nos primeiros dez meses de operação, os passageiros do Trem do Pantanal já geraram mais de R$ 290 mil nesses três itens.
A Serra Verde Express, criada em 1997 para administrar trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá, incrementou, em pouco mais de uma década o turismo ferroviário naquele Estado. O atrativo é considerado referência no setor, atraindo todos os anos uma média de 150 mil pessoas, ante uma demanda de apenas 50 mil quando assumiu a ação. Em 2009, a empresa foi convidada pelo governo de Mato Grosso do Sul a operar o Pantanal Express.
O setor de turismo e entretenimento vem crescendo rapidamente no Brasil durante os últimos anos. Segundo dados da Redecard, o faturamento dos cartões de crédito e débito relacionado às agências de turismo e viagem cresceu 60% em 2009 com relação ao ano anterior.
O número de estabelecimentos credenciados na área foi 18% maior e o volume de transações com cartões de crédito e débito para compra de passagens aéreas cresceu 25% em 2009.
No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o faturamento relacionado aos cartões de crédito e débito cresceu 20% e 24%, respectivamente, durante o Carnaval 2010 com relação ao mesmo período no ano passado.
Entre os dias 29 a 31 de março a cidade de Bonito (MS) recebe o Curso Presencial de Acesso ao Mercado, realizado em Parceria da ABETA, ATRATUR E Secretaria Municipal de Turismo da região.
O objetivo do curso é qualificar e orientar os empresários de como acessar o mercado consumidor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, através das mais recentes ferramentas tecnológicas, incrementando, consequentemente, o fluxo turístico, o faturamento de sua empresa e a fidelização de seus clientes.