Notícias de Bonito MS
Por Petrônio Souza Gonçalves
Pequena cidade do interior do Mato Grosso do Sul, a 300km de Campo Grande, recebe turistas do mundo inteiro, em busca de contato direto com a natureza, nadando ao lado de cardumes coloridos, mergulhando no fundo de suas cavernas, ou tomando um bom e refrescante banho de cachoeira. A melhor definição para o lugar: um pedaço preservado do paraíso.
Muitas são as atrações que Bonito oferece, todas em forma de passeios, que são contratados juntos às agências de viagem da cidade, o que impede o turista de ir por conta própria para as atrações turísticas do município, que são várias. A única exceção é o Balneário Municipal, que fica a 7km do centro de Bonito, uma forma que a prefeitura encontrou de proporcionar lazer para a população e o público menos favorecido. Os outros são em áreas particulares, contando com uma boa infraestrutra e todos os artigos de segurança e equipamentos necessários para fazer os passeios e turismo de aventura com segurança e conforto.
Bonito conta com um belo receptivo de informações aos turistas, com exibição de vídeos e folderes sobre os diversos passeios e diversas agências, o que se faz indispensável um contato inicial para quem quer aproveitar da melhor forma a cidade e seus atrativos.
A grande vedete local são as águas transparentes e abundantes de seus rios, com turistas mergulhando ao lado de cardumes inteiros como se estivessem em imensos aquários naturais, com quilômetros de extensão. A beleza e a sensação são únicas. São tantos os peixes nadando ao seu redor que se pode tocá-los. Entre as espécies que acompanham os visitantes durante os mergulhos estão a piraputanga, o dourado, curimba, pacus, o mato grosso - que é um peixe ornamental - entre várias outras espécies pertencentes à bacia pantaneira. A transparência da água é devida a presença de calcário, que está até na água tratada que vai para as casas da cidade. É tanto calcário existente na água, que quando se toma banho, sente-se o corpo galvanizado por ela, com o sabonete não dando espuma e o cabelo nos dá a sensação de não ter sido lavado.
Atrativos
Bonito está na Serra da Bodoquena, que na verdade é um planalto, devido a sua baixa altitude. A Serra nasce no Paraguai e chega até o Pantanal Mato-grossense. A forte presença de calcário na região se deve ao fato de que ali, a milhares de anos, foi o fundo de um grande oceano, onde ficou depositado ao longo do tempo, algas, carapaças, animais aquáticos que tinham carbonato de cálcio e magnésio em sua formação. Isso resultou em um relevo riquíssimo em calcário e facilitou também a formação de suas cavernas, pois o calcário foi sendo dissolvido pela água durante milhões de anos de infiltração, resultando em uma grande obra de arte do tempo e da natureza. As mais conhecidas e visitadas grutas de Bonito são a do Lago Azul, com sua beleza reproduzida em fotos e postais mundo afora, e a de São Miguel, ambas bem próximas.
A beleza da gruta do Lago Azul é fascinante, quando bem ao fundo da caverna se encontra um lindo lago de águas cristalinas que, devido reflexo da tonalidade azul dos raios do sol que incidem sobre água, fica com uma tonalidade azulada única. Aberto apenas para visitação monitorada, pesquisas feitas no fundo do lago descobriram um fóssil de tigre dente de sabre e de uma preguiça gigante, que se encontram em suas profundezas até os dias de hoje. De novembro a janeiro, das 8h30 às 9h, a luz do sol chega até o fundo da caverna, iluminando o lago e fazendo um terceiro cenário, o mais belo.
Diante de tantos atrativos de real beleza, poderíamos elencar alguns, cada um com sua atração específica, com sua beleza particular. Um bom passeio é a flutuação no rio Sucuri, considerado o rio com água mais cristalina do mundo, situado na Fazenda São Geraldo, a 17km do centro de Bonito. A fazenda tem um belo receptivo, com piscina, loja de artesanato, bar e restaurante, armários guarda-volumes, e passeios opcionais como cavalgada e bike tour. Os equipamentos para flutuação oferecidos pela fazenda são: roupa e bota de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel. Com duração de 45 minutos de flutuação, o passeio sai a R$ 118,00 em alta temporada e R$ 90,00 na baixa, por pessoa.
Com uma caminhada de aproximadamente 500 metros na mata ciliar, chega-se às nascentes do rio, que ficaram conhecidas após filmagem para a novela Alma Gêmea, da Rede Globo. No fundo das nascentes do rio, vê-se a água borbulhando, em um cenário de beleza e paz, tingido por um tom azulado da água e do fundo do rio. No grupo eufórico de turistas em que estava, ao chegar diante da beleza das nascentes, foi tomado por uma súbita serenidade, quando o silêncio contemplativo tocou a todos. Foi uma sensação muito forte traduzida no silêncio de cada um de nós. Durante a trilha, o visitante pode apreciar a fauna e flora local e fazer paradas em mirantes para observação das várias nascentes.
A flutuação em aproximadamente 1,8km, quando se é mansamente levado pela correnteza do rio, que permite ao visitante apreciar a beleza da flora subaquática , que são verdadeiros jardins submersos, tendo a presença de cardumes de variados peixes em variados tamanhos, de ariranhas, cobras sucuris, e se o turista estiver com sorte, até de antas.
Assim como o passeio do rio Sucuri, todos contam com uma boa estrutura e acompanhamento de guias de turismo, o que chega a ser louvável. Nessa forma de passeios de flutuação, a cidade ainda oferece os seguintes atrativos: Aquário Natural, Parque Ecológico Rio Formoso, Bonito Aventura e Recanto Ecológico Rio da Prata. Para passeios de aventura, os mais indicados são: Bóia Cross; bote no rio Formoso e arvorismo no Hotel Cabanas. Mergulhos com cilindro de oxigênio: Mergulho no rio da Prata; mergulho no rio Formoso; mergulho no Abismo Anhumas. Descida de rapel - rapel Boca da Onça e rapel no Abismo Anhumas. Cachoeiras: Ceita Corê - do tupi-guarani “terra de meus filhos” - Parque das Cachoeiras; Boca da Onça Ecotour; Estância Mimosa e Cachoeiras do Rio do Peixe.
Bonito ainda tem os balneários, que são atrações mais sofisticadas, sem o brilho da natureza pura e preservada como se vê em toda parte. Assim encontramos o Balneário do Sol; Ilha do Padre e Praia da Figueira.
Quando se vai de um passeio para o outro, se vê ao longo do caminho, bandos de araras, revoadas de várias espécies de pássaros, seriemas, tucanos, lobinhos, entre muitos animais e pássaros da região.
Culinária
Bonito se orgulha de sua cozinha sul-matogrossense, de seus fartos peixes preparados de todos os jeitos e de todas as formas. Tudo tão diversificado e saboroso que chega a ser obrigatório para todo turista experimentar o pastel de pacu ou com carne de jacaré, oferecidos com destaque na rua central da cidade. Ambos são uma delícia só. Nota-se também um pouco da influência da culinária andina, com seus molhos a base de milho e seus salgados. Por onde se vai, come-se muito bem em Bonito. Outros ingredientes que incrementam a culinária e os aperitivos locais são as frutas do cerrado, servidas de molhos para os pratos e saborosos sorvetes, além de ornamentarem bebidas alcoólicas e sucos feitos na hora.
Na rua central de Bonito, decorada por lojas de souvenirs e revelando um clima praiano a quilometros do mar, as lojinhas dão um charme especial à cidade, com seus orelhões em formas de aves, onças e até de jacaré. O jacaré parece ser, entre tantas aves e bichos, o grande mascote de Bonito, estampado em camisetas, em forma de cinzeiros, e bordado em várias peças do artesanato local. Aliás, o artesanato indígena tem uma beleza bem particular, utilizando materiais naturais como a palha e sementes, tudo com muita cor e delicadeza.
Em Bonito se comprova o quanto a preservação do meio ambiente é importante para o futuro e para o presente do nosso planeta. Hoje, uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, por ter preservado suas riquezas naturais, foi elevada a destino turístico do mundo inteiro, dinamizando a economia local e gerando emprego e renda para uma população que estava, até então, distante de tudo e de todos. O turismo é a grande indústria do novo milênio, uma indústria limpa, que faz bem a todos apenas preservando a vida e a natureza.
O Departamento de Cultura da Fundação de Cultura e Esportes de Bonito está solicitando aos artistas do município, nas áreas de artes plásticas, teatro, dança, música, artesanato, literatura, poesia, fotografia e outras que se cadastrem ou atualizem os seus cadastros para que possam participar dos eventos culturais do município.
Os interessados devem levar um histórico das suas atividades e três fotos 3X4 em CD, xerox dos documentos pessoais e de um comprovante de residência.
A renovação ou abertura dos cadastros está sendo feita na FUNCEB, no prédio da Prefeitura Municipal, á rua Pilad Rebuá, 1780, em frente aos Correios, das 07h30 às 13h30.
O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (30), às 10 horas, no auditório da governadoria, em Campo Grande, a 12º edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de julho.
O lançamento deverá contar com a presença do governador André Puccinelli, do prefeito municipal de Bonito, José Arthur, e do diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros.
Na ocasião será divulgada a programação oficial do Festival de Inverno.
Durante essa semana (27 de junho a 1º de julho) o SEBRAE, com o apoio das prefeituras municipais, promovem a 2º edição da Semana do Empreendedor em algumas cidades do Mato Grosso do Sul. Serão contempladas as cidades de Campo Grande (27/06 a 01/07), Bonito (28), Camapuã (29 e 30) e Três Lagoas (01/07).
O objetivo do evento é promover a formalização de micro e pequenos empreendimentos, principalmente daqueles que se enquadram como Empresa Individual, regulamentada pelo município desde 2009.
As orientações serão direcionadas aos profissionais autônomos que tiverem interesse em se formalizar e aos empreendedores individuais já registrados. Estes poderão obter informações sobre abertura de conta corrente para pessoa jurídica, linhas de crédito (capital de giro e investimento) específicas à categoria e dar entrada no alvará definitivo de funcionamento e no Cadastro de Inscrição Estadual.
A participação é gratuita em todas as atividades da Semana.
Mais informações no site www.ms.sebrae.com.br e 0800-570-0800.
No próximo ano, a cidade de Bonito vai sediar, entre os dias 19 e 22 de junho, o 49º Congresso Internacional da ATBC- Association for tropical Biology and Conservation (Associação para Biologia Tropical e Conservação). Com o tema "Ecologia, Evolução e Uso Sustentável da Biodiversidade Tropical", a reunião terá como foco a interface entre ecologia e a evolução, estimulando a discussão sobre as questões ecológicas do ponto de vista evolutivo, bem como aplicações potenciais de estudos individuais para o uso sustentável de biodiversidade tropical.
Conforme o presidente do Bonito Convention e Visitors Bureau, Rodrigo Coinete, o evento é o primeiro congresso internacional cadastrado pela ICCA - International Congress & Convention Association (Associação Internacional de Congressos e Convenções) a ser realizado no estado. “A realização deste Congresso abre as portas para o mercado de eventos internacionais em Mato Grosso do Sul, destaca.
A ICCA congrega os principais especialistas mundiais envolvidos na cadeia produtiva do turismo de negócios, reunindo agências de turismo, convention bureaux, empresas organizadoras de eventos, hotéis, companhias aéreas e centros de convenções e exposições.
Além de um forte programa científico, o local escolhido para a reunião (Bonito) é um paraíso ecológico que proporcionará aos participantes uma grande oportunidade para explorar uma das paisagens mais deslumbrantes e natural do Brasil. “A ATBC 2012 será uma grande oportunidade para promoção de programas científicos a serem desenvolvidos entre a comunidade científica internacional e nacional de biólogos e profissionais da área e terá nosso estado como referência.Temos aqui a Serra da Bodoquena, o Pantanal e tantas potencialidades ecológicas, uma biodiversidade única, um grande cenário para o desenvolvimento deste evento”, disse.
O evento vai reunir em cinco dias uma média de 1.200 pessoas, entre professores universitários e pesquisadores, de cerca de 30 países, para estudos na área de biologia tropical e conservação.
Com apoio da Embratur, Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de MS, a Prefeitura Municipal de Bonito e o Convention e Visitors Bureau de Bonito apresentou as potencialidades ecológicas de Bonito no 48º Congresso Anual da ATBC, realizado entre os dias 12 a 16 deste mês de junho, em Arusha, na Tanzânia.
Ecoturismo e Trem do Pantanal, estes foram os temas abordados pelo Analista de Desenvolvimento do Turismo, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Geancarlo de Lima Merigue, durante o Seminário Vivências Brasil realizado em Miranda entre os dias 28 e 01 de outubro.
O Projeto Vivências Brasil -Aprendendo com o Turismo Nacional é um projeto do Ministério do Turismo, executado pela ABAV, em parceria com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo compartilhar as experiências e práticas locais de sucesso no turismo com empresários de diferentes destinos turísticos visando uma melhoria na qualidade dos produtos e na prática de operação de turismo através da troca de experiência.
Segundo Geancarlo Merigue, existe um interesse muito grande por empresários de ecoturismo sobre o programa de promoção e divulgação da rota Pantanal - Bonito desenvolvido pela Fundtur MS, "a Fundação de Turismo adotou um modelo de promoção bem sucedido, a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais entre outras ações tem apresentado resultados positivos para o turismo. Com planejamento e seriedade estamos promovendo o turismo como atividade econômica, ambiental e socialmente justa".
O Trem do Pantanal também foi tópico da palestra, Merigue ressaltou a estratégia de valorização do turismo regional através do resgate da cultura local, a volta do Trem do Pantanal marca essa ação. Após quase duas décadas sem transportar passageiros, o Trem do Pantanal volta revitalizado - trilhos, vagões - e administrado pela Serra Verde Express. O trajeto do trem tem início em Campo Grande, com paradas em Piraputanga, Aquidauana e Miranda, destino final. A circulação dos turistas nas paradas movimenta a economia local, e estimula a produção de produtos artesanais.
O Programa Benchmarking em Turismo 2010 vai apresentar as boas práticas de turismo nacional e internacional na Feira das Américas - ABAV, entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (22) será o dia da consultora do programa, Maria Antonieta Pivatto, relatar a experiência bem sucedida do ecoturismo no Pantanal sul-mato-grossense.
O Ministério do Turismo empenhou R$ 9,6 milhões para asfaltamento de 40,5 quilômetros da rodovia MS-178, entre os municípios de Bonito e Bodoquena. O recurso foi liberado após reunião do deputado federal Giroto (PR-MS) com o ministro do Turismo, Pedro Novais, nesta semana.
Este foi um segundo encontro para discutir a liberação dos recursos. Em março deste ano, no dia 21, Giroto acompanhou o governador André Puccinelli, em reunião com o ministro.
De acordo com Giroto, a conclusão da obra "vai impactar vários setores da economia, gerando renda e serviços para vários segmentos e profissionais, desde as profissões da base até chegar ao empresário do setor", completando que "vai propiciar uma melhor trafegabilidade por um dos mais importantes pólos turísticos do Estado, antigo pedido do trade turístico da região".
O asfaltamento da estrada é uma das prioridades do governador André Puccinelli elencadas no primeiro pronunciamento que fez este ano, quando tomou posse em 1.º de janeiro, ao anunciar o objetivo de colocar em prática as ações das 15 metas que propôs durante a campanha eleitoral ao cargo.
Ao todo, para pavimentar os 70 quilômetros da MS-178, serão investidos cerca de R$ 70 milhões. Hoje, no período da tarde, às 13h, o Tesouro Nacional, por solicitação do Ministério do Turismo, empenhou R$ 9,6 milhões para pavimentar 40,5 quilômetros da rodovia, conforme informação do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). O recurso está dividido em duas notas de empenhos: uma no valor de R$ 5,7 milhões e outra no valor de R$ 3,9 milhões.