imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Quem busca um destino inesquecível para passar as festas de final de ano pode colocar a região de Bonito/Serra da Bodoquena no alto da sua lista de opções. O Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul combina beleza exuberante, aventuras divertidas e momentos de conexão com a natureza. É uma pausa perfeita para encerrar o ano com um merecido descanso da correria do dia a dia e recarregar as energias para o próximo.

Natal e Ano Novo relaxantes

A Praça da Liberdade, no centro da cidade, é o lugar que recebe a tradicional decoração natalina de Bonito, com direito a muitas luzes, árvore gigante e espaços temáticos para fotos. No Ano Novo, o espaço é o ponto de encontro para a observação dos fogos de artifício durante a virada de ano. O destino não é badalado com festas ou com decorações grandiosas, mas oferece a chance de um feriado relaxante. No entanto, isso não significa ócio. Os atrativos para os visitantes são bem numerosos e diversos.

Conexão com a natureza

A região turística de Bonito/Serra da Bodoquena é o principal destino de ecoturismo do Brasil, onde o visitante pode fazer flutuações em algumas das águas mais cristalinas do mundo, caso do Rio Sucuri. As grutas são ótimas pedidas de passeio e neste período o destaque é para a Gruta do Lago Azul, pois entre dezembro e janeiro o azul da água alcança a sua tonalidade mais intensa. As cachoeiras, por causa do período com mais chuvas, também estão mais cheias e exuberantes. Os balneários, com sua estrutura para banho, descanso e alimentação, oferecem uma alternativa refrescante e leve para os dias quentes do verão.

Lugar para famílias e grupos de todas as idades

Diferente do que muitos podem pensar, o destino não é só para pessoas bem preparadas fisicamente. A maior parte dos atrativos requer um esforço leve e podem ser aproveitados tanto por crianças, quanto por jovens, adultos e idosos. Portanto, é a viagem ideal para um grupo de amigos e também para a família. Sim, há alternativas para os aventureiros – rapel, tirolesa, boia cross, mergulho -, assim como há muitas opções para aqueles que preferem atividades tranquilas – flutuação, balneários, trilhas leves – e até para quem gosta de vivenciar a cultura local, experimentando a gastronomia típica.

Gastronomia diversa e de qualidade

A ceia vai ganhar bons substitutos. Bonito tem uma ótima cena gastronômica, com restaurantes que oferecem o melhor da culinária local. Pratos com os peixes regionais são comuns, assim como o arroz de carreteiro e o churrasco. Mas há opções para os mais diversos paladares e bolsos, de pizza a hambúrguer e comida japonesa.

Possibilidade de passeio para o Pantanal

Bonito não fica geograficamente dentro do Pantanal, mas é muito próximo à região e é possível unir os dois passeios em uma única viagem. Algumas das fazendas pantaneiras, que hospedam os visitantes, fecham no período entre o Natal e o Ano Novo. Mas quem estender sua visita para o início de janeiro pode fazer um passeio bate-volta saindo de Bonito para conhecer as belezas pantaneiras localizadas no município de Miranda, voltando no fim do dia. Ou então pode ficar hospedado nas pousadas de Aquidauana e Corumbá, por uma ou duas noites, para uma experiência mais completa. No Pantanal, o visitante vai conhecer este bioma que é único no mundo e um santuário para a vida selvagem.

Facilidade de transporte

Há duas principais maneiras de chegar em Bonito por transporte aéreo. A cidade tem seu próprio aeroporto com algumas opções de voos, mas é Campo Grande que recebe a maior parte dos visitantes vindos de outras regiões do Brasil e do mundo. Há muitas opções de voos para a capital de Mato Grosso do Sul, que costumam ter um custo-benefício mais atrativo, e a cidade está há três horas e meia de carro de Bonito.

Destaque

 Para quem prefere celebrar o Natal e a passagem do ano com a família longe do burburinho e a agitação da grande cidade, a calmaria da pacata cidade de Bonito – onde se inclui o sossego urbano e à beira de seus rios cristalinos – é o destino ideal para as pessoas que priorizam momentos significativos com aqueles que amam num período de confraternizar, fortalecer laços e criar memórias compartilhadas.

A Capital do Ecoturismo, que se separa por distâncias de apenas 60 km de Jardim e Bodoquena (Rota Serra da Bodoquena), proporciona muito mais que lazer, experiências incríveis e aventuras. Os eventos de fim de ano são marcados por tranquilidade, momentos de conexão com família e amigos e imersão na natureza, onde o silêncio vivencia momentos livres de interferências cotidianas.

A região serrana apresenta temperaturas elevadas no período, ideal para atividades aquáticas, com possibilidade de chuvas. É alta temporada, portanto é necessário fazer reservas antecipadas para hospedagem e passeios, os quais têm acesso limitado. Alguns hotéis oferecem programação especial para o Natal e Réveillon e em Bonito haverá shows nacionais na Praça da Liberdade, no dia 31.

CEIA E DIVERSÃO

Na rede hoteleira, associados do Bonito Convention & Visitors Bureau se prepararam para receber os visitantes com programação especial. O Marruá Hotel, por exemplo, terá ceia natalina e a festa de passagem do ano com música ao vivo, eventos (vagas limitadas) abertos ao público externo mediante reserva. “Esse ano as vendas aconteceram muito rápido, estamos praticamente lotados”, informa a gerente Cida Sanches.

O Resort Zagaia, também com poucas reservas, terá jantar especial de Natal, happy hour e muito folk pantaneiro com o show “UsKaradaKombi”, espetáculo apresentado pela banda liderada pelo campo-grandense Douglas Dakombi, nos dias 24 e 25. No dia 31, jantar especial com festa e DJ até às 2h. O acesso estará disponível para quem reservar seu pacote com meia pensão (café da manhã e jantar inclusos).

O Hotel Pousada Arauna lançou a promoção de desconto de 10% para reservas direto pelo WhasApp (673255-2100), com validade no período de 20 de dezembro/24 a 31 de janeiro/25.

SHOWS NACIONAIS

Para quem ainda não decidiu a agenda de fim de ano, a Capital do Ecoturismo terá dois shows nacionais na programação anunciada pela prefeitura, além de atrações regionais e locais. Entre os nomes de destaque estão a ex-vocalista da Banda Aviões do Forró, Solange Almeida, no dia 30, e dos sertanejos Fred e Fabrício na virada (31). Ambos acontecem na Praça da Liberdade, centro da cidade, com entrada gratuita. Completam a programação o Grupo Sempre Tem, no dia 30, e a dupla Pedro e Evandro.

A Praça da Liberdade será palco também de eventos comemorativos do Natal, com decoração especial, praça de alimentação e artesanato. No seu entorno funciona parte do setor gastronômico da cidade, com restaurantes, bares, quiosques, conveniências e sorveterias com cardápios regionais do Cerrado. Os eventos na praça são recomendados pelos hotéis associados do Bonito Convention a seus hóspedes.

Destaque

 Bonito e Campo Grande, ambas no Mato Grosso do Sul, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente, da 25ª edição do Prêmio Caio na categoria Destinos para Eventos de Pequeno e Médio Porte nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. As cidades levaram as estatuetas do Jacaré de Prata e do Jacaré de Bronze, enquanto Belém, no Pará, ficou com o Jacaré de Ouro. A premiação, que foi entregue no dia 10 de dezembro, em cerimônia no Expo Center Norte, em São Paulo, visa identificar e reconhecer o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo.
“O Mato Grosso do Sul já ganhou alguns prêmios Caio ao longo dos anos e é muito bom ver Bonito e Campo Grandes entre os principais destinos para realização de eventos de pequeno e médio porte”, celebra Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. “De fato são dois destinos fantásticos para este segmento e que têm uma vantagem em relação a outros lugares, pois podem oferecer lazer conjuntamente, especialmente Bonito. Quem participa dos eventos ainda pode conhecer esse destino incrível”, completa.

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, conhecido por suas águas cristalinas, biodiversidade exuberante e paisagens deslumbrantes. O município abriga atrações como o Rio da Prata, que pode ser conhecido na atividade da flutuação, a impressionante e histórica Gruta do Lago Azul, e o Parque das Cachoeiras, que oferece trilhas e banhos em quedas d’água.

O turismo de aventura também é parte importante dos atrativos, especialmente dentro do soft adventure, atividades ao ar livre menos intensas e que não requerem habilidade ou experiência prévia. Há opções para todas as idades e perfis, atendendo bem desde quem busca emoção, até quem prefere a tranquilidade em meio à natureza. Bonito acolhe seus visitantes com uma infraestrutura de qualidade, respeito à natureza e uma ampla variedade de passeios.

Wendling também destaca Campo Grande como um destino com uma pluralidade bastante atrativa. “Além da excelente estrutura para eventos, conta com uma grande gastronomia e seus parques. Além disso, a cidade ganhou o Bioparque Pantanal, que traz um complemento importante ao que o local já oferecia”, detalha. O Bioparque Pantanal é considerado o maior aquário de água doce do mundo. Inaugurado em 2022, ele atingiu neste dia 12 de dezembro de 2024 o marco de um milhão de visitantes e é um dos principais pontos turísticos para visitantes do Brasil e estrangeiros.

Destaque

 Foi lançada, nesta quarta-feira (27), no BioParque do Pantandal em Campo Grande (MS) a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) 2025, que acontecerá em Bonito, de 19 a 24 de março. O evento reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e agentes públicos de turismo e tecnologia da América do Sul e países da Europa.

O lançamento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling a secretária de Turismo e Desenvolviento Econômico de Bonito, Juliane Salvadori, a primeira-dama de Bonito, Leila Aivi e autoridades e especialistas em turismo de MS.

“Esse evento reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e dará grande visibilidade para Bonito, com a expectativa de reunir mais de mil pessoas, que irão compartilhar experiências e conhecimentos, discutindo ideias e ações voltadas para o turismo inteligente”, afirma a secretária.

O DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente) é um projeto do Ministério do Turismo, que realiza diagnósticos e aponta procedimentos para o desenvolvimento do turismo local, além de capacitação dos gestores do setor. Bonito é um dos dez municípios selecionados na 2ª edição do projeto, enquanto Campo Grande está na quarta fase.

Destaque

 Terá início nesta sexta-feira, 06, a 10ª edição da Bonito 21K, já tradicional evento esportivo de Mato Grosso do Sul, com data fixa no calendário oficial da cidade, sendo realizada sempre no primeiro sábado do mês de dezembro. E a prova celebra uma década com recorde de participantes, reunindo ao todo 2.500 atletas inscritos, expectativa de público na cidade de 7.000 pessoas, mas também se preocupando em deixar um legado positivo, olhando para o social, assumindo o compromisso de evento lixo zero e se tornando, em 2024, a primeira prova de corrida de MS com selo carbono neutro.

“É um evento realmente muito importante para nós, que faz a diferença para a cidade, pois dá ainda mais visibilidade para o nosso destino a nível nacional. A prova é realizada em um período de baixa temporada e gera grande fluxo de turistas, então é importante para que a gente possa fomentar a economia local e também, claro, o esporte. E ter agora o selo carbono neutro vem de encontro a todo o trabalho que nós estamos realizando desde 2022, quando Bonito foi certificado o primeiro destino de ecoturismo do mundo carbono neutro”, comenta Juliane Salvadori, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito.

Para um evento se tornar carbono neutro, é preciso um planejamento prévio para a escolha de serviços e produtos com menor impacto ambiental, além de medir a quantidade total de gases do efeito estufa emitidos desde a montagem até a realização. Nesse processo, antes, durante e depois do evento, são implementadas ações para reduzir as emissões ao máximo. As emissões restantes são compensadas por meio de projetos que retiram carbono da atmosfera, como reflorestamento ou energia renovável. No caso da Bonito 21K, serão utilizados créditos de carbono certificados do Instituto Homem Pantaneiro, que atua na Serra do Amolar, no Pantanal.

“A Bonito 21K se torna um marco importante para o estado de Mato Grosso do Sul ao ser a primeira corrida de rua com selo carbono neutro. Essa conquista reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o ecoturismo, além de inspirar outros eventos a adotarem práticas mais responsáveis. Contribui também para a preservação do meio ambiente, pois ajuda a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a proteger a biodiversidade local”, afirma Vilena Silva, CEO da Compensei, empresa responsável por esse trabalho.

Preocupação ambiental e social são metas da prova

Nas últimas edições, a Bonito 21K já vinha adotando medidas para se tornar um evento lixo zero, que envolvem o tratamento dos resíduos gerados e o encaminhamento da maior quantidade possível para a reciclagem ou para o tratamento adequado. Neste ano, o trabalho será intensificado. A prova tem o diferencial de ser realizada na cidade eleita 18 vezes o melhor destino de ecoturismo do País e quer se consolidar como experiência que une esporte e turismo.

“A Bonito 21K hoje é o maior evento esportivo do município e tem contribuído fortemente para a economia local, movimentando de maneira expressiva o turismo na baixa temporada. Além disso, possui o pilar de transformação social, por meio do incentivo à prática do esporte, e este ano amplia a entrega, com os selos de evento carbono neutro e evento lixo zero. Dentro das metas para os próximos anos estão criar um manual de boas práticas que possa ser utilizado por outros eventos, aumentar as ações sociais com a comunidade local e ampliar a promoção do destino de Bonito no Brasil e no exterior”, resume Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova.

Ao longo de 10 anos, a prova já realizou diversas ações de cunho social, em parceria com ONGs e associações da cidade de Bonito, como arrecadações de tênis e material esportivo e doações de inscrições para a prova, com o objetivo de fomentar a prática esportiva desde a infância. “A Bonito 21K, além de movimentar a economia da nossa cidade, gera oportunidades para identificar talentos esportivos promissores e é uma grande ferramenta de transformação na inclusão social. Com a Associação Esportiva Celeiros de Bonito, começamos com três atletas inscritos na prova kids, hoje já são 20”, conta Waldilene Galeano, presidente da associação Celeiros de Bonito.

A associação resgata por meio do esporte crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos vítimas da violência e de maus-tratos. A Bonito 21K contribuiu com as inscrições e também com doações de tênis e isotônicos, para que crianças e adolescentes participem de uma prova pela primeira vez. “É um momento de muita emoção para os meninos, que estão se preparando há um ano para correrem os 5 km e poderem fazer parte desse momento em que somos todos iguais, contribuindo para a diminuição das desigualdades”, completa Waldilene.

Sobre a prova

Criada em 2015, a Bonito 21K comemora neste ano sua edição especial de 10 anos com recorde de participantes. Serão ao todo 2.500 atletas inscritos, e expectativa de público na cidade de 7.000 pessoas. A prova de corrida de rua é homologada e aferida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e além da meia maratona tem percursos de 5 km e 10 km e prova kids. As inscrições para 2024 já estão encerradas.

Programação

A prova será realizada neste sábado, dia 7, mas o evento tem início amanhã (6), com entrega de kits e várias programações na Praça da Liberdade. Nesse dia, em parceria com a Energisa, haverá uma sessão de cinema aberta ao público com o documentário “Mental – A Escola Queniana”, e a presença do atleta e treinador Ademir Paulino, referência a nível nacional. No sábado, após a cerimônia de premiação, haverá um show especial para comemorar os 10 anos de evento, com a presença do Grupo Sampri.

Serviço: Isto é Mato Grosso do Sul apresenta a 10ª edição da Bonito 21K, que será realizada dia 7 de dezembro, em Bonito – MS, com largada na Praça da Liberdade. A realização e a organização são do Instituto MS Mais Bonito e da H2O Ecoturismo, com patrocínio da Sanesul. Apoio: Prefeitura Municipal de Bonito, Energisa, Azul Viagens, BTG Case, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

Destaque

 O próximo ano promete ampliar a promoção e fortalecer Bonito como destino de ecoturismo comprometido com a sustentabilidade de suas belezas naturais e as metas de redução zero de carbono. A cidade receberá dois importantes eventos nos meses de março e abril – a segunda edição no Brasil da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) e o Adventure Elevator Latin America -, com a presença de renomados palestrantes e operadores do exterior.

Definida a data de 19 a 22 de março, no Centro de Convenções de Bonito, a Fidi 2025 foi lançada no último dia 27 de novembro, em Campo Grande, pelo governador Eduardo Riedel e com a presença de representantes do trade turístico da Rota Bonito Serra da Bodoquena. A indicação da Capital do Ecoturismo para sediar o AventureELEVATE, que ocorrerá de 27 a 29 de abril, foi aprovada durante a edição de 2024, realizada em Curitiba.

Sustentabilidade

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Feira Internacional de Destinos Inteligentes concretiza uma estratégia de Estado que trabalha com foco na inovação, na sustentabilidade, no turismo responsável e na governança nos últimos anos. “A Fidi vai materializar a política pública de Mato Grosso do Sul na área de governança, focando na sustentabilidade e agenda climática”, enfatizou.

“O nome logo pressupõe – prosseguiu – se tratar de tecnologia, mas o DTI é um modelo de desenvolvimento que tem alguns pilares e a sustentabilidade é o centro. A sustentabilidade é inerente à atividade turística. Nós temos em Bonito o primeiro Plano de Mudanças Climáticas do Destino Turístico do país sendo executado agora e trabalhando a inovação e tecnologia que permeia esses outros eixos. Convido a todos para participar da Fidi 2025”.

Visibilidade

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, lembrou que o destino é um dos dez municípios selecionados na 2ª edição do projeto coordenado pelo Ministério do Turismo. “Estivemos na Fidi de Curitiba, o seu formato é diferente, e articulamos com a Fundtur traze-lo para Bonito. A feira reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e dará grande visibilidade para Bonito”, disse.

Com a expectativa de reunir mais de mil pessoas e cerca de 160 instituições participantes, compartilhando experiências e conhecimentos, discutindo ideias e ações voltadas para o turismo inteligente, a Fidi é organizada pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela Cidades do Futuro SEL), com apoio da Fundtur/MS, prefeitura de Bonito, Sistema Fiems, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), Sebrae/MS e do Bonito Convention & Visitors Bureau.

Inspira Ecoturismo

Um dos principais apoiadores dos dois eventos internacionais, o Sebrae decidiu ajustar suas estratégias de atuação na região e anunciou o adiamento para 2026 da 3ª edição do Inspira Ecoturismo, que tem o destino como sede e passará a ser realizado a cada dois anos. O Sebrae informou que o público-alvo do Inspira Ecoturismo é semelhante ao dos eventos e o adiamento se deve também a compromissos da entidade com o COP30, em Belém, em 2025.

Destaque

 Quem busca um destino inesquecível para passar as festas de final de ano pode colocar a região de Bonito/Serra da Bodoquena no alto da sua lista de opções. O Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul combina beleza exuberante, aventuras divertidas e momentos de conexão com a natureza. É uma pausa perfeita para encerrar o ano com um merecido descanso da correria do dia a dia e recarregar as energias para o próximo.

Natal e Ano Novo relaxantes

A Praça da Liberdade, no centro da cidade, é o lugar que recebe a tradicional decoração natalina de Bonito, com direito a muitas luzes, árvore gigante e espaços temáticos para fotos. No Ano Novo, o espaço é o ponto de encontro para a observação dos fogos de artifício durante a virada de ano. O destino não é badalado com festas ou com decorações grandiosas, mas oferece a chance de um feriado relaxante. No entanto, isso não significa ócio. Os atrativos para os visitantes são bem numerosos e diversos.

Conexão com a natureza

A região turística de Bonito/Serra da Bodoquena é o principal destino de ecoturismo do Brasil, onde o visitante pode fazer flutuações em algumas das águas mais cristalinas do mundo, caso do Rio Sucuri. As grutas são ótimas pedidas de passeio e neste período o destaque é para a Gruta do Lago Azul, pois entre dezembro e janeiro o azul da água alcança a sua tonalidade mais intensa. As cachoeiras, por causa do período com mais chuvas, também estão mais cheias e exuberantes. Os balneários, com sua estrutura para banho, descanso e alimentação, oferecem uma alternativa refrescante e leve para os dias quentes do verão.

Lugar para famílias e grupos de todas as idades

Diferente do que muitos podem pensar, o destino não é só para pessoas bem preparadas fisicamente. A maior parte dos atrativos requer um esforço leve e podem ser aproveitados tanto por crianças, quanto por jovens, adultos e idosos. Portanto, é a viagem ideal para um grupo de amigos e também para a família. Sim, há alternativas para os aventureiros – rapel, tirolesa, boia cross, mergulho -, assim como há muitas opções para aqueles que preferem atividades tranquilas – flutuação, balneários, trilhas leves – e até para quem gosta de vivenciar a cultura local, experimentando a gastronomia típica.

Gastronomia diversa e de qualidade

A ceia vai ganhar bons substitutos. Bonito tem uma ótima cena gastronômica, com restaurantes que oferecem o melhor da culinária local. Pratos com os peixes regionais são comuns, assim como o arroz de carreteiro e o churrasco. Mas há opções para os mais diversos paladares e bolsos, de pizza a hambúrguer e comida japonesa.

Possibilidade de passeio para o Pantanal

Bonito não fica geograficamente dentro do Pantanal, mas é muito próximo à região e é possível unir os dois passeios em uma única viagem. Algumas das fazendas pantaneiras, que hospedam os visitantes, fecham no período entre o Natal e o Ano Novo. Mas quem estender sua visita para o início de janeiro pode fazer um passeio bate-volta saindo de Bonito para conhecer as belezas pantaneiras localizadas no município de Miranda, voltando no fim do dia. Ou então pode ficar hospedado nas pousadas de Aquidauana e Corumbá, por uma ou duas noites, para uma experiência mais completa. No Pantanal, o visitante vai conhecer este bioma que é único no mundo e um santuário para a vida selvagem.

Facilidade de transporte

Há duas principais maneiras de chegar em Bonito por transporte aéreo. A cidade tem seu próprio aeroporto com algumas opções de voos, mas é Campo Grande que recebe a maior parte dos visitantes vindos de outras regiões do Brasil e do mundo. Há muitas opções de voos para a capital de Mato Grosso do Sul, que costumam ter um custo-benefício mais atrativo, e a cidade está há três horas e meia de carro de Bonito.