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Notícias de Bonito MS

Destaque

 De 15 a 17 de abril acontece uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina: a WTM Latin America. O evento B2B de viagens e turismo, será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo e oferece oportunidades de negócios, acesso a compradores, influenciadores e profissionais relevantes e qualificados da indústria de viagens e turismo.

Mato Grosso do Sul estará presente nesta 11ª edição e, com apoio do Sebrae MS, com uma caravana com cerca de 30 empresários. O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, conta como será a participação do turismo do Estado.

“Mais uma vez nossa participação será recheada de novidades e lançamentos. O trade turístico sul-mato-grossense estará em peso num estante inovador, cheio de tecnologia, sustentável e com neutralização de carbono. Farei participação num painel sobre sustentabilidade, onde vou falar um pouco sobre o case de Bonito carbono neutro e faremos também apresentação e capacitação de operadores internacionais”.

Além da participação no painel, a FundturMS realizará capacitações com Hosted Buyers e agentes de viagem. Intitulada ‘Mato Grosso do Sul: ecoturismo responsável, natureza e aventura segura’, a capacitação acontece no dia 16 de abril, no Teatro Transformation, das 09h às 09h50 e das 12h às 12h50, respectivamente. Estão confirmados 50 hosted buyers e 50 agentes de viagens.

Estão previstas também sessões do Speed Networking com a participação do trade turístico sul-mato-grossense nos dias 16 e 17 de abril, das 10h30 às 12h. Em um dia a sessão será com Hosted Buyers e no outro com membros do Buyers´Club.

MS terá um estande físico de 100m², com balcões de atendimento ao público e exposição dos destinos turísticos locais, onde haverá também uma exposição de artes destacando o talento dos artistas regionais Gabriel Gabino e Isaac de Oliveira.

No estande de MS também terá um espaço para Produção Associada, com demonstração de produtos de empresas de Mato Grosso do Sul:

BeeCo, uma marca dedicada a produção sustentável de mel e produtos apícolas de alta qualidade, que está ganhando destaque por praticar uma apicultura sustentável com manejo responsável e compromisso com a biodiversidade
Angí Chocolates, que colhe frutos nativos do Pantanal de forma sustentável e faz inclusão em seus chocolates agroflorestais, feitos do cacau à barra;
Degustação da Di Bonito Cachaça, uma marca de cachaça artesanal de alambique, que trabalha com a valorização da cultura e costumes do Mato Grosso do Sul.
E, com foco nas estratégias e ações que visam reduzir a pegada de carbono, a Fundação de Turismo de MS promove a neutralização de emissão de CO2 durante a WTM LA. Cada participante do evento que passar pelo estande poderá neutralizar carbono preenchendo o "carbonômetro", realizado pela empresa Compensei. É só escanear um QR Code e seguir as orientações.

Lançamentos

Como destaque do lançamento nacional da edição “Águas da Rota Gastronômica Pantaneira” haverá uma ativação gastronômica com a participação dos chefs Marcílio Galeano e Lucas Caslu. O Cooking Show acontecerá no estande do Mato Grosso do Sul (Rua J35), às 15h, durante três dias de evento.

“Também vamos fazer o lançamento do Festival de Inverno de Bonito, que é um evento que acontece já há muitos anos em Mato Grosso do Sul e agora levaremos para o cenário nacional com um grande motivador de gerador de fluxo turístico para o principal destino de ecoturismo do Brasil. Além de outras novidades que quem participar dos três dias de fera vai poder presenciar”, destaca Wendling.

Sobre a WTM LA

São esperados 27 mil profissionais de viagens, influencers, 620 empresas expositoras e mais de cem Hosted Buyers Internacionais, sendo 60% da América Latina e 40% de outros países para participarem de conferências qualificadas, destinadas a estimular discussões e o desenvolvimento do setor. A presença de Mato Grosso do Sul neste evento é uma importante ação de promoção e divulgação do turismo estadual e visa o aumento do fluxo de turistas no destino.

A agenda completa do evento pode ser conferida no www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

Destaque

 O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention, associação mantida pelo trade turístico do destino, realizou uma minuciosa pesquisa para identificar o perfil e os hábitos dos turistas que visitam a região da Serra da Bodoquena nos principais feriados de 2023. Mais de 33% dos 2.776 entrevistados são de Mato Grosso do Sul.

Com apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o levantamento gera informações que apontam não apenas tendências do fluxo turístico em Bonito, Jardim e Bodoquena, como contribui para planejamento futuro de ações para aprimoramento do atendimento, promoção e divulgação dos destinos, na avaliação do presidente do Bonito Convention, Rodrigo Coinete.

Um dos itens do questionário realizado por nove pesquisadores trata da percepção espontânea do turista sobre Bonito, revelando as mais variadas reações e sensações para descrever a experiência vivida em uma palavra, como: lindeza, familiaridade, iluminado, astral lindo, encantador, abençoado, admirável, conexão, Deus, gratificante, fantástico e maravilhoso.

Como chegaram ao destino

Conforme a pesquisa, 33,53% dos entrevistados são do próprio Estado, vindo a seguir São Paulo (23,74%) e Paraná (10,87%), predominando a idade entre 26 e 50 anos (71,68%). Do total entrevistado, 69,50% possuem graduação completa e 45,17% declararam renda média entre 4 a 10 salários mínimos. A maioria (62,54%) visitava Bonito e região pela primeira vez em busca de lazer (83,82%), viagem motivada pelo ecoturismo e belezas naturais (88,89%).

Hotéis e pousadas foram os meios de hospedagem utilizados por 70% dos visitantes, com 42,38% optando por reservas diretas. Informações sobre o destino foram pesquisadas nas redes sociais por 48,80% e 51,47% utilizaram as agências de turismo em algum momento da viagem. O tempo de permanência na região da maioria (51,51%) dos entrevistados foi de 4 a 5 dias, 49,39% fizeram a viagem de carro e 44,59% viajaram em família.

Serviços tem avaliação ótima

Em relação ao período da viagem, 32,07% disseram que visitam Bonito e região nos feriados prolongados, com 34,21% respondendo que a diversidade das atividades é o fator motivador para a escolha dos destinos.

Dentre os mais de 40 atrativos, os mais visitados foram: balneários (22,83% dos visitantes pesquisados), cachoeiras (18,45%) e flutuação (14,96%). O levantamento do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito incluiu também o nível de satisfação dos turistas quanto aos serviços ofertados. Infraestrutura recebeu “ótimo” de 31,84% do universo pesquisado; segurança, 64,39%; gastronomia, 61,10%; passeios, 71,90%; e atendimento, 67,44%.

Destaque

 A segunda edição do Festival de Cerveja de Bonito movimentou a cidade durante o final de semana (5 e 6 de abril), atraindo um público estimado de 8 mil pessoas durante os dois dias. O evento contou com dez cervejarias do Estado e três estandes de alimentação. A programação incluiu shows musicais, com artistas locais e nacionais e curso sobre os “Tipos e Características Sensoriais da Cerveja”.

Segundo a Guarda Municipal, na sexta-feira (5), cerca de 3 mil pessoas passaram pela Praça da Liberdade para assistirem aos shows de Marcia Cordeiro e Arnaldo Antunes. Já no sábado (6) o público estimado foi de 5 mil pessoas, que puderam conferir uma noite de muito rock com Bêbados Habilidosos, Máquinas do Seu Antônio e Raimundos.

Balanço da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Sectur) contabiliza 2938 voucher vendidos durante o final de semana, injetando R$ 1,246 milhão na economia do município (valor referente apenas ao balanço dos atrativos turísticos). No ano passado os atrativos receberam 1697 pessoas, movimentando R$ 682 mil durante o festival.

Já o curso Tipos e Características Sensoriais da Cerveja, foi realizado entre os dias 01 a 05 de abril e contou com18 participantes. Ele foi ofertado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com o SENAC e ministrado por Fernanda Duarte de Figueiredo Veiga, especialista na área e tinha como público-alvo profissionais do segmento de alimentação fora do lar, bares, restaurantes e lanchonetes.

Entre os temas abordados estavam os tipos e características sensoriais da Cerveja, história da cerveja: aspectos sociais, culturais e curiosidades, características de rótulos e contra- contrarrótulos, serviço de cerveja: armazenamento, temperatura de serviço, tipos e formatos de taças e copos.

A instrutora agradeceu a oportunidade de estar novamente em Bonito, em parceria com a Prefeitura Municipal, ministrando o curso de Cervejas: tipos e características sensoriais. “Nós do Senac, que somos uma instituição de referência nacional na capacitação para o mercado de trabalho, temos muito orgulho de ter essa parceria que só enriquece ainda mais o comercio local através da educação e capacitações. Bonito que é uma cidade referência no Turismo e está de parabéns por proporcionar conhecimento gratuito para a população, fortalecendo e trazendo melhorias para a cidade”.

O diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, agradeceu a participação de todas as cervejarias, expositores gastronômicos e artistas que participaram do evento. “A segunda edição do Festival de Cerveja de Bonito reforça que o evento veio para ficar, porque além de uma participação mais significativa de expositores, também tivemos um público maior durante os dois dias, e também mais segmentado -pessoas que vieram exclusivamente para o festival. A programação musical também foi um atrativo a parte, com shows locais e nacionais de renome, atribuindo mais peso ao evento. Agradeço imensamente a todos que ajudaram na construção desse evento”, detalha.

Destaque

 Diretores e produtores de filmes sul-americanos e sul-mato-grossenses já podem inscrever seus filmes no BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO 2024, que acontecerá entre os dias 20 e 27 de julho na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Podem se inscrever filmes de longa e curta metragem (de até 20 minutos) sul-americanos concluídos nos anos de 2023 e 2024 e inéditos em circuito nacional. A novidade é a inserção dos filmes ambientais – que anteriormente estavam na Mostra Ambiental – na mostra competitiva.

Esta é a segunda edição do Festival que tem como um dos objetivos tornar a cidade de Bonito (e o estado do Mato Grosso do Sul) um polo importante de difusão e debate da produção cinematográfica contemporânea do continente.

Para se inscrever, os interessados devem acessar bonitocinesur.com.br.

Neste ano, o festival terá novas Mostras Competitivas (Melhor Filme Longa Metragem Ambiental Sul-americano e Melhor Filme Curta Metragem Ambiental Sul-americano) e premiação no total de R$ 50 mil divididos nas seguintes categorias:

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Longa Metragem Sul-americano: R$ 20.000,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Curta Metragem Sul-americano: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Sul-mato-grossense: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Longa Metragem Ambiental Sul-americano: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Oficial de Melhor Filme Curta Metragem Ambiental Sul-americano: R$ 7.500,00 e Troféu Pantanal

Além das premiações:

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Longa Metragem Sul-americano: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Curta Metragem Sul-americano: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Sul-mato-grossense: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Longa Metragem Ambiental Sul-americano: Troféu Pantanal

– Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Curta Metragem Ambiental Sul-americano: Troféu Pantanal

A segunda edição do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO conta também com outros eventos além de exibição de filmes, como discussões visando acordos internacionais, debates, oficinas de roteiro, produção executiva, assistência de direção, desenvolvimento de projeto cinematográfico e apresentações musicais.

Em 2023, o Festival enriqueceu o calendário cultural da cidade, do país e do continente com a exibição de 45 filmes de 12 países da América do Sul e a participação das 26 instituições públicas e privadas que se envolveram no projeto. O Bonito CineSur também fomentou a economia criativa local com a contratação de profissionais de produção, equipamentos técnicos e de inúmeros serviços de hotéis, restaurantes e transporte terrestres e aéreos.

Além disto o evento conquistou os bonitenses que compareceram em massa às sessões na sala de cinema instalada no Centro de Convenções. Para boa parte do público, foi a primeira experiência de estar no escurinho do cinema. Este entusiasmo contagiou sobremaneira as autoridades presentes na noite de encerramento. O deputado federal Vander Loubet, autor da emenda parlamentar que viabiliza a realização do Festival, e o prefeito Josmail, parceiro importante do Bonito Cinesur, estão empenhados na construção do primeiro cinema em Bonito,

Realização: Associação Amigos do Cinema e da Cultura

A Associação Amigos do Cinema e da Cultura é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2007, que desenvolve projetos culturais, educacionais e de formação há mais de 15 anos. Entre as atividades realizadas, destacam-se os projetos Cinesurdo; Vídeo Índio Brasil; A Escola no Cinema; Diálogos Contemporâneos; Circuito Popular de Cinema do Ceará; e Cinema nas Escolas.

Sua experiência e capacidade técnica para o desenvolvimento e realização de atividades na área do cinema, bem como em formação, educação e cultura em geral, já foram atestadas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela Universidade de Brasília.

Nilson Rodrigues: Diretor do Festival

Produtor dos filmes “O outro lado do paraíso”, de André Ristum (2014), e “O pastor e o guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte (2023). Foi diretor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (1995, 1997, 1998 e 2011) e do Festival Internacional de Cinema de Brasília – Brazilian International Film Festival (2012 a 2017).

José Geraldo Couto: Curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta metragem.

É jornalista, tradutor e crítico de cinema. Trabalhou por mais de 20 anos no jornal Folha de S. Paulo. Atualmente é colaborador do Instituto Moreira Salles. Traduziu obras literárias de Henry James, Norman Mailer, Truman Capote, Martin Scorsese e Nelson Mandela, entre outros.

Elis Regina: Curadora da mostra cinema ambiental.

Jornalista, já atuou em diversas curadorias, como: Mostra Cine Comitiva no Festival Comitiva dos Chefs (2019); Exposição Making Of – O Cinema Está Aqui – Festcine América do Sul (2014); Exposição A Imagem do índio – Vídeo Índio Brasil (2014 e 2015); Festival Comida em Movimento – Cinema e Gastronomia (2023).

Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano 2024

Data: de 20 a 27 de julho de 2024

Local: Centro de Convenções de Bonito e Câmara Municipal de Bonito

Site: bonitocinesur.com.br

Redes sociais: https://www.instagram.com/bonitocinesur/

Destaque

 Em sua segunda edição e agora com a participação de quatro cidades (Campo Grande, Bonito, Corumbá e Três Lagoas), o Circuito Gastronômico 'Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra' coloca em destaque a rica culinária regional e suas influências fronteiriças, e se posiciona estrategicamente entre as ações desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul no fomento da culinária na cadeia do turismo.

Apoiando a iniciativa da Companhia de Gás de MS (MSGAS), patrocinadora do evento, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) trabalha a gastronomia como um produto diferenciado do Estado, divulgando o segmento inclusive em feiras nacionais e internacionais.

Para o diretor-presidente da fundação, Bruno Wendling, o Circuito Gastronômico muito contribui para aumentar o fluxo turístico e valorizar a criatividade dos chefs.

"É uma satisfação apoiarmos pela segunda vez esse evento, que é novo, mas vem mostrando seu valor e seu potencial, de encontro de nossas estratégias de fortalecer a gastronomia regional, somando às ações de promoção e divulgação do nosso turismo”, frisou. “Esperamos que amplie a participação de restaurantes e aumente os negócios com o fluxo de pessoas que estarão visitando as cidades durante o festival".

Inscrições

O Circuito Gastronômico 'Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra' será realizado de 6 a 21 de maio, sendo uma ótima oportunidade para os estabelecimentos divulgarem o seu negócio, serem vistos pelo público-alvo e contribuírem para atrair maior número de turistas ao Estado. A população e os visitantes vão se deliciar com os sabores e a autenticidade dos ingredientes regionais.

O circuito contará com a curadoria de dois chefs renomados: Paulo Machado, embaixador internacional do evento e um dos expoentes da riqueza gastronômica brasileira, e o bonitense Felipe Caran, que atuará como embaixador sul-mato-grossense. Os estabelecimentos (restaurantes, bares, hamburguerias e cafés) podem se inscrever até 8 de abril e a meta é atingir 120 participantes.

A realização está a cargo de Márcia Marinho, que atua no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos, e criadora de um dos maiores portais de gastronomia do Estado (Saborise) e do Festival de Carnes de MS; de José Marques, apresentador de Festas e Eventos TV, veiculado no site Campo Grande News, TVMS Record e CBN Campo Grande, e realizador do Noiva Fashion e do KidsfashionMs; e do Sindha/MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul).

Passaporte

Conforme o regulamento, os estabelecimentos inscritos terão que desenvolver um prato com pelo menos um ingrediente regional e pantaneiro listado: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel de abelha nativo do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

Na abertura do evento, no dia 6 de maio, em Campo Grande, será lançado o passaporte do Circuito Gastronômico, que consiste num guia de bolso a ser distribuído nos aeroportos e hotéis das quatro cidades participantes, contento os estabelecimentos inscritos com endereços e seus pratos.

Serão distribuídos cinco mil exemplares. A organização já iniciou o trabalho de registro dos pratos em vídeos e fotos.

Mais informações em www.circuitogastronomicoms.com.br.

Destaque

 O outono começou, marcando o início da baixa temporada, que segue até o final do inverno, exceto férias de julho e feriado de Corpus Christi. Com as temperaturas mais amenas, este período apresenta grandes vantagens ao turista. Bonito (MS), que é conhecida como a capital brasileira do ecoturismo, é um destino que pode e deve ser visitado em qualquer época do ano.

Na baixa temporada em Bonito, os passeios contam com tarifas mais baixas, o que representa uma boa economia. Na Nascente Azul, fazer a flutuação nesta época, atividade que inclui ainda day use no balneário, custa R$ 70,00 a menos em relação ao restante do ano. Além disso, há menos turistas na cidade, o que significa que os atrativos não costumam atingir sua ocupação máxima diária e você tem uma tranquilidade maior para curtir cada lugar.

Vale também ressaltar a questão do clima: há menor incidência de chuvas em Bonito nos meses de outono e inverno. Ou seja, as chances do tempo atrapalhar ou até interromper os seus passeios são bem menores. Com menos chuvas, as águas de Bonito atingem o grau máximo de limpidez, ficando muito mais cristalinas. Assim, é ainda mais especial fazer a flutuação na Nascente Azul.

Mesmo entre o outono e o inverno, os dias são, em sua maioria, ensolarados em Bonito, com uma temperatura média de 25ºC. Nos poucos dias mais frios, o rio da Nascente Azul chega a ficar coberto por uma névoa, um visual mágico criado graças à diferença entre a temperatura do meio externo e a da água, que se mantém a constantes 24ºC, não importa o clima.

É neste rio que acontece a flutuação da Nascente Azul. Na atividade, todos os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido, além de calçados apropriados. Em dias mais frios, a sensação é de a água estar aquecida.

Mesmo assim, para quem quer se manter seco, a Nascente Azul também tem uma série de atrações fora da água. Entre elas, estão a tirolesa, que tem 450 metros de extensão e oferece uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena, e o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade em um emocionante balanço nas alturas. Há ainda trilhas ecológicas e contemplativas, para admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos.

Destaque

 Acontece neste fim de semana na Capital do Ecoturismo a segunda edição do Festival da Cerveja Artesanal, com a participação de dez cervejarias do Estado. O evento inicia hoje (5) e vai até amanhã, sábado, na Praça da Liberdade, com shows nacionais gratuitos com Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e Raimundos, além de atrações regionais.

Promovido pela prefeitura local, o festival mantém o fluxo turístico no destino em um mês de baixa temporada, com os atrativos operando com desconto na tarifa em até 30%. No ano passado, o evento atraiu mais de sete mil visitantes e a expectativa do trade é receber um público maior este ano. A meteorologia prevê temperatura oscilando na região entre 22 e 31 graus no fim de semana.

Além da presença das cervejarias Morenabier, Bonito Beer, Canalhas, Louvada, Capivas, Cantina MS, Onze Onze, Endrigo, Via Malte e Eden Beer, haverá praça de alimentação por conta de Tomahawk, Zé Figueira e Gaspar Espetos. Está sendo realizado durante a semana o curso sobre fabricação de cerveja artesanal, e no sábado ocorrerá outro sobre degustação guiada.

Muita diversão

Para Lelo Marchi, diretor de Cultura de Bonito, “esse ano teremos o dobro de cervejarias, totalizando 10, além do aumento do espaço na praça de alimentação e dos shows locais e um regional, teremos dois gigantes da música brasileira em nosso palco. Serão dois dias de muita música, um mergulho no mundo da cerveja artesanal e muita diversão”.

Na sexta-feira, a partir das 20h, se apresentam no palco os artistas Mária Cordeiro e Arnaldo Antunes; e no sábado, as bandas Bêbados Habilidosos, As Máquinas do Seu João e Raimundos. A segunda edição do Festival da Cerveja Artesanal tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de MS e da secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Festival de Pesca

O mês de abril reserva ainda dois grandes eventos em Bonito: a 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os dias 10 e 12, e a segunda edição do Festival de Pesca Esportiva no distrito de Águas do Miranda, na modalidade pesque e solte, no período de 26 a 28. O torneio terá shows, feira de exposições, praça de alimentação, palestras e oficinas.

A prefeitura de Bonito anunciou a abertura das inscrições (gratuitas) para a prova principal (adultos), que será realizada no dia 27 (sábado), das 6h às 16h, no trecho do Rio Miranda compreendido entre a foz do Rio Nioaque até o Pesqueiro do Davi, limitada a 60 equipes.

Todos os eventos contam com o apoio do Bonito Convention, associação mantida pela iniciativa privada que trabalha em parceria com associações de classe e órgãos governamentais para a captação e apoio a eventos indutores de fluxo turístico.