imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 A 23ª edição do Festival de Inverno de Bonito já tem data definida – de 21 a 25 de agosto. Audiência pública, realizada na última quinta-feira (21) pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e a Prefeitura de Bonito definiu a data após ouvir representantes de diversos segmentos do município.

Segundo o prefeito Josmail Rodrigues, este é o terceiro ano em que o Festival será realizado em agosto, atendendo uma demanda do próprio trade e tem dado bons resultados. “Em 2022 não tivemos tempo hábil para procedimentos legais que envolviam a organização do evento, incluindo até a falta de locais para hospedar os artistas, visto que julho é o segundo mês de maior movimento na cidade, por conta das férias escolares, então decidimos mudar a data para agosto. O que acabou dando muito certo, porque fomentou o turismo, trazendo movimento para um mês que antes era bem ‘parado'”, detalha

Em 2023 o Governo do Estado manteve o evento em agosto e adicionou mais um dia a programação e para este ano a novidade anunciada pelo diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes é um pré e um pós-festival. “Estamos preparando uma programação completa, com grandes nomes da música brasileira e sul-mato-grossense, incluindo o sertanejo, que já é uma tradição no domingo. O pré e pós-festival ainda está sendo formatado, estamos alinhando como será feito, mas a ideia é ter o Festival de Inverno de Bonito por mais tempo”, destaca.

Destaque

 Londres – O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré no Rio São Lourenço, no Pantanal, foi eleita a melhor foto da vida selvagem do ano pela Organização Mundial de Fotografia, organizadora do concurso Sony World Photography Awards 2024.

O registro, feito pelo britânico Ian Ford, fotógrafo e dono de uma agência de viagens, foi resultado de um lance de sorte, no fim da viagem. Ele contou já ter saído da pousada onda estava hospedado para ir embora quando soube que uma onça-pintada tinha sido vista nas proximidades, correndo então para o local em um barco, a tempo de capturar o olhar penetrante da caçadora e o desespero da presa.

Mais de 395 mil imagens de mais de 220 países e territórios foram inscritas por profissionais e amadores no concurso em 2024. O júri escolheu as melhores em 10 categorias, e uma delas será apontada como a Foto do Ano em abril.

Com o seu alcance incomparável, os Sony World Photography Awards elevam as carreiras dos fotógrafos para o próximo nível. Desde o início, os Prémios têm defendido a inclusão e o acesso, sendo a entrada gratuita. Atuando como uma visão da fotografia atual em toda a sua diversidade, o Prêmio destaca fotógrafos que contam as histórias do nosso tempo.

Destaque

 A Capital do Ecoturismo será a sede da segunda edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes no Brasil (FIDI), em 2025. O evento reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e agentes públicos de turismo e tecnologia da América do Sul e países da Europa.

A captação foi articulada pela Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e prefeitura de Bonito durante a primeira edição da feira, realizada de 17 a 19 deste mês, em Curitiba, com Mato Grosso do Sul sendo inserido em definitivo na era dos destinos inteligentes ao compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo aplicado na Espanha e Argentina.

O DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente) é um projeto do Ministério do Turismo, que realiza diagnósticos e aponta procedimentos para o desenvolvimento do turismo local, além de capacitação dos gestores do setor. Bonito é um dos dez municípios selecionados na 2ª edição do projeto, enquanto Campo Grande está na quarta fase.

Visibilidade

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a escolha da Capital do Ecoturismo como anfitriã do próximo evento foi o coroamento da ação efetiva do Estado no recente encontro, onde foram apresentadas todas as vertentes regionais voltadas para a inovação e sustentabilidade – pilares que permeiam todas as ações de gestão do Estado do setor.

“A escolha de Bonito foi algo incrível e coloca Mato Grosso do Sul no mapa internacional desse novo modelo de desenvolvimento dos destinos turísticos mais responsáveis”, disse. “Com a presença de Bonito e Campo Grande, municípios selecionados no projeto, a nossa participação foi expressiva, com grande visibilidade e projeção para os dois destinos.”

Conquista

Ao ressaltar o apoio incondicional da Fundtur/MS nas estratégias de promoção do destino, inclusive na articulação que resultou na captação da edição de 2025 da FIDI, a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, frisou que sediar o importante evento internacional foi uma grande conquista do turismo de Mato Grosso do Sul.

“É resultado também de um trabalho contínuo, com a implementação de muitas ações voltadas não só para a promoção do nosso destino, mas dentro da própria metodologia do DTI Brasil, com a gestão do nosso prefeito Josmail Rodrigues pautada sempre pela inovação e um turismo sustentável”, disse.

Destaque

 A 2ª edição do Festival de Cerveja, que acontece nos dias 5 e 6 de abril, em Bonito, une rock nacional e cerveja artesanal, com programação de shows, workshops e degustação. Entre os artistas a se apresentarem no evento, estão Arnaldo Antunes e a banda Raimundos. O festival é aberto ao público.

O evento acontece na praça da Liberdade e tem início no dia 5 de abril, com apresentações de Márcia Cordeiro e do cantor nacional de música pop Arnaldo Antunes, a partir de 20h. Além dos shows, haverá cursos para aprimorar o conhecimento sobre a arte cervejeira.

Já no dia 6 de abril, os artistas a se apresentarem são As Máquinas de Seu Antônio, a banda de rock sul-mato-grossense Bêbados Habilidosos e a banda de rock nacional Raimundos. Os shows têm início às 20h.

Confira a programação:

Sexta-feira (5 de abril) – Márcia Cordeiro (local) e Arnaldo Antunes (nacional)
Local: Praça da Liberdade, Bonito/MS
Horário: a partir das 20h

Sábado (6 de abril) – As Máquinas do Seu Antônio (local), Bêbados Habilidosos (MS) e Raimundos (nacional)
Local: Praça da Liberdade, Bonito/MS
Horário: a partir das 20h

Destaque

 A 8ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib) já tem data marcada – de 3 a 7 de julho – e terá como tema “Literatura: as fronteiras e as travessias”. O evento tem apoio institucional da Prefeitura de Bonito e será realizado na Praça da Liberdade, com toda programação gratuita.

O organizador da Feira, Carlos Porto, se reuniu com o prefeito Josmail Rodrigues e as secretárias de Educação e Cultura, Eliana Fregatto e de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, para debater detalhes da organização e logística, uma vez que o evento objetiva sempre envolver a comunidade bonitense, principalmente escolas e centros de educação infantil, nas diversas atividades oferecidas.

“Um dos nossos pedidos a organização sempre foi para que a Flib fosse realizada considerando o calendário escolar da REME, para que as crianças possam participar de forma ativa, o que tem sido atendido”, detalha o prefeito.

Os homenageados desta edição serão o escritor Hélio Serejo (1912-2007), nascido em Nioaque, cujas narrativas e personagens permitem compor um quadro da cultura regional, deixando entrever as fronteiras em contos e causos, fragmentos de histórias que ouviu ou que viveu, em tempos e espaços que se perdem em suas memórias e Graciliano Ramos, escritor brasileiro representativo do romance regionalista dos anos 1930, cuja obra Vidas secas é um exemplo dos deslocamentos a que são submetidos os sujeitos nas diferentes regiões brasileiras, compondo nossas identidades, transgredindo nossas margens, estabelecendo novos territórios para si e para os outros.

As fronteiras estão em todos os lugares: nos gêneros literários, na cultura, na política, nos limites geográficos, na divisão de gênero, raça e etnias, entre outras, e são configuradas pela literatura, lugar por excelência dos transbordamentos e de tudo o que é acrescentado ao mundo pela imaginação. Consideramos importante que o tema provoque reflexões, alcançando um público mais amplo, que vive e convive com questões decorrentes das fronteiras, não como limite ou disputa, mas como lugar de troca de saberes, de vivências e vizinhanças, como é o caso de Bonito e de Mato Grosso do Sul.

Destaque

 A segunda edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul Americano – já abriu inscrições para mostras competitivas. O evento vai acontecer entre os dias 20 a 27 de julho, em Bonito, com R$ 550 mil em prêmios aos vencedores.

Diretores e produtores de filmes sul-americanos e sul-mato-grossenses podem inscrever filmes de longa e curta-metragem (de até 20 minutos), concluídos nos anos de 2023 e 2024 e inéditos em circuito nacional. A novidade é a inserção dos filmes ambientais – que anteriormente estavam na Mostra Ambiental – na mostra competitiva.

No ano de 2023, foi realizada a primeira edição, no mês de novembro, quando representantes de 12 países se reuniram e houve a inscrição de 657 filmes.

As inscrições para participar do Festival, nas diversas categorias competitivas, estarão disponíveis no mês de março. A data será divulgada no site do Bonito CineSur e redes sociais.

Destaque

 A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e com o apoio do Corpo de Bombeiros de Bonito, como parte do Programa de Qualificação do Turismo, realizou mais um curso de atualização de Noções Básicas de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar, oferecido aos Guias de Turismo, entre os dias 12 e 13 março de 2024.

Este é o primeiro treinamento oferecido no ano de 2024 com participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito na execução do Programa de Qualificação do Turismo. Este curso foi destinado aos Guias de Turismo que atuam nos atrativos turísticos de Bonito. O curso ofereceu aos 23 participantes, treinamento para aperfeiçoar as habilidades e técnicas do atendimento de Salvamento Aquático e atendimento pré-hospitalar, dentro das atividades turísticas.

A participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito foi realizado pelos militares, Tenente Ronaldo Machado de Lima, aulas teóricas e a aulas prática desenvolvida na Praia da Figueira.

A Secretária de Turismo, Indústria e Comercio, Juliane Ferreira Salvadori, reafirma a importância dos profissionais que atuam nos atrativos turísticos estarem preparados para o atendimento aos visitantes de Bonito, assim como o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento. Salienta também o compromisso firmado no aprimoramento com os cursos e as capacitações oferecidos para o trade turístico em geral.

Segundo o Capitão Diego Baumgardt, comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito, o curso de atualização para os Guias de Turismo consiste em preparar e proporcionar o aperfeiçoamento de técnicas de atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático, já que os mesmos possuem conhecimentos e as melhorias contínua deve ser constante para atuarem nessa atividade. “Vale salientar que exige o esforço e empenho dos participantes que passam por teste no final do curso para atingir uma nota que o classifica como apto ou inapto para profissão”.