Notícias de Bonito MS
Estiveram presentes na cerimônia de abertura Leonel Lemos, prefeito de Bonito; Pedro Aparecido Rosário, presidente da Câmara dos Vereadores; Luciano Loubet, promotor de Justiça; Helena Klapan, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS; Cezar Coelho, vereador de Bonito; Edvaldo Rebeque, vereador de Bonito; Eduardo Romero, vereador de Campo Grande; além de outras autoridades do município.
Durante o discurso de abertura, o prefeito Leleco ressaltou a importância de as questões ambientais. "Essas iniciativas contribuem para que a gente possa, através da parceria pública e privada, andar a passos mais largos e chegar a uma cidade ambientalmente melhor e uma população com melhor qualidade de vida", destacou.
A programação seguiu na sexta-feira (29) com palestras sobre o meio ambiente, a atuação do Ministério Público na questão, os resíduos sólidos e a água, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Bonito (UFMS).
No sábado (30) foi realizado uma apresentação cultural com a peça teatral da Equipe Arte Educação do vereador Eduardo Romero, na Praça do Jardim Bom Viver.
Entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro, agentes de turismo operadores de eventos de nove estados associados da Eventpool Brasil estarão em Bonito (MS).
A programação conta com visitas, recepcionadas pela H2O Ecoturismo, às principais atrações turísticas da região como Gruta do Lago Azul, passeio de bote no rio Formoso, Parque das Cachoeiras, Balneário Municipal e Aquário Natural.
Os participantes deverão ficar hospedados no Hotel Wetiga, onde será realizada uma assembleia no sábado (30) para tratar de assuntos que incluem análise sobre as tendências do mercado de eventos, estratégias para captação de eventos em 2014 e futuro da Eventpool. Na oportunidade também será apresentado o novo site da entidade em três idiomas.
Para mais informações acesse https://www.h2oecoturismo.com.br/
A 12ª edição do Festival da Guavira de Bonito (MS) foi realizada no último fim de semana e reuniu cultura regional e a população bonitense para apreciar artistas locais, boa música e gastronomia com o ingrediente principal, a guavira.
A gabiroba, guabiroba ou guavira é o fruto muito doce produzido pela gabirobeira, um arbusto silvestre que cresce nos campos e pastagens do cerrado brasileiro.
Na cidade de Bonito é muito comum ver os campos cheios de pessoas colhendo a fruta a partir do mês de novembro, para consumo próprio ou para comercializar.
Na lanchonete-café Vício da Gula, além do tradicional suco, a iguaria é servida em forma de milk shake com sorvete de creme. Segundo Mario Amâncio, proprietário do local, a receita foi implantada no cardápio há 3 anos e é um sucesso total.
"Em média, saem 70 milk shakes por mês em baixa temporada e 120 sucos da polpa de guavira. Durante a alta temporada, a quantidade dobra", destacou.
A fabricação é própria da família por meio de um processo artesanal onde a casca e a sementes são retiradas da fruta para acabar com o sabor amargo. As guaviras utilizadas são compradas de famílias da cidade que realizam mutirões durante o período de safra.
Para que o milk shake seja servido durante o ano inteiro, Mario conta que é realizado a armazenagem em forma de polpa.
O evento, organizado pelos vereadores Cezar Coelho e Edvaldo Rebeque, conta com o apoio do vereador de Campo Grande Eduardo Romero, OAB/MS, Comissão de Meio Ambiente, Câmara Municipal de Bonito e a Frente Parlamentar Ambientalista de Mato Grosso do Sul.
A programação conta com palestras sobre o meio ambiente, a atuação do Ministério Público na questão, os resíduos sólidos e a água, na sexta-feira (29), no auditório da Polícia Militar de Bonito. No sábado (30), será realizado uma apresentação cultural com a peça teatral da Equipe Arte Educação do vereador Eduardo Romero, na Praça do Jardim Bom Viver.
A iniciativa pretende chamar a atenção de vereadores, diretores, secretários, servidores efetivos e em comissão, assessores jurídicos e parlamentares, vice-prefeitos, promotores de justiça, prefeitos, juízes de direito, advogados, educadores e população em geral. As inscrições deverão ser realizadas no local do evento.
Mais informações no telefone (67) 3255-1758.
O prefeito municipal Leonel Lemos de Souza Brito “Leleco” , e o vice-prefeito Josmail Rodrigues também estiveram presentes, bem como a ecretária municipal de turismo Juliane Salvadori, o secretário de cultura do município Eder Junior, os vereadores Edvaldo Rebeque, Leonardo Casanova e Cezar Coelho, o deputado estadual Marcio Fernandes, secretário de cultura do município de Guarulhos-SP Sr. Edmilson Souza, representantes da secretarias estaduais de turismo e cultura além do Sr. Cicero Ramos Peralta “presidente do COMTUR” que recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo das mão do prefeito, prêmio que Leleco recebeu em Londres neste mês de novembro.
Na ocasião o prefeito juntamente com todos os presentes homenageou o criador do Festival da Guavia de Bonito, o empresário do ramo gastronômico conhecido por todos como “TÓ”, proprietário do restaurante Tapera.
Logo após a abertura oficial, foi a vez do artista local, o músico Rodrigo Hatta cantar e fazer todos dançar muito ao som do arrocha, o ritmo que é o sucesso do momento. As 21:40h subiu ao palco principal o renomado artista sul-mato-grossense Aurélio Miranda, que fez muita gente voltar ao passado com seus sucessos conhecidos por todos, além de arrancar risos com o seu jeito irreverente de contar seu causos.
As 22:10 h foi a vez do grupo Chalana de Prata, que tem com componentes artistas renomados como o sanfoneiro Dino Rocha e o cantos e compositor Paulo Simões. Além de músicas conhecidas como “chalana”, o grupo tocou muito chamamé e fez todos dançarem. O 12º Festival da Guavira de Bonito segue com sua programação normal, neste sábado terá um grande show com a dupla Tostão e Guarani e artistas locais.
Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria de Cultura promoveu o Seminário para Implantação do Sistema Municipal de Cultura de Bonito, no auditório do Restaurante Tapera.
Estiveram presentes: Eder Júnior, secretário de cultura de Bonito; Angela Cardoso, artesã do município; Profa. Albertina Orben, representante da Associação Bonito Feito a Mão; Vânia Mugartt, diretora de cultura de Bonito; Juliane Salvadori, secretária de turismo de Bonito; Marley Sigrist, historiadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Edmilson de Souza, secretário de cultura de Guarulhos (SP); Josmail Rodrigues, vice-prefeito de Bonito; Leonel Lemos, prefeito de Bonito; além de artesões, produtores, professores e profissionais ligados à cultura na cidade.
O objetivo do evento era promover o diálogo entre o poder público e a população a respeito da institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, a elaboração do projeto de lei e a criação do Conselho Municipal de Cultura.
Durante o discurso de abertura, o secretário de cultura, Eder Júnior, destacou a importância do surgimento desta nova secretaria no começo de 2013. "Queremos que Bonito não seja referência só em turismo, mas em cultura também", disse.
Já para o prefeito Leonel Lemos, a cultura da cidade é reflexo de cada um. "A ideia é criar um conselho em que a comunidade participe. A cultura deve ser mais um atrativo turístico da cidade para que possa ser vendida e assim trazer renda para quem participa", destacou.
À primeira impressão a Tai Vídeos é uma locadora de DVDs comum, talvez com o diferencial de ter uma lan house conjunta. Estantes lotadas de filmes de todos os gêneros, cartazes na parede de lançamentos que acabaram de sair do cinema, opções de locação inclusive em blue ray, computadores de última geração e muita gente jovem adepta aos jogos em rede formam o cenário.
No balcão, uma versão miniatura da máquina de pipoca encontrada nos grandes cinemas atiça o olfato de quem passa por ali. Esse é um dos indícios de que mais uma sessão está para começar.
Márcia Macedo, proprietária da locadora há 6 anos, conta que a ideia de agregar um sala de projeção no espaço surgiu em dezembro do ano passado. "Uma cidade pequena como Bonito não tem porte para um cinema grande, os direitos autorais são muito caros. Quis montar uma sala de projeção onde a pessoa tivesse a mesma qualidade."
São 15 poltronas, uma tela grande com tecnologia 3D, home theater e ar condicionado. As sessões acontecem quatro vezes por dia - às 14h, 16h, 18h e 20h30 - e os filmes são lançamentos que acabaram de sair de cartaz. Os ingressos tem valor único, R$ 10, nas quartas-feiras a promoção é de R$ 6.
Márcia revela que o público é bem diversificado entre bonitenses e turistas "Muitas escolas da cidade já procuram a locadora para fechar pacotes e levar os alunos para assistirem um filme", destaca.
Os filmes em cartaz na Tai Vídeos atualmente são: Universidade Monstro (14h) - Meu Malvado Favorito 2 (16h) - Homem de Aço (18h) - Wolverine Imortal (20h30).
A locadora está localizada na Rua Vinte e Nove de Maio, 805, Centro.