Guavira, fruta da região, vira atração em lanchonete de Bonito
Fruta típica do cerrado brasileiro entra no período de safra e toma conta das receitas regionais.
Bonito Notícias
Iguaria é preparada durante o ano todo no Vício da Gula.(Foto: Economia - UOL)
A 12ª edição do Festival da Guavira de Bonito (MS) foi realizada no último fim de semana e reuniu cultura regional e a população bonitense para apreciar artistas locais, boa música e gastronomia com o ingrediente principal, a guavira.
A gabiroba, guabiroba ou guavira é o fruto muito doce produzido pela gabirobeira, um arbusto silvestre que cresce nos campos e pastagens do cerrado brasileiro.
Na cidade de Bonito é muito comum ver os campos cheios de pessoas colhendo a fruta a partir do mês de novembro, para consumo próprio ou para comercializar.
Na lanchonete-café Vício da Gula, além do tradicional suco, a iguaria é servida em forma de milk shake com sorvete de creme. Segundo Mario Amâncio, proprietário do local, a receita foi implantada no cardápio há 3 anos e é um sucesso total.
"Em média, saem 70 milk shakes por mês em baixa temporada e 120 sucos da polpa de guavira. Durante a alta temporada, a quantidade dobra", destacou.
A fabricação é própria da família por meio de um processo artesanal onde a casca e a sementes são retiradas da fruta para acabar com o sabor amargo. As guaviras utilizadas são compradas de famílias da cidade que realizam mutirões durante o período de safra.
Para que o milk shake seja servido durante o ano inteiro, Mario conta que é realizado a armazenagem em forma de polpa.