Notícias de Bonito MS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), em parceria com o Sindicato Rural de Bonito, realiza os cursos gratuitos de informática básica, aplicação de medicamento em bovinos e inseminação artificial no final de março.
O primeiro deles aborda educação e tecnologia na área rural com utilização de informática básica como abertura de um programa, internet, canal do produtor e sites rurais, aplicativos do BR Office. As aulas serão ministradas entre os dias 18 e 21 de março.
Já o curso de aplicação de medicamentos bovinos será realizado entre os dias 18 e 20 de março. O conteúdo envolve higienização dos materiais e equipamentos, considerações sobre os medicamentos, contenção dos animais, técnicas de aplicação e considerações sobre doenças.
Para participação no curso de inseminação artificial que será realizado entre os dias 24 e 28 de março na Agropecuária Rio Formoso, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetiza, trabalhar na atividade rural e ter disponibilidade para conclusão do curso durante a semana.
Vale reforçar, que as espécies disponibilizadas para área urbana, como a exótica Salgueiro-chorão (Salix pendulina), atendem especificações de paisagismo, pois, apresentam crescimento relativamente rápido, suas raízes não perfuram canos de água, não quebram calçadas e muros, além de suas copas não danificarem a rede de distribuição de energias elétrica.
Ressaltamos que proprietários rurais que tenham interesse em adquirir mudas de espécies nativas para recuperação de mata ciliar, reserva legal e adensamento de fragmentos florestais podem solicitar junto a secretária uma vistoria técnica para identificar quais espécies e quantidade de mudas são necessárias para a área em questão.
As mudas são doadas gratuitamente, porém, é necessário comparecer no escritório da SEMA localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde serão plantadas as mudas, será preenchido um termo de cooperação e responsabilidade, e quando necessário, após vistoria técnica na área, será liberado a autorização para a retirar das espécimes no viveiro municipal.
Vale reforçar que a equipe técnica da SEMA realiza vistorias amostrais para garantir que as mudas foram plantadas em local adequado e estão recebendo tratos culturais.
Maiores informações: (67) 3255-3316 | (67) 84699154 | sema@bonito.ms.gov.br
Sua população é estimada em cerca de 800 mil e a região metropolitana, formada pela capital paraibana e mais onze cidades, totalizam 1,2 milhões de habitantes. A sexta área urbana mais populosa da Região Nordeste.
O município de João Pessoa é também uma das capitais com melhor qualidade de vida para seus habitantes em todo o Brasil. Diversas instalações fazem com que a melhora e expectativa de vida dos cidadãos evolua, como praças com equipamentos de ginástica e uma parte de sua orla fechada para caminhadas matinais entre 5 e 11 horas da manhã, todos os dias.
Há atrações turísticas também. E várias. Para termos uma ideia, em 1992 foi escolhida e segunda capital de um estado mais verde do mundo. Atrás apenas de Paris na França.
Apenas esse detalhe deve atiçar a vontade do viajante que busca por novidades para seu álbum de fotos.
Por do sol na Praia do Jacaré
Um programa clássico em João Pessoa é assistir ao por do sol na Praia do Jacaré ao som e Bolero com Jurandy do Sax. Não há dia em que esse paraibano não faça sua despedida autêntica do sol todos os dias na bela vista da praia.
Centro Histórico
A terceira capital mais velha do país possui um centro antigo e rico em belezas culturais e datadas de muitas décadas passadas. Entre as principais atrações estão o Centro Cultural São Francisco, o Palácio da Redenção, Praça João Pessoa, a igreja Nossa Senhora do Carmo e o Theatro Santa Roza.
Orla de João Pessoa
É na bela orla que a vida turística ferve em todos os sentidos na capital paraibana. A orla é composta por várias praias, com destaque para Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, considerada a praia urbana mais bonita da orla.
Sobre a noite de João Pessoa, o enorme calçadão entre as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, vive lotado de pessoas praticando esportes, passeando ou batendo papo e bebendo nas barracas com música ao vivo.
O Guia 4x4 da Argentina está divulgando um pacote para Bonito (MS) entre os dias 11 e 20 de abril. São 8 dias em viagem terrestre, passando por Formosa (Argentina), Assunção (Paraguai), Ponta Porã (MS), Bonito (MS), Salto del Guaira (Paraguai), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), San Tomé (Argentina).
Em Bonito, os passeios programados são: Estância Mimosa Ecoturismo, Recanto Ecológico Rio da Prata, Buraco das Araras e Gruta do Lago Azul. Além disso, o grupo deve passar pela Fazenda São Francisco, na região do Pantanal.
Recomendado para a família toda, o pacote sai em torno de R$ 1.500 por pessoa, com promoções ajustada para grupos com crianças.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), em parceria com a Secretaria de Turismo de Bonito, está com vagas abertas para os cursos de capacitação nas áreas de hotelaria, turismo e lazer.
As inscrições foram abertas no dia 15 de janeiro e atualmente restam vagas para garçom, camareira e recepcionista em meios de hospedagem. São 30 vagas para formação de garçons, 30 para camareiras e 30 para recepcionistas.
De acordo com Naiara Vieira, responsável pelos cursos na Secretaria de Turismo, as aulas são gratuitas e cada participante receberá a remuneração de R$ 2 por hora/aula.
As aulas serão ministradas no auditório da Polícia Militar da cidade, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 10 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Pronatec ou na Secretaria de Turismo na Av. Pilad Rebuá, 1780.
A Associação de Atrativos Turísticos de Bonito (Atratur), em parceria com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Educação, dá continuidade ao projeto Conhecer Bonito em 2014.
O pré-projeto, iniciado no final do ano passado, realizou visita técnica à Estância Mimosa para testar a viabilização das atividades e a aplicação de pesquisas com duas turmas da Escola Municipal João Alves de Arruda.
Em 2014, foram programadas visitas bimestrais ao longo do ano, acompanhadas de professores da disciplina “Noções Básicas de Turismo", além de guias atuantes em cada atrativo turístico.
As visitas técnicas serão realizadas no Parque das Cachoeiras, Praia da Figueira, Boca da Onça, Centro de Convenções, Nascente do Rio Sucuri, Parque Ecológico Rio Formoso, Balneário do Sol, Grutas de São Miguel, Estância Mimosa, Bóia Cross do Hotel Cabanas, Ecopark Porto da Ilha, Bonito Aventura, Projeto Jiboia, Nascente Azul, Hotel Zagaia e Abismo Anhumas, no salão de treinamento. Além dos atrativos citados, a Associação Bonitense de Hotéis (ABH) deverá selecionar alguns modelos de hospedagem de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula.
Segundo Clara Antunes, secretária executiva da Atratur, a ida aos passeios envolve os alunos do 8º e 9º ano das escolas Durvalina - POLO e João Alves de Arruda. "É uma forma educacional com um fundo de lazer", destacou.
A Prefeitura de Bonito recebeu na última terça-feira (17) uma comitiva de autoridades de vários municípios de Santa Catarina que integram a área de atuação da S.D.R (Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim-SC) como Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino e Bom Retiro. A visita técnica, realizada no Plenário Tetê Farias, tinha como objetivo a troca de experiência entre gestões.
Estiveram presentes autoridades locais como vereadores, secretários e empresários do trade turísticos, além da secretária de turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum.
Durante a apresentação, a secretária municipal de turismo Juliane Salvadori abordou temas como voucher único, a integração do trade em Bonito e o funcionamento do Comtur.
O prefeito Leleco comentou a satisfação em realizar o intercâmbio entre as cidades. “Fico feliz em poder recebê-los em Bonito, tenho a certeza que também muito aprenderemos com essa troca de experiência, e espero que possamos contribuir de alguma maneira para que a região de vocês seja integrada ao ecoturismo brasileiro, que nossas experiências possam balizar as ações para o desenvolvimento do turismo sustentável em cada cidade aqui presente."