imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 O destino de ecoturismo brasileiro, Bonito (MS), sediará entre os dias 8 a 11 de julho, a primeira edição da Festa Literária de Bonito - FLIB 2015.

O evento, promovido pela prefeitura municipal, em parceria com o Ministério da CUltura, terá como tema a "Literatura: o Delírio da Palavra" e prestará homenagem ao poeta Manoel de Barros.

Estão confirmados: palestras; mesas redondas; participação de autores brasileiros e regionais; oficinas; atividades lúdicas com crianças do infantil e ensino fundamental, integrando Literatura e Meio Ambiente; lançamentos de livros e conversas com os autores; projeção de filmes; performances, intervenções, instalações, declamações, teatro e música integrados à literatura.

A cerimônia de abertura de FLIB será no dia 8 de julho a partir das 20 horas. Na mesma data acontecerá a apresentação da peça "O Delírio do Verbo", do artista Jonas Bloch.

 Produtores, técnicos e profissionais terão a oportunidade de conhecer as tecnologias voltadas para a cultura do milho.

André Lourenção, pesquisador de fitotecnia milho da Fundação MS, revelou que serão apresentados cerca de 50 materiais do grão.

“Desta forma, o produtor terá base para adquirir materiais corretos, podendo escolher os que mais se adaptam as condições de sua propriedade”, salienta.

Além disso, os participantes poderão sanar dúvidas a sobre adubação em milho safrinha, por meio da palestra realizada pelo pesquisador de manejo e fertilidade do solo, Douglas Gitti. Serão esclarecidas questões sobre a nutrição das plantas, investimentos em adubação e época ideal para aplicação.

A programação completa do Dia de Campo pode ser obtida pelo site www.fundacaoms.org.br.

Porém apesar do frio, que deve ser registrado no início da manhã e da noite, não há previsão de chuvas para o final da semana.

Saiba como ficará o clima em Bonito (MS) neste final de semana:


19 de junho - Sexta-feira
Máx: 22º
Mín: 10º
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

20 de junho - Sábado
Máx: 24ºC
Mín: 14ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.

14 de junho - Domingo
Máx: 28ºC
Mín: 17ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.

 O resultado foi divulgado na última segunda-feira (15).

João Vizcaino, proprietário do Restaurante, revelou ao Bonito Notícias a satisfação em conquistar o prêmio.

"É o retorno de todo um trabalho realizado com muita dedicação. Respeitamos os clientes que nos visitam assim como todo os colaboradores que estão conosco. A ficha ainda não caiu (risos), porém quero registrar um agradecimento a todos. Este prêmio é para a cidade de Bonito, para o Mato Grosso do Sul".

O empreendimento concorreu com os restaurantes Antônia Bistrô, de Goiânia (GO); Mahalo, em Cuiabá (MT); Olivae, em Brasília (DF) e Taypá, em Brasília (DF).

Segundo a assessoria do evento, o prêmio tem como intuito ressaltar a gastronomia brasileira, valorizar a produção familiar, apresentar as tendências e destacar os profissionais e empreendimentos do setor.

O Restaurante Casa do João localiza-se na Rua Nelson Felício dos Santos, 664 A, no Centro de Bonito.

Confira os outros vencedores do "Melhores do Ano Prazeres da Mesa/ Cacau Show" no link abaixo:

http://migre.me/qjAqN

 O intuito foi conhecer práticas de gestão ambiental em áreas naturais protegidas na região da Serra da Bodoquena, com ênfase para a atividade de ecoturismo, já que a visita era referente à disciplina de "Gestão de Áreas Naturais Protegidas".

Acompanhados pelo gestor ambiental Osvaldo Esterquile Júnior e pelo biólogo do atrativo, Thyago Sabino, o grupo participou de palestra sobre o histórico da fazenda, aspectos ambientais, sociais e a evolução do turismo.

Visitaram também os projetos ambientais desenvolvidos no local e, na sequência, dirigiram-se para a RPPN "no ponto de início da flutuação, na nascente Rio Olho D'Água, e conheceram o ponto final do passeio, no Deque de Pedra", revelou Júnior.

Ao retornarem à sede, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com Rooswelt Sampaio, Gestor da RPPN Buraco das Araras, que contou um pouco sobre a história do atrativo.

Sobre a visita, o professor Sandro Menezes disse que: "a visita técnica atingiu plenamente seus objetivos, passando aos estudantes uma ótima visão de gestão ambiental no empreendimento de ecoturismo. Destaque para a prestatividade e disponibilidade do Júnior, que passou as informações de gestão de forma clara, didática e efetiva".

"Visita técnica com um ótimo atendimento novas atividades foram apresentadas mostrando boa gestão", acrescentou o professor Jairo Campos.

 Considerado um dos cartões postais de Bonito (MS), o Balneário Municipal está em processo de revitalização, com o intuito de proporcionar melhores condições para bem receber seus visitantes.

As obras da primeira etapa tiveram início nesta semana e estão orçadas em mais de R$ 590 mil. Serão construídos um novo receptivo, quatro quadras de areia, sendo três de vôlei e uma de futebol, além de um novo estacionamento.

Na última quinta-feira (11) o prefeito da cidade, Leleco Brito, utilizou suas redes sociais para falar sobre a obra. Confira:

"Quero informar aos nossos amigos de Bonito e ilustres visitantes, que a obra de revitalização do balneário municipal segue todas as normas ambientais vigentes! Temos licença do IMASUL para obras e supressão de árvores! O projeto foi aprovado pelo COMTUR em 2014 e hoje (11/06), recebemos vistoria do Imasul e Ministério Público. .. que atestou nossas informações".

A previsão é de que a obra seja entregue em 16 de maio de 2016.

 Foi realizada na última quarta-feira (10), em Campo Grande (MS), reunião entre Técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o Secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Marcelo Miglioli.

O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relativos aos aeroportos incluídos no Programa de Aviação Regional. Oito aeroportos de Mato Grosso do Sul serão beneficiados com investimentos de aproximadamente R$ 250 milhões para construção e manutenção.

Serão contemplados as unidades localizadas nas cidades de Bonito, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas, Costa Rica e Coxim.

De acordo com o coordenador-geral de Planejamento do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (DPROFAA), Márcio Maffili, em Mato Grosso do Sul já estão em fase final de licenciamento ambiental projetos de quatro municípios.

“Esse programa prevê investimentos em reforma, ampliação, modernização de terminais, pistas, seção contra incêndio, enfim a intenção é deixar os aeroportos perfeitos para operação. Mas quando falamos desses investimentos, não nos referimos a investimentos pontuais em aviação, mas que trazem retorno para o comércio, indústria e turismo local. Para o município de Bonito por exemplo, temos certeza que será fundamental” explicou.