Notícias de Bonito MS
O evento foi realizado no Marruá Hotel, a partir das 19 horas e contarou com a participação de representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania.
O Festival de Inverno de Bonito será realizado entre os dias 27 a 30 de julho. Terá como atrações musicais: Jads e Jadson, Karol Conka, Tete e Alzira Espíndola, Ney Mato Grosso, Gabriel Sater e Marcelo Loureiro.
Segue aberto até o dia 1º de setembro o período de inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizado desde 2012 pela Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo (Braztoa).
O Prêmio é direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor.
Podem participar associados Braztoa, agências de viagens, meios de hospedagem, parceiros do turismo e projetos inovadores.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é um grande reconhecimento de boas práticas voltadas à preservação e ao bem-estar coletivo. “Estamos no Ano Internacional do Turismo Sustentável e esperamos que Mato Grosso do Sul tenha muitos projetos inscritos, já que o posicionamento do estado é o Turismo de Natureza aliado à preservação ambiental. Somos referência em turismo responsável, acredito que temos bons exemplos de iniciativas capazes de concorrer e serem premiadas”, enaltece.
Premiados no MS
Quatro inciativas de Mato Grosso do Sul já foram premiadas entre os anos de 2012 e 2015. Foram dois projetos do Recanto Ecológico Rio da Prata (“O modelo de ecoturismo sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata”, em 2012, e “Na trilha da sustentabilidade: Como a gestão com práticas inovadoras vem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e para a conservação ambiental na Serra da Bodoquena/MS – A trajetória do Recanto Ecológico Rio da Prata”, em 2013), um projeto da Casa do Vidro (“Vidro não é lixo”, em 2015) da região turística Bonito – Serra da Bodoquena, e um prêmio do Instituto Mamede (“Cicloturismo socioambiental e bike birding”, em 2015), da região Caminho dos Ipês.
Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site:
http://braztoa.com.br/premio/
O projeto consiste em reunir a comunidade e mobilizá-la em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem.
A iniciativa é aberta à população, que pode participar dos grupos de monitoramento já existentes ou ajudar a criar novos grupos em rios próximos a escolas, igrejas e outros centros comunitários. O monitoramento das águas é realizado com um kit desenvolvido pela SOS Mata Atlântica. Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados pela internet.
Em Bonito, a apresentação será realizada em quatro datas. Confira:
- Dia 22 de junho (quinta): 14h às 17h;
- Dia 23 de junho (sexta): 8h às 11h;
- Dia 23 de junho (sexta): 19h às 22h
- Dia 24 de junho (sábado): 8h às 11h.
Todos os encontros serão realizados na sede do IASB, na Rua Afonso Pena, 998, Vila Donária.
Participe!
Clique aqui e faça a sua inscrição!
Oito municípios foram contemplados com a entrega de 17 viaturas, entre elas a cidade de Bonito. O destino de ecoturismo brasileiro recebeu duas viaturas para a Polícia Militar.
O Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, José Carlos Barbosa disse que o MS Mais Seguro é sem dúvida nenhuma o maior programa lançado em um governo voltado para a área da segurança pública. “Devido ao momento de crise pela qual o Brasil passa muita gente não acreditava que teríamos esses investimentos, e o governo há pouco mais de um ano está executando o MS Mais Seguro. Até o momento, já foram entregues 755 armas, mais de 900 mil munições, quase seis mil equipamentos de proteção pessoal, além das reformas do projeto Mãos que Constroem”, frisou.
Além de Bonito, as cidades contempladas com novas viaturas foram:
- Maracaju (4 viaturas, sendo 2 para PM, 1 PC e 1 Unidade de Resgate);
- Bela Vista (2 viaturas, sendo 1 PM e 1 PC);
- Bonito (2 viatura para PM);
- Caracol (1 viatura para PM),
- Guia Lopes da Laguna (1 viatura para PM),
- Jardim (3 viaturas, sendo 1 PM, 1 PC e Auto Bomba Tanque),
- Nioaque (2 viaturas, sendo 1 PM e 1 PC),
- Porto Murtinho (2 viaturas, sendo 1 PM e 1 PC).
O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR) realizou na última quarta-feira (7) reunião sobre "A modernização do Sistema Operacional Turístico e Ambiental".
De acordo com o presidente do Conselho, Cícero Peralta, a reunião teve caráter histórico por representar uma "retomada" na determinação da entidade em reorganizar do turismo local, que se encontra estagnado, colocando-o dentro de patamares atuais, mais desenvolvidos.
"Após mais de 20 anos de estrada, o turismo de Bonito precisa parar para refletir. Precisamos localizar e resolver os nossos erros e os nossos problemas, incorporando novas práticas capazes de melhorar efetivamente a qualidade dos serviços oferecidos no setor", afirmou.
Segundo informações do Comtur, serão convidados, para cada reunião, representantes de diferentes setores do turismo local. No dia 7 de junho foi a vez dos guias de turismo e monitores ambientais.
O presidente da AGTB (Associação de Guias de Turismo de Bonito) e conselheiro, Pedro Hardt de Araújo, relatou durante a reunião a necessidade de debater a prestação de serviços dos guias locais no Parque Nacional da Serra da Bodoquena; a falta de preparo de pessoas que comercializam os passeios em agências turísticas; a necessidade do recadastramento dos guias de turismo; a possibilidade do próprio guia negociar a sua remuneração e também a padronização do sistema de pagamento, com a possibilidade da inclusão do voucher no sistema bancário, entre outros assuntos.
De acordo com o conselheiro e secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SECTUR), Augusto Mariano, existe efetivamente a necessidade de recadastramento dos guias, bem como a de cadastrar os monitores (não existe cadastro de monitores) e qualificá-los, o que será feito pela SECTUR. Nesse sentido, ressaltou que o prefeito incumbiu à secretaria e ao COMTUR a missão de resgatar a excelência do turismo no município, delegando-lhes para isso a autonomia necessária.
O evento, promovido pelos guias Valdemir Garcia Martins e Valdemir Morales, contou com a participação do Sargento dos Bombeiros, Ênio Mendes Conturbia.
Os guias chegaram por volta das 07h30 no passeio e seguiram para o rio para participar da primeira parte do treinamento, o salvamento aquático.
Ao término, seguiram para a sede da fazenda onde participaram de aula prática sobre Primeiros Socorros.
Participaram da capacitação: Carmem Martins, Herculano Benites, Ivan Geller, Marcos Violante, Ramão Furtado, Rauthemar Duarte, Rosângela Ribeiro, Sandra Moreira, Valdemir Martins, Valdemir Morales, Weliton Silveira e Ademir Prado .
De acordo com Sara Rodrigues, colaboradora da Estância Mimosa, o curso foi excelente e os profissionais demonstraram grande satisfação em realizá-lo.
O Observatório de Turismo e Eventos de Bonito acaba de divulgar o boletim com dados sobre o setor de janeiro a abril de 2017.
O boletim considerou a ocupação dos hotéis, preços e notas no TripAdvisor e Booking.com, número de visitantes em Bonito, origem dos turistas, a taxa de ocupação na Gruta do Lago Azu e o total de visitações por mês nas principais modalidades do ecoturismo.
O destino do ecoturismo recebeu até o mês de abril de 2017, 72.479 turistas do Brasil e do exterior. Os paulistas continuam liderando as visitas (30,99%), seguidos pelo Rio de Janeiro (12,41%) e Paraná (10,49%).
Quanto aos turistas internacionais, os três principais países emissores foram Paraguai (1,91%), Argentina (1,23%) e Bolívia (0,76%).
Conforme os dados coletados, o mês de abril registrou uma taxa de ocupação de hotéis de 45%. Durante o mesmo período em 2016 esse número era de 51%. O preço médio do apartamento duplo, 4 estrelas, ficou em R$ 343,00.
Já a nota média de Bonito no TripAdvisor, que varia de 0 a 5, se manteve em 4,2 nos quatro primeiros meses do ano. Já no Booking.com, cuja nota varia de 0 a 10, a pontuação subiu para 8,4.
Os atrativos de Bonito foram avaliados positivamente no TripAdvisor e alcançaram a nota 4,4 em uma escala de 0 a 5.
A taxa de ocupação da Gruta do Lago Azul chegou a 92% em janeiro, 64% em fevereiro, 65% em março e 65% em abril.
Os balneários são os atrativos que lideram o número de visitações por mês, com 11.772 visitantes somente em abril. Em segundo lugar aparecem as flutuações, com 9.526 visitantes, seguido pelas grutas, com 8.350; cachoeiras, com 5.398 e botes, com 5.237.
O Observatório de Turismo e Eventos de Bonito é um centro de pesquisas do município de Bonito coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau com apoio da Prefeitura e da Fecomércio. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.bcvb.com.br, ou pelo telefone (67) 3255-2207.