Notícias de Bonito MS
O convênio, no valor de R$ 1,5 milhão, firmado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) foi assinado no dia 5 de outubro.
Com o repasse, o IASB vai trabalhar por dois anos um conjunto de ações que vão desde o desenvolvimento das mudas em viveiros, plantio, palestras de conscientização e educação ambiental, acompanhamento, até a instalação de redes de contenção nos córregos para retirada do lixo. Esse último trabalho será feito por um grupo de voluntários chamados de Sentinelas da Serra, que são treinados pelo projeto para monitorar as redes de contenção e também fazer blitzes ecológicas e outras atividades em defesa do meio ambiente.
A diretora executiva do Instituto, Liliane Lacerda, comemora. “Pra gente foi incrível. Estamos num cenário complicado, não temos abertura, apoio. Esse edital foi uma luz no fim do túnel. Vai possibilitar que se desenvolvam ações significativas”, disse.
Mais informações:
http://www.ms.gov.br/projeto-recebe-recurso-da-semagro-para-cuidar-das-aguas-de-bonito/
As obras da nova casa foram finalizadas em setembro e a produção encontra-se a todo vapor. No local foram instalados 2 fogões à lenha com capacidade para preparar 4 tachos ao mesmo tempo, totalizando 160 litros de leite! Os tachos ficam cerca de 8 horas no fogo.
Ao ficar pronto o doce de leite é colocado em potes de vidro esterilizados, tanto o pote quanto a tampa.
Após o almoço, o doce de leite encontra-se à disposição para consumo junto com as outras opções de sobremesas e também é comercializado na lojinha de souvenirs do Recanto Ecológico Rio da Prata em dois tamanhos de potes! Ideal para presentear amigos e familiares ou simplesmente poder degustar um pouco mais do produto caseiro!!
Confira o vídeo do preparo:
A finalidade é facilitar a coleta de material reciclável para transporte até a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), onde é separado e preparado para venda pelos integrantes da Associação Recicla Bonito.
Os valores obtidos com a comercialização são revertidos para a manutenção das 15 famílias de associados da entidade.
A prefeitura, também por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu recentemente um guincho de coluna elétrico, adquirido para a Unidade de Tratamento de Resíduos. A finalidade do equipamento é facilitar o embarque do material reciclável, já preparado, nos caminhões, tornando a Associação Recicla Bonito menos dependente de máquinas de terceiros e da própria prefeitura.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, uma das prioridades da SEMA é a coleta e tratamento dos resíduos sólidos. Segundo ele, muitas mudanças devem ocorrer nesse setor até o início do próximo ano.
De acordo com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), órgão gestor das obras em MS, a obra está orçada em R$ 10.740.654,40 milhões e irá contemplar uma extensão total de 14,160 quilômetros.
À época da autorização para lançamento da licitação, Azambuja destacou a importância da obra na questão da segurança. “Com essa obra poderemos receber melhor aqueles que nos visitam, é a porta de entrada da cidade e com a iluminação vamos dar mais segurança àqueles que chegam aqui”, afirmou.
A tomada de preço acontece no dia 6 de novembro, às 9 horas, na sede da Agesul, na Capital.
Eles realizaram filmagens na nascente do rio Olho D'Água que serão exibidas em uma produção da BBC, prevista para ser exibida em 2019.
"Iremos mostrar a rica biodiversidade do local. Estive aqui várias vezes e é com certeza um dos lugares mais bonito da região e sem dúvida um dos meus favoritos", revelou Cristian.
Acrescentou ainda que a produção da BBC será um grande evento. "Fico feliz de poder incluir imagens do Rio da Prata nesta série internacional. Muito obrigada mais uma vez pela parceria".
Após as filmagens na nascente, eles realizaram plantio de mudas no Bosque da Esperança. Cristian escolheu uma muda de Tarumã e Bertie plantou uma muda de Para-Tudo.
A iniciativa visa contemplar as empresas associadas que promovem boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Entre as diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa estão a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); uso responsável de recursos naturais; produção própria de parte dos alimentos; apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas; promover a conduta consciente em ambientes naturais por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas consagradas de segurança no turismo de aventura; entre outros.
O gerente do atrativo Thyago Sabino, assim como toda a equipe, comemora a indicação. "Esse reconhecimento nos mostra e aponta que estamos no caminho certo, primeiro por proporcionar uma boa experiência para nosso visitante através de práticas bem estabelecidas em relação ao meio ambiente, como a capacidade de carga, número máximo de pessoas, intervalo entre eles, oferecendo um passeio tranquilo em um ambiente agradável, preservado e acima de tudo seguro", diz.
Thyago revela ainda que, além de conhecer a belezas naturais, o visitante irá completar toda a a experiência quando ele estiver na sede. "Ele irá degustar nosso almoço regional preparado com produtos orgânicos colhidos na horta além de ter a oportunidade de conhecer o local, assim como nossas práticas ambientais".
A Estância Mimosa Ecoturismo concorre ao lado das empresas Ideias Tours e Cataratas do Iguaçu S/A.
A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de outubro, às 19 horas no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.
MS se consolida no setor do turismo de esporte e Rally dos Sertões pode voltar a finalizar em Bonito
Mato Grosso do Sul também vem se destacando no cenário do turismo de aventura e esporte. Neste ano, o Estado fez parte do roteiro da prova e foi palco da final da maior competição off-road do Brasil, Rally dos Sertões, que passou por Coxim e Aquidauana, finalizando a disputa na cidade de Bonito.
O diretor comercial do Rally dos Sertões, Roque Mendes, visitou, nesta última sexta-feira (29.09), o stand de MS na ABAV Expo Internacional de Turismo 2017, em São Paulo, e falou da vontade de repetir a dose. Segundo ele, já existe interesse da organização da competição, do Estado de MS e prefeitura de Campo Grande, para planejar um roteiro incluindo a Capital.
“Essa edição obteve resultado excepcional e o apoio que recebemos de todo o Governo do Estado e prefeituras das cidades que passamos foi fundamental para o sucesso. Ficamos apaixonados pelas belezas naturais sul-mato-grossenses e queremos repetir a dose”, disse Roque Mendes.
O casamento da edição que brindou 25 anos da prova e a comemoração dos 40 anos da criação de Mato Grosso do sul também agradou o governador Reinaldo Azambuja que vislumbra o nicho do turismo de aventura e esporte como grande potencial do setor no Estado. “Nossa geografia, unida as belezas naturais, proporcionam o cenário adequado para esse tipo de turismo. Mato Grosso do Sul tem diversos roteiros com potenciais para serem explorados e esse é o nosso objetivo, promover o desenvolvimento socioeconômico também por meio do turismo”, frisou.
Umas das possibilidades discutidas é fazer a largada da prova a partir de Campo Grande. Mesmo estando em fase inicial do projeto, a escolha por Mato Grosso do Sul novamente na competição coloca o Estado como forte candidato para o roteiro de 2019 e consolida MS no cenário do turismo esportivo brasileiro.
“Foi uma experiência de muito sucesso e muito acolhedora. Ficamos felizes com os resultados e com a receptividade de Mato Grosso do Sul com o Rally dos Sertões”, completou Roque Mendes.
Pantanal Extremo
MS também tem outras competições que já colocam o Estado em lugar de destaque no roteiro do turismo esportivo. Pantanal Extremo, em Corumbá, realizou no ano passado, a 4ª edição e se consolidou em um dos maiores eventos de esportes de aventura do Brasil. O Pantanal Extremo – Jogos de Aventura reuniu mais de 1.500 participantes em provas dos mais diversas modalidades do esporte radical.