Notícias de Bonito MS
Em fevereiro de 2018, o cantor Renato Teixeira, famoso por composições que tocam o coração e retratam um jeito mais simples de viver, acabou seduzido pelas riquezas naturais de Bonito em um passeio pela cidade durante um feriado prolongado. O compositor e cantor encontrou inspiração na fauna e flora do município, que se transformaram em uma letra de música.
Gravada no hotel fazenda Cabanas, onde estava hospedado, a canção traz versos simples e inspiradores, que retratam a Serra da Bodoquena e até despertam o desejo de estar mais perto do paraíso ecoturístico.
Teixeira é autor de grandes sucessos como “Romaria”, gravada por Elis Regina em 1977, e “Tocando em Frente”, feita em parceria com Almir Sater e gravada também por Maria Bethânia. É defensor aberto da música de raiz, caipira e até compôs a música “Rapaz caipira”, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão “música caipira”.
Durante o Festival de Inverno em julho do ano passado, o cantor retornou à cidade, dessa vez em companhia a Almir Sater, grande amigo e vizinho, para se apresentar com uma síntese dos últimos trabalhos, cujas gravações, como sempre na vida dos dois, não foi programado. No encerramento do show, a música foi tocada pelos dois, deixando o público surpreso e agradecido.
Na letra, Renato mostra o que lhe chamou atenção na viagem: “O grito das arapongas/ A calma das águas claras/ A luz que deixa tão lindo/ O verde que aqui se espalha/ Eu digo muito Bonito/ Bonito das águas limpas/ Bonito das águas mansas/ A paz que aqui se declara/ Bonito é, Bonito é… Bonito/ Aqui a vida se solta/ E a natureza se espalha/ Os rios vão dando voltas/ Cutias, quatis, araras/ Palácio dos passarinhos/ Morada das aves raras/ Silêncio dos infinitos/ Ruído das noites claras”.
Confira o vídeo feito pelo VisitBonito abaixo:
O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, atrativos do Grupo Rio da Prata localizados em Jardim (MS), foram selecionados como finalistas no Prêmio Nacional do Turismo 2019, evento promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), na Iniciativas de Destaque - categoria Aproveitamento para o Patrimônio Natural para o Turismo.
O prêmio visa reconhecer e premiar iniciativas que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor nos últimos 24 meses. Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios.
Com o trabalho “Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, Jardim, MS”, o objetivo principal é proteger e aprimorar a qualidade ambiental das propriedades, dentro dos princípios da sustentabilidade, respeitando o meio ambiente, de modo que estes atrativos naturais estejam disponíveis indefinidamente, possibilitando o desenvolvimento regional e promovendo a educação ambiental.
Os atrativos do Grupo Rio da Prata concorrem ao lado das iniciativas “Caminho Cora Coralina”; da Agência Estadual de Turismo – Goiás Turismo e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal; do Serviço Social do Comércio Sesc – Sesc Pantanal.
Destaques do MS
O Estado do Mato Grosso do Sul se destaca em mais duas categorias da premiação. Bruno Wendling, Diretor da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), concorre ao prêmio “Governo – Dirigentes e Parlamentares” e a Fundtur/MS que concorre na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo, com a iniciativa “Programa de Classificação Turísticass dos Municípios do Estado de MS”.
A cerimônia para divulgação dos vencedores acontece no dia 04 de dezembro em Belo Horizonte (MG).
Informações sobre os atrativos: www.riodaprata.com.br | www.lagoamisteriosa.com.br
A Fazenda Cabeceira do Prata , localizada no município de Jardim (MS), recebeu no dia 28 de novembro a visita de um grupo de pecuaristas da Itália.
A visita, organizada pela Zoetis – empresa de saúde animal, tem como objetivo visitar as propriedades no país para conhecer o sistema de produção de gado.
Na fazenda Cabeceira do Prata, cinco pecuaristas, considerados os maiores confinadores da Itália, foram acompanhados pelo médico veterinário e responsável pela BeefTec, Rodrigo Spengler; Fernando Aono, veterinário da Zoetis; pelo gerente do atrativo, Teódison Gonçalves (Mano) e pela Zootecnista Andreza Sandim.
O grupo conheceu o sistema de produção da pecuária de corte na propriedade, acompanharam o procedimento de transferência de embrião no curral e realizaram o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas, que fica na mesma propriedade.
De acordo com Rodrigo, todos ficaram muitos satisfeitos com a recepção, o local e a experiência.
No dia 28 de novembro, a Associação Comercial e Empresarial de Bonito (ACEB) realiza uma palestra sobre Inteligência Emocional na capital do ecoturismo brasileiro.
Inteligência Emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. O convidado para falar sobre o assunto é Igor Fabro Carrera, psicólogo comportamental há nove anos, ele mostrará um pouco da sua experiência de acordo com o embasamento teórico somado à práticas e vivências clínicas e um olhar humanizado a saúde mental humana.
O evento acontece às 19:30 na sede da Sebrae, localizada na Rua Cel. Pilad Rebuá, 2480, Jardim Andreia, e as inscrições custam R$ 50,00 para associados e R$ 70,00 para não-associados da ACEB. Maiores informações pelo telefone (67) 3255-2319.
A Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), em conjunto com a Associação de Jovens Empreendedores de Mato Grosso do Sul (AJE/MS), promoverá entre os dias 21 e 23 de novembro o 25º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores e o 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul, em Bonito.
A CONAJE é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas – principalmente geridas por jovens -, na articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil. Por meio de parcerias, trabalha também para o estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os micros e pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do País, representando mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores, espalhados entre 26 Estados.
O evento acontecerá no Hotel Wetiga, paralelamente a vários outros eventos empresariais simultâneos gratuitos. Neste ano, de olho nos setores que tem maior potencial de crescimento nos próximos quatro anos, os temas abordados serão “Turismo, Sustentabilidade e Oportunidades”, trazendo para discussão assuntos como “trade turístico”, empreendedorismo sustentável e oportunidades de negócios com a viabilização da Rota da Integração Latino-Americana, que irá ligar o Brasil ao Chile, via Paraguai e Argentina.
Serão dois dias de eventos, com mais de 15 palestras, feira de exposição, além de um espaço para geração de negócios. Entre os palestrantes participantes estão Pedro Lima, fundador do Grupo 3corações, empresa do mercado de cafés torrado e moído, e a secretaria de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, para falar das tendências internacionais e de próximas oportunidades para o ramo.
Segundo os organizadores, os eventos devem reunir um público estimado de 500 congressistas e mais de 2 mil visitantes.
Programação
A abertura do 25º CONAJE será no dia 21 de novembro, das 19:30 às 20:30, e contará - mediante parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social - com apresentações culturais da "orquestra de viola", da Banda Sinfônica Municipal de Bonito e a participação de um tocador de berrante.
No dia 22 de novembro (sexta-feira), das 16:00 às 16:50, haverá uma solenidade conjunta dos eventos (25º CONAJE e 2º EMPEMS).
Evento
O Congresso Nacional de Jovens Empreendedores é um evento promovido pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) que, anualmente, acontece em um Estado membro da organização. Sempre é realizado no mês de novembro, em comemoração à Semana Global do Empreendedorismo, que acontece simultaneamente em mais de 170 países, possuindo mais de 35 mil eventos, e impactando diretamente 10 milhões de pessoas. É o principal evento da Confederação e também o maior evento empresarial de empreendedorismo jovem do país, atraindo os associados e simpatizantes dos 38 movimentos jovens empreendedores confederados a CONAJE.
A Secretaria Municipal de Turismo de Bonito participou, entre os dias 06 e 09 de novembro, da 31ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS GRAMADO 2019) com a finalidade de divulgar os atrativos turísticos do município.
A feira, que ocupou um espaço de 25 mil metros quadrados, em Gramado (RS), é considerada a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.
A 31ª edição do evento reuniu 17 mil participantes e mais de 2.700 marcas expositoras. Dos participantes, 11 mil são visitantes profissionais e mais de mil vem de destinos internacionais.
A ação faz parte da estratégia de participação em feiras e eventos nacionais e internacionais promovida pela Secretaria de Turismo de Bonito (MS), com apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
A Capital do Pantanal, Corumbá, sedia a partir de sexta-feira (15) até no domingo (17) a sexta edição do Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura. O evento, considerado um dos maiores do país quando o assunto é esporte de aventura, é promovido pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Ao todo, são esperadas 1,2 mil pessoas em seis modalidades: canoagem, maratona aquática, stand up paddle (Sup), tiro prático, corrida de trilha e mountain bike (MTB). A novidade para este ano é a inclusão do tiro prático, modalidade que, até o momento, recebeu 80 inscrições, recorde em competições organizadas na região Centro-Oeste.
Outra singularidade neste ano será a abertura completa do Porto Geral para a participação da comunidade da Cidade Branca. As provas aquáticas acontecerão no Rio Paraguai, acréscimo de adrenalina, onde os percursos na água serão todos em frente à orla, para que os espectadores possam acompanhar não só a largada e chegada, mas também toda a disputa.
Os eventos esportivos que misturam turismo, meio ambiente e aventura são um fenômeno no país e no mundo todo. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, “nossa geografia, o Pantanal, as serras e demais belezas naturais, tudo favorece estas práticas”.
O chefe da Unidade de Esporte de Participação e Lazer (Uepla) da Fundesporte, Rodrigo Barbosa de Miranda, destaca que o Eco Pantanal Extremo a cada ano fortalece a marca da região pantaneira e evidencia o quão importante é a prática desportiva em ambientes naturais. “Eventos como o Eco Pantanal Extremo misturam o turismo de aventura com os esportes radicais e conseguimos vincular os atletas ao ecossistema local, o Pantanal. Isso acaba divulgando muito o nosso Estado pelo país e, inclusive, internacionalmente. Apoiar grandes eventos é sempre importante à Fundação, ao Governo do Estado e a todo amante do esporte de natureza”.
Para proporcionar o melhor conforto e total segurança aos participantes, a organização do evento colocou à disposição bombeiros, médicos, socorristas, policiais e membros das Forças Armadas.