imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

Viajar de ônibus de Campo Grande a Bonito ou Corumbá a turismo ou qualquer outra motivação vai ser uma experiência diferente para o passageiro a partir do Programa Viagem Feliz. Com o início efetivo das melhorias implementadas pelo programa, o usuário deve perceber mudanças significativas na estrutura e nos serviços. Os dois itinerários são os primeiros contemplados, mas há possibilidade de que a iniciativa seja estendida para outras rotas do sistema rodoviário intermunicipal.


Os veículos que atenderão as linhas incluídas no "Viagem Feliz" foram escolhidos dentre a frota das empresas participantes, levando-se em conta aqueles mais novos, em condições de proporcionar maior conforto ao passageiro, com todos os equipamentos em perfeito funcionamento e cumpridas todas as exigências da legislação vigente.



Ar condicionado; capas para encosto de cabeça, em tecido, em todas as poltronas; água gelada em copos; saquinhos de lixo individuais; e aparelho de TV para reprodução de filmes, shows etc. durante o percurso são alguns dos benefícios e comodidades disponibilizados. Além da estrutura, a pontualidade, a cordialidade no trato com os passageiros, a segurança e conforto são quesitos importantes para os quais as operadoras foram capacitadas.


No início da viagem, o motorista sempre irá se apresentar aos passageiros e prestar informações pertinentes. Os uniformes e a apresentação pessoal do condutor e do cobrador em condições adequadas também são regras.


Todos os carros que atenderem os itinerários do programa deverão estar autorizados pela Agepan para portar o Selo de Qualidade "Viagem Feliz", com numeração específica, que deverá estar afixado no para-brisa dianteiro. O uso dessa certificação deve seguir o que está previsto no regulamento do programa. Os veículos portarão ainda Certificado de Vistoria Veicular também específico para o "Viagem Feliz".



Procedimentos escritos para situações de emergência, bem como números de telefones úteis e outras informações importantes deverão estar disponibilizados aos motoristas na pasta de documentos que o veículo porta, de forma organizada e de fácil acesso.



Informação, orientação e fiscalização

No início de cada viagem, será exibido um vídeo que traz esclarecimentos sobre o programa "Viagem Feliz", faz recomendações e informa sobre o direito e os deveres do passageiro, bem como disponibiliza números de telefones para reclamações, denúncias e/ou informações, a respeito da qualidade do serviço prestado. Traz, também, algumas informações turísticas da região de destino.


Durante a primeira semana do início do programa, todas as poltronas terão disponível uma cartilha de bolso com as informações contidas no vídeo, além de outras complementares. Após esse período, a distribuição vai ser feita nas viagens de fim de semana - considerando que os passageiros que viajam de 2ª a 6ª feira são habituais da linha, e que aos sábados e domingos as informações atingirão os passageiros eventuais.


A fiscalização da Agepan fará o monitoramento do atendimento dos quesitos do programa, mediante checagem de itens específicos, fazendo, inclusive, entrevistas com passageiros durante a viagem, baseados em questionário próprio. A Ouvidoria da Agência também fará o monitoramento das chamadas telefônicas desses destinos, utilizando o mesmo questionário que a fiscalização para as entrevistas com os passageiros que entrarem em contato.


Em determinados periodos vão ser feitas pesquisas nos desembarques de viagens; próximo aos guichês de vendas de passagens nos terminais rodoviários e em outros locais considerados importantes. Com isso, a Agência acompanha o desenvolvimento do programa e a percepção dos usuários do transporte intermunicipal.


As informações recebidas por intermédio da fiscalização, ouvidoria e pesquisas realizadas serão utilizadas para corrigir problemas, melhorar a eficiência do sistema e implementar novas soluções.


Piloto

O Programa "Viagem Feliz" é um programa piloto, que será implementado e monitorado pelos próximos dois anos, período em que serão feitas as correções de rumo e as mudanças para a melhoria do sistema como um todo.



Para isso, a Agepan destaca que é muito importante a colaboração dos usuários, fazendo contato, informando sobre eventuais problemas ocorridos e dando sugestões para a melhoria do serviço

Destaque

O Brasil perdeu na quinta-feira, 12, um dos maiores defensores da natureza e do Pantanal Mato-Grossense, o advogado Luiz Antônio Franco.

Ele faleceu em Campo Grande (MS), onde morava, em função de complicações da cirurgia a qual se submeteu para a colocação de pontes de safena. Com a morte de Franco, perdi um amigo, um irmão e um grande incentivador.

Paulista de Presidente Venceslau, Luiz Antônio mudou-se para a região do Pantanal na década de 1970. O jovem advogado chegou ao então Estado de Mato Grosso – a divisão ocorreria7 anos depois – para atuar no mercado financeiro. A sua carreira nessa área não durou muito. Diante da devastação da região, Luiz Antônio Franco arregaçou as mangas e agiu para proteger o ecossistema pantaneiro.

Em outubro do ano passado, Franco esteve em Brasília onde fez a entrega da Comenda da Consciência Ecológica no Mercosul a diversas autoridades nacionais. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi um dos agraciados. A presidente Dilma Roussef também foi com a comenda, mas ela ainda não a recebeu. A entrega da honraria estava programada para acontecer no início de janeiro, mas foi adiada porque Franco sofrera um infarto no início do mês e, seguida, fora submetido à cirurgia para colocação de ponte de safena no coração.

Presenciando a devastação daquele imenso patrimônio natural, Luiz Antônio Franco decidiu agir. Fundou, com a ajuda de outras pessoas, o Comitê de Defesa do Pantanal, embrionário da hoje FE – Fundação Ecológica, com 24 anos recém-completados.

Sua primeira batalha contra os devastadores foi impedir a instalação da Usina de Álcool da Bodoquena. A usina, se instalada, seria uma ameaça constante ao ecossistema pantaneiro. O movimento em defesa do Pantanal, com a participação de Luiz Antônio, culminou com a sanção da lei estadual que proíbe a instalação de toda e qualquer indústria poluente ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai.

O trabalho de Luiz Antônio Franco em favor da preservação da natureza não ficou restrito ao Pantanal Mato-grossense. Irradiou-se País afora e também ganhou destaque internacional, trazendo para o Mato Grosso do Sul dois prêmios internacionais. Tudo isso sempre feito com recursos do próprio bolso. Até mesmo a sua participação Conferência Mundial ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, foi custeada por ele próprio. Luiz Antônio proferiu na ECO 92 palestra abordando o tema Educação Ambiental – A solução para a preservação do Pantanal. A palestra contou com a presença de representantes de mais de 180 países.

Foi ainda um dos responsáveis pelo projeto, que se tornou Lei Federal 7653. A Lei de Proteção aos Animais foi sancionada em 1988 determinando punir aqueles, por exemplo, os caçadores ou predadores de animais silvestres. A Lei, com crime inafiançável, prevê prisão de dois a cinco anos para quem abater algum tipo de animal silvestre.

Franco também foi autor do projeto de Lei que se tornou referência e foi batizada de ‘Piracema’, o período de defeso dos peixes, ou seja, quando fica proibida a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul para a reprodução das diferentes espécies de pescado.

Apesar do sucesso em diferentes áreas, Luis Antonio Franco também ficou conhecido por sua simplicidade e por sua grande religiosidade.

A ação de Luiz Antônio nessa área ainda despertou a atenção de um dos mais admirados intelectuais do Brasil, o escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde. No ano de 1989, após passar seis dias no Pantanal na companhia de Luiz Antônio, Austregésilo, à época com 92 anos de idade, qualificou o advogado de o "Bandeirante da Ecologia". Em artigo publicado em vários jornais brasileiro, Austregésilo ainda afirma que Luiz Antônio Franco desenvolve uma verdadeira cruzada patriótica em defesa da preservação da natureza, fato, que, segundo ele, "é motivo de orgulho para todos os brasileiros".

Destaque

Na primeira foto, uma floresta intocada. Na segunda, “escondidos”, a exemplo do livro “Onde está Wally?”, vê-se 14 animais nas árvores e no chão, de espécies ameaçadas devido ao desmatamento das florestas tropicais no mundo. Foi essa a maneira encontrada pela organização ambientalista WWF para chamar a atenção para o problema.

A nova campanha publicitária foi lançada na França. O observador precisa encontrar os animais, camuflados, como se fossem esculturas feitas com as plantas.

São imagens de um elefante, um coala com um filhote nas costas, uma pantera, uma preguiça, um orangotango, um tigre, um tucano, um crocodilo, uma iguana, um chimpanzé, um papagaio, um javali e uma jiboia. Eles foram escondidos de várias formas.

Os cartazes fazem parte de uma campanha da WWF que alerta para os danos causados pelo desmatamento e tenta fazer o público refletir sobre o número de animais que podem ser extintos se o desmatamento continuar. As imagens foram espalhadas no sistema de metrô de Paris e também foram publicadas na revista Lonely Planet.

Uma das criadoras da campanha, Marine Garcia, da agência Marcel, afirmou que quatro artistas trabalharam meticulosamente no cartaz para tentar esconder os animais sem fazer com que seus contornos se perdessem totalmente, para que o público tivesse que se esforçar para vê-los.

'O objetivo deste cartaz é fazer com que as pessoas saibam que o desmatamento não mata apenas árvores, está matando a vida selvagem também. Os animais estão escondidos pois, em breve, podemos não vê-los mais', afirmou.

Destaque

Imagens de uma sucuri sendo fotografada embaixo d'água provocaram debate e viraram hit esta semana no Facebook, quando usuários compartilharam as fotos e fizeram comentários duvidando sobre a autenticidade dos registros. O biólogo Daniel De Granville, autor das imagens, contou ao G1 que captou o momento em que mergulhadores estrangeiros fotografavam uma sucuri com cerca de sete metros de comprimento no rio Formoso, em Bonito, a 300 km de Campo Grande.
saiba mais

De Granville garante que as fotos são originais e feitas em ambiente natural, sem qualquer manipulação digital além dos ajustes básicos de cores, nitidez e saturação. As imagens foram captadas em agosto de 2010, em um local distante dos atrativos turísticos da cidade e que não é usado para passeios.

O acesso, segundo o biólogo, é restrito apenas a pesquisadores ou equipes de filmagem. De Granville explica que a sucuri é um animal tímido e tende a se afastar de locais onde há presença humana constante. “A possibilidade de encontrar um animal deste porte nos passeios visitados pelos turistas que vêm à região é muito remota”, diz.

Em relação ao processo de captura das imagens, o biólogo comenta que esteve acompanhado de fotógrafos chineses, checos e suíços, além do proprietário de uma agência de turismo especializada em filmagens subaquáticas. “Encontramos um local com mais chances de observá-la e fomos vários dias até lá. Eles conseguiram imagens do animal fora d'água, mas o objetivo principal eram as fotos subaquáticas”, comenta.
Animal é tímido e se afasta da presença humana, diz biólogo.

Ainda segundo o biólogo, o animal não demonstrou agressividade, e que em nenhum momento houve acidentes ou situações de perigo para a equipe. “É um bicho muito tolerante. Ficamos mais de 40 minutos fotografando, acompanhando”, disse. Caso um turista se depare com uma sucuri, De Granville lembra que o animal deve ser respeitado em seu habitat. “É fundamental que não se bloqueie sua rota de fuga ou tente irritá-la através da manipulação, cutucadas, barulho”, diz.

Destaque

O Código Florestal dominou os debates ao longo de 2011.

Mas o que realmente rendeu audiência foi a polêmica envolvendo artistas da Rede Globo do movimento Gota D’água e estudantes da Unicamp capitaneados por Sebastião de Amorim, Engenheiro Eletrônico e Professor de Estatística daquela conceituada Universidade, em torno da construção da Usina de Belo Monte. Os erros e exageros no vídeo do “Movimento Gota d’Água” foram explorados pela equipe de Sebastião de Amorim, em um vídeo que motivou reportagem de capa da Revista Veja. Todavia, essa réplica universitária incide em erros e exageros igualmente graves. Analisemos alguns trechos.

Se Belo Monte fosse na Austrália, já teria sido construída há muito tempo?


A resposta hipotética a essa pergunta hipotética é um sonoro não. A Austrália conta com uma sólida legislação ambiental, adota o instituto do Enviromental Risk Assessment (ERA) e obedece rigorosamente ao Enviromental Protection and Biodiversity Act (EPBC Act, 199). Basta lembrar de “Traveston Crossing Dam”, em Queensland, Austrália, projeto lançado no ano de 2006 e cancelado em novembro de 2009, depois de ser rejeitado seu licenciamento pelo Ministério do Meio Ambiente. Dentre as razões para a oposição ao projeto, destacavam-se o impacto sobre diversas espécies vulneráveis naquele bioma. Poderia o vídeo ter escolhido melhores, digo, piores exemplos – a China, por exemplo.

A água que entra nas turbinas é a “mesmíssima” que sai?

"A água que entra nas turbinas é, de fato, a mesma que sai. No entanto, peixes que entram junto com a água saem dela mortos."

A resposta subjacente a essa pergunta é: a Usina de Belo Monte não causa poluição hídrica. Todavia, quando se fala dos impactos ambientais na utilização da água como fonte de geração de energia hidrelétrica, o que está em discussão não é a alteração de sua composição química, mas sim o impacto que traz especialmente para a vida aquática (ictiofauna em especial).

A água que entra nas turbinas é, de fato, a mesma que sai. No entanto, peixes que entram junto com a água saem dela mortos. Assim, de acordo com a Lei nº. 6.938/81, que conceitua a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente afetem desfavoravelmente a biota como uma forma de poluição (art. 3º, inciso III, letra “c”), o fato de “entrar e sair a mesmíssima água” de uma usina não a torna por si só menos poluente.

Energia eólica é caríssima?

O vídeo dos alunos do Prof. Sebastião de Amorim afirma em dado momento que a energia eólica é “caríssima”. Ora, reportagem publicada na Folha de S. Paulo de 20/12/2011 nos dá conta de que “o preço da energia eólica no Brasil pode alcançar o valor da obtida nas grandes hidrelétricas, como Belo Monte, Jirau ou Santo Antônio”.

O preço médio da geração eólica, de R$ 99 por megawatt-hora, tende a se aproximar do preço médio da geração hidrelétrica, que é de R$ 80 a R$ 90/MWh. Uma das duas informações está errada: a da réplica universitária ou a do jornal paulista.

"...desconhece-se caso em que a construção de uma barragem tenha trazido benefícios ao seu entorno."
Floresta virgem vem sendo desmatada legalmente na Amazônia?

A resposta é um enfático não. De onde veio a informação de que o desmatamento que ocorre na Amazônia é legal? Na realidade, é pífio o percentual de áreas de florestas plantadas que obtiveram licença para extração de madeira. Basta acessar o site do Serviço Florestal Brasileiro para se obter a informação de que, no Estado do Amazonas, o percentual de seringais plantados é inferior a 1,9% do seu território.

Belo Monte trará benefícios sociais para a comunidade local?

Responder a tal questão exigiria dons proféticos. No entanto, desconhece-se caso em que a construção de uma barragem tenha trazido benefícios ao seu entorno. Em todo o mundo, tem-se notícias sobre o grave impacto sócio-ambiental das obras em rios e lagos para fins de geração de energia hidrelétrica.

Cidades que antigamente eram depositárias de um legado cultural e turístico valioso, como Redenção da Serra e Natividade da Serra, hoje são feias cidades-dormitório sem nenhuma perspectiva de progresso social ou econômico. Sete Quedas, que já foi um dos pontos turísticos mais belos do planeta, hoje é um triste lago. Por conta de Sobradinho, estão irremediavelmente destruídos os vestígios da história de Antonio Conselheiro e da Guerra de Canudos.

A formação da Barragem de Serra da Mesa, no rio Tocantins, (1999) obrigou o deslocamento de mais de 15 mil pessoas da região, a maioria sem receber indenização. De acordo com José Uliano Camilo, do Movimento dos Atingidos por Barragens, em entrevista para Carta Maior, após o fechamento da barragem elevou-se significativamente a mortalidade de animais silvestres, cujas vidas dependiam do curso original das águas.

Definitivamente, é pueril a ideia de que a construção de hidrelétricas traz benefícios sociais à comunidade de seu entorno. Nem a energia ali produzida destina-se à região nem os trabalhadores atraídos para a sua construção são empregados para sua manutenção após o término das obras.

Em síntese...

Os dois vídeos trabalham subliminarmente com argumentos de autoridade: de um lado, artistas de TV, em defesa do meio ambiente, veiculando informações de forma descuidada; de outro, um grupo de acadêmicos em torno de um professor de Estatística que, na defesa do desenvolvimento do setor energético, comete equívocos equivalentes aos de seu oponente.

Por se tratar de uma réplica e, mais, uma réplica assinada ao final por um professor da UNICAMP, o vídeo deveria ser cauteloso em sua irônica contra-argumentação. Da forma como foi feito, causou um desserviço para o Direito Ambiental.

Destaque

Monique Ribeiro, do blog Diário Radical documentou sua viagem a Bonito e utilizou o Portal Bonito como principal fonte de consulta para planejar sua viagem. No post abaixo do seu blog Diário Radical, conta as melhores dicas para outros internautas, confira:

Acabei de voltar de uma viagem ao paraíso que é Bonito! Tive a oportunidade de passar 6 dias nesta cidade cheia de atrativos naturais, durante as festividades de final de ano e voltei deslumbrada!

Contarei em detalhes todas as experiências que tive durante esta viagem e começo com um pequeno guia baseado nas minhas experiências e também com a ajuda de sites como Portal Bonito e Bonito Brasil.

Bonito é uma cidade localizada no estado de Mato Grosso do Sul, ficando a 330 km da capital Campo Grande.

Já faz um tempo que Bonito é considerado um dos melhores lugares de Ecoturismo no Brasil, devido à grande quantidade de rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e demais atrativos para os amantes da natureza e de aventura; além é claro de contar com uma grande organização e estrutura para receber turistas brasileiros e de outros países. Consciência e preservação fazem parte de todos os passeios oferecidos na cidade e arredores.

Bonito se situa na região da serra da Bodoquena que apresenta características únicas como a cristalinidade das águas dos rios, devido a presença de rochas calcárias que agem como um filtro. A vegetação predominante é o cerrado e o clima é Tropical de 25 a 30° C no verão e 15 a 20º C no inverno, podendo atingir 0 a 40 º C.O verão é chuvoso, e o inverno seco ( Wikipedia)

DE AVIÃO


Caso deseje ir de avião o mais comum é desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande e de lá alugar um carro ou fechar um transporte compartilhado, normalmente oferecido pelas agências de viagem ou pelo hotel, pousada ou hostel.

Existe também opções de vans que saem próximas a rodoviária e os horários são os seguintes:
Campo Grande → Bonito 15:00 (saída próxima a rodoviária)
Bonito → Campo Grande 05:00 (saída agendada do local do passageiro)

* Fuso horário: 1 hora menos em relação ao horário de Brasília Telefone do responsável: (67) 9217-2075

A cia aérea Trip é a única cia aérea que oferece vôos diretos para a cidade de Bonito.

No meu caso fui de TAM, saindo de Congonhas e desembarcando em Campo Grande. Fechei com a pousada o sistema de transporte compartilhado que saiu 70 reais por pessoa para irmos de Campo Grande a Bonito em um microônibus ou van, numa viagem que durou 4 horas.

DE CARRO

Distâncias em relação a outras cidades:
Belo Horizonte → Bonito 1.787 km
Brasília → Bonito 1.464 km
Campo Grande → Bonito BR 060 / BR 419
280 km via Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna
BR 262 / BR 419
330 km via Aquidauana, Nioaque, Guia Lopes da Laguna
Corumbá → Bonito 335 km
Cuiabá → Bonito 974 km
Curitiba → Bonito 1.047 km
Florianópolis → Bonito 1.454 km
Fortaleza → Bonito 3.677 km
Foz do Iguaçu → Bonito 960 km
Miranda → Bonito 127 km via Bodoquena, com 70 km sem pavimentação
Ponta Porã → Bonito 278 km via Fazenda Itamarati, Vista Alegre, Guia Lopes da Laguna, com 51 km sem pavimentação (Itamarati/Vista Alegre)
Porto Alegre → Bonito 1.754 km
Rio de Janeiro → Bonito 1.599 km
Salvador → Bonito 2.898 km
São Paulo → Bonito 1.170 km

DE ÔNIBUS

Campo Grande → Bonito 07:00 / 09:00 / 11:00 / 15:30 / 16:00
Bonito → Campo Grande 05:30 / 09:00 / 12:00 / 14:30 / 18:00
Jardim → Bonito 05:00 / 10:30 / 14:30 / 19:30
Bonito → Dourados 05:45 / 14:30
Dourados → Bonito 06:00 / 15:00

* Fuso horário: 1 hora menos em relação ao horário de Brasília
Telefone da Rodoviária Campo Grande: (67) 3382-9170
Telefone da Rodoviária Jardim: (67) 3251-1327
Telefone da Rodoviária Bonito: (67) 3255-1606

ONDE SE HOSPEDAR EM BONITO

Existe diversas opções de hospedagem em Bonito. Como já disse, é uma cidade organizada e preparada para receber turistas, contando com mais de 4000 leitos entre hoteis, pousadas e hostels.

Você pode optar por se hospedar próximo ao centro da cidade (indicado para quem está sem carro) ou nos arredores.

Para pesquisar lugares para se hospedar, você pode usar os sites Bonito Brasil e Portal Bonito. Lembrando sempre de conferir alguns relatos e opiniões em sites como o TripAdvisor

A minha opção foi hospedagem próximo ao centro, o que facilitaria e muito, já que não aluguei carro e sempre contei com a opção de transporte compartilhado tanto para o translado de Campo Grande até Bonito, como também para todos os passeios.

Fiquei na Pousada Jubaia, uma opção econômica que teve seus prós e contras, na verdade mais contras do que pós. Explico. Os únicos prós foram o fato de ter um repeço relativamente menor do que a maioria das pousadas estavam oferecendo nesta época de final de ano na cidade, e por estar perto do centro, mas numa rua tranquila onde não havia barulho e a bagunça do centro.

Mas eu e meus amigos nos sentimos frustrados porque os quartos eram mais simples do que imaginávamos, apesar de possuir ar condicionado funcionando perfeitamente (extremamente necessário para os dias de verão em Bonito) e possuir frigobar. Os quartos estavam limpos, tirando apenas o fato de que minha amiga encontrou uma perereca no banheiro assim que foi entrar nele pela primeira vez. Ah e meu chuveiro não estava funcionando no quente ou morno. Ok, estava um calor de matar mas eu paguei pelo quarto e não foi barato e meu chuverio deveria funcionar! Demorou 2 dias para arrumarem depois de desculpinhas do dono de que o chuveiro estava funcionando e que quando ele ia olhar estava normal. Este é o ponto que mais me desagradou. Os donos da pousada não são nada do que eu imaginava quanto à recepção e tratamento de hóspedes. Não são simpáticos e não parecem gostar de estar em Bonito, bem diferente do que está escrito no site quanto a ser uma família que se apaixonou pela cidade e resolveu ficar por lá… Falta um pouco aquela postura de anfitriões.

Quando fui reservar a pousada, acabei reservando também alguns passeios, pois eles possuem agência própria, porém estava muito na dúvida quanto a horários dos passeios e quais deveria fazer e troquei vários emails com o gerente da pousada que apesar de me responder prontamente, não me dava muitas opções de horários. Isto me fez optar por comprar passeios avulsos de outras agências da cidade que me atenderam muito melhor.

Esse tipo de coisa me desanima de recomendar a pousada mas enfim é uma opinião pessoal minha. Deve haver pessoas que gostaram de se hospedar por lá, agora eu não sei se voltaria a ficar nela…

Na próxima vez que eu for provavelmente ficarei no Bonito HI Hostel que me foi bem indicado e parece ser muito bacana além de ser uma opção bem econõmica. Na verdade eu só não me hospedei lá desta vez porque os quartos para casal já estavam esgotados..

O QUE FAZER EM BONTO

Opções de passeios na cidade é o que não falta. Tem passeios direcionados aos mais aventureiros e outros para famílias inclusive com idosos e crianças como o Bote no Rio Formoso que não é um Rafting como eu imaginava, é mais um passeio contemplativo mesmo onde você não precisa remar e há poucas corredeiras e cachoeiras, sendo mais tranquilo!

Bote no Rio Formoso

Nos 6 dias que fiquei na cidade fechei os passeios de Flutuação no Rio Da Prata, Cachoeiras do Rio do Peixe, Buraco das Araras, Gruta do Lago Azul, Bote no Rio Formoso e no dia vago fui até o Balneário Municipal por conta própria, porque é um passeio livre. O Balneário é ótimo para passar o dia e almoçamos muito bem por lá. Meus amigos até experimentaram a carne de jacaré. Fica a 7 km da cidade e pegamos um táxi com o Orlando, que inclusive recomendamos. Ida e volta saiu por 40 reais e ele falou para pagarmos apenas na volta! Isso em SP nunca iria acontecer…

Pra quem tem receio dos peixes, recomendo ir primeiro ao Balneário Municipal antes de fazer os passeios de flutuação, de preferência pela manhã que é mais tranquilo para ir se acostumando com a presença deles, porque se você tem medo pode ser meio traumático ir direto para uma flutuação onde eles ficam tão perto e praticamente não desviam de você!!! Pagamos 15 reais por pessoa para entrar no Balneário e é um passeio que não necessita a presença de guias!

No mesmo dia da flutuação no Rio da Prata você pode casar o passeio Buraco das Araras que também é especial.

Na cidade não deixe de ir ao Projeto Jibóia, mesmo se você tem receio, medo ou pavor de cobras! Lá você irá aprender o papel que esses animais têm no ecossistema, vai ver que as jiboias não são tão perigosas quanto parecem e se quiser vai poder superar seu medo ao colocar uma no pescoço para fotos!

O passeio que mais me impressionou foi a Gruta do Lago Azul que é muito misteriosa e de uma beleza indescritível! Eu não imaginava que era uma gruta tão imensa!!! É uma descida de 300 degraus para chegar até o lago!

Outro passeio que amei e considero imperdível é a Fazenda Rio do Peixe onde há muitas cachoeiras lindas, tirolesa, trampolim e você tem a chance de tirar foto com araras além de saborear um banquete no almoço e tirar uma sonequinha no redário depois!

Na próxima vez que voltar e espero que seja em breve gostaria de fazer os passeios de aventura como o Mergulho na Lagoa Misteriosa, o Rapel no Abismo Anhumas e na Cachoeira Boca de Onça e repetir flutuação no Rio da Prata e no Rio Sucuri!

Abaixo coloco uma relação que a agência Igarapé Tour me mandou de todos os passeios disponíveis em Bonito com preços do segundo semestre de 2011 portanto os valores podem variar e entre em contato para averiguar. Indico também a Bonitour e a Agência Águas Turismo.

Atente para o fato de que se você está sem carro, além do valor do passeio há também um valor para o transporte compartilhado. Os passeios são todos tabelados e incluem o guia credenciado e equipamentos necessários como roupa de neoprene e snorkel para as flutuações.

Uma dica é sempre reservar com antencedência pois os melhores passeios como a Flutuação no Rio da Prata e a visita à Gruta do Lago Azul são muito procurados e esgotam rápido. Recomendo fechar os passeios que gostaria de fazer no ato da reserva da hospedagem para evitar frustrações:

FLUTUAÇÕES

AQUÁRIO NATURAL: Situado na Reserva Ecológica Baía Bonita, o passeio tem início com uma caminhada de aprox. 15 min. por uma trilha na mata ciliar, que leva até a nascente do Rio Baía Bonita, onde é realizada a flutuação de aprox. 900m rio abaixo. O visitante flutua na companhia de peixes e aprecia uma rica vegetação
subaquática, que dá a sensação de estar num verdadeiro aquário.

Todo o percurso tem o acompanhamento do barco de apoio. O Rio Baía Bonita deságua no Rio Formoso, o maior da região e o divertimento na carretilha são garantidos. Para enriquecer ainda mais o passeio, existe a opção de conhecer a Trilha dos Animais, observando variedades de animais da região, Pantanal e Cerrado através de mirantes e passarelas por aprox. 2.000m. O receptivo conta com piscina, hidromassagem aquecida, bar e restaurante, sanitários, vestiários, armários guarda-volumes, almofadário, museu e centro de pesquisas.
Duração: meio dia ou dia todo. Distância: 7 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Flutuação (meio período)
Adulto
R$ 109,00 (AT e BT)
Criança
R$ 98,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

Flutuação e Trilha dos Animais (período integral)
Adulto
R$ 150,00 (AT)
R$ 120,00 (BT)
Criança
R$ 138,60 (AT)
R$ 109,00 (BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

Visitação ao Parque Ecológico – Trilha dos animais (meio período)
Adulto e Criança
R$ 35,00 (AT e BT)

RECANTO ECOLÓGICO RIO DA PRATA: O passeio tem início com uma caminhada de aprox. 50 min. por uma trilha interpretativa através de uma linda e preservada floresta com rica flora, onde conviverá harmoniosamente com aves e outros animais silvestres.

Ao mergulhar na nascente do Rio Olho D água, um novo mundo estará diante de seus olhos. Você flutuará tranquilamente em um imenso aquário de águas cristalinas por aprox. 2.200m. A curiosa sensação que se tem é de estar voando em meio a animais e plantas subaquáticas. Após o passeio, existe a tentadora opção de saborear um delicioso almoço típico. A sede possui bar e restaurante, sanitários, redário e loja de souvenires.

Duração: dia todo.
Distância: 56 km.

Flutuação (período integral)
Adulto e Criança
R$ 128,00 (AT) R$ 103,00 (BT)
(crianças somente a partir de 08 anos)

Opcional
Almoço R$ 22,00
Cavalgada R$ 40,00 (AT e BT)

RIO SUCURI: Situado na Fazenda São Geraldo, é considerado um dos rios de águas mais cristalinas no mundo oferece o passeio de flutuação, que tem início com uma caminhada de aprox. 500m na mata ciliar levando o visitante até as nascentes do rio, que ficaram mais conhecidas após filmagem para a novela Alma Gêmea.
Durante a trilha o visitante pode apreciar a fauna e flora local e fazer paradas em mirantes para observação das nascentes. A flutuação de aprox. 1800m nas águas cristalinas do Rio Sucuri, permite ao visitante apreciar a beleza da flora subaquática e a interação com diversos cardumes de peixes como piraputangas, pacus, corimbas. A fazenda tem um belo receptivo, com piscina, redário, bar e restaurante, sanitários (adaptados p/ cadeirantes), armários loja de souvenir.

Duração: meio dia ou dia todo.
Distância: 18 km. OBS: Na flutuação crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Flutuação (meio período)
Adulto
R$ 129,00 (AT)
Criança
R$ 109,00 (AT)
(crianças de 06 a 11 anos)

Day use Flutuação + Cavalgada ou Bike (período integral)
Adulto
R$ 162,00 (AT)
R$ 133,00 (BT)
Criança
R$ 140,00 (AT)
R$ 119,00 (BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

Opcional
Almoço
Nascente
Cavalgada
Bike Tour

R$ 99,00 (BT)
R$ 87,00 (BT)

R$ 22,00
R$ 35,00 (AT e BT)
R$ 42,00 (AT e BT)
R$ 42,00 (AT e BT)

BARRA DO SUCURI: O passeio tem início subindo o Rio Sucuri num delicioso passeio de barco a remo por 1.400m conhecendo a fauna e flora local. O retorno acontece em uma belíssima flutuação deixando-se levar pela leve correnteza e se encantando com os peixes e vegetação subaquática do Rio Sucuri, até chegar de vota à
Barra do Sucuri. O receptivo possui bar, sanitários e armários guarda-volumes. Duração: meio dia. Distância: 16 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Flutuação
Adulto e Criança R$ 79,00 (AT) R$ 65,00 (BT)

LAGOA MISTERIOSA: O passeio começa com uma pequenatrilha em meio à mata que circunda a dolina. A trilha conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da Lagoa. O acesso a esta lagoa de águas azuis é feito por uma escadaria de 179 degraus, confortável e segura. Na flutuação, a visão dos dois abismos azuis
que formam o fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa em um ambiente único. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar . OBS: A Lagoa só opera no período de final de Abril a Início de Outubro.

Duração: meio dia.
Distância: 56 km.

Adulto e Criança R$ 120,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

BONITO AVENTURA: O passeio tem início com uma caminhada de aprox. 1.800m pela mata ciliar do Rio Formoso, até o píer da Figueira, contemplando árvores centenárias, rica flora e fauna locais. A flutuação de aprox. 2.200m no leito do Rio Formoso, além da interação com diversos cardumes de peixes e vegetação subaquática, permite ao visitante fazer apnéia e nadar durante o percurso e as descidas pelas corredeiras dão um toque de emoção ao passeio. É uma flutuação diferente, onde o visitante sentirá toda a liberdade do rio como se fosse um peixe. O receptivo possui bar e restaurante, redário, sanitários e loja de souvenires. Duração: meio dia. Distância: 6 km.

Flutuação
Adulto e Criança R$ 60,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

Flutuação c/ almoço (prato feito)
Adulto e Criança R$ 75,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

PARQUE ECOLÓGICO DO RIO FORMOSO:O passeio tem início com uma caminhada de aprox. 2.200m pela mata ciliar do Rio Formoso até o Morro da Piúva, de onde se avista a Serra da Bodoquena. O retorno acontece por uma deslumbrante flutuação de aprox. 2.800m em águas cristalinas, passando por diversas corredeiras que dão mais emoção ao passeio e contemplando diversos cardumes de peixes e vegetação subaquática. O agradável receptivo possui sanitários, bar e restaurante em frente a uma lagoa de águas cristalinas com deck de acesso e o visitante ainda pode encerrar o dia com um agradável passeio opcional a cavalo. Os equipamentos para flutuação e o uso do deck da lagoa estão inclusos no valor.

Duração: meio dia. Distância: 7km

Flutuação (meio período)
Adulto
R$ 57,00 (AT e BT)
Criança
R$ 50,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

Flutuação c/ almoço (meio período)
Adulto
R$ 67,00 (AT e BT)
Criança
R$ 55,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

Flutuação + cavalgada (periodo integral)
Adulto
R$ 100,00 (AT e BT)
Criança
R$ 80,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

Cavalgada (meio período)
Adulto e Criança R$ 45,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

AVENTURAS

BÓIA CROSS: Uma pequena caminhada de aprox. 300m em trilha suspensa na mata ciliar leva até o ponto inicial do passeio, uma emocionante aventura nas corredeiras do Rio Formoso em bóias individuais, com  acompanhamento de monitores, num percurso de aprox. 1.200m enfrentando três cachoeiras e duas corredeiras.
Além da aventura o visitante tem a oportunidade de contemplar as belezas naturais de suas águas cristalinas. O retorno é por trilha de aprox. 100m na mata ciliar que permite a observação da fauna e flora locais. Duração: 40m no rio. Distância: 6 km.

Adulto
R$ 48,00 (AT e BT)
Criança
R$ 42,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

BÓIA CROSS ECOADVENTURE: Chegando ao Parque Ecológico Rio Formoso, iniciam-se uma trilha de 300 metros, adentrando a mata as margens do Rio Formoso. No deque, os monitores organizam o grupo, e iniciam o passeio por trechos tranqüilos e emocionantes, passando por 07 corredeiras totalizando um percurso de 1500 mts.

Duração: 01 hora. Distancia: 7 km.

Adulto e Criança R$ 50,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 07 anos)

BOTE NO RIO FORMOSO: Realizado em botes infláveis por um dos principais rios da região, num percurso de 6 Km, passando por três cachoeiras e duas corredeiras com uma parada para banho de aprox. 20 min. Durante o percurso tem-se a oportunidade de contemplar a fauna e flora às margens do rio até o desembarque na Ilha do Padre, onde o turista pode usufruir da infra-estrutura do local que possui vários decks e cachoeiras para banho, além de sanitários, vestiário, bar, lanchonete e restaurante. O passeio de bote é ideal para todas as idades.

Duração: meio dia. Distância: 12 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto
R$ 70,00 (AT e BT)
Criança
R$ 60,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 10 anos)

CABANAS ARVORISMO: O arvorismo do Hotel Cabanas consiste num percurso de 300 metros de extensão com altura variando de 4,0 a 15,0 metros do solo, proporcionando ao visitante interação com a natureza observando os animais silvestres e a flora local através da copa de árvores centenárias. Ao todo são 20 estações diferentes de
dificuldades gradativas, com duas tirolesas, sendo a última uma tirolesa aquática no Rio Formoso, tudo com muita segurança. Antes do início do passeio haverá um breve treinamento para familiarizar o cliente com os equipamentos e com o percurso. Monitores experientes acompanham os praticantes durante todo o percurso.
OBS: Usar roupas confortáveis e calçado fechado. Duração: 1 hora
e meia. Distância: 6 km.

Diurno
Adulto
R$ 85,00 (AT e BT)
Criança
R$ 78,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 06 anos)

Noturno
Adulto e Criança R$ 95,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 10 anos)

YBIRÁ PE ARVORISMO: O Ybirá-Pê, que em Tupi-Guarani significa “Caminho das Árvores”, proporciona a oportunidade de observar a vida selvagem na perspectiva dos pássaros, ou seja, da copa das árvores. É possível observar vários animais silvestres como macacos, pássaros etc. O Ybirá-Pê permite a prática do arborismo que inicia com uma tirolesa ascendente, além de diversas travessias por cabos de aço instalados em árvores nativas
como: Aroeira, Bálsamo, Peroba e Ipê. As travessias são feitas através de plataformas instaladas nas árvores, com alturas que variam de 10 a 20m e aprox. 380m de extensão. Ao final do passeio, um banho de cachoeira no Rio Formoso o aguarda. Monitores experientes acompanham os praticantes durante todo o percurso.
Duração: 2 horas. Distância: 8 km.

Adulto e Criança: R$ 75,00 (AT e BT)

(crianças somente a partir de 07 anos)

QUADRICICLO – ROTA BOIADEIRA: O passeio será realizado em quadriciclo de 150 cilindradas, freio a disco, suspensão a gás, partida elétrica e aro 10. O percurso passa pela estrada boiadeira, que é usada por comitivas de gado como passagem até as fazendas. Trajetos íngremes, com pedras e buracos, no meio da mata e muita
lama em dias de chuva, garantem aventura e emoção durante os 7 km de percurso, que conta com o acompanhamento de monitor experiente. O treinamento antecipado é obrigatório. Equipamentos de segurança como capacete e toca higienizada estão inclusos no valor. Duração: 1h e meia. OBS: Usar calça e tênis.

Adulto e Criança
Trilha criança garupa

R$ 98,00 (AT e BT)
R$ 55,50 (AT e BT) (05 a 09 anos)

QUADRICICLO – ROTA ZAGAIA: O passeio é realizado em quadriciclos individuais e acompanhados por um monitor com a duração de aproximadamente 50 minutos de aventura e emoção, sendo o percurso de 3,5 km dentro do Zagaia Eco Resort Hotel passando por uma mata e vários obstáculos, onde podem observar várias espécies de aves e animais silvestres. O passeio disponibiliza capacetes e tocas higienizadas. Duração: 1h. OBS: Usar calça e tênis.

Adulto e Criança R$ 68,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 11 anos – FREE) Apenas garupa

LOBO GUARÁ BIKE ADVENTURE: O passeio tem início na Central da Lobo Guará onde recebe as informações gerais sobre o percurso e os equipamentos de segurança (luvas e capacete). Em seguida, acompanhados por um guia de turismo ou monitor começam o percurso em direção ao Parque Ecológico Rio Formoso, com direito a
ouvir histórias da região e a tirar fotos. O percurso até o Parque possui cerca de 6 km, sendo realizado pela ciclovia da Rodovia MS 382, Bonito/Guia Lopes da Laguna. Logo após, serão convidados a participar de um plantio de muda nativa na mata ciliar do rio Formoso, seguindo para a trilha do passeio. A trilha de 2.200 metros
ao longo da mata ciliar do rio Formoso é realizada com a bicicleta e passarão por dois deques com parada para banho e mirantes para observação do rio, da fauna e da flora. Em alguns pontos, pode-se empurrar a bicicleta devido à declividade da trilha. O percurso de volta também é feito pela ciclovia da rodovia MS 382. Ao todo o
percurso do passeio tem em média 14 quilômetros, com duração de 4 horas. O deslocamento entre a cidade e o
atrativo leva em média 40 minutos. Duração: meio dia.

Adulto e Criança R$ 68,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 12 anos)

MERGULHOS

MERGULHO NO RIO FORMOSO: Excelente para quem quer experimentar a sensação de mergulhar com equipamento scuba em meio a cardumes de peixes no impressionante cenário do Rio Formoso, que se caracterizam pelos troncos submersos e formações calcárias, além da sensação de estar dentro de uma garrafa de champagne quando estiver embaixo da cachoeira. Todo o percurso de aprox. 300m. É acompanhado por um instrutor e tem duração mínima de 30 minutos dentro d’água a uma profundidade média de 4m. Este mergulho agrada inclusive os mais experientes, pelo visual diferente do mar e também pela transparência da água. Duração: meio dia. Distância: 7 km.

Adulto e Criança R$ 195,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 10 anos)

MERGULHO NO RIO DA PRATA: mergulho fascinante, ideal para Um quem quer experimentar a sensação de estarem no meio dos mais variados cardumes, numa água tão cristalina que impressiona inclusive os mais experientes. Todo o percurso de aprox. 600m é acompanhado por um instrutor e tem duração mínima de 30
minutos dentro d’água a uma profundidade que varia de 3 a 7m. A beleza do rio torna a atividade relaxante pelo belíssimo visual de diversas espécies de peixes e vasta vegetação subaquática. O receptivo conta com bar e restaurante, sanitários, redário e loja de souvenires. Duração: meio dia. Distância: 56 km.

Adulto e Criança R$ 198,00 (AT e BT) mínimo de 2 pessoas
(crianças somente a partir de 12 anos)

Opcional
Almoço R$ 22,00

MERGULHO NA LAGOA MISTERIOSA: passeio engloba 3 categorias: O Batismo: uma experiência de mergulho autônomo totalmente segura e confortável para pessoas que querem mergulhar com cilindro, mas não possuem curso de mergulho. Profundidade máxima atingida: 8 metros. Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida:18 metros.

Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba
Diver. Profundidade máxima atingida:25 metros. O passeio segue um roteiro similar ao passeio de Trilha e Flutuação sendo a única diferença o tipo de atividade desenvolvida na água. Ao chegar ao deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante é equipado com os equipamentos de mergulho Scuba e recebe um treinamento sobre os mesmos, para facilitar a sua adaptação. Esta é a hora de se soltar e relaxar, deixar de lado todas as preocupações, pois o guia de mergulho estará sempre ao seu lado, lhe passando segurança e indicando o caminho a seguir, o passeio tem
duração mínima de 30 minutos dentro d’água. OBS: A Lagoa só opera no período de final de Abril a Início de
Outubro. Duração: meio dia. Distância: 56 km.

Adulto e Criança R$ 260,00 (AT e BT)

(crianças somente a partir de 10 anos)

MERGULHO NO ABISMO ANHUMAS: O rapel de 72 metros que inicia por uma fenda na rocha leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas do tamanho de um campo de futebol que atinge 80m de profundidade. O mergulho autônomo revela a beleza subaquática do lugar que esconde cones de até 17m
de altura e tem-se uma visibilidade de até 60m, podendo chegar a uma profundidade de 18m. Na parte seca existem vários salões e espeleotemas, de uma beleza inesquecível que a natureza esculpiu. Para o rapel existe um treinamento obrigatório no dia anterior, e para o mergulho autônomo é necessário credencial. Duração: dia
todo. Distância: 22 km.

Rapel c/ Mergulho R$ 650,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 12 anos)

RAPEL

RAPEL BOCA DA ONÇA: O passeio é composto de uma descida repleta de adrenalina em um paredão vertical de 90m de altura. A plataforma de rapel é uma estrutura de 34m de comprimento que se projeta no abismo, proporcionando uma vista deslumbrante do Canyon do Rio Salobra e das pequenas grutas existentes no paredão. Terminando o rapel, um banho na maior cachoeira do estado (a Boca da Onça, com seus 156m de altura) é indispensável. O receptivo possui bar e restaurante, sanitários (adaptados p/ cadeirantes), vestiários, duas piscinas com água corrente, salão de jogos e redário. O treinamento antecipado é obrigatório. Duração: dia todo. Distância: 55 km.

Rapel c/ almoço ou Rapel e trilha c/ almoço
Adulto e Criança R$ 310,00 (AT)
R$ 297,00 (BT)
(crianças somente a partir de 11 anos)

Receptivo c/ almoço
Adulto
R$ 56,00 (AT)
Criança
R$ 50,00 (AT)

RAPEL NO ABISMO ANHUMAS: O rapel de 72 metros que inicia por uma fenda na rocha leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas do tamanho de um campo de futebol que atinge 80m de profundidade. A flutuação ou mergulho autônomo revelam a beleza subaquática do lugar que esconde cones de até 17m de altura e tem-se uma visibilidade de até 60m. Na parte seca existem vários salões e espeleotemas, de uma beleza inesquecível que a natureza esculpiu. Para o rapel existe um treinamento obrigatório no dia anterior, e para o mergulho autônomo é necessário credencial.
Duração: dia
todo. Distância: 22 km.

Rapel c/ Flutuação
R$ 465,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 12 anos)

R$ 52,00 (BT)
R$ 47,00 (BT)

GRUTAS

GRUTA DO LAGO AZUL:Considerada o cartão postal da cidade de Bonito a Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo e histórico que tem início com uma caminhada de aprox. 300m até a entrada da caverna, onde já se pode ter uma idéia de sua beleza. Descendo aprox. 200m por uma escadaria cavada na terra, avista-se um lago
que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimos espeleotemas de milhares de anos. O receptivo oferece bar e restaurante, sanitários e loja de souvenires. OBS: Uso obrigatório de tênis. Duração: 1h e meia. Distância: 20 km.

Adulto e Criança R$ 36,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 05 anos)

GRUTA DE SÃO MIGUEL:Localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas, o passeio inicia com um vídeo de apresentação das Grutas de São Miguel, segue com uma emocionante caminhada pela copa das árvores do cerrado através de uma ponte pênsil de aprox. 200m e continua por mais 150m de trilha até chegar à entrada de
uma das cavidades mais antigas deste planeta. Uma gruta seca com formações geológicas variadas, onde a natureza intocável mostra seus corais e ninhos de calcário. O receptivo bar e loja de souvenires. OBS: Uso obrigatório de tênis. Duração: 1h e meia.
Distância: 18 km.

Adulto e Criança R$ 30,00 (AT e BT)
(crianças somente a partir de 05 anos)

CACHOEIRAS

BOCA DA ONÇA ECOTOUR: O passeio é composto de uma caminhada por trilha pela mata preservada de aprox. 4 km, passando por 11 cachoeiras cristalinas, inclusive a Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Estado com 156m de altura, pelo cênico Rio Salobra e por pontos de banho em piscinas naturais. Através da plataforma de rapel tem-se uma vista deslumbrante do Canyon do Rio Salobra e das pequenas grutas existentes no paredão. O almoço é servido no receptivo que oferece duas piscinas de água corrente com peixes típicos da região que nadam junto com o visitante, relaxante hidromassagem, ducha natural, além de bar e restaurante, sanitários (adaptados p/ cadeirantes), vestiários, salão de jogos, redário de loja de souvenires. Duração: dia todo. Distância: 55 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Trilha e Cachoeiras c/ almoço
Adulto
R$ 137,00 (AT) R$ 124,00 (BT)
Criança
R$ 56,00 (AT) R$ 52,00 (BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

Receptivo c/ almoço
Adulto
R$ 56,00 (AT)
Criança
R$ 50,00 (AT)

R$ 52,00 (BT)
R$ 47,00 (BT)

CACHOEIRAS DO RIO DO PEIXE: Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, num dos cenários mais belos e paradisíacos da região. A primeira etapa do passeio tem percurso de aprox. 1.600m e passa por várias cachoeiras ornamentais, piscinas naturais e pequenas grutas submersas. No caminho observa-se uma fauna
atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros. Na sede da fazenda é oferecido um delicioso almoço sul-matogrossense e após um merecido descanso o passeio continua por mais um percurso de aprox. 800m que passa por mais 3 pontos de banho. Um delicioso lanche é servido no final da tarde acompanhado de “causos” contatos pelo proprietário da fazenda. O receptivo possui bar e restaurante, sanitários e redário. Duração: dia todo.
Distância: 34
km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Trilha e Cachoeiras c/ almoço
Adulto
R$ 115,00 (AT) R$ 105,00 (BT)
Criança
R$ 95,00 (AT) R$ 85,00 (BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

FAZENDA CEITA CORÊ: Na língua tupi-guarani “Terra de meus filhos”. A fazenda apresenta uma das sedes mais bonitas e tradicionais da região, com uma belíssima casa à beira de um lago de águas cristalinas, onde o visitante poderá fazer um passeio de barco para conhecer a nascente do Rio Chapena. Uma trilha de aprox. 1800m na mata ciliar do Rio Chapeninha leva o visitante a seis cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas grutas, além de piscinas naturais e carretilha. O almoço típico de fazenda é servido na sede que possui bar e restaurante, sanitários, piscina, mesas p/ jogos, redário e loja de souvenires.
Duração: dia todo.
Distância: 36 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Trilha e cachoeiras c/ almoço
Adulto
R$ 86,00 (AT) R$ 74,00 (BT)
Criança
R$ 69,00 (AT) R$ 59,00 (BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

ESTÂNCIA MIMOSA: O passeio tem início com uma caminhada por trilha de aprox. 3.500m pela mata ciliar do Rio Mimoso em meio a árvores centenárias e animais silvestres. São sete paradas para banho em cachoeiras com piscinas naturais, sendo que uma parte do percurso é percorrida com barco a remo. Diversos mirantes com
visões panorâmicas da Serra da Bodoquena fazem da Estância Mimosa um dos passeios mais fascinantes da região. A casa sede da fazenda, onde é servido um delicioso almoço, mantém suas características originais. Após um merecido descanso no redário, ainda há a opção de encerrar o dia com um agradável passeio
opcional a cavalo. O receptivo possui bar e restaurante, sanitários, redário e loja de souvenires.
Duração: meio dia ou dia todo.
Distância: 24 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Trilha e cachoeiras
Adulto
R$ 67,00 (AT)
Criança
R$ 56,00 (AT)
(crianças de 06 a 11 anos)

R$ 57,00 (BT)
R$ 47,00 (BT)

Opcional
Almoço
Cavalgada

R$ 22,00
R$ 40,00 (AT e BT)

PARQUE DAS CACHOEIRAS: O passeio começa com uma caminhada por trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, observando os encantos da fauna e flora locais. Durante o percurso de aprox. 1.700m pode-se tomar banho e contemplar sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias, cada uma com sua beleza e
encanto, além de pequenas cavernas, piscinas naturais e carretilha. O Almoço é servido no receptivo da fazenda que possui bar e restaurante, sanitários e redário. Duração: meio dia.
Distância: 17 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Trilha e Cachoeiras
Adulto
R$ 76,00 (AT)
Criança
R$ 59,00 (AT)
(crianças de 06 a 10 anos)

Opcional
Almoço
Almoço

R$ 65,00 (BT)
R$ 48,00 (BT)

R$ 20,00 (AT e BT) Adulto
R$ 18,00 (AT e BT) Criança

BALNEÁRIOS

BALNEÁRIO DO SOL: Localizado as margens do Rio Formoso, oferece a possibilidade de nadar nas piscinas ou no próprio Rio Formoso, entre Piraputangas, Curimbas e Dourados, com lindas cachoeiras fazendo parte do cenário. Possui sanitários, quadras de vôlei e futebol de areia carretilha, plataforma para saltos, salões de
jogos, parque infantil, piscina de água corrente, bar, restaurante e lanchonete, quiosques para churrasco, redário e muitas aves e macacos podem ser vistos e fotografados. Duração: livre. Distância: 10 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto
R$ 25,00 (AT e BT)
Criança
R$ 15,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

BALNEÁRIO MUNICIPAL: As águas cristalinas do Rio Formoso permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. Dispõe de estacionamento, quadras de vôlei e futebol de areia, lanchonetes e restaurantes, além de quiosques com churrasqueiras e sanitários (adaptados para cadeirantes). É um lugar apropriado
para passar o dia e se refrescar em um rio de águas cristalinas. Duração: livre. Distância: 6 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto e Criança R$ 15,00 (AT) R$ 10,00 (BT)

PRAIA DA FIGUEIRA: Uma imensa árvore que originou o nome da bela paisagem chamada “Praia da Figueira” uma lagoa de águas cristalinas de 60.000m 2, para você nadar, mergulhar e praticar outras atividades aquáticas como caiaque, tirolesa, biribol e pedalinho, além claro, do vôlei de areia e frescobol, que não podem faltar numa praia, tudo acompanhado de muito sol. Cercada de muito verde e ótima infra-estrutura com bar, restaurante e
lanchonete, sanitários, espreguiçadeiras, playground, quadra de vôlei e futebol de areia e redário sob uma imponente figueira com aproximadamente 25 anos de idade. Duração: livre. Distância: 14 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto
R$ 30,00 (AT e BT)
Criança
R$ 20,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

CONTEMPLAÇÃO

BURACO DAS ARARAS: Em meio ao cerrado uma dolina (depressão formada por desabamento) enorme cratera totalmente em arenito com 120m de profundidade, 500m de diâmetro e sua beleza e exuberância, lugar onde diversos pássaros, principalmente as “Araras Vermelhas”. Em seu interior fauna e flora bem particulares, com ecossistema próprio e um grande lago habitado por jacarés da espécie papo amarelo. O passeio é uma boa opção, antes ou depois para quem faz o passeio Rio da Prata ou quando estiver chegando ou saindo de Bonito. Duração: meio dia.Distância: 58 km. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto
R$ 32,00 (AT e BT)
Criança
R$ 25,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

ATRATIVO URBANO

AQUARIO DE BONITO: Localizado no centrinho da cidade, é a única exposição de peixes permanente do estado do Mato Grosso do Sul. Oferece ao visitante a oportunidade ÚNICA de conhecer de perto mais de 70 variedades de peixes de Bonito e Pantanal. Também conta com um acervo histórico expondo antiguidades da região. Acompanhamento de instrutor especializado.
Duração: 30 min.
Distância: centro. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto
R$ 20,00 (AT e BT)
Criança
R$ 10,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 10 anos)

PROJETO JIBÓIA: O Projeto Jibóia tem como principal objetivo a desmistificação das serpentes não peçonhentas, assim como um trabalho de educação ambiental com informações referentes às características, hábitos alimentares das serpentes e seu papel na natureza, visando à diminuição da matança indiscriminada das serpentes na natureza e a criação de exemplares em cativeiro para suprir o mercado de animais de estimação evitando a coleta no meio ambiente. Duração: 2h. Distância: centro. OBS: Crianças até 05 anos são consideradas FREE.

Adulto
R$ 20,00 (AT e BT)
Criança
R$ 15,00 (AT e BT)
(crianças de 06 a 11 anos)

TABOA FABRICA DE ENCANTOS: A recepção do passeio é feita em uma réplica do Taboa Bar de 1996, pois foi aí que nasceu a mistura de cachaça, mel, canela e guaraná em pó, e também onde será feita a degustação da Taboa e suas variações. Todo o percurso é feito por passarelas cobertas, com decks em madeira de reflorestamento, Na fábrica são reutilizadas mais de 3 mil garrafas na decoração. O visitante conhecerá a oficina onde a taboa é trabalhada, verá o processo de secagem, corte e manuseio da fibra. Na próxima etapa o visitante visualiza nosso mini alambique e explicação sobre a produção da cachaça. Finalizamos o passeio na boutique, onde são comercializados a Taboa e produtos com a marca. Importante: A cachaça utilizada pela Taboa não é
produzida no local da visitação, mas sim artesanalmente por pequenos produtores regionais. Duração: 2h. Distância: centro. OBS: Crianças até 11 anos são consideradas FREE.

R$ 25,00 (AT e BT)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• BT = Baixa temporada – AT = Alta temporada
• O Período de alta temporada 2011 é: 01 a 30/01 – 04 a 08/03 – 21 a 24/04 – 09 a 24/07 – 08 a 15/10 – 12 a 15/11
17 a 31/12. Consideram-se baixa temporada todas as datas não mencionadas.
• Em Bonito não temos Banco 24 hs, contamos somente com Banco Brasil e Bradesco
• Os preços dos passeios são por pessoa e não incluem transporte
• Os passeios são acompanhados por guia de turismo Local, especializado em atrativos naturais e credenciado pela MINISTERIO DO TURISMO
• Os equipamentos necessários (roupa de neoprene, máscara, snorkel, nadadeiras, coletes equilibradores e
cilindro) estão inclusos no valor
• Em Bonito não temos Banco 24 hs, contamos somente com Banco Brasil, Bradesco e Sicredi
• Aceitamos e parcelamos em até 3 x sem juros nos cartões Visa, Master Card e American Express

Tarifas válidas de 01/07/11 a 30/11/11
Sujeito à alteração e disponibilidade de vagas

ONDE COMER EM BONITO

Garanto que em Bonito você não passa fome, nem se for vegetariano, que é o meu caso.

A maioria dos restaurantes serve é claro peixes e se você é chegado em algo mais exótico pode experimentar a carne de jacaré, bem comum (e cara) por lá.

Na rua principal da cidade há muitos restaurantes, lanchonetes, sorveterias e pizzarias. Aqui neste link você pode ver a descrição de alguns destes restaurantes.

Como melhor custo benefício eu e meus amigos elegemos a Pizzaria Vênus. Comemos lá 2 vezes, a pizza era saborosa, o atendimento era rápido e dava cerca de 15 a 20 reais por pessoa a conta! Mesmo com a bebida inclusa! Adoramos!

Como lanche rápido e para matar aquela fome fora de hora ou até mesmo para substituir um almoço ou o jantar, indicamos o Pastel Bonito. Pastéis saborosos, carichados no recheio e com ótimo atendimento. Tem pastéis doces também e só de lembrar do de brigadeiro já me dá água na boca! E tem também os sabores regionais com recheios de carne de jacaré, pintado e carne seca!
pastel em bonito1 1024x682 Planejando uma viagem a Bonito no Mato Grosso do Sul

Eu e minha amiga Thereza e a Janaína da Pastelaria Pastel Bonito!

Se você gosta de comida japonesa, experimente o Sale e Pepe. O casal de amigos que me acompanhou nesta viagem, Thereza e Jason, comeram o sobá de lá e aprovaram!

Fomos também no bastante tradiconal Casa do João. Eu como vegetariana comi um quiche de 4 queijos e adorei. Já meu namorado e amigos experimentaram a famosa traíra mas no dia em que fomos o serviço não estava dos melhores e saímos de lá insatisfeitos. O prato pedido foi uma traíra para 3 pessoas que chegou relativamente rápido assim como o meu prato. O problema foi que as porções de arroz, salada e pirão que acompanhavam o peixe vieram no tamanho para 1 pessoa e os garços disseram que poderíamos pedir repetição, porém ao fazê-lo houve uma enorme demora, tendo que repetir o pedido por diversas vezes sem sucesso. Acredito que apra um restaurante tão famoso e lotado como estava foi uma grande falha…

Agora se você gosta de sorvetes vai poder se deliciar com os sabores de frutas típicas e do cerrado. Não deixe de experimentar o sorvete da fruta regional Guavira! Os que eu mais gostei foram Guavira, Umbu, Cupuaçu e Graviola. Ah e tem também o famoso sorvete assado! Como disse, há muitas sorveterias em Bonito mas a que eu mais gostei e ia umas 2 ou 3 vezes por dia era a Tentação Sorvetes!
sorvete assado 682x1024 Planejando uma viagem a Bonito no Mato Grosso do Sul

Experimente o Sorvete Assado em Bonito!

Para curtir uma música acompanhada de uma cervejinha existe alguns bares como o Taboa e o Oca!

Espero que este guia seja útil! Deixe um comentário se você gostou ou se tem alguma sugestão para melhorá-lo!

Destaque

Quando decidiu se aposentar, há seis anos, o geólogo alemão Frank Stolzenberg, de 56 anos, vivia na Holanda e tinha como opções voltar para a terra natal ou morar em um dos vários países da Ásia, Europa ou Oriente Médio pelos quais havia passado ao longo da carreira. Mas, depois do casamento com uma brasileira e de várias viagens a Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande, o geólogo deixou o Velho Continente para recomeçar a vida em um paraíso natural.

“Escolhi Bonito pela segurança, tranquilidade e pela vida simples. Tive o primeiro contato em 1996, e desde então voltei todos os anos nas férias, até montar base aqui, em 2006. Foi como um sonho realizado. Sempre gostei de lagos e rios, e o cenário da Serra da Bodoquena em torno da cidade me encantou”, disse Frank.

Da antiga profissão, restou apenas o gosto pela natureza. Frank tornou-se apicultor e dono de pousada ao lado da esposa, a artista plástica Maria Pires. As experiências como turista e empresário permitiram que o casal conhecesse a maioria dos atrativos locais. E para quem pretende visitar a cidade, eles dão dicas que não se encontram em qualquer guia de viagens.

“Uma coisa que não falam no guia é que alguns grandes restaurantes cobram muito caro e não dão tanto valor para o atendimento. Às vezes, basta ir à praça central e comer um espetinho de carne assada, com mandioca e arroz. Um grupo de turistas da República Checa seguiu a recomendação, e depois nos disseram que nunca tinham comido algo tão saboroso. E o atendimento é simples e agrada”, diz Frank.

A maioria dos atrativos naturais de Bonito situa-se na área rural, mas quem se hospeda nas pousadas e hotéis da área urbana pode fazer um passeio à noite pela avenida Pilad Rebuá, a principal da cidade. “As calçadas receberam novo paisagismo e a via está mais segura para os pedestres. Os principais restaurantes e lojas estão lá, e muitos ficam abertos até a meia-noite. Sem contar os bares com música ao vivo”, conta Maria.

Nas refeições, Maria sugere restaurantes especializados em servir pescado sem espinhas. Há ainda lanchonetes que oferecem sabores exóticos, como sanduíche de carne de jacaré e pastéis de pintado e de pacu.

Sobre Bonito

Conhecida no país e no exterior pela riqueza natural, Bonito situa-se na Serra da Bodoquena, onde há um parque nacional sem visitação pública. A cidade de 19 mil habitantes oferece dezenas de opções turísticas, que vão da contemplação da fauna e flora até roteiros radicais, como rapel e descida de tirolesa. Alguns atrativos já serviram de cenário para locações de duas novelas, “Alma Gêmea” (2005) e “Viver a Vida” (2011).

De carro ou ônibus a partir de Campo Grande, a viagem dura cerca de quatro horas, cruzando rodovias descongestionadas. Outra opção é por via aérea. O aeroporto de Bonito recebe voos regulares às quintas-feiras e aos domingos. Os períodos de alta temporada são definidos com base nos feriados prolongados e nas férias escolares. A rede de hospedagem é ampla e conta com cerca de 5 mil leitos. O preço das diárias em pousadas parte de R$ 50, mas em alguns hotéis pode chegar a R$ 1,5 mil, dependendo da época do ano.

Alimentando macacos

Para que o visitante possa aproveitar bem a estadia em Bonito, Maria Pires recomenda que sejam feitos pelo menos três passeios diferentes: gruta, cachoeira e flutuação. O acesso à Gruta do Lago Azul, um dos cartões-postais da cidade, limita-se a pequenos grupos por dia, com objetivo de manter a preservação do lugar. Mas isso não diminui o impacto causado pelas belezas da gruta.

“Quando fui pela primeira vez, em 1996, a gente podia tocar nas formações rochosas, e anos antes era permitido até tomar banho no lago. Hoje é tudo proibido. Sou a favor, porque se não fosse isso, tudo estaria degradado”, comenta a artista plástica.

A fauna silvestre chamou a atenção de Frank nas Cachoeiras do Rio do Peixe, que ficam na fazenda Água Viva. “É possível dar banana aos macacos. As aves são mansas, vêm no ombro da gente”, conta o alemão.

O Parque das Cachoeiras, situado na parte alta do rio Formoso, deixou uma impressão especial em Maria por conta da possibilidade de banhar-se em sete quedas de água límpida. “Na Noruega, por exemplo, também existem cachoeiras lindíssimas, mas a água nunca passa dos 15 graus e o banho não é agradável. Em Bonito, faz calor o ano inteiro”, diz.

Para a flutuação, os instrutores são muito bem preparados e pacientes. "Existe um treinamento antes dos mergulhos, e o visitante usa sempre roupa, máscara e colete apropriados. Teve uma alemã de 77 anos que ficou com medo, mas depois de mergulhar no Aquário Natural, ficou estarrecida com as belezas subaquáticas”, lembra.

Tanta coisa para se ver e fazer em Bonito fez com que Maria e Frank mudassem radicalmente o estilo de vida que eles mantinham na Europa. “Quando mudamos para cá, trouxemos de navio uns 30 volumes com objetos pessoais, livros e outras coisas. Mas fomos nos envolvendo com a chácara e a pousada, e aquelas caixas ficaram fechadas por mais de dois anos. Então percebi que eu não tinha vontade de abri-las. Recomecei a vida só com uma camiseta, shorts e um número de celular novo”, lembra Frank.