Notícias de Bonito MS
A cidade de Bonito (MS) sedia entre os dias 20 a 22 de maio o XII Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil - ANFIP. O evento acontece no Centro de Convenções de Bonito.
O encontro será realizado no O objetivo do evento é reunir seus associados para criar uma agenda de discussões que resultem em propostas a serem apresentadas aos candidatos à Presidência da República.
Para isso, na programação do Encontro está previsto painel com os possíveis presidenciáveis para um debate aberto e participativo junto aos auditores-fiscais.
Na véspera do início do Carnaval em Bonito, a 257 quilômetros da Capital, a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) vai entregar novos equipamentos para reforçar a Polícia Militar no município. A solenidade de entrega acontece a partir das 16h desta sexta-feira.
Serão entregues 16 pistolas Imbel MD7 calibre 40, 520 munições .40, mil munições para treinamento e 26 coletes balísticos. Segundo a assessoria da PM, o objetivo é melhorar a segurança dos policiais militares que farão a cobertura do carnaval e com isto trazer ainda mais segurança aos foliões que visitarão a cidade turística.
A solenidade contará com a secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.
A primeira reunião do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal está prevista para acontecer no dia 1º de março. O conselho foi criado juntamente com o decreto de criação do Geopark, assinado no dia 22 de dezembro de 2009, pelo governador André Puccinelli.
O conselho é responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região. E é formado, entre outros órgãos, por representantes do Governo do Iphan e prefeituras dos 13 municípios envolvidos no projeto.
A Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório de Bela Vista, na fronteira do Brasil com o Paraguai, receberá nos dias 12, 13 e 14 milhares de católicos da região sudoeste. Eles estarão participando da quarta edição do "Carnaval com Cristo" no Rincão do Meu Senhor.
Haverá show com a Banda Ministério Davi de Campo Grande (MS) e pregação a cargo do Missionário Betinho.
O 4º Carnaval com Cristo na fronteira tem como tema "Tua palavra, luz para o meu caminho".
A realização do evento esta a cargo da RCC - Renovação Carismática Católica e supervisão do pároco Eduardo Palacius.
De acordo com Hermelindo Mendonça, membro da RCC, em entrevista a Cidade FM 106,3 durante o programa Povo no Radio apresentado pelo jornalista Ademir Mendonça "será uma oportunidade única para que os jovens brasileiros e paraguaios possam ter um encontro pessoal com Jesus, muitas bênçãos serão derramadas na vida daqueles que participarem do Carnaval com Cristo".
Esta confirmada a participação do Bispo diocesano Dom Jorge Alves Bezerra e de caravanas com jovens das cidades de Caracol, Porto Murtinho, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Bodoquena, Nioaque, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti que fazem parte da Diocese de Jardim (MS).
Na programação esta previsto o início para as 19h de sexta-feira (12) com a acolhida das caravanas, já no sábado (13) e domingo (14) o louvor começará a partir das 8h. A taxa de inscrição será de R$ 10,00 com direito a almoço.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza a partir de hoje (11) até o dia 17, a Operação Carnaval. Ontem (10) às 9h30, na sede da PMA, aconteceu uma reunião com todos os comandantes das subunidades do interior para discutir e aprimorar a Operação Piracema e montar a estratégia para a Operação Carnaval.
De acordo com a PMA, o comando irá reforçar o policiamento em Corumbá e Porto Murtinho, onde está liberada a modalidade peque-solte na calha do Rio Paraguai. Também irá reforçar a fiscalização nas outras cidades com tradição carnavalesca como Bonito, Jardim, Coxim, Aquidauana e Miranda, que estarão recebendo efetivo da sede na Capital e de outras unidades situadas em cidades que não receberão muitos turistas durante o carnaval.
Bonito está entre as cidades sul-mato-grossenses que mais recebem turistas durante o período de carnaval. Por conta disso, a Polícia Militar do Estado está preparando uma operação especial na cidade que começa na quinta-feira (11). Conforme a PM, a Operação Carnaval em Bonito vai promover a intensificação das ações preventivas, principalmente nos locais de aglomeração de pessoas.
Para que a operação tenha êxito, a Polícia Militar pede a colaboração de toda a população da cidade e dos turistas no sentido de manter a ordem e a disciplina, respeitando as regras de trânsito e de boa conduta.
Com o objetivo de orientar os condutores a respeito das normas de segurança no trânsito, buscando prevenir a ocorrência de acidentes, a PM vai atuar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nas rodovias que ligam Bonito aos outros municípios.
Dicas
Cuidados pessoais também previnem que a pessoa seja vítima de delitos. Por isso, a Polícia Militar orienta para que se evite andar em lugares desertos ou pouco iluminados, principalmente se estiver sozinho. Outra dica é não deixar residências e veículos abertos ou se descuidar de objetos pessoais como bolsas, carteira e joias.
Crianças devem ganhar atenção redobrada, principalmente em áreas próximas a rios, piscinas, ruas e locais de grande aglomeração de pessoas. A PM reforça ainda que a ingestão de bebida alcoólica é incompatível com a condução de veículos.
Natureza exuberante, cachoeiras de água cristalina e espécies raras de peixes, aves e mamíferos fazem de Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos paraísos ecológicos mais procurados por visitantes do mundo todo (veja pacotes para Bonito).
O entorno da cidade, que curiosamente tem nome derivado de Fazenda Rincão Bonito, guarda santuários como o Aquário Natural, a gruta do Lago Azul e rios como o da Prata. Por ali, o Carnaval costuma se resumir à apresentação de algumas bandas no centrinho de Bonito. A melhor pedida é mesmo curtir a natureza.
Quem gosta de esportes radicais pode fazer rapel na cachoeira Boca da Onça, com cerca de 156 m de altura. Outra boa opção para os aventureiros é flutuar no rio Sucuri, cujas águas estão entre as mais claras da região. A sensação de nadar entre cardumes coloridos e a vegetação aquática é única.
As piscinas naturais, que se formam à beira do rio Formoso, guardam piraputangas, curimbas e dourados, além de muitas cachoeiras. Imperdível.
Antes de visitar cavernas e cachoeiras, atenção: é preciso fazer reservas e respeitar os horários de visita. Bonito tem turismo controlado para evitar danos às riquezas locais.