imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Ações decisivas de repressão e prevenção contra os crimes e infrações ambientais marcam os 23 anos da Polícia Militar Ambiental (PMA), comemorados ontem (19). Durante este tempo, a PMA foi fundamental para a conservação do meio ambiente no Estado. A PMA começou como Companhia Independente de Polícia Militar Florestal (CIPMFlo), com sede em Corumbá, instaurada em 1987, com uma guarnição de 80 policiais militares.

O policiamento e a fiscalização destinavam-se a coibir, de forma repressiva, a caça ao jacaré, no pantanal sul-mato-grossense. Desta forma, a companhia intensificou a repressão a este tipo de crime e hoje o jacaré, que quase chegou à extinção, tem uma população que alguns já consideram excessiva.

No ano 2000, o nome foi mudado de Companhia Independente de Polícia Militar Florestal para Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, em razão de a unidade exercer toda a fiscalização ambiental no Estado. A mudança aconteceu por força do decreto Estadual 9.773/2.000, que também trouxe como prioridade as ações preventivas de Educação Ambiental, que hoje são executadas nas escolas, empresas e exposições, da Capital e do interior.

Com instalação de um museu com animais empalhados, a PMA ministra palestras sobre fauna, tráfico de animais silvestres, pesca predatória, entre outras. Nos estabelecimentos de ensino também são apresentadas peças em teatro de fantoches. Segundo a PMA, este trabalho tem tido um grande retorno junto à população, pela sensibilização ecológica e, consequentemente, com a diminuição das infrações ambientais, que é o objetivo maior da "Guardiã do meio ambiente".

Educação ambiental

A Educação Ambiental é o que a PMA considera fiscalização do futuro, uma vez que a diminuição dos crimes ambientais passa pela mudança cultural da população. Além disso, a ação está atenta ao trabalho educacional de crianças e adolescentes que estarão no comando das ações no Estado e no País, o que deve contribuir com o pensamento da necessidade de harmonia do homem com o ambiente.

Outra ação de grande importância da PMA é o Projeto Florestinha, que trabalha com crianças e adolescentes carentes de sete a 16 anos, dando-lhes a chance de ter uma profissão e ensinando-lhes a serem cidadãos com consciência ambiental.

Este projeto começou em 23 de novembro de 1992, na Capital, com 40 crianças na Mata do Segredo - uma reserva ambiental de 180 hectares - no bairro Nova Lima. A ação foi possível através de uma parceria com o órgão de Promoção Social do Estado (Promosul). O projeto foi implantado em mais quatro municípios, em parceria com as prefeituras de Jardim, Anastácio, Aquidauana, Três Lagoas, Guia Lopes da Laguna e, este ano, em Coxim.

Em Bonito, foi fundada a "Praça do Florestinha", localizada na avenida principal daquele município em homenagem ao projeto que funciona há muitos anos no município. Na praça foi colocada uma estátua de bronze de uma criança fardada. Atualmente, o projeto é desenvolvido em parceria com prefeituras no interior, e na Capital, com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Bonito foi contemplado na última terça-feira (16) pela segunda vez com o 1º Lugar em saúde bucal entre os municípios com menos de 100 mil habitantes em Mato Grosso do Sul. O "Prêmio Brasil Sorridente" foi criado em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e a escolha no Estado é realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de MS.

O município turístico dispõe de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de três postos do ESF nos quais atuam equipes de saúde bucal totalizando 11 cirurgiões dentistas. Juntos eles ampliaram em mais de 57% no número de procedimentos realizados junto à população, totalizando 11.162 (endodontia, radiologia, periodontia, semiologia, atendimento de pacientes especiais e odontopediatria) contra 8.829 realizados em 2009.

Mais uma vez a escolha do município levou também em conta critérios como o número de habitantes com relação ao de dentistas, cobertura populacional, número de policlínicas, menor índice de cárie dentária em idade escolar, os melhores salários pagos à categoria em MS e atendimento prestado à pacientes com necessidades especiais, idosos e gestantes.

Serviço:

Outras informações podem ser obtidas com o coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Dermeval de Lima Ferreira Filho, pelo telefone 9234-7771.

As belezas naturais da Serra da Bodoquena serão exibidas nacionalmente no próximo sábado (20) no quadro "Tô de Folga", do Jornal Hoje, programa veiculado à Rede Globo.

Durante uma votação aberta na página do jornal na internet, a região conquistou o 2º lugar, com mais de 40 mil votos. Fazem parte da Serra da Bodoquena as cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena.

Confira algumas atrações: Gruta do Lago Azul, Abismo Anhumas, Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata, Aquário Natural, Balneário Municipal de Jardim e Bonito, Buraco das Araras e muito mais!

Com o objetivo de garantir a realização de mais um curso de guia de turismo em Bonito, a AGTB (Associação de Guias de Turismo da cidade) e a Secretaria Municipal de Turismo estão tentando conseguir patrocínio com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para que o projeto saia do papel e já tenha início no próximo dia 25 de março. Pelo menos 87 pessoas já estão confirmadas para fazer o curso.

Para atrair e selecionar candidatos da própria comunicado, estimulando principalmente os jovens a entrar para o mercado turístico da cidade, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito) garantiu patrocínio de 25%. Pela proposta do conselho e a possível ajuda do Sebrae e de empresários da cidade, a estimativa é de que o aluno pague R$ 100 de mensalidade, mais materiais e viagens.

Na semana passada, o prefeito José Arthur (PMDB) e o secretário municipal de Turismo, Augusto Barbosa Mariano, vieram até a Capital para tentar agilizar pelo menos mais 25% do valor do curso.

O diretor de turismo Clayton Castilho explica que já foi enviado ao Ministério do Turismo um projeto para patrocínio integral do curso.

Com os descontos, mais materiais e viagens técnicas, é estimado que o aluno pague R$ 100.

Para aturar como guia em Bonito é necessário que o profissional obedeça a lei municipal 919, que determina que, além da formação, é necessário que esteja morando a cinco anos na cidade.

Segundo o guia de turismo Cícero Tomaz, a realização desse curso faz parte da comemoração dos 15 anos da fundação da AGTB.

O tradicional Festival da Guavira realizado na cidade de Bonito (MS), acontece entre os dias 26 a 28 de novembro de 2010. O evento reúne as diversas manifestações artísticas, grupos étnicos, faixas etárias e sociais do município - além de atrações convidadas.

A festa conta com amplo espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, além de guavira in natura, sorvetes, doces, cachaça e concurso para premiação da maior guavira.

A escolha do nome do Festival, que acontece todos os anos, surgiu da necessidade de conservar os recursos naturais, já que o fruto, nativo do cerrado, vem aos poucos sendo substituída por áreas de pastagem para o gado.

A participação de Mato Grosso do Sul na Feira Internacional de Turismo de Berlim, que aconteceu entre os dias 10 e 14 deste mês, rendeu importantes parcerias para divulgar o turismo do Estado. A Fundação Estadual de Turismo (Fundtur) divulgou a Rota Pantanal Bonito durante o evento e através de uma parceria com a empresa TAM, trará 55 empresários europeus para conhecer a rota turística sul-mato-grossense.

"Em parceria com a TAM nós conseguimos organizar um FanTur, que deve acontecer entre os meses de agosto e setembro, e vai trazer ao Estado empresários da Alemanha, Áustria, Suíça, Suécia e Holanda para conhecer a Rota Pantanal Bonito", afirma o gerente de promoção e divulgação da Fundtur, Matheus Dauzacker.

"É importante trabalhar este novo mercado escandinavo, onde o turismo ecológico é muito forte. Tradicionalmente trabalhamos em mercados como Portugal, Espanha, Itália e França. Os turistas destes países tendem a buscar mais lugares como praias, por isso é importante este novo foco. O Pantanal já é um lugar conhecido, porém, queremos consolida-lo como destino turístico", comenta Matheus.

Os empresários escandinavos conhecerão toda a Rota Pantanal Bonito, desde a partida, que é em Campo Grande, até detalhes da estrutura hoteleira e comidas típicas de Mato Grosso do Sul. De acordo com Dauzacker, 11 gerentes locais de cada país deve visitar o Estado durante o FanTur especial em parceria com a TAM.

De acordo com dados da Fundtur, a visitação de turistas a Bonito está em expansão, registrando crescimento de 62% entre 2008 e 2009. Há dois anos, o município contabilizou 90 mil turistas. No ano passado foram 170 mil. O índice também representa crescimento no destino Pantanal, porque a estimativa é que 80% de quem vai a Bonito passa pela região pantaneira, especialmente em Miranda e Bodoquena.

A cidade de Jardim (MS) esteve presente segunda reunião da Comissão para Implementação de Roteiro Geo-Cultural na região da Serra da Bodoquena e Corumbá no dia 09 de março, representada pelo Gerente do Núcleo de Meio Ambiente e Presidente do CODEMA, Clademar José Sovernigo.

O objetivo da reunião foi tratar de assuntos como a elaboração e execução de sub projetos de educação patrimonial e capacitação de guias turísticos operantes na região de Jardim, Bonito e Bodoquena.

O projeto pretende realizar visitas guiadas aos geossítios do Roteiro Geo-cultural com estudantes de escolas públicas estaduais e municipais da região.