Notícias de Bonito MS
"Não há cana e não terá cana no Pantanal". A afirmação é do presidente da Associação dos Produtores de Bioenegia do MS, Biosul, Roberto Hollanda Filho, durante a palestra ''Sustentabilidade do Setor Sucroenergético no MS", no Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em MS - Canasul 2010, que acontece dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Hollanda abordou assuntos polêmicos como a produção de cana no Pantanal. "O governo federal estipulou que não haverá nova produção de cana na Bacia do Alto-Paraguai. Não existe nenhum projeto de instalação de usinas no Pantanal e é preciso ser categórico nisso", prosseguiu.
Outro ponto foi um dos processos de cultivo da cana, onde ela precisa ser queimada para ser cortada. O presidente da Biosul foi categórico ao afirmar que a associação é contra a queima, mas a mudança que deve ser feita até 2016 em Mato Grosso do Sul, com a tecnificação da poda será feita sem que exista prejuízos a cadeia e a sociedade. As maquinas ainda exigem um alto investimento e os trabalhadores precisam se qualificar para operar os equipamentos.
O investimento em qualificação da mão-de-obra já está sendo feito em Mato Grosso do Sul. O objetivo é realizar três mil cursos até o fim desse ano. Criar postos de empregos fixos também é uma preocupação do setor. "Quando 100 pessoas perdem o emprego em uma usina de cana, gera-se outros 30. Contudo, esses são empregos fixos e com um salário melhor, diferente dos outros que clandestinos", esclarece.
Roberto Hollanda destacou a importância do etanol - combustível produzido a partir da cana-de-açúcar - para o Brasil e o mundo. "O etanol é um exemplo de sustentabilidade. O Brasil possui o maior programa de energia renovável do planeta", disse. Uma das vantagens do etanol é que ele emite até 89% menos CO2 na atmosfera quando comparado aos outros combustíveis e quanto a bioeletricidade produzida a partir do bagaço da cana é neutra nesse aspecto.
A cana-de-açúcar ocupa 1,2% do território de Mato Grosso do Sul. A mecanização da colheita chega a 70% do total produzido e continua avançando. Cerca de 26 mil empregos diretos são produzidos - houve um aumento de 56% em quatro anos. A participação das mulheres também aumentou em um ambiente onde os homens eram a maioria.
De acordo com Hollanda, Mato Grosso do Sul se tornará o quinto maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil a partir da safra 2010/2011. De 575 milhões de toneladas produzidas na safra 2006/2007, espera-se mais que o dobro para a próxima.
Sobre o Canasul
O Canasul 2010 acontece nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Informações podem ser acessadas pelo site www.opec-eventos.com.br/canasul. O Canasul 2010 é realizado pela Comissão Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur); Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul) e Federação das Indústrias de MS (Fiems). Sebrae, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura patrocinam o evento, que tem apoio da AEAMS, CREA-MS, OCB-MS e Mútua.
Buraco das Araras
Desde o último mês de maio, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, faz parte do projeto Tour da Experiência, concebido pelo Instituto Marca Brasil (IMB) e desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae Nacional. O objetivo principal é fazer com que o turista tenha experiências diferenciadas e interajam com a comunidade local. Desde a última quinta-feira (12/08) até domingo (15/08) um grupo de jornalistas de todo o Brasil está conhecendo este "outro lado" do destino e o MERCADO & EVENTOS / FOLHA DO TURISMO está participando deste press trip e cobre com exclusividade para o trade turístico.
Inicialmente, fazem parte do projeto 18 estabelecimentos locais que desenvolveram, com ajuda do Sebrae, atrativos diferenciados para os turistas, que proporcionam uma maior integração com o destino e com os seus moradores. "No mundo tudo existe um perfil de público que que busca não apenas passar pelo destino, mas também aprender algo com a comunidade, e este é o nosso foco", disse Vanessa Leite, coordenadora do Sebrae de Bonito.
Três agências de receptivo local já comercializam os passeios, a Bonito Way, Agência Ar e Ygarapé Tour, além de seis operadoras disponibilizam pacotes completos. De acordo com Vanessa, o projeto demorou aproximadamente um ano e meio para ser totalmente formatado. A primeira etapa foi o credenciamento dos estabelecimentos, depois, a formatação de cada um dos passeios, a certificação e, por último, a comercialização. "Temoa hotéis, restaurantes, fábricas, fazendas e diversos estabelecimentos participando do Tour da Experiência", afirmou Vanessa.
Participam do Tour da Experiência de Bonito o Restaurante Cantinho do Peixe, a Taboa Fábrica de Encantos, o Vício da gula, o Projeto Jibóia, o Wetiga Hotel, a Associação Amigos do Brazil Bonito, o Restaurante Casa do João, a Associação Bonito Feito à Mão, o Buraco das Araras, a Estância Mimosa Ecoturismo, o Hotel Pousada Águas de Bonito, o Hotel Pousada Arizona, o Hotel Marruá, a Oca Bar e a Pousada Chaminé.
Este projeto já foi implantado na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, em Belém do Pará, na Costa do Descobrimento, na Bahia e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mais informações peo site www.tourdaexperiencia.com.
Rio - Ícone das it-girls da cidade e sócia da Nag Nag, a multimarcas preferida da juventude dourada, Carol Buffara trocou as férias no Mediterrâneo, tão em moda entre suas colegas fashionistas, por uma expedição a Bonito, no Mato Grosso do Sul. "Acho que esses destinos em julho ficam muito cheios. Decidimos então fazer o contrário: viajar pelo Brasil agora e, só em setembro, ir para fora. Pegaremos o final da temporada, quando os lugares têm menos filas e menos turistas; o roteiro é Roma, Capri, Sorrento, Amalfi e Positano".
Foto: Álbum de viagem
O DESTINO. "Já tinha ouvido falar de Bonito, de suas águas claras, mergulhos, mas confesso que não era um plano próximo de viagem.
Todos os anos, o (empresário) Dado (Jacintho), meu namorado, organiza a Feijoada de Inverno de Bonito, na Praia da Figueira. O lugar é paradisíaco, fica cheio de gente linda, são 800 convidados numa festa com música ao vivo e DJ ao anoitecer".
A TURMA. "Essa viagem reúne pessoas do Brasil todo, Rio, São Paulo, Curitiba, interiores. Comigo foram meus amigos Kiko Gouvea e Marcelo Serrado. É impressionante a quantidade de estrangeiros na cidade. Você sai com a impressão de que o mundo todo descobriu o lugar, menos os brasileiros, o que é uma pena".
COMO CHEGAR. "Pegue um avião do Rio para Campo Grande (a TAM tem voos diretos), de onde se parte para Bonito em duas horas e meia de carro. A viagem passa muito rápido, porque a paisagem é linda".
BELEZA. "Realmente, não estavam exagerando quando me falavam de Bonito. Em primeiro lugar, a paisagem é maravilhosa, o ar é puríssimo e você fica o tempo todo rodeada de verde. Fizemos um passeio chamado Sucuri, para o qual é necessário pegar um carro até a sede de uma fazenda. Chegando lá, somos atendidos por um guia que nos instrui a colocar roupas e sapatos de borracha. Uma vez prontos, entramos em outro carro que nos leva ao início da trilha, até o Rio Sucuri. O caminho já é cheio de nascentes lindas. É impressionante como a água
é transparente; mesmo de cima, vemos nitidamente o fundo".
NA NATUREZA. "Quando chegou a hora de mergulharmos, tivemos que fazer uma fila indiana e descer um de cada vez. O instrutor nos alertou para, em hipótese alguma, colocar os pés no chão, para não tirarmos nada do lugar nem impedirmos a visibilidade. Nunca tinha mergulhado assim antes; não precisei fazer nenhuma força para nadar, o rio simplesmente me levava, parecia que eu estava com um motorzinho nas costas. Vimos toda a vegetação e uma quantidade absurda de peixes, cardumes enormes de dourados".
PERRENGUE. "Precisávamos ficar atentos durante o passeio porque, como o rio nos levava, não tínhamos lá muito controle. Muitas vezes, quando estava olhando para o lado, admirando os peixes, me deparava com um tronco de árvore. Outra coisa bem engraçada foi a espera para sairmos com o carro do passeio. Estava um calor de lascar, vi uma mangueirinha dando sopa e meti a cabeça embaixo. Uma delícia de banho de mangueira".
ARSENAL. "Uma coisa que sempre levava comigo, até à noite, era meu mini-Off e meu Afterbite, ambos comprados na Wallgreens (farmácia americana online). Sou alérgica a mosquitos e voltei com a perna pipocadinha; nem os super-repelentes deram jeito".
INSPIRAÇÃO. "No caminho de Campo Grande para Bonito, passamos por um senhor, muito humilde, que faz pulseiras com chifres - tenho uma muito parecida da Chanel (risos). Fiquei louca para fazer umas para a Nag Nag."
VISITA. "Numa noite, estávamos em um bar superlegal, chamado Tá Boa?!, onde rolava um show de uma banda de MPB. Até o Serrado deu canja. De repente, vejo pela janela um homem passando com uma jiboia no pescoço. Você não está entendendo meu pânico de cobra, mas, mesmo assim, chamei o rapaz para perto de mim e perguntei se a cobra era mansinha. E tive coragem de tocar no couro da cobra, bem longe da cabeça. Para o meu espanto, ela não era melada e tinha a pele bem sequinha, parecia uma bolsa mesmo. Daí vi aquele cara segurando a cabeça, respirei fundo, tomei coragem e pedi pra ele colocar a cobra no meu pescoço. Quase morri, mas fiquei bem orgulhosa da minha coragem. É dura a vida da bailarina".
RETORNO. "Não tenho dúvidas de que voltarei em breve. Estou louca para fazer vários outros passeios. Dizem que tem uma espécie de buraco negro estreito, pelo qual você desce fazendo rapel e, chegando ao fundo, se depara com uma caverna subterrânea, com água estilo gruta azul, turquesa. Já estou sonhando com isso".
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai possuem um dos depósitos de águas subterrâneas mais importantes do planeta. Mas, para a população, os aquíferos seguem sendo realidades desconhecidas, provavelmente porque não se vê.
Com a modificação constitucional realizada a partir do plebiscito da água (2004) a cidadania tomou mais consciência da importância que tem esse recurso natural para o seu bem-estar.
Porém, essa versão parece não incluir as águas subterrâneas. Para a população, os aquíferos seguem sendo realidades desconhecidas, provavelmente porque não se vê.
O concreto é que com Argentina, Brasil e Paraguai compartilhamos (o autor do texto é uruguaio) um dos depósitos de águas subterrâneas mais importantes do planeta.
O aquífero Guarani ocupa 1.2000.000 km2, correspondendo a quase 4% do território uruguaio. Calcula-se que em sua área de influência vivem 70 milhões de pessoas. Seu principal uso é para o consumo social, mas também é aproveitado pela indústria, pela agricultura e pelo turismo termal.
Graças ao Projeto para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani, conhecemos melhor a estrutura e a dinâmica deste gigantesco reservatório de água, o que melhora nossas possibilidades de desenvolver, com sucesso, políticas nacionais e regionais de conservação, utilização e gestão.
Agora sabemos que não se trata de um grande aquífero bem interligado, mas, mais precisamente de oito setores bem definidos. As águas são armazenadas em diferentes níveis e com fluxos hídricos de pequeno porte.
Isso condiciona a gestão do aquífero em cada área e, ao mesmo tempo, exige uma ação coordenada e complementar dos países para garantir um bom aproveitamento deste recurso vital.
No caso de Concordia-Salto tornou-se claro que a abertura de novos poços poderia reduzir os fluxos e as temperaturas na zona turística de águas termais.
Portanto, uma boa gestão das águas subterrâneas é uma questão atual que exige desenvolvimentos e novos compromissos.
No dia 2 de agosto, na reunião da Cúpula do Mercosul, em San Juan, na Argentina, os presidentes dos quatro países assinaram um acordo sobre o aquífero Guarani.
O principal objetivo é destacar a cooperação como base para o uso sustentável dos recursos - o mesmo espírito que caracterizou o recente acordo argentino-uruguaio realizado sobre o conflito da pastera de Fray Bentos.
A partir deste compromisso, os países precisam avançar muito mais nesses mecanismos se querem transformar as boas intenções expressadas em ações bem-sucedidas.
Também têm que se adaptar e criar regras específicas que permitam o desenvolvimento nacional sem comprometer o potencial do aqüífero, nem gerar impactos ambientais negativos na região.
O artigo 4 do acordo estabelece que os quatro países promoverão a conservação e a proteção ambiental do Sistema Aquifero Guarani de forma a assegurar o uso múltiplo, racional, sustentável e igualitário dos recursos hídricos.
Aparentemente, cresce a conscientização dos governantes sobre a importância estratégica que tem a conservação para promover políticas de desenvolvimento mais justas e sustentáveis.
Um dos temas abordados na cerimônia do Dia do Economista, que motivou a presença do Conselheiro Federal, Antônio Luiz, foi a realização, entre 07 e 09 de setembro de 2011, do XIX CBE - Congresso Brasileiro de Economia - em Bonito.
O tema central do Congresso será "Desenvolvimento: inovação, tecnologia e sustentabilidade" e pretende reunir profissionais e acadêmicos de Economia, autoridades municipais, estaduais, brasileiras e de outras partes do mundo, além de interessados em economia.
"Trata-se de um evento de categoria internacional e um desafio para o Corecon-MS", disse a presidente da entidade, Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas.
Segundo o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, a indústria do turismo é impulsionada em especial pelo mercado doméstico, que representa cerca de 85% do setor. O internacional fica apenas com 15% desse total.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o impacto do turismo doméstico na economia do Brasil representa 2,6% do PIB Nacional. Mais de US$ 5,3 bilhões em divisas foram geradas pelo segmento em 2009. Além disso, 6,8 milhões de pessoas são empregadas na atividade formal e informal.
Através de auditoria realizada pelo auditor Almir Blesio, da TUV NORD Certification, a Agência Ar conseguiu a Certificação ISSO 9001:2008 e ISSO 14001:2004 para o Sistema de gestão da qualidade e Sistema de gestão ambiental.
A Agência Ar é a primeira empresa do Mato Grsso do Sul com os dois certificados: o IMETRO (brasileiro) e o TUV NORD (alemão), e a primeira empresa de turismo do Brasil a conseguir a ISSO 9001 e a 14001 certificadas tanto pelo Brasil quanto pela Alemanha.