Notícias de Bonito MS
Os 113 participantes do programa Benchmarking em Turismo 2010, executado pela Abav, em parceria com o Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur, atestaram os benefícios do projeto para seus negócios. Questionados sobre a aplicabilidade do aprendizado em suas empresas, todos responderam positivamente, gerando assim um resultado com 100% de satisfação. Das 524 boas práticas observadas nas viagens técnicas, 337 já foram implementadas nas empresas participantes.
Todas as boas práticas observadas estão agora totalmente disponíveis no Portal da Abav (www.abav.com.br). Para facilitar o acesso aos conhecimentos gerados, foi criado um Banco de Dados, de fácil consulta, sendo as mesmas classificadas em nove dimensões que estão relacionadas com os diferentes focos empresariais de um empreendimento ou destino: Gestão, Infraestrutura, Negócio, Certificação, Segurança, Formação e qualificação, Parcerias - Network, Envolvimento da comunidade e Segmento específico.
O ministro do Turismo, Pedro Novais, e o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, assinaram dia 02/05, em Brasília, acordo de cooperação técnica para realização da quarta edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.
O estudo do Ministério do Turismo (MTur), realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), desde 2008, com apoio do Sebrae, avalia a evolução dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro em critérios como infraestrutura, acesso, atrativos turísticos, aspectos culturais, ambientais e sociais.
"Admiro o conjunto de ações do Sebrae e sua capilaridade. O Sebrae está presente nas regiões mais longínquas levando conhecimento e inovação. Temos interesses convergentes, espero continuarmos juntos", destacou Novais.
"O mais importante desse acordo é que ele tem continuidade, uma série histórica, que ajudará muito na formulação das políticas públicas para um setor tão importante para o Brasil", ressaltou Barretto. E concluiu: "Este é um estudo que não só ajuda a melhorar a gestão empresarial dos destinos, o forte do Sebrae, mas também trazer um diagnóstico, um retrato dos nossos destinos indutores". Barretto colocou-se ainda à disposição do MTur para a construção de novas parcerias.
O vídeo institucional “Pantanal de Aquidauana” está entre os 300 filmes de 50 países inscrito no TourFilm Brazil 2011 - Festival Internacional de Filmes de Turismo. O TourFilm Brazil, etapa da América Latina e Caribe, premia os melhores filmes de turismo do mundo e será realizado em Florianópolis entre os dias 19 e 21 de maio. O Festival faz parte de um circuito internacional de 15 festivais em 12 países.
Lançado em meados de 2010, o vídeo “Pantanal de Aquidauana” desvenda as belezas do quadro natural do Pantanal e a rica cultura do homem pantaneiro. A iniciativa do Governo Municipal ao encomendar o filme tem o objetivo de divulgação do turismo local que agora cumpre seu papel levando através de belas e sugestivas imagens um destino turístico repleto de aventuras num cenário de fauna e flora abundantes e gastronomia tipicamente impecável.
A produção do filme tem a direção do cineasta sul-mato-grossense Maurício Copetti, que já teve vários trabalhos premiados em festivais de cinema. Aquidauana se projeta na consolidação como um dos destinos turísticos mais importantes do Estado e do Brasil.
O Festival
O TourFilm Brazil é um espetáculo de imagens, sons, cores e sensações. Nesta edição os filmes inscritos irão concorrer em 16 categorias: Destinos Turísticos; Turismo de Natureza e Ecologia; Turismo de Aventura; Turismo Esportivo; Turismo de Eventos; Turismo Náutico; Hotéis e Resorts; Sabores e Aromas; Pessoas, Culturas e Tradições; Turismo Religioso; Parques Temáticos; Transportes para o Turismo; Turismo em Animação e Cartoon; Filmes em 3D; Turismo Rural e Jovens Talentos (este somente para estudantes).
Haverá, além destas, a premiação de cinco filmes em categorias especiais: Melhor Filme da Lusofonia (prêmio atribuído em conjunto com o festival internacional Art&Tur, de Barcelos, Portugal); Melhor Filme da América Latina e Caribe; Melhor Filme Brasileiro e Melhor filme Catarinense. Um prêmio especial, denominado Prêmio Professor Henrique José de Souza (“Raça Atabimânica”), é atribuído ao filme que colabore para que as pessoas tenham uma nova visão de mundo.
Os ganhadores, de cada categoria, receberão as estatuetas Arara de Ouro, Arara de Prata ou Arara de Bronze. Dentre os ganhadores da Arara de Ouro, um será escolhido pelo júri para receber a Arara vermelha (Araracanga), o Grand Prix do Tourfilm Brazil, ficando habilitado a concorrer ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo, no Festival dos Festivais, que acontece anualmente em Viena.
Em 2010 foram 236 filmes inscritos, provenientes de 31 países diferentes sendo 192 filmes brasileiros. O grande vencedor foi o filme "Santiago é Grande", do órgão de Turismo de Santiago de Compostela, Espanha.
O jornalista Anderson Vascao e o diretor de fotografia Alex Salom vieram para o Brasil, com o suporte da Embratur, para realizar uma série de reportagens sobre o turismo no País para a TV Plus, o maior grupo midiático da Espanha. Eles já estiveram em Natal (RN) e Florianópolis (SC) e desembarcaram em Campo Grande no dia 29 de abril.
O Press Trip - convite feito a jornalistas para conhecer e divulgar atrações turísticas estratégicas para o segmento – programado em parceria com a Fundação de Turismo, vai apresentar aos jornalistas os destinos Pantanal e Bonito. No roteiro, com duração de 20 dias, visitas a fazendas no Pantanal, passeio no rio Paraguai a bordo do barco-hotel kalypso, viagem pela estrada Parque Pantanal e passeios nos atrativos turísticos de Bonito e Serra da Bodoquena.
Segundo Anderson Vascao, brasileiro residente na Espanha há nove anos, jornalista premiado no Festival Internacional de Filmes Turismo – Fest Tur, o material produzido no Estado vai começar a ser veículado nos meses de setembro e outubro em diferentes países da Europa. “A nossa ideia é desmistificar esses destinos, queremos mostrar a infraestrutura que esses locais oferecem, a cultura pulsante da região, apresentar e popularizar lugares ainda pouco conhecidos”, defende Vasco.
Nesse período também serão realizadas entrevistas com autoridades e empresários do turismo no Estado. Nilde Brun, diretora-presidente da Fundtur-MS, Alexandre Costa Marques e Fátima Cordella já deram entrevistas ressaltando a força do turismo no Estado.
O Press Trip é uma realização público-privada, estão diretamente envolvidos no projeto a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; a secretaria de Turismo de Bonito, por meio do secretário Augusto Mariano; a secretaria de Turismo de Corumbá, por meio do superintendente de Turismo Rodolfo Assef; a Operadora Águas do Pantanal Tour e empresários turísticos da região.
Fam Tour
Ainda em maio a Fundação de Turismo, numa parceria com a TAM Linhas Áereas e secretaria de Turismo de Bonito, vai receber seis operadores dos países nórdicos (Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca). Esses operadores possuem um grande potencial de vendas em seus respectivos países e vão se familiarizar com a rota Pantanal-Bonito.
Promovendo o destino Bonito/Serra da Bodoquena, a ATRATUR recebeu no mês de abril a empresa Carlota Di Pietro Produções, que veio ao destino para produção de um catálogo de moda praia verão 2012 da empresa Morena Bakana de Ilhota/SC.
Com o objetivo de fotografar a modelo interagindo com o ambiente característico da região, explorando cachoeiras, águas cristalinas, animais nativos, paisagens, etc., os trabalhos foram realizados na Gruta do Lago Azul, Parque das Cachoeiras, Balneário Municipal, Parque Ecológico Rio Formoso, Grutas de São Miguel e Projeto Jiboia.
A divulgação do trabalho será feito em 10.000 unidades do catálogo que será distribuído no Brasil, priorizando RS, PR, MG, SC, Sp e RJ, além da divulgação no site da marca Morena Bakana (www.morenabakana.com.br) durante 06 meses e da produtora Carlota Di Pietro (www.carlotadipietro.com.br).
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), divulgou a primeira seleção de artistas e espetáculos regionais que participarão do 12º Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho.
Ao todo foram analisados 41 projetos de artistas sul-mato-grossenses para as áreas da música e artes cênicas.
A seleção das atrações musicais contou com 22 inscritos. Foram selecionados cinco shows: AliceA, Giane Torres, Jonavo e Barulho Zen, Zé Pretim e a banda Sarravulho farão as apresentações musicais no festival.
Já a seleção para as apresentações de artes cênicas, que envolvem dança, teatro e circo, contou com 19 inscritos. Foram selecionados os projetos dos grupos Dançurbana (com o espetáculo Plagium), Funk-se (com Jeans), Mercado Cênico (com a peça Incontornáveis, um teatro de incoerência e horror) e Circo do Mato (com Encruzilhada, o último cabaré).
A comissão julgadora na área de música foi formada pelo músico e produtor Otávio de Oliveira Neto, pela gestora de arte e cultura da FCMS, Cristiane Almeida de Araújo Freire e pelo jornalista Claytos Sales. Já os jurados para os espetáculos cênicos foram Venise Paschoal de Mello, coordenadora e professora do curso de Artes Visuais da UFMS, Marly Damus, professora mestre de Teoria e Ensino da Comunicação, Kátia Kuratone, jornalista, Paula Gobbo, diretora e bailarina do Grupo Litani e Marcos Moura, diretor teatral.
A seleção dos artistas que se apresentam no Festival de Inverno deste ano levou em consideração todos os requisitos exigidos pelo edital, como documentação completa, fotos para divulgação, currículo do grupo ou artista e uma sinopse do show, dados essenciais para a avaliação da comissão julgadora.
Entre os dias 02 e 03 de junho o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB realizará a 2ª edição da "Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar 2011" e conta com apoio da ATRATUR na arrecadação de brindes (camisetas, bonés, squeses, sacolas, chapéus, dentre outros) juntos aos atrativos turísticos associados. Estes brindes serão utilizados para montar os kits de premiação de concursos e sorteados entre os participantes do evento.
A feira ambiental, além de ser um espaço para repasse de informações ambientais e sócias à comunidade bonitense, possibilita a integração entre as associações e instituições atuantes de Bonito em busca de um único objetivo, promover a conservação dos recursos naturais da nossa região. E o apoio da ATRATUR se torna indispensável, uma vez que faz parte de sua linha de ação a responsabilidade sócio-ambiental, uma vez que o ecoturismo é uma atividade dependente da conservação da natureza.
Segundo Liliane Lacerda, bióloga técnica do IASB, "o apoio da ATRATUR reforça ainda a importância do turismo entre a população, que em sai maioria, não se sente inserida nesta atividade. E com a doação de brindes por seus associados, colabora com a divulgação dos atrativos, se fazendo conhecer pelos estudantes e familiares, valorizando assim, a opinião local."
O IASB já tem recebido o apoio de alguns associados da ATRATUR, sendo Abismo Anhumas, Estância Mimosa, Fazenda San Francisco e Recanto Ecológico do Rio da Prata. A contribuição vem tanto em doação de brindes como apoio financeiro.
Caso deseje contribuir com esta ação, entre em contato com o IASB através do 67 3255-1920 ou pelo e-mail iasb@iasb.org.br.
Sobre o Evento:
O evento tem o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental e apoio do COMDEMA. Tal projeto pretende contribuir com a transmissão de informações ambientais para a população de forma interativa, fazendo com que a teoria seja associada à prática. A Feira irá abranger todos os segmentos da comunidade bonitense, promovendo diversas atividades educativas, além de exposições de instituições públicas e privadas, apresentações de dança, música e teatro, exposições, painéis e a premiação de concursos, todas as atividades são voltadas à integração e a sensibilização dos participantes as questões socioambientais.
Para acompanhar o andamento do projeto acesse: http://ilhasverdes.blogspot.com/