imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Dois associados ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) do Mato Grosso do Sul colocaram em prática uma ideia simples e eficiente: aproveitaram um espaço físico em suas próprias sedes para divulgar as outras empresas que integram a associação, bem como as ações da entidade.

O Mural Ambiental é um canal utilizado pelps atrativos de Bonito e Jardim, Estância Mimosa Ecoturismo e Recanto Ecológico Rio da Prata para divulgar iniciativas verdes. Pensando em potencializar o uso do espaço foi que estas empresas decidiram divulgar também a ABETA e seus associados.

A atualização é feita a cada três semanas. Em abril foi divulgado o Programa Aventura Segura. Este mês é a vez da Campanha Vai viajar? Procure um Associado ABETA! Em junho serão matérias em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O Mural Ambiental é visto por funcionários, turistas e demais visitantes.

Acontece em Bonito (MS) entre os dias 30 de maio à 3 de junho as entrevistas para a primeira etapa da seleção do EMPRETEC - programa do SEBRAE que visa estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado.

Para participar, o empresário interessado deve preencher a ficha de pré-inscrição e entregá-la no Sebrae ou encaminhar por e-mail para o endereço: empretec@ms.sebrae.com.br, após pontuação, o candidato será convidado para uma entrevista. Esta entrevista faz parte da metodologia do Seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato e verificar se o momento é adequado para sua participação.

Haverá também o seminário "Descubra Seu Potencial Empreendedor", entre os dias 13 a 18 de junho, que será realizado na sede da Associação Comercial de Bonito - ACEB.

O evento é uma realização do Sebrae em parceria com a Associação Comercial de Bonito (ACEB).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3255-2319.

Na próxima segunda-feira (23), o músico Almir Sater irá participar do lançamento oficial do Aquário do Pantanal, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O cantor, que foi convidado pelo governador André Puccinelli (PMDB) estará presente no evento onde vai acompanhar a autorização das obras a partir das 18hs, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Em tempo - Planejado para ser o maior aquário de água doce do mundo, com 6,6 milhões de litros de água, 263 espécies e 7 mil animais, o Aquário do Pantanal será construído com recursos do governo estadual. O Aquário do Pantanal vai custar R$ 84 milhões. De acordo com o site de notícias do governo, a intenção é entregar a obra em 2013. A obra está na fase de terraplanagem. Já foram replantadas 64 árvores. Ao lado da obra está em fase de conclusão um centro receptivo do Aquário do Pantanal. A construção do Aquário do Pantanal será de responsabilidade da Egelte Ltda.

Bonito recebeu nos dias 17 e 18, uma equipe de reportagem do Scotland on Sunday, o maior jornal da Escócia.

O objetivo da visita, que contou com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, foi realizar no município e na região, além de outras cidades e regiões turísticas do país, reportagens sobre o ecoturismo e o turismo familiar.

Composta pelos jornalistas Paul Roberts e Angela Mckean a equipe visitou a Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal, em Bonito e o Rio da Prata e o Buraco das Araras, no município de Jardim. “Estamos encantados com as belezas da região”, afirmaram.

A equipe, que já visitou Foz do Iguaçu e Florianópolis, seguirá para o Rio de Janeiro.

Entre os dias 2 e 3 de junho acontece em Bonito (MS) a II Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar!, promovida pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB.

Seu intuito é contribuir com a transmissão de informações ambientais e sociais para a população de Bonito, através da promoção de uma série de atividades, exposições e painéis.

A Feira será realizada no Salão Acácia Branca, das 08 horas à 17 horas.

O IASB divulgou hoje a programação do evento. Confira:

Todos os dias
Estandes Institucionais : IASB, AGRAER, Brazil Bonito, Escola Especializada Caminho da Esperança, Fundação Neotrópica, Instituto Arara Azul, Instituto Família Legal, Life Oil, Polícia Militar Ambiental, IMASUL, ICMBio - Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Suprema.

Exposições
- Fotos de Natureza - Daniel De Granville
- Arraias - Aquário de Bonito
- Painéis "A natureza da Serra da Bodoquena" - IASB
- Desenhos (Diversas Escolas) - IASB

Concursos
- "Nas linhas da Serra da Bodoquena" - apresentação dos finalistas e votação do melhor desenho
- "Recicla Fashion" - desfile e escolha da roupa mais criativa

Atividades
Teatro "Queimada é fogo", "Seja o Bixo"
Árvore do Conhecimento
Painel para Observação de Aves
Painel temático para fotos,
Maquete ilustrativa "Código Florestal", "Um pé de dedos", "Semeando natureza"
Bike repórter
Sala de vídeos ambientais

Doações de mudas, sorteios e brindes.

02 de junho (Quinta-feira)

Manhã:
08h00 - Abertura oficial
08h30 - Teatro: Ecoando Natureza (Trupe Teatral Brazil Bonito)
09h00 - Teatro, dança e tambor (Grupo Família Legal)
09h30 - Teatro e dança: Preservação das árvores (Escola Municipal João Alves da Nóbrega)
10h00 - Recrear e Recriar (UFMS)
10h30 - Coral do Projeto Arte para Todos
11h00 - Encerramento

Tarde:
13h00 - Dança: O Cerrado Pantaneiro (Escola BCG)
13h30 - Recrear e Recriar (UFMS)
14h00 - Teatro: Os desambientalizados (Escola BCG)
14h30 - Atividade Troca-Troca
15h00 - Viola e Violão do Projeto Arte para Todos
15h30 - Grupo de Dança Unidos do J.A.A. (Escola Municipal João Alves de Arruda)
16h00 - Teatro: Valorização do Lixo (Escola BCG)
16h30 - Teatro Ecoando Natureza (Trupe Teatral Brazil Bonito)
17h00 - Encerramento

03 de junho (Sexta-feira)

Manhã
08h30 - Atividade Troca-Troca
09h00 - Grupo ISACAH
09h30 - Recrear e Recriar (UFMS)
10h00 - Grupo de Dança do Projeto Arte para Todos
10h30 - Teatro Ecoando Natureza (Trupe Teatral Brazil Bonito)
11h00 - Encerramento

Tarde:
13h00 - Atividade Troca-Troca
13h30 - Teatro Ecoando Natureza (Trupe Teatral Brazil Bonito)
14h00 - Resultado e premiação do Concurso Cultural "Bas linhas da Serra da Bodoquena"
14h30 - Atividade Troca-Troca
15h00 - Desfile do Concurso Cultural "Recicla Fashion"
16h30 - Resultado e premiação do Concurso Cultural "Recicla Fashion"
17h00 - Encerramento

O ministro do Turismo, Pedro Novais, fez o convite oficial às autoridades presentes na IX Reunião de Ministros de Estado de Turismo do bloco – RMTur,
para que estejam presentes na edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil.

Novais destacou os números da última edição do evento, que recebeu mais de 100 mil visitantes, e apresentou as novidades que o salão reserva para 2011. "É uma excelente oportunidade para que nossos países fortaleçam a cooperação turística, tanto em nível governamental como na iniciativa privada. O Brasil aguarda todo o continente para realizarmos uma grande parceria de promoção e comercialização."

O 6º Salao do Turismo será realizado no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), de 13 a 17 de julho. O credenciamento para visitantes, jornalistas e voluntários, já pode ser feito no portal do evento (www.salao.turismo.gov.br).
Promoção em alta – Além do convite para o Salão do Turismo, o RMTur também propiciou a troca de experiências desenvolvidas no Mercosul em ações conjuntas de promoção turística, nos últimos anos.

O objetivo para 2011 é desenvolver benefícios de promoção conjunta, como pacotes com roteiros integrados, produtos e segmentos turísticos compartilhados e a realização de eventos de forma conjunta, com menor impacto de custos sobre cada país.

A revista Viagem e Turismo da Editora Abril, que também edita o Guia Quatro Rodas, publicou em sua edição de maio de 2011 uma matéria destacando a harmonia entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do turismo em Bonito.

Confira:

O modelo Bonito

Como a cidade do Mato Grosso do Sul consegue preservar sua natureza sem rechaçar o turismo

Normalmente é assim: um lugar com atrações naturais exuberantes um dia se torna destino badalado. Operadores de turismo passam então a comercializá-lo e, com o tempo, a cidade é invadida pelo turismo de massa. Logo, a natureza começa a pagar a conta.

Mas isso não se deu com Bonito. Campeão histórico do Prêmio VT na categoria destino de ecoturismo, o lugar encanta por suas águas límpidas e pela fauna que a habita. A novidade de Bonito é que o município não tem áreas de preservação ambiental. Há um parque nacional, o da Serra da Bodoquena, nos arredores, mas as principais atrações da cidade ficam fora dele. O controle estrito da visitação – com preços acima da média das atrações brasileiras – e o sistema de comercialização, exclusivo das agências credenciadas, ajudam a evitar que o lugar siga o mau caminho.

Nem mesmo o número cada vez maior de turistas – em 2010, foram á cidade 276 mil deles, 106 mil a mais que dois antes – parece representar uma ameaça. Para especialistas, o modelo de Bonito, com muitas das decisões sobre o turismo nas mãos da iniciativa privada, joga a favor da preservação. Edgar Werblowsky, da operadora de destinos Freeway, é um adepto. “Os proprietários cuidam bem dessas terras, pois sabem que, do contrário, o retorno econômico não vem”. “Em Fernando de Noronha”, segue ele, “é um absurdo a quantidade de bugues e pousadas que são construídas sem licenciamento”. Para ir ás principais atrações de Bonito, como o Abismo Anhumas – a maior caverna submersa do mundo -, á famosa gruta do Lago Azul e ás flutuações e os mergulhos no Rio Formoso e da Prata, é preciso comprar um voucher. “Com ele a arrecadação é dividida entre os gestores envolvidos e há um controle absoluto sobre quantas pessoas estão fazendo os tours”, diz Lucia Egydio, bióloga e especialista em ecoturismo.

Bonito ainda conta com 120 guias profissionais, além de uma equipe de geólogos e biólogos que trabalha para monitorar o impacto que a visitação causa no meio ambiente.