imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Ao som do hino de Bonito-MS e do Brasil, entoados pela Banda Municipal Som das Águas, foi aberta oficialmente na manhã de domingo (31) a Expobonito 2011 – Exposição Agropecuária da cidade conhecida mundialmente pelas belezas naturais. O evento contou com a presença de políticos, pecuaristas, representantes de diversos sindicatos rurais do Mato Grosso do Sul e de entidades de classe representantes do setor agropecuário.

“Este evento valoriza a cultura sul-mato-grossense. O agronegócio é responsável por 46% do PIB do município, sendo tão importante para a região quanto o turismo. E para ser produtor rural em Bonito é preciso ter compromisso com o meio ambiente”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Marcelo Bertoni, que aproveitou para convidar todos a participar desta grande festa.

O discurso de harmonia entre produção e meio ambiente foi reforçado pelo prefeito da cidade, José Arthur de Figueiredo, e pela secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa. “Bonito dá aqui um grande exemplo de desenvolvimento sustentável, através da união de duas grandes potencialidades de nossa região: o turismo e a pecuária”, afirmou o prefeito.

“É o município espelho para o Estado; exemplo de que a pecuária pode sim caminhar junta com a natureza”, reforçou a Tereza Cristina, que aproveitou para falar sobre o Novo Código Florestal, em especial sobre a emenda 164 que, apoiada por parlamentares da bancada ruralista, tem como objetivo consolidar as áreas de produção agrícola, pecuária, turismo no campo e outras atividades rurais existentes em APPs no país. A proposta surgiu para resolver o problema de produtores rurais que estão na ilegalidade, que não teriam outra forma de subsistência. “Sem ela para nós não resolve. Precisamos que essa emenda permaneça e seja voltada a nosso favor. Estavam deturpando a 164 para a presidente Dilma, porém, após a última reunião que tivemos, o senador Waldemir Moka esclareceu seus pontos reais e principais”, destacou.

Já o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, resumiu que todos os trabalhos estão voltados para resolver estes pontos polêmicos de discussão no país. “Tenho certeza de que iremos chegar a soluções em relação às questões fundiárias e ambientais”. Riedel aproveitou ainda para parabenizar o Sindicato Rural de Bonito pelo trabalho realizado. “A Expobonito está de parabéns. A feira vem crescendo a cada ano graças aos esforços do Sindicato Rural e dos produtores de Bonito e região, que muito colaboram com a pecuária do Estado.

A Expobonito segue até o dia 07 de agosto e conta com leilões de gado de corte, Nelore Elite e equinos para trabalho, esporte, lazer e conformação, além do julgamento da raça Nelore, rodeio (de 03 a 07 de agosto), palestras, desfile de cães, barraca universitária, apresentações artísticas e uma novidade: o 1º Velocross Expobonito, competição sobre duas rodas em pista de terra sem rampas, nos dias 06 e 07. A programação, com a agenda completa de leilões e outros eventos, está disponível no site da feira (www.expobonito.com.br).

A edição deste ano conta com o apoio do Governo Federal, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bonito, Contur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Casa do Criador – Produtos Veterinários, Macal - Soluções em Nutrição Animal e cerveja Brahma.

Principal cartão postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul, atingiu aproximadamente 70% de taxa de ocupação diária durante todo o mês de julho. O levantamento que é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Turismo, Industria e Comércio, registrou mais de 6,3 mil visitantes só no período de 01 a 31 do último mês.

O atrativo que está localizado no Km 20 da Estrada do Campo dos Índios é administrado pelo município através da Secretaria de Turismo e tem recebido incrementos para expansão e melhoria da infraestrutura, recentemente inaugurando uma nova área de apoio aos visitantes.

A construção, com 81,02 m2, dispõe de duas amplas alas com sanitários, masculino e feminino, cada uma com 3 box convencionais e 1 adaptado para pessoas com necessidades especiais, bem como deu uma área específica para lavagem e desinfecção dos capacetes utilizados durante a visita. A obra foi realizada pela Project Tecnologia de Construção Ltda., ao custo total de R$ 143.589,97.

Mais investimentos- Além da nova área de apoio, encontra-se já em estágio avançado a reforma da escadaria de acesso à Gruta. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a aprovação de todos os órgãos responsáveis.

O investimento, superior a 320 mil reais, realizado com recursos exclusivos do município, através do Fundo Municipal de Turismo, apresenta também um caráter sócio cultural intenso, pela parceria com a ONG Brasil Bonito, que desenvolve através desse projeto a Oficina de Calceteria, envolvendo diretamente 10 pessoas no trabalho.

A oficina, que ensina a técnica milenar de corte e encaixe de pedras sem o uso de cimento - a ser utilizada na obra – está sendo ministrada pelo técnico de Pernambuco, Hamilton Martins de Souza.

As novas escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na própria gruta.

Os objetivos principais das mudanças são garantir maior segurança durante o trajeto possibilitando também que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra - facilitando o trânsito no interior do local. Atualmente existe apenas um caminho interno para ida e volta.

A realização das obras não interromperá as visitações.

Artistas e público aderem ao 'É hora de perder a paciência', fazem abaixo assinado e protestam

Um festival pode ser palco para apresentações, mas o 'espírito' do evento gira em torno da troca de experiências e discussões. Em São Paulo, cerca de 700 trabalhadores da cultura ocuparam a sede da Funarte com o movimento “É hora de perder a paciência”. Mais de 1.400 quilômetros de distância, em Bonito, Mato Grosso do Sul, centenas de artistas e expectadores assinavam abaixo assinado e faziam a ocupação simbólica da galeria Ney Matogrosso, homenageado do 12º Festival de Inverno de Bonito.

Eles querem as aprovações das PEC´S 150, que garante que o mínimo de 2% ( hoje, 40 bilhões de reais) do Orçamento Geral da União seja destinado à Cultura, e 236, que prevê a cultura como direito social. Atualmente, a Saúde também luta por um vínculo com a União – pedindo 12% do orçamento por meio da PEC 29 (proposta de emenda constitucional). Desde 1983 a educação conta com 13% do orçamento graças à Emenda Calmon e, recentemente, a área de ciência e tecnologia também foi vinculada ao orçamento.

Durante o festival, cerca de 500 pessoas assinaram o documento que será enviado ao Senado. Palhaça, mas com ideais muitos sérios, Mariana Paudarco veio com o grupo Bubiô Ficô Lô para apresentar no festival. Ela é uma das trabalhadoras da cultura que estava na ocupação em São Paulo e conta um pouco do que acontece por lá: “Nós temos formação política, realizamos assembleia e nos organizamos pra valer, é um movimento sério e todos tem que estar informados sobre o que acontece”.

Em paz

Mesmo com a falta de paciência estampada no nome do movimento e uma ocupação de mais de uma semana na Funarte em São Paulo, a ideia é pensar políticas públicas e pacificar os pedidos. Assim como a área da saúde vem lutando em meio a burocracias por melhor qualidade de vida, a exigência dos manifestantes é quanto ao dinheiro público para a arte pública, gratuita e acessível. “Podemos fazer uma revolução jovem sem gastar uma bala, nos dois sentidos, tem internet, temos informação”, analisa Paulo Moretti, diretor teatral paulista que trouxe uma peça sobre o líder pacifista Gandhi.

Para quem desejar assinar o documento, basta comparecer à Cia das Artes entre às 14h e 18h na Rua Curupaiti, 15, esquina com a Ernesto Geisel, em frente ao local onde está sendo construído o Centro de Belas Artes (antiga construção abandonada da Rodoviária).

Nos dias 06 e 07 de agosto o Sindicato Rural de Bonito-MS realizará o 1º Velocross Expobonito, evento que irá atrair ao Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito os apaixonados por motociclismo, diversão e aventura.

A disputa integra a agenda da edição 2011 da Exposição Agropecuária da cidade, que acontece entre 31 de julho e 07 de agosto, na região turística conhecida mundialmente por ser um verdadeiro santuário ecológico.

O Velocross é uma competição de velocidade sobre duas rodas realizada em pistas sem rampas (o que o diferencia do Motocross).

A feira conta ainda com leilões de gado de corte, Nelore Elite e equinos para trabalho, esporte, lazer e conformação, além do julgamento da raça Nelore, rodeio, palestras, desfile de cães, barraca universitária e apresentações artísticas.

Programação do 1º Velocross Expobonito


Dia 06/08/2011 – Sábado

14:00h às 17:00h

Treino livre para os pilotos, para reconhecimento da pista, com

entrada livre para o público. Após, pista fechada para últimos

reparos e últimos acertos.


Dia 07/07/2011 – Domingo

07:00h – Abertura da secretaria e inscrições.

- Abertura dos portões ao público.

- Últimos preparativos para o evento.

09:00h – Abertura dos treinos oficiais: 10 minutos para cada categoria.

11:00h – Encerramento dos treinos.

- Reparos na pista.

- Almoço.

12:00h – Abertura oficial do evento:

- Solenidade de abertura (Hino do MS e Hino Nacional).

12:30h – Largada da 1ª bateria, (SENIOR).

13:00h – Largada da 2ª bateria, (CADETE).

13:30h – Largada da 3ª bateria, (NACIONAL).

14:00 h – Intervalo para reparos que forem necessários.

14:30h – Largada da 4ª bateria, (INICIANTE).

15:00h – Largada da 5ª bateria, (230).

15:30h – Largada da 6ª bateria, (FORÇA LIVRE).

16:00h – Solenidade de encerramento, com entrega dos troféus.

As ocupações formais nas atividades características do turismo brasileiro foram responsáveis por 914 mil postos em 2009, avanço de 34% em relação a 2003. Os dados foram apresentados hoje durante o 6º Salão de Turismo pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas.

"O estudo faz um filtro, separando, no âmbito das ACTs, aquelas voltadas para atendimento ao turista. Se fossem consideradas as ACTs que atendem também aos residentes, os números seriam maiores", disse o técnico em planejamento do Ipea Roberto Zamboni. Esses postos representavam em 2009, 2,8% de todas as ocupações formais no País.

OCUPAÇÃO - Durante a avaliação do perfil dos trabalhadores do setor, o Ipea identificou que 67,5% dos funcionários das agências de viagens têm Ensino Médio ou Superior incompleto. Aqueles com curso superior completo recebem remuneração média de R$ 1.500, apontado como os maiores da categoria.

A ExpoBonito 2011, Exposição Agropecuária de Bonito-MS, começou oficialmente neste domingo (31), com a abertura oficial que foi realizada às 09h, no Sindicato Rural da cidade, que fica dentro do Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito. Ao meio-dia, no mesmo local, aconteceu o Leilão Terras de Bonito, realizado pela Leiloboi e que colocou em oferta reprodutores Nelore PO provados e melhoradores.

“Convidamos os turistas e toda a população para prestigiar esta grande festa da nossa cultura. São várias opções de lazer, diversão e é claro, bons negócios para os envolvidos nos setores de agricultura e pecuária”, destaca Marcelo Bertoni, presidente do Sindicato Rural, que organiza o evento.

A exposição segue até o dia 07 de agosto, com leilões de gado de corte, Nelore Elite e equinos para trabalho, esporte, lazer e conformação, além do julgamento da raça Nelore, rodeio, palestras, desfile de cães, barraca universitária, apresentações artísticas e uma novidade: o 1º Velocross Expobonito, competição sobre duas rodas em pista de terra sem rampas, nos dias 06 e 07.

Diversão para todas as idades

Após o sucesso alcançado no ano passado, quando mais de 30 animais e 100 pessoas estiveram reunidos no Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito, a organização da Expobonito 2011 decidiu realizar neste ano a 2ª edição do Bonito Pet Show, evento que reúne criadores e conta com desfile de animais de estimação.

Na edição anterior, marcaram presença as raças caninas Dachshund, Pincher, Poodle, Basset Hound, Boxer, Bulldog Inglês, Lhasa Apso, Shih-Tsu, Yorkshire, Beagle, Labrador, Golden Retriever, entre outros. Para este ano, a expectativa é repetir o sucesso, alegrando novamente adultos e crianças que marcarem presença no encontro.

Conhecimento ao homem do campo

Para a 3ª edição da feira, duas palestras levarão conhecimento ao homem do campo. No dia 04 de agosto, quinta-feira, às 14h, o médico-veterinário da Macal – Soluções em Nutrição Animal, Lucas Viais, fala sobre os principais manejos realizados no rebanho do nascimento à desmama. Logo em seguida, o zootecnista da empresa, Renan Forti, destaca a importância dos recursos humanos na fazenda.

Já na sexta (05), também às 14h, a zootecnista Ana Carolina Wider Marques, da Ultrabeef, explica os pontos principais da avaliação de carcaça por ultrassonografia.

Apoio

A edição deste ano conta com o apoio do Governo Federal, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bonito, Contur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Casa do Criador – Produtos Veterinários, Macal - Soluções em Nutrição Animal e cerveja Brahma.

A 3ª edição da Exposição Agropecuária de Bonito-MS, a ExpoBonito, promete agitar um dos maiores pontos turísticos e paraísos ecológicos do mundo entre os dias 31 de julho e 07 de agosto. A feira acontece logo em seguida ao Festival de Inverno da cidade irá promover o encontro entre Homem, pecuária e natureza.

Entre as atrações estarão leilões de gado de corte, Nelore Elite e equinos para trabalho, esporte, lazer e conformação, além do julgamento da raça Nelore, rodeio, palestras, desfile de cães, barraca universitária, apresentações artísticas e uma grande novidade: o 1º Velocross Expobonito, que acontece nos dias 06 e 07. A programação completa encontra-se em www.expobonito.com.br.

“Convidamos os turistas e toda a população para prestigiar esta grande festa da nossa cultura. São várias opções de lazer, diversão e é claro, bons negócios para os envolvidos nos setores de agricultura e pecuária”, afirma Marcelo Bertoni, presidente do Sindicato Rural do município, entidade organizadora o evento.

A edição deste ano conta com o apoio do Governo Federal, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bonito, Contur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Casa do Criador – Produtos Veterinários e Macal - Soluções em Nutrição Animal.