Notícias de Bonito MS
O 1º AdventureNEXT Latin America vai reunir cerca de 400 profissionais do setor entre receptivos locais, operadores e jornalistas nacionais e internacionais que irão visitar destinos turísticos de Mato Grosso do Sul e fazer negócios.
No primeiro dia de evento (07.11) acontece o “Workshop AdventureEDU Jumpstart”, das 09h às 13h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A atividade é voltada para gestores de turismo que buscam desenvolvimento de habilidades e avanço profissional no turismo de aventura. Nos dias 08 e 09, durante todo o dia, acontecem rodadas de negócios entre operadores, encontros de network, palestras e workshops.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS), Bruno Wendling, afirma que este é um momento único para o turismo de Mato Grosso do Sul. “Para nós é um grande avanço reunir os principais e melhores operadores de turismo de aventura e ecoturismo do mundo, o que vai possibilitar a aproximação com o trade local e geração de negócios entre os nossos receptivos e operadores nacionais e internacionais. E esse é um dos papéis do estado, o de gerar oportunidades e criar um ambiente favorável para que os nossos empresários dessa atividade econômica possam fazer bons negócios”.
A captação do evento foi uma parceria entre o governo do estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, juntamente com a Adventure Travel Trade Association (ATTA) e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O Estado competiu internacionalmente com o Chile e o Equador e foi o escolhido como destino sede deste evento, que acontece pela primeira vez no Brasil e é especializado em ecoturismo e turismo de aventura.
No local, 40 imagens inéditas feitas nos últimos cinco anos pelo fotógrafo paulista João Farkas, cujas obras integram importantes acervos nacionais e internacionais podem ser vistas pelo público até o dia 7 de dezembro.
O trabalho de Farkas busca evidenciar a variedade de paisagens da região, além de chamar a atenção para ameaças à sua conservação, como mudanças climáticas e o manejo inadequado de rios e terras.
A abertura da exposição foi precedida de um debate sobre a preservação do Pantanal, promovido em conjunto com o grupo Senderos UK, que representa grupos hoteleiros da América Latina no Reino Unido. O debate teve a participação da presidente da Embratur, Teté Bezerra; David Higgs, da Agência de Imprensa Ambiental; Delphine Malleret, da rede de turismo natural The Long Run; Lyn Hughes, da revista de viagens britânica Wanderlust; Mario Haberfeld, do Projeto Onçafari, que estimula o ecoturismo no Pantanal; e Roberto Klabin, fundador do Refúgio Ecológico Caiman, do Mato Grosso do Sul.
Com informações Mtur
Bonito concorre com o projeto "Cadastro Único, BPC e PBF: Gestão e Eficiência", inscrito pelo Coordenador do Cadastro Único e Técnico do Programa Bolsa Família, Alexssandro Augusto Schmidt, na modalidade "Benefícios e Programas Socioassistenciais".
A proposta da Sedhast é de que o prêmio funcione como instrumento para identificar, disseminar e reconhecer práticas bem sucedidas desenvolvidas pela política de assistência social e que estejam contribuindo para modernização, inovação, eficácia e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
São consideradas boas práticas as atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados, implementadas e executadas por profissionais do SUAS.
A Estância Mimosa, atrativo de trilha e cachoeiras em Bonito (MS), recebeu no dia 31 de outubro a visita de Felipe Caran, Chef de gastronomia e proprietário da Casa do João, tradicional restaurante no destino de ecoturismo.
Acompanhado por seu amigo, também Felipe, realizaram o passeio de trilha e cachoeiras junto com o guia de turismo Elson. Ao retornarem à sede foram surpreendidos com uma bolo preparado pela equipe do atrativo para celebrar o aniversário do Felipe.
Em depoimento, Felipe Caran revelou que "cada vez que volto nessa fazenda, eu amo mais. Almoço maravilhoso preparado no fogão a lenha. Vem pra cá!".
Conheça a Estância Mimosa: www.estanciamimosa.com.br
Mato Grosso do Sul recebe nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro a primeira edição do AdventureNEXT Latin America, maior evento de ecoturismo e turismo de aventura da região.
A expectativa é de que o evento receba cerca de 400 profissionais do setor, entre receptivos locais, operadores nacionais e internacionais que irão visitar destinos turísticos de Mato Grosso do Sul e fazer negócios.
O evento é fruto de uma parceria entre a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, juntamente com a Adventure Travel Trade Association (ATTA) e a Embratur. Para receber esta primeira edição o estado competiu com destinos como Chile e o Equador.
“Para nós é um grande avanço reunir os principais e melhores operadores de turismo de aventura e ecoturismo do mundo, o que vai possibilitar a aproximação com o trade local e geração de negócios entre os nossos receptivos e operadores nacionais e internacionais. E esse é um dos papéis do estado, o de gerar oportunidades e criar um ambiente favorável para que os nossos empresários dessa atividade econômica possam fazer bons negócios”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS), Bruno Wendling.
A diretora da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Gabriella Stowell, destacou que Mato Grosso do Sul será a porta de entrada do turismo de toda a América Latina nesses dias e a conquista se deve à combinação de fatores que levaram à escolha do Estado. “Esse vai ser um evento muito importante para o nosso país como um todo. O diferencial que levou Mato Grosso do Sul a ser escolhido como destino do 1º AdventureNEXT Latin America foram os elementos da natureza, cultura, segurança e qualidade no trade turístico que o estado têm”, ressalta.
Além de projetos, serão condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país. A cerimônia de divulgação dos vencedores será realizada em dezembro no Rio de Janeiro.
De acordo com o edital, são elegíveis para o prêmio entidades públicas, instituições do Sistema S, a exemplo do Sebrae, Senac, Sesi; representantes da sociedade civil organizada, pessoas jurídicas e empreendimentos turísticos. As iniciativas devem apresentar as seguintes características: serem específicas para o setor de turismo e terem sido implantadas nos últimos 24 meses; terem resultados mensurados e efetivos que impactaram o turista e/ou o desenvolvimento do turismo; e ser passível de aplicação em outros destinos ou empreendimentos.
O Prêmio Nacional do Turismo é dividido em sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo; Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.
A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e será concedida na forma de troféus e certificados.
As propostas deverão ser apresentadas de 19 de outubro até as 23h59 do dia 15 de novembro de 2018, pelo e-mail produtos@turismo.gov.br. O resultado preliminar da etapa de habilitação será divulgado no portal eletrônico do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br).
A Revista Viagem e Turismo, da editora Abril, anunciou na última sexta-feira (26) os vencedores do 17º Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2018/2019.
Após votação dos leitores pela internet, Bonito MS ganhou pela 15ª vez o título de Melhor Destino de Ecoturismo.
Entre os destaques da região estão as águas cristalinas, habitats ideais para diversas espécies de peixes e plantas, motivo pelo qual os passeios de Bonito MS de flutuação e mergulho com cilindro surpreendem turistas do mundo inteiro.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Mariano, divulgou nota agradecendo a todos pelo reconhecimento. "Agradeço em nome do Município, do Prefeito Odilson Soares e da Secretaria de Turismo, a todos do Trade Turístico, sem exceções, que trabalham incansavelmente na construção desse modelo de Gestão Turístico Ambiental que é referência para o Brasil e o mundo. Ao mesmo tempo que isto nos orgulha, aumenta exponencialmente as nossas responsabilidades na busca constante do aperfeiçoamento deste modelo vitorioso de Gestão".
Veja abaixo os vencedores do Prêmio VT 2018/2019:
1. Top of Mind: CVC
2. Melhor estado: Santa Catarina
3. Melhor cidade: Florianópolis
4. Melhor destino de praia: Florianópolis
5. Melhor destino de inverno: Gramado
6. Melhor destino de ecoturismo: Bonito
7. Melhor Parque Temático no Brasil: Beto Carrero World
8. Melhor Parque Temático no Exterior: Walt Disney World
9. Melhor Parque Aquático do Brasil: Beach Park
10. Melhor país: Estados Unidos
11. Melhor operadora de turismo: CVC
12. Melhor operadora de turismo de luxo: Queensberry
13. Melhor operadora de cursos no exterior: Central de Intercâmbio (CI)
14. Melhor agência de viagens online: Decolar
15. Melhor companhia aérea nacional: Azul Linhas Aéreas
16. Melhor companhia aérea internacional: Emirates
17. Melhor estação de esqui: Valle Nevado
18. Melhor navio de cruzeiro: MSC Preziosa
19. Melhor hotel: Copacabana Palace
20. Melhor pousada: Maria Bonita (Fernando de Noronha)
21. Melhor resort: Costão do Santinho
22. Melhor hotel-fazenda: Fazzenda Park Hotel (Gaspar)
23. Melhor hostel: Che Lagarto (rede).