imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...

Destaque

 A segunda edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul Americano – já abriu inscrições para mostras competitivas. O evento vai acontecer entre os dias 20 a 27 de julho, em Bonito, com R$ 550 mil em prêmios aos vencedores.

Diretores e produtores de filmes sul-americanos e sul-mato-grossenses podem inscrever filmes de longa e curta-metragem (de até 20 minutos), concluídos nos anos de 2023 e 2024 e inéditos em circuito nacional. A novidade é a inserção dos filmes ambientais – que anteriormente estavam na Mostra Ambiental – na mostra competitiva.

No ano de 2023, foi realizada a primeira edição, no mês de novembro, quando representantes de 12 países se reuniram e houve a inscrição de 657 filmes.

As inscrições para participar do Festival, nas diversas categorias competitivas, estarão disponíveis no mês de março. A data será divulgada no site do Bonito CineSur e redes sociais.

Destaque

 A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e com o apoio do Corpo de Bombeiros de Bonito, como parte do Programa de Qualificação do Turismo, realizou mais um curso de atualização de Noções Básicas de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar, oferecido aos Guias de Turismo, entre os dias 12 e 13 março de 2024.

Este é o primeiro treinamento oferecido no ano de 2024 com participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito na execução do Programa de Qualificação do Turismo. Este curso foi destinado aos Guias de Turismo que atuam nos atrativos turísticos de Bonito. O curso ofereceu aos 23 participantes, treinamento para aperfeiçoar as habilidades e técnicas do atendimento de Salvamento Aquático e atendimento pré-hospitalar, dentro das atividades turísticas.

A participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito foi realizado pelos militares, Tenente Ronaldo Machado de Lima, aulas teóricas e a aulas prática desenvolvida na Praia da Figueira.

A Secretária de Turismo, Indústria e Comercio, Juliane Ferreira Salvadori, reafirma a importância dos profissionais que atuam nos atrativos turísticos estarem preparados para o atendimento aos visitantes de Bonito, assim como o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento. Salienta também o compromisso firmado no aprimoramento com os cursos e as capacitações oferecidos para o trade turístico em geral.

Segundo o Capitão Diego Baumgardt, comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito, o curso de atualização para os Guias de Turismo consiste em preparar e proporcionar o aperfeiçoamento de técnicas de atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático, já que os mesmos possuem conhecimentos e as melhorias contínua deve ser constante para atuarem nessa atividade. “Vale salientar que exige o esforço e empenho dos participantes que passam por teste no final do curso para atingir uma nota que o classifica como apto ou inapto para profissão”.

Destaque

 O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim, cidade distante 225 km de Campo Grande e a 69 km de Bonito, foram contemplados com a certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative.

A instituição internacional, que também reconheceu Bonito como primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro, em 2022, avaliou as emissões e compensações de CO2 dos atrativos seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Os passeios e a cidade de Jardim integram a Rota Bonito Serra da Bodoquena, que tem a gestão do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) nas ações de marketing, promoção e divulgação, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur)

A concessão significa que os dois atrativos, que fazem parte do Grupo Rio da Prata, não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, geram um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.

“Este reconhecimento destaca os esforços contínuos do Grupo Rio da Prata em promover a sustentabilidade ambiental e a ação climática dentro do setor de turismo”, ressaltou Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade da empresa.

Critérios atendidos

Para obter esse reconhecimento, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa embarcaram em um processo de certificação em 2023, seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estabelecidos pela organização.

Para calcular sua pegada de carbono, eles adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão. Isso envolveu três etapas de análise: pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local, processamento de imagens de satélite e cálculos para estimar a quantidade total de CO2 capturado.

Todas as emissões relacionadas às operações e à cadeia de valor dos negócios foram minuciosamente avaliadas, permitindo comparações futuras e demonstrando os impactos das medidas de redução implementadas.

Pioneirismo

A Estância Mimosa, passeio de cachoeiras em Bonito que também integra o Grupo Rio da Prata, tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive. Essa conquista lhe rendeu destaque no Prêmio Nacional do Turismo 2023, iniciativa realizada pelo Ministério do Turismo.

O Grupo Rio da Prata é uma empresa de ecoturismo que oferece três experiências únicas em um ambiente sustentável e preservado. Fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa. Em cada um desses locais são adotadas práticas sustentáveis e oferecida uma variedade de atividades, desde flutuação e mergulho com cilindro até passeios por cachoeiras, cavalgadas e observação de aves.

Como parte do seu compromisso com a preservação ambiental, criou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Estância Mimosa, e a RPPN Lagoa Misteriosa, que segue em processo de criação. As atividades turísticas são realizadas dentro dessas reservas, assegurando uma convivência harmoniosa entre o turismo e a natureza local.

Destaque

 Compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo ‘Destino Turístico Inteligente’. Este é o objetivo da FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes), que acontece de 17 a 19 de março de 2024, em Curitiba (PR). Mato Grosso do Sul será um dos destaques do evento, com dois destinos representados dentro do projeto DTI.

O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destaca a participação do Estado. “Nossa participação neste evento será muito interessante. Já temos duas cidades fazendo parte do projeto e que marcarão presença nessa edição da feira: Campo Grande, selecionada na 1ª edição, e agora Bonito”.

O DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente) é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo, que realiza diagnóstico e aponta procedimentos para o desenvolvimento do turismo local, além de capacitação dos gestores do setor. Os 10 municípios selecionados na 2ª edição da Estratégia Nacional DTI Brasil, são: Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA) e Gramado (RS).

Wendling fala ainda sobre desdobramentos dentro do projeto. “Iniciamos uma conversa com a organização do evento, que é também a empresa responsável pela metodologia repassada pela Espanha, detentora da metodologia mais inovadora para destinos inteligentes. Possivelmente iremos desdobrar em alguma ação para o Estado e não somente para as cidades”.

Durante o evento, a FundturMS terá um estande físico de 12m² com balcões e mesas de atendimento ao público, exposição dos destinos turísticos através da exibição de vídeos, espaço para relacionamento com mídia especializada e destinos turísticos. Haverá também comunicação visual dos destinos para promover, divulgar e estreitar o relacionamento entre o mercado profissional do turismo e os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul.

Bruno Wendling também fará uma palestra no dia 19 de março, às 15h, com o tema ‘Mato Grosso do Sul - Gestão Inovadora e Responsável’. “No evento teremos a oportunidade de palestrar sobre a gestão inovadora e responsável de Mato Grosso do Sul. Vamos falar um pouco do que temos feito aqui, as diversas estratégias, linhas de atuação, sempre contando com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade como pilares do nosso trabalho”, finaliza.

A FIDI

Com um público estimado de mais de 1.000 pessoas, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e funcionários públicos de turismo e tecnologia de várias partes do mundo.

Será uma oportunidade de promover ideias e capacidades relacionadas aos modelos de vanguarda do turismo, mais sustentável, inclusivo, inovador e tecnológico, além de divulgar experiências e facilitar relacionamentos com referências e tomadores de decisão nas esferas pública e privada.