Notícias de Bonito MS
Para abrir a “aventura” sonora no estilo forte, graças a uma legião de apaixonados, o escolhido é Zé Pretim, considerado um dos bluesman a construir a carreira em Mato Grosso do Sul.
O mineiro que nasceu José Geraldo Rodrigues, chegou ao Estado em 73 e só gravou o primeiro álbum quase 30 anos depois. O trabalho com maior peso autoral veio com “Blues Pantaneiro”, em 2005. É uma referência incontestável hoje para quem faz blues por aqui.
Na mesma noite de Zé Pretim, o Festival terá outras duas atrações de Campo Grande, Simão Ghandy Trio e a banda Mr. Willie - que toca clássicos do blues dos anos 50 e 60.
No primeiro dia, o nome de fora é Robson Fernandes, músico que aos 16 anos começou a tocar a gaita diatônica e se transformou em um dos maiores nomes do blues contemporâneo no Brasil. Paulistano, em 2002, lançou o CD Sampa Blues, o primeiro instrumental de gaita blues no País.
No dia 15, Miguelito e banda abrem os shows. O músico é tem participação importante na história da música em Mato Grosso do Sul. Multinstrumentista, aos 12 anos já representava o então Mato Grosso em apresentações pelo País como roqueiro. Ajudou a criar 3 bandas famosas em Campo Grande na década de 70, Os Infernais, Mini Boys e Zutrick.
Será a noite dos craques sul-mato-grossenses com Blues Company e o guitarrista Fabio Brum, ex-Bêbados Habilidosos que atualmente vive em São Paulo.
No sábado, dia 16, também de Campo Grande, chegam a Bonito as bandas Jazz Monde e Bêbados Habilidosos. Peter Hassle fecha o evento, britânico radicado no Brasil que tem na história da carreira o dia em que abriu show para os Rolling Stones, em 1969.
Localizado na região da Serra da Bodoquena, o município com mais de 18 mil habitantes hoje, teve sua emancipação política administrativa em 2 de outubro de 1948.
História
O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, considerado o desbravador de Bonito.
Por força do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, é reintegrado ao estado de Mato Grosso, na mesma situação de Distrito pertencente ao Município de Miranda. Finalmente a Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município, tendo por sede a cidade de Bonito.
Turismo
Eleito pela 12ª vez o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela editora Abril, Bonito atrai visitantes durante o ano todo. Suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes,cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.
O turismo é uma das principais atividades da região, além de buscar a interferência mínima na natureza. Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que organizam e coordenam o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau.
Entre os dias 14 e 16 de novembro, o destino de ecoturismo receberá o Bonito Jazz e Blues Festival.
O músico Zé Pretim é a primeira atração confirmada pela organização do evento, uma parceria entre Bonito Sounds e Agita Bonito.
O evento, que será realizado no Espaço Madeiral, contará ainda com exibição de documentários e apresentações musicais.
Segundo Afonso Rodrigues Júnior, um dos organizadores, dentro das atrações haverá workshops de gaita e guitarra ministrados por Robson Fernandes e Fábio Brum, respectivamente. Poderão participar músicos profissionais e alunos da rede pública de ensino, que ganharão descontos no valor da inscrição.
O festival será realizado por meio do patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS). De acordo com o Diário Oficial da União do início deste mês, serão disponibilizados R$ 60 mil para que o evento aconteça.
Saiba um pouco mais sobre Zé Pretim:
Multi-instrumentista, Zé Pretim toca cavaquinho, teclado, violão, um pouco de viola, guitarra, bateria e contrabaixo.
Em 1975 passou a integrar a banda Zutrik, que tocava no Rádio Clube de Campo Grande (MS). Zé Pretim era guitarrista, baterista e contrabaixista da banda. Foi quando conheceu o baterista Bosco, que hoje integra o Bando do Velho Jack. Juntos formaram uma banda própria, chamada Euphoria, que tocava rock, blues e MPB.
Zé Pretim afirma que escolheu o blues por ser uma música com muito sentimento e que traz muita paz. Classifica sua música como um “som agradável, com um pouco de qualidade”.
Bonito está entre os finalistas do Prêmio Caio 2013 na categoria destinos para eventos de pequeno e médio porte da região Centro-Oeste/Norte. Além disso, seu Centro de Convenções disputa a final na categoria de médio porte.
A 14ª Edição do Prêmio Caio anunciou os vencedores das categorias regionais e os finalistas da nacional. Entre os espaços escolhidos para eventos estavam resorts, hotéis, centros de convenções, espaços para eventos e pavilhões de feiras e exposições, além de destinos para eventos de pequeno e médio portes, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste/Norte.
Para Jussara Coinete, presidente do Centro de Convenções de Bonito, o prêmio é um estímulo para quem trabalha no segmento de eventos. "É um reconhecimento dos nosso serviços, que nos incentiva a dar continuidade no trabalho, em melhorar cada vez mais o espaço, a equipe."
Como parte da comemoração do aniversário de Bonito (MS), a dupla sertaneja Munhoz e Mariano irá se apresentar em um show gratuito, no dia 1º de outubro.
O evento está marcado para às 22 horas e será realizado em frente ao Ginásio.
A dupla é conhecida pelos sucessos "Camaro Amarelo", "Balada Louca", "Eu vou pegra você e Tãe".
Recentemente lançaram o vídeo clipe da sua nova canção, "Pantera Cor-de-Rosa" no Youtube.
O vídeo já conta com mais de 3 milhões de visualizações.
Confira o vídeo:
A edição 2013 do Pano Awards - The Epson International Photographic, um dos mais concorridos e conceituados concursos de fotografia do mundo, contemplou, novamente, o fotógrafo brasileiro Márcio Cabral, com as imagens na categoria VR/360º dos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, ambos localizados no município de Jardim, e do Abismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com Márcio Cabral, o Recanto Ecológico Rio da Prata conquistou "medalha de ouro e outra de prata, ficando em 6º e 28º lugar no ranking mundial", revela.
A Lagoa Misteriosa "teve dois prêmios de medalha de prata e ficaram classificadas em 26º e 42º lugares no ranking mundial".
Já a foto do Abismo Anhumas "ganhou outra medalha de prata, conquistando a 29º classificação".
As imagens foram feitas no destino de ecoturismo nos meses de agosto e dezembro do ano passado. Marcio Cabral foi o primeiro fotógrafo brasileiro a introduzir os primeiros panoramas esféricos subaquáticos no país em 2010. Inspirado nas técnicas criadas por Richard Chesher (considerado o maior especilista no assunto), Cabral desenvolveu seus primeiros VR subaquáticos adicionando em seus panoramas o tratamento HDR (High Dinamic Range), no qual é especialista desde 2006. Com a utilização do HDR, os panoramas subaquáticos ganham ainda mais vida, riqueza de detalhes e profundidade de cores, simulando a visão humana.
Questionado sobre as técnicas utilizadas nas fotos, Marcio revela que "geralmente tento desenvolver novas técnicas que possam melhorar de alguma forma a qualidade final das imagens, geralmente eu analiso as limitações técnicas das imagens anteriores e o que pode ser melhorado nelas. Neste ano eu desenvolvi uma técnica utilizando múltiplos ISOSs para evitar o estouro no "teto" das imagens, aumentando assim a latitude das imagens e ficando mais semelhante ao que vemos com nosso olhos".
Sobre o destino de ecoturismo, Márcio afirmou que "Bonito é sem dúvida uma das melhores locações subaquáticas fluviais do mundo. A fauna e flora aquática, juntamente com a transparência da água calcária transforma essa região em um local de rara beleza. Existem excelentes locações subaquáticas no Caribe, Nova Caledônia, Austrália e Mar vermelho, mas todas elas estão no mar. As locações subaquáticas de água doce são muito raras, isso porque a grande maioria dos rios não possuem muita transparência em suas águas. Mas Bonito possui locações aquáticas de água doce comparáveis aos melhores locais de água salgada e isso me ajuda por ser uma beleza subaquática incomum", conclui.
Marcio Cabral foi novamente o brasileiro mais bem colocado na competição, obtendo sexto lugar no ranking mundial, com uma medalha de ouro, oito medalhas de prata e três medalhas de Bronze. Obteve uma grande atuação na categoria 360º, ficando atrás apenas dos russos Dmitty e Ivan, do projeto Airpano.
Entre as top 50, Cabral conseguiu emplacar oito fotografias e conquistando a sexta classificação mundial com uma captura subaquática que mostra cardumes de peixes Recanto ecológico Rio da Prata- Jardim – MS.
Além da 6ª classificação, Cabral conquistou o 19º lugar com uma foto da Via Láctea em campo florido na Chapada dos Veadeiros, 22º lugar com uma imagem de cardume de tubarões em Jardines de La Reina – Cuba, recebeu também 26º, 28º, 29º e 42º com imagens da Lagoa Misteriosa, Rio da Prata e Abismo Anhumas.
Sobre o Prêmio
O Epson Panoawards é a maior competição dedicada a fotografia panorâmica, com a participação dos melhores fotógrafos panorâmicos do mundo.
Participaram 843 fotógrafos de 57 países, com 4.082 imagens enviadas na edição 2013, com premiação total de 40.000 dólares.
As top fotos 360º podem ser vistas em www.thepanoawards.com
Dia 6 de outubro, Bonito comemora 65 anos de emancipação político e administrativa. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Câmara de Vereadores, preparou um série de atividades em comemoração à data.
Confira a programação:
Sábado – 28 de setembro
17 h – Circuito Estadual de Bandas – Praça da Liberdade
22 h – Baile de Aniversário da Cidade (Banda MDO) – Ginásio
Domingo – 29 de setembro
10 h – Bonito Fitness – Balneário Municipal
16 h – Bonito Fitness – Balneário Municipal
Segunda-feira – 30 de setembro
17h30 – Marcha para Jesus – Praça da Liberdade
20h – Show Evangélico – Banda Toque no Altar – Ginásio
Terça-feira – 1º de outubro
8 h – Comemoração ao Dia do Idoso – Praça da Liberdade
22 h – Show Munhoz e Mariano – Ginásio
Quarta-feira – 2 de outubro
14 h – Gincana da Educação – Praça da Liberdade
17h30 - Entrega das Casas Populares – Jardim Bom Viver
19 h – Abertura da Copa Comércio de Futsal – Ginásio
20 h – Missa Campal – Praça da Liberdade
Quinta-feira – 3 de outubro
20 h – Show Pratas da Casa / Kalu e Banda – Praça da Liberdade
Sexta-feira – 4 de outubro
19 h – Abertura Oficial Motor Cycle – Praça da Liberdade
20 h – Baile da Saudade – Espaço Madeiral
20 h – MMA Cage Combate – Ginásio
22 h – Show da banda Mãe Joana – Praça da Liberdade
23 h – Show da banda Hollywood Cowboys – Praça da Liberdade
Sábado – 5 de outubro
21 h – Show da banda Mãe Joana – Praça da Liberdade
22 h – Show da banda Naipe – Praça da Liberdade