imagem do onda

Notícias de Bonito MS

2007 foi o Ano da Mulher no Turismo, tema oficializado pela própria OMT - Organização Mundial no Turismo. E o segmento feminino segue em alta nas viagens de férias, solitárias ou em grupos.
Nos Estados Unidos, isto vem se observando com muito mais frequência, virando moda. Realizam todo tipo de viagem, desde as especializadas em gastronomia, visitas a sítios históricos, dedicadas a aventuras e destinos temáticos, ou mesmo para tratamentos em spas.

A popularidade está em tal momento que a rede Fine Living Network acaba de lançar um programa específico.

All-Girl Getaways ( Viagens para Mulheres ), selecionado por Marybeth Bond, relaciona os 50 melhores locais de férias femininas em todo o mundo.

Segundo Bond, nos últimos sete anos houve um aumento de 230% no número de empresas especializadas em férias para mulheres.

"Nunca foram tão independentes como agora", explica Allison O Sullivan, diretora da Womens Travel Club, indicando a inspiração para a montagem de sua agência, uma das empresas criadas para o atendimento exclusivo a mulheres e que está em pleno sucesso.

Faltando menos de um mês para a 3ª edição do Salão de Turismo, Roteiros do Brasil, 70% do Balcão de Comercialização, que ocupa uma área de três mil metros quadrados já está vendida. Segundo Eduardo Sanovicz, CEO da Reed Alcântara, responsável pela organização do evento, a expectativa é de que nas próximas duas semanas o restante já esteja reservado.

"A procura tem sido intensa por parte dos prestadores de serviços, tanto hotéis como operadoras de turismo e companhias aéreas, o que prova que o mercado está acreditando neste projeto. Eu diria que o Salão será uma excelente oportunidade para o mercado oferecer seus produtos a um público estimado em 120 mil visitantes, e às vésperas das férias de julho", lembrou.

Da parte das operadoras a CVC já reservou um espaço, enquanto a Braztoa terá um pool de operadoras como Flot, Ambiental, Nascimento Turismo, entre outras. As empresas aéreas como Tam, Gol e Varig estarão não apenas divulgando seus produtos como também realizando promoções especiais durante o evento.

Sanovicz lembrou que no salão só poderão ser comercializados produtos do turismo receptivo nacional e que os espaços vendidos pela Reed Alcântara estão com preços bastante competitivos. "Deveremos ter no Balcão de Comercialização cerca de 150 expositores", previu ele.

Os interessados em anteciparem suas reservas podem fazê-lo pelo telefone (11)3060-5000 ou pelo e-mail: salaodoturismo@reedalcantara.com.br.

Termina hoje o 8º Encontro Nacional de Ultraleves, que começou dia 22 de maio em Bonito, município distante 247 quilômetros de campo Grande. O evento reuniu ultraleves de todas as regiões do Brasil, que ficaram expostas para que a população pudesse conhecê-las.

Com shows acrobáticos, os pilotos também garantiram o brilho do evento, no aeroporto da cidade. A entrada para a exposição é gratuita.

O Portal Bonito (www.portalbonito.com.br), principal website de conteúdo sobre a cidade turística de Bonito no Mato Grosso do Sul, foi o vencedor nas categorias Turismo e Mato Grosso do Sul.

Nesta edição do prêmio considerado o "oscar" da internet brasileira, a grande surpresa foi o 1º lugar na categoria Turismo, que concorreu grandes empresas e portais de conteúdo nacionais como Guia Turístico e CVC.

Além do Prêmio iBest 2008, o Portal Bonito já conquistou os prêmios mais três vezes em 2003, 2004 e 2005.

Bonito (MS) - Ter um ultraleve como hobby não é para qualquer um. Conforme o empresário e piloto amador Celso Ross, os aficionados desembolsam no mínimo US$ 60 mil, e, não raro, até US$ 200 mil pelas máquinas. O alto poder aquisitivo dos praticantes do vôo amador animou também o setor turístico de Bonito. A estimativa é que somente eles estejam ocupando, de uma vez, 30% da rede hoteleira. "São pessoas que ficam de 4 as 5 dias, gastando um mínimo de 150 reais", comemora o secretário Augusto Mariano.

É um resultado significativo para esse período de baixa temporada. "Desde que soubemos, no ano passado, que os associados aprovaram Bonito como sede deste encontro, nossa estratégia foi nos preparar para recebê-los bem e gerar condições para que voltem, depois, individualmente, com as famílias, para aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer".

O reconhecido apelo turístico de Bonito contou na hora da decisão, confessa o presidente da Associação Brasileira de Ultraleves, Gustavo Albrecht (na foto, com Jerson). Ele também considerou excelentes as condições preparadas pelos organizadores locais, com participação direta de empresas do trade turístico, e apoio da Prefeitura e do Governo do Estado.

"Sempre fazemos encontros regionais, mas o nacional é importante porque é o momento de confraternizar, de juntar essa grande família, de unir os amigos. E isso está acontecendo aqui de forma excelente", ele diz. "Aproveitamos as reuniões para discutir aperfeiçoamento na segurança e melhorar a qualidade de vôo", completa Albrecht, apontando a desburocratização da habilitação e das regras de vôo como fatores que têm feito crescer a prática da modalidade.

Se depender dos parceiros sul-mato-grossenses, a turma do ultraleve é bem-vinda para um novo encontro em pouco tempo. Na saudação de recepção aos visitantes, o governador em exercício disse que espera o retorno dos pilotos em breve, com parceria redobrada do governo na oferta de condições para o evento nacional. A nona edição deve levar as pequenas aeronaves para outra região do Brasil, mas segundo Cláudio Rosa da Cruz, um dos principais organizadores, o sucesso deste ano já faz pensar em candidatar Bonito a sede do 10° Encontro Nacional de Ultraleves, em 2010.

Desde quinta-feira e até o próximo domingo (25), o aeródromo de Bonito (290 quilômetros de Campo Grande) é palco do 8º Encontro Nacional de Ultraleves.

A abertura oficial, com a presença do governador em exercício, Jerson Domingos, aconteceu ontem.

Nesta edição, o encontro já conta com um recorde de participação, com quase 200 aeronaves e mais de 420 pessoas.

Conforme o site de notícias do Governo do Estado, o encontro mudou o visual do aeródromo. "Do lado de fora, uma tenda gigante e estandes foram montados para acomodar as palestras que integram a programação e para as exibições e vendas de produtos dos parceiros e patrocinadores", diz a reportagem.

Centenas de ultraleves vindos de todas as regiões do Brasil já estão em Bonito para participar do 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), que acontece de 22 a 25 de maio (feriado de Corpus Christi), no aeroporto municipal. Mato Grosso do Sul será representado por 10 equipes das cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí.

A abertura oficial do evento está marcada para hoje (23), às 8h30, e vai contar com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador em exercício, Jerson Domingos; o prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e o secretário de Turismo, Augusto Mariano; além do presidente da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Gustavo Albrecht.

Bonito tem uma excelente organização voltada para o turismo de aventura, no qual o vôo de ultraleve se insere. A realização do 8º ENU consolida o município como um dos melhores destinos de ecoturismo do País e o coloca no circuito dos grandes eventos verdes.

Segundo os organizadores, os encontros anuais acontecem desde 2000, com o objetivo de promover a troca de experiências, a evolução e o aprimoramento do desempenho pessoal dos pilotos de aeronaves. Os Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já foram sedes do evento que, além das apresentações das aeronaves, traz palestras sobre assuntos relevantes aos vôos desportivos, como segurança das aeronaves, planos de vôo e uso das tecnologias disponíveis.

Em Bonito, aliado ao desporto está o comprometimento e a preocupação com o meio ambiente. Na busca de compensar o impacto ambiental causado pelas aeronaves, os pilotos vão doar mudas de árvores para o plantio em áreas degradadas (a serem determinadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito), prática para neutralizar o gás carbônico emitido pelos participantes.

O 8º ENU é uma realização da Associação Brasileira de Ultraleves, em parceria com a Ygarapé Eventos & Turismo e o Marruá Hotel. Mais de 400 pilotos estão inscritos para esta edição.